Autor Tópico: Motor Drive MD-12 (Nikon FM2, FE2, etc)  (Lida 5358 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Março de 2009, 13:05:44
olá pessoal
estou no caminho de adquirir uma fm2n, mas seria necessario um motor drive. sabem se é dificil de encontrar? por volta de quanto gira o preço de um no mercado de usados?
obrigado a todos!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2009, 13:25:19
Como assim, "seria necessário"? A câmera funciona sem ele. Não entendi o que vc disse.

Quanto a encontrá-lo não é tão difícil assim. No Sete de Abril, em Sampa, têm algumas lojas que ainda vende. Usado, lógico. Preço? Não sei.
-22.352971,-48.775582


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2009, 13:44:37
não é que seria absolutamente inviavel trabalhar sem, mas o motor drive me permitiria fazer o que pretendo: multiplas exposições com disparo continuo
nao sou de sampa. se alguem vir um desses encostado em alguma loja e puder perguntar o valor para mim, ficarei grato


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2009, 13:57:47
Na Angel Fotos tem um. Fale com o Luiz.

Eu não vi o produto, mas lá as coisas costumam estar muito bom estado. Preço? Negocie com ele. Entrega pelo Correio é um procedimento comum, já faz parte do dia-a-dia da loja.

www.angelfoto.com.br

No eBay tem uns preços de $59.00, $69.99, $79.00. Não sei se servem como referência.
http://shop.ebay.com/?_from=R40&_trksid=p0.m38.l1313&_nkw=nikon+md12&_sacat=See-All-Categories

Amanhã vou ao centro e darei uma olhada em outras lojas. Depois eu te falo.
-22.352971,-48.775582


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2009, 13:58:30
Não seria melhor adquirir uma outra câmera? Tipo F100, F90, F80...?
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2009, 14:15:44
estava pensando numa f80 ou f100, dependendo do preço em que encontrasse a ultima, mas pensei melhor e acho que uma fm2 seria mais negócio, já que não usa bateria para o disparador


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2009, 14:33:41
estava pensando numa f80 ou f100, dependendo do preço em que encontrasse a ultima, mas pensei melhor e acho que uma fm2 seria mais negócio, já que não usa bateria para o disparador

Mas você vai precisar de baterias para o MD!!!
Ai no Brasil não sei quanto custa uma F100 mas aqui no Japão ela é bem mais em conta que uma FM2. Tenho uma FE10 que comprei mais pela nostalgia  :wub: se não fosse por isso teria ido de F100.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2009, 14:41:17
verdade, me pegou agora
mas acredito que por mais que o motor drive utilize baterias, deve gastar menos que uma f100 ou f80
alem disso, conseguir boas lentes a bons preços é mais facil com a fm2, ja que a f100 estaria acima do que pretendo gastar e a f80 nao faz fotometria com lentes nikon antigas
ademais
gosto da mecanica dessas cameras antigas. e elas ainda tem um visual incomparavel


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2009, 15:48:12
verdade, me pegou agora
mas acredito que por mais que o motor drive utilize baterias, deve gastar menos que uma f100 ou f80
alem disso, conseguir boas lentes a bons preços é mais facil com a fm2, ja que a f100 estaria acima do que pretendo gastar e a f80 nao faz fotometria com lentes nikon antigas
ademais
gosto da mecanica dessas cameras antigas. e elas ainda tem um visual incomparavel

Pomba. Tô contigo na FM2! E viva o metal manual! Sinto tesão nenhum nessas câmeras de plástico.
« Última modificação: 19 de Março de 2009, 15:50:13 por Elmo »


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2009, 16:28:35
Pomba. Tô contigo na FM2! E viva o metal manual! Sinto tesão nenhum nessas câmeras de plástico.

hahaha
viva as armas brancas cameras de metal!
sempre me sinto indo contra a maré... também sou guitarrista, e ao inves de ligar minha guitarra (stratocaster, modelo criado em 1954, simples e eficiente) numa pedaleira enorme, era só ela, um pedal de fuzz (cópia da déc. 60) e um amplificador com as valvulas fritando
agora com a fotografia, que comecei a pouco tempo, nunca vi muita graça nesses modelos eletronicos. o necessário a uma boa fotografia está presente nos modelos mecanicos. pelo que vi, os diferenciais dos modelos eletronicos não estão em permitir algo que não era feito antes, mas sim em apenas facilitar o processo fotografico. acho que com uma boa dose de estudo, esses diferenciais da eletronica vão ficar guardados na cabeça
até a fotografia como parte do enredo de filmes perdeu um pouco o espaço nessa era digital
sempre me lembro de "a insustentavel leveza do ser" e aquela garota fotografando com uma zenith preta, se nao me engano, um militar apontando uma arma para ela
nada contra as eletronicas, apenas opiniao pessoal


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2009, 16:54:19
Exatamente, Pomba.

Transcrevo aqui uma boa consideração quanto a isso:

"O crescente grau de automação das câmeras de pequeno formato pode ser bastante útil nesse processo [dinamicidade da fotografia], uma vez que permite mais concentração da cena do que na mecânica da câmera. No caso de algumas câmeras, porém, fica difícil exercer o controle manual, mesmo que assim se deseje. Espera-se que o fotógrafo "médio" fique satisfeito com a porcentagem relativamente alta de fotografias aceitáveis obtidas de forma puramente automática. Eu, entretanto, creio que é necessário dominar o equipamento e o processo quando se desejam imagens fortes e acima da média. Ao escolher uma câmera, devemos ter plena ciência de suas capacidades, inclusive das vantagens e das limitações da automação, mas não posso deixar de recomendar expressamente que se evitem as câmeras que não permitem a desativação das funções automáticas"

Quem escreveu isso?

Nosso querido Adams.

E acho que dar preferência aos recursos manuais das câmeras nunca seria ir contra à maré, mas sim dominar a ferramenta para que ela faça o que você quer e não o que ela pense estar certo. Muita gente adquire uma câmera automática e nem sequer recorre aos mecanismos manuais. Certamente creio que esse é muito esse o perfil de quem, principalmente, aprecia a prática do filme.
« Última modificação: 19 de Março de 2009, 17:31:55 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2009, 17:04:16
Eletrônica é uma MERcaDoriA que não me convence. Pifa, falha, dá o cano, te deixa na mão, não dura nada. Nós vemos por aí Rolleiflex de 50, 60 anos, e funcionando. Mecânica robusta e ótica, dizem, a melhor que o mundo já viu.

Você consegue imaginar a sua DSLR funcionando daqui há trinta ou quarenta anos? A minha Pentax K10D vai até onde? Confio mais na minha K1000 ou na Spotmatic que já são avós. Dia desses a K10D acabou a bateria. Esqueci de recarregar. Xiiii... danou-se! Se tivesse com a K1000 na mão, nem do fotômetro precisaria. Ia de Sunny 16.

Vamos falar na FM2. Uma câmera produzida entre 1982 e 2001 (acho que é isso), e ainda vai durar muito. Será do seu filho, do seu neto, e se até lá existir filme, estará produzindo imagens com a mesma qualidade de hoje.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/27/Nikon_FM2.jpg
-22.352971,-48.775582


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2009, 18:30:24
Acho q temos q levar em consideração é q a eletronica não é ruim, ela é fabricada ruim. Na verdade não ruim, mas menos durável. Se as cameras antigas tambem tivesse esse objetivo, não seria muito diferente, tambem dariam problemas!
Com relação a ótica, concordo plenamente q existem antigas muito melhores do que as novas, porém muitos facilitadores apareceram, lentes com range variável, AF, IS, etc, são coisas que são boas também!

Abraços!


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2009, 19:30:25
Pomba,
se for de FM2, não vai se arrepender, pelo menos é essa minha opinião. Adquiri uma faz pouco tempo, excelente câmera, robusta, para vida toda. O fotógrafo que vendeu me disse que a bateria é original ainda, nunca trocou. Gostei tanto que agora estou a procura de mais lentes para ela. As imagens nem se fala. Quanto ao motor drive, depende o que irá fotografar. Eu já gosto é de puxar o filme com o polegar, rsrsrs.
Abraço,
Mauricio.
Mauricio Polli


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Março de 2009, 08:48:46
Se algum dia você se deparar com uma Pentax K2, dedique um tempinho pelo menos para dar uma olhada nela mais detalhadamente. São algumas de suas características: DOF Preview, Self Timer, Prioridade de Abertura, Trava de Espelho, Velocidade de 1/1000s a 8s + B, Trava no Botão Disparador, Exposure compensation (4x, 2x, 1x, 1/2x, 1/4x). E o melhor: toda em metal. Pegada boa, bastante ergonômica. Já vi e fiquei apaixonado por uma que tinha objetiva Pentax-M, 1:1.4, 50mm.

Tenha certeza, essa Pentax não merece desprezo de jeito nenhum.

Eu tenho um enorme carinho pela marca Pentax, mas não sou hipócrita. Essa Nikon é mesmo uma ótima câmera. Vai de FM2 e seja feliz!
-22.352971,-48.775582