Autor Tópico: Reflexo em vidro  (Lida 12576 vezes)

carolinawerner

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
    • Little Brazil
Online: 19 de Março de 2009, 06:37:21
Ola a todos,

Estou precisando de ajuda, trabalho em uma fabrica de paineis solares e sempre tenho que tirar fotos dos paineis, para fotos internas nao tenho muitos problemas mas foto para clientes e impossivel de nao ter reflexo no vidro. temos lampadas florescentes por toda parte e e impossivel (pelo menos para mim) de fugir delar. nao tenho equipamento nenhum so a camera e as vezes uso uns papeloes para tapar um pouco da luz, mas tem sempre luz vindo de outro lado. O que posso fazer?!!?

Obrigada desde ja pela ajuda


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2009, 08:11:17
Você está falando de reflexos de luzes no vidro que vêm em direção à câmera, invadindo sua composição, ou seria o reflexo de si própria como se estivesse diante de um espelho?

Se for o primeiro, talvez um filtro polarizador ajude.
-22.352971,-48.775582


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2009, 08:25:27
O reflexo das luzes não tem jeito. Se você não tem como montar uma iluminação apropriada para dar um reflexo suave, que só ajude a demonstrar que trata-se de uma superfície reflectiva, vai ter de fazer isso no photoshop. Como? Talvez com uma seleção da área e glaussian blur... só vendo. Post aqui ou envie-nos um exemplo.

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


carolinawerner

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
    • Little Brazil
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2009, 10:11:14
Obrigada pela resposta rapida. O problema e o reflexo de luzes no vidro que vêm em direção à câmera. Infelizmente nao posso usar photoshop pq as vezes tiro fotos de defeitos. Vou tirar uma foto e postar para voces verem tambem vou tirar uma foto da fabrica para dar uma ideia da iluminacao. Posto na segunda quando estiver de volta ao trabalho.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2009, 02:13:39
Carolina,

Se vc usa uma câmera que permite o uso, vc pode tentar usar um filtro polarizador circular para tentar diminuir o poblema.

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2009, 09:04:06
O ideal é vc colocar tapadores entre as luzes e o vidro, fica difícil de opinar sem saber o tamanho das coisas.
Lembre-se de usar uma distancia focal maior, quanto mais curta, mais reflexos vc vai pegar..


carolinawerner

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
    • Little Brazil
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2009, 05:36:34
Essa e a foto pra voces terem uma ideia da iluminacao.. alem das lampadas tem janelas no teto que nem toda fabrica

esse e o tipo de reflexo que sempre tenho...


carolinawerner

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
    • Little Brazil
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2009, 05:44:00
ihh nao seu certo colocar a foto.. tem outro lugar onde posso colocar?


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2009, 12:05:56
Oi Carolina, não conseguiu ainda postar a foto???
Bom, se vc sempre precisa tirar essas fotos, não compensa comprar alguns itens para poder fazer as fotos 'decentemente'? Digo itens de baixo custo, não precisa montar um 'estudio' pra isso. Talvez um fundo, uma lona ou plástico meio-transparente pra tornar a luz difusa (aí vc faria uma 'cabana' ao redor das placas). Algo desse tipo que permitisse a passagem da luz ambiente, porém de forma bem suave e difusa, eliminando bastante os reflexos 'duros'.

Claro que vc postando as fotos ficará mais fácil dar melhores sugestões...


Ana Carolina Wohlers

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 17:38:55
Por Favor, Gostaria que vocês me ajudassem, eu trabalho em uma empresa que vende utilidades domesticas, e tiro fotos dos produtos.
Mas tenho uma certa dificuldade quando vocu tirar foto de vidro. Ela sempre fica amarelada e nunca consigo dar a impressão de um cristal puro, e ainda trato ela no photoshop... Alguém sabe me ajudar???


markf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2010, 11:36:42
Eu tambem tenho tido problemas com reflexo em vidro. Tenho que tirar fotos de folhas de plantas, que geralmente tem um formato curvado, entao eu coloco um vidro por cima e um base de fundo, de forma que  a folha fica prensada entre o vidro e a base, para que consiga mostrar o seu formato e superficie. Entretanto, o reflexo do ambiente no vidro atrapalha bastante, as vezes fica parecendo um espelho. Ja mudei o fundo, entre preto e depois branco, usei filtro polarizador, coloquei um guarda-chuva para sombrear, mas nada deu certo, fica parecendo que estou tirando foto diante de um espelho. :(


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2010, 11:51:27
Eu tambem tenho tido problemas com reflexo em vidro. Tenho que tirar fotos de folhas de plantas, que geralmente tem um formato curvado, entao eu coloco um vidro por cima e um base de fundo, de forma que  a folha fica prensada entre o vidro e a base, para que consiga mostrar o seu formato e superficie. Entretanto, o reflexo do ambiente no vidro atrapalha bastante, as vezes fica parecendo um espelho. Ja mudei o fundo, entre preto e depois branco, usei filtro polarizador, coloquei um guarda-chuva para sombrear, mas nada deu certo, fica parecendo que estou tirando foto diante de um espelho. :(
O seu caso parece ser mais facil que o titulo do topico. Acredito que voce tenha como fazer um ambiente com luz controlada e tirar a foto de uma posição onde não haja reflexo. Outra solução é voce usar aquelas telas que eram colocadas em frente aos monitores CRT para se tirar o reflexo. É um vidro cuja superficie teve um tratamento para tirar o polimento sem tirar a transparencia. Só voce pode evitar o uso do flash já ajuda bem.


jgv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2010, 21:58:43
É isso mesmo Markf vá em qualquer vidraçaria e compre o tamanho que quiser do vidro (anti-reflexo).
Canon 7D, lente canon 28-135, Tamron 17-50 f/2.8 XR DiII Vc, filtros e cartão.