Autor Tópico: modo de medição  (Lida 3358 vezes)

gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Online: 19 de Março de 2009, 16:55:40
Galera...

Já li e reli varias vezes... e ainda não deu aquela luz na cabeça sabe...

Gostaria de um entendimento maior, sobre essa função da minha câmera...

tp.. ela faz a grande diferença na foto ? vcs mais experientes utilizam fielmente esta opção.. ou é algo não tão importante sei lá....

grato


renatocortez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2009, 15:14:32
Gastro, vou te responder como aprendiz que também tem uma XSi e "apanha" dela de vez em quando.

Eu acredito que sim, estes diferentes modos de medição fazem grande diferença na imagem captada. Digo isso pois também não entendi quando li no manual, logo, fiz questão de testar todos os modos de medição nas imagens que faço. E realmente a alternância dos modos influi nas fotografias, sendo que algumas ficam terríveis dependendo do modo de medição que escolho.

Agora, quanto a te aconselhar quais os modos e situações a usar já não tenho conhecimentos suficientes. Uma coisa que pode ajudar é justamente alternar os modos de medição de acordo com as fotografias que você faz. Eu mesmo já percebi que dependendo do que quero, a escolha do modo de medição facilita eu chegar no resultado esperado quando da minha idéia original em fotografar.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2009, 17:58:55
O modo de medição influi somente na sugestão que o fotômetro incorporado nos fornece.
É importante, para entender fotometria, saber o que a camera está considerando e desprezando na medição da cena.

Eu fiz um resuminho, deve ajudar:

http://rombauer.wordpress.com/2007/11/07/tipos-de-medicao-do-fotometro-incorporado/


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2009, 08:29:23
Obrigado CJR, vou ler agora mesmo

Abraços


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2009, 08:40:35
Inicialmente aprenda o que é fotometria e como aplicá-la na sua fotografia. Sem essa base fica dificil prosseguir.

Os tipos de medicao da sua câmera você já postou aí em cima. Como e aonde usar, está muito bem explicado no link que o Claudio Rombauer postou.


Uma imagem vale mais do que 1000 palavras, seguem alguns exemplos de aplicacao:

Exemplo de medicao spot ou parcial:




Exemplo de medicao "Centro Ponderado" (Center-weighted):



Exemplo de medicao Matricial ou Multi Zona:


Fotos: Photozone.de
Deutschland

Flickr