Autor Tópico: Tendências da Fotografia  (Lida 1545 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Online: 18 de Março de 2009, 17:55:14
Olá pessoal.

Lendo um pouco sobre fotografia, "ouvi" falar da palavra tendência.
Alguém saberia me dizer qual é a moda do momento? fotos ao ar livre, fotojornalismo, estudio, fotos pb, sepia, cores fortes, suaves, etc. E qual tendência a fotografia está tomando? O que pessoas comuns estão buscando atualmente?

Ou então, o que vale na fotografia é o estilo que cada fotógrafo tem e vai do cliente gostar desse estilo ou então procurar por outro fotógrafo?
 
Att.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2009, 08:29:33
Cara,
eu entrei no teu post umas três vezes pra tentar ajudar, mas realmente não entendi a tua dúvida (e pelo jeito não foi só eu).
Tente explicar melhor, pois parece que vc está com dúvida em tudo! Talvez dividindo seu questionamente em mais de um post... sei lá, seja um pouco mais objetivo.

A única coisa que posso te adiantar é:
Moda é completamente diferente de Tendência.

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2009, 08:41:02
Cara,
eu entrei no teu post umas três vezes pra tentar ajudar, mas realmente não entendi a tua dúvida (e pelo jeito não foi só eu).
Tente explicar melhor, pois parece que vc está com dúvida em tudo! Talvez dividindo seu questionamente em mais de um post... sei lá, seja um pouco mais objetivo.

A única coisa que posso te adiantar é:
Moda é completamente diferente de Tendência.

abraço
rsrs ok. vamos lá. rs
Resumindo, qual é a moda e qual é a tendência da fotografia?
(ex: fotos em estúdio, ar livre, pb, etc).

acho que agora melhorou, ou ainda não? rs



Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2009, 08:48:09
Cara,
eu entrei no teu post umas três vezes pra tentar ajudar, mas realmente não entendi a tua dúvida (e pelo jeito não foi só eu).
Tente explicar melhor, pois parece que vc está com dúvida em tudo! Talvez dividindo seu questionamente em mais de um post... sei lá, seja um pouco mais objetivo.

A única coisa que posso te adiantar é:
Moda é completamente diferente de Tendência.

abraço
Marcelo, visitei seu site. Parabéns pelas suas fotos!
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2009, 10:03:08
Marcelo, visitei seu site. Parabéns pelas suas fotos!

Obrigado Luciano,

é... ainda tá meio vago, mas vou tentar falar o que penso disso, ok?

Veja, a fotografia é uma atividade extremamente ramificada e ramificável. Você pode ser bem sucedido em vários braços da mesma atividade, assim como não se dar bem em nenhum. O importante não é seguir onde está "dando mais dinheiro", mas aonde você se encaixa melhor. Ou seja no tipo de fotografia que gosta mais. A fotografia publicitária é uma espécie de filet mignon, uma única foto pode custar R$ 30.000,00, e a fotografia de eventos é chamada de "patinho feio" da área (uma jornalista especializada na área se referiu à fotografia social assim, não fui eu). Mas um bom fotógrafo de eventos pode estar mais feliz e bem remunerado do que um mal fotógrafo de propaganda. Assim como um fotógrafo de natureza (que geralmente gasta mais do que ganha) pode estar ganhando mais que os dois juntos vendendo livros de suas fotos e dando palestras, e só ele, mais ninguém ganha dinheiro com isso. E assim como um fotógrafo documental pode estar com as contas todas penduradas mas é extremamente feliz com o que faz. Tudo é uma questão de competência, conhecimento, sef-marketing (por que não?) e principalmente: TESÃO. Primeiro ache o seu tesão, aquilo que você realmente curte fazer com fotografia, depois tente entender a melhor forma de trabalhar com ele. Essa é a melhor forma de escolher o que fazer com sua câmera.

Moda? Cara não sei o que você quer dizer com moda? Fotografia externa, num estúdio, em baixo d'água... tudo é uma questão de necessidade x meios. Você tem que fotografar onde a fotografia deve ser feita, não é uma questão de "moda" ou tendência. Agora, se "moda" é aquilo que todo mundo está fazendo, fuja dela!!!! A melhor coisa que um fotógrafo pode ter é uma visão pessoal do trabalho, para não se submeter ao diferencial "preço"!

Tendência? Como tendência? Tecnológica, conceitual, de liguagem? Tendência em qual área da fotografia? Social, Publicitária, Natureza, Documental, Autoral, Jornalística, Técnica, Moda, Esporte... Cada atividade tem um mercado diferente e uma qualificação diferente! Você pode atuar em vários segmentos, mas deve estudá-los separadamente.

Tendência e moda são coisas diferentes. A moda passa, a tendência é uma direção, um caminho que levará a outro e depois a outro, e outro...

Acho que o que responde todos esses seus questionamentos é o seguinte:

Faça o que mais gosta, e faça-o como ninguém!

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2009, 06:18:59
Com todo respeito à seriedade do assunto.
Mas em questão de volume de fotografias e/ou de produção em massa, nada ganha do estilinho emo, heheheh
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Março de 2009, 06:21:53
PS: eh Ou n~ao ´´e a temdemssia??
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


marcosoyama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2009, 11:55:07
hahahahaha, os emuxinhos vão ficar com raiva hein Xiru, depois a gente vai ter que aguentar a choradeira deles rsrsrs.
Nikon D40 + Nikkor AF-S 18-55mm DX ED II