Autor Tópico: Câmera para Curso Ajuda  (Lida 3888 vezes)

alinesla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 18 de Março de 2009, 10:27:46
Preciso de ajuda, mÊs que vem inicio um curso de fotografia básica no senac e no papel eles pedem uma máquina de filme 35mm, e não detalham mais nada, não sei o q comprar estou perdida... pelo q vi tem mtas diferentes, profissional, não profissional ... me ajudem o q compro pois quero q seja uma q realmente posso usar depois além do curso.
Obrigada


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2009, 10:54:45
Que legal o Senac pedir isso:

Opções são várias:

Pentax K1000
Pentax Spotmatic
Pentax ME
Nikon FM2
Nikon FM10
Canon F1
Canon FT
Canon AE-1
Olympus OM-1
Minolta SR-1
Minolta SRT 101

Essas são umas clássicas.

...

É mais fácil você nos dizer qual encontrou e nós damos pitaco. Dê preferências às manuais  :ok:


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2009, 11:02:25
Se for para você comprar uma 35mm de filme, melhor comprar uma que lhe permite controles manuais de aberturas e velocidades. Você irá precisar. Nesse caso, a melhor dica seria comprar uma câmera SLR analógica que usa os filmes 35 mm. Você tem a opção de comprar as mais antigas que são totalmente mecânicas (foco manual) ou as mais recentes (eletrônicas) que já fazem o foco automático e tem outros recursos. Para quem está começando talvez a segunda opção (câmeras SLR com foco automático) seja mais interessante e mais confortável de se usar.
Você pode comprar uma câmera usada com uma lente objetiva (50mm) para começar. Fica em torno de R$200,00 a R$500,00 no Mercado Livre. O importante é que tenha controles manuais. Assim vc irá aproveitar melhor o curso. 
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 11:08:19 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2009, 14:52:27
Pois é, Guto.

Eu prefiro indicar tudo manual pra quem vai começar. Quem começa com foco automático tem dificuldade depois com o manual.

Pra começar, quanto mais manual melhor na minha opinião.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2009, 15:18:04
Entendo sua posição, Elmo por isso eu disse que talvez seja mais confortável. Mais confortável no sentido da praticidade. Foco automático, rebobinamento e avanço do filme além de outros recursos.
Eu também prefiro mecânicas a eletrônicas mas para quem está começando talvez uma câmera com foco manual não seja tão prático mas tudo é questão de adaptação. O que mais me atrai no analógico são justamente as câmeras mecânicas. Tudo manual.
Enfim...todas as câmeras que você indicou são excelentes opções e fora essas ainda tem as eletrônicas como as da linha EOS Canon.

alinesla, aqui no fórum, o Francisco está vendendo uma Canon AE-1 dele baratinha:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28105.0
Ele anda meio sumido mas você pode tentar um contato por MP. Já comprei uma lente FD dele e recomendo. O cara é bem honesto e o preço dos equipamentos que ele tá vendendo está muito bom.
De qualquer forma, mecânica ou eletrônica, o que mais importa nesse momento são os controles manuais que vc precisa para aprender a fotografar corretamente e como essas câmeras hoje em dia estão mais baratas, futuramente você pode ter até mais de um modelo. 2, 3, 4... :assobi:

VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2009, 15:40:45
A única recomendação q faço pra um iniciante que vai pegar uma camera manual é com relação ao fotômetro. É importantíssimo estar ok, pois aprendendo o conceito de fotometria, depois, se for usar uma sem fotômetro, fica mais fácil.  :ok:

Abraços
Lucas


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2009, 16:22:55
A única recomendação q faço pra um iniciante que vai pegar uma camera manual é com relação ao fotômetro. É importantíssimo estar ok, pois aprendendo o conceito de fotometria, depois, se for usar uma sem fotômetro, fica mais fácil.  :ok:

Abraços
Lucas
Bem lembrado, Lucas. Como o curso dela está pedindo uma câmera de filme possivelmente ela terá contato também com o sistema de fotometria por zonas, tabelas de exposição e etc. Mas o que você disse realmente é importante. Aliás, o fotômetro é importante não só para os iniciantes. Nesse caso, as câmeras eletrônicas costumam ter fotômetros com uma precisão maior. Grande parte dessas máquinas mecânicas utilizavam baterias 1,2 v de mercúrio em seus fotômetros. Como não existem mais baterias assim, são feitas algumas adaptações para se usar as baterias alcalinas de 1,5 v que são encontradas no mercado. Eu, particulamente, não confio muito nisso não. Como não tenho fotômetro de mão, nas minhas câmeras mecânicas eu só utilizo as tabelas. Tem dado certo.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 16:29:53 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2009, 17:31:23
Eu comprei uma zenit 12xp. Antiga, mas para aprender está muito legal. Tenho também uma Lumix FZ18, mas como eu via que não saía do automático, comprei essa para me obrigar a usar tudo no manual mesmo. Você acha zenits bem baratas no mercado livre. E a lente helios que vem com ela é muito boa. As fotos saem muito bonitas mesmo.
Abraço
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2009, 18:06:12
Das que o Elmo citou, se comprar a Nikon FM2 ou Olympus OM-1, são câmeras das quais você não vai se desfazer. Pode até adquirir outra, mas acho que você não as vende mais.

E o fotômetro bem calibrado, como já foi dito, é mesmo muito importante. Concordo plenamente com isso. Até porque com o tempo a gente aprende que nem sempre o que o fotômetro mostra é, de fato, o que você quer como resultado. A gente aprende a dar uma "passeada" com o fotômetro por toda a composição que se quer na foto, e tirar dessa leitura a melhor exposição.

Falo isso pelos equívocos que já cometi. Aquela coisa: "ah! o fotômetro tá no meio, então, essa é a melhor exposição". Pára! Nem sempre isso é verdade. Bobagem para quem já tem experiência, eu sei. Mas, fundamentalmente importante para quem tá começando.
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2009, 20:22:13
Das que o Elmo citou, se comprar a Nikon FM2 ou Olympus OM-1, são câmeras das quais você não vai se desfazer. Pode até adquirir outra, mas acho que você não as vende mais.

Braga, falou pouco mas falou bonito...rs.

Um pouco de incentivo: :assobi:



Coisa linda, viu... :wub:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Março de 2009, 15:19:28
E bota coisa linda :wub: :wub: nisso, Guto....estou à caça de uma Olympus OM 1, mas tá difícil.....
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 15:20:03 por Akira_sp »
Abraços,

Akira


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Março de 2009, 15:39:19
E bota coisa linda :wub: :wub: nisso, Guto....estou à caça de uma Olympus OM 1, mas tá difícil.....
Akira;
Vou te dizer, essa máquina não é só bonita. Há outros atributos nela que são maravilhosos. Resistência, leveza e precisão são só alguns deles.
Aqui no Brasil é um pouco difícil de encontrar mesmo mas de vez em quando aparece. Quem tem é apaixonado e dificilmente se desfaz. No ebay é mais fácil de encontrar algumas pérolas. Já vi umas novinhas lá de cair o queixo. Lá encontra-se lentes boas também.
Esses dias atrás vi uma vendendo no Mercado Livre. Estava baratinha mas o estado dela estava bem castigado. Nem valia a pena. Infelizmente. Se encontrar alguma em boas condições, pode comprar sem susto e se achar uma equipada com uma lente 50mm Zuiko 1.4 então...aí meu amigo, é casamento na certa.  :)

Abs  :ok:
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 15:40:59 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!