Autor Tópico: Por do Sol e Cachoeira  (Lida 4709 vezes)

Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Março de 2009, 14:36:32
Show Marcelo,
Está tudo certo. Meu pensamento é análogo!
Apenas acho que é interessante percebermos (e isso é algo com que procuro até no dia-a-dia, até em conversas com amigos, familiares e etc, me policiar) que as pessoas têm expectativas diferentes em relação ao assunto. Nosso amigo Pendrillion pode tanto estar querer enviar um portifólio para a National Geographics quanto apenasmente clicar o sol se por na praia num passeio com a família. Talvez não esteja interessado num curso, como nós estivemos um dia.

Mas tudo ok, não há discordância no conteúdo. Só na forma! :ok:

Abraço

Justamente por isso o indiquei também a leitura de um livro, que não é nada desgastante, muito menos pesado, caro ou que demande grandes esforços pessoais.

Inclusive, em termos práticos, apesar da boa vontade de todos em ajudar, nem sempre ele terá um computador à mão para tirar a dúvida ou, mais ainda, tempo suficiente para aguardar a resposta.

Mais uma vez, penso que uma pessoa que tenha feito recentemente um upgrade de câmera, mudando a classe da câmera de uma compacta para uma DSLR ainda que pretenda apenas fotografar a família nos fins de semana, tme uma expectativa maior em termos de resultado, não pelo custo financeiro da câmera, mas pelas inúmeras possibilidades que o equipamento que dispôe de mais recursos torna propício. 

Abs.,
Marcelo.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Marcos Lamas

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.034
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando Olhares
Resposta #16 Online: 01 de Abril de 2009, 09:29:54
Acho que depois de tantas opinioes acho que tenho o direito de tentar me defender. Adoro fotografia, e tenho tentado aprender um pouco mais a cada dia, ao contrario que alguns podem pensar, não estou querendo "receitas mágicas" pra nada! estou querendo dicas de como melhorar o que já aprendi, até para complementar o que venho lendo em livros e aqui no forum, agradeço aqueles que entederam minha duvida e ajudaram, e aos que "não suportam" esse tipo de duvida "primária" me desculpem, quem sabe um dia fique tão bom quanto voces e não precise aprender mais nada.

Mais uma vez, obrigado


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 01 de Abril de 2009, 09:38:28
Acho que depois de tantas opinioes acho que tenho o direito de tentar me defender. Adoro fotografia, e tenho tentado aprender um pouco mais a cada dia, ao contrario que alguns podem pensar, não estou querendo "receitas mágicas" pra nada! estou querendo dicas de como melhorar o que já aprendi, até para complementar o que venho lendo em livros e aqui no forum, agradeço aqueles que entederam minha duvida e ajudaram, e aos que "não suportam" esse tipo de duvida "primária" me desculpem, quem sabe um dia fique tão bom quanto voces e não precise aprender mais nada.

Mais uma vez, obrigado

Olha, eu não tenho procuração para defender ninguém, mas a indicação de estudo é tão pertinente quanto a orientação direta, cada uma dessas coisas oferecida por um dos Marcelos.

Nunca, veja bem, nunca perguntei nada sobre como fazer uma foto. Fui na teoria, fui na observação, pesquisei, pensei. Então o Marcelo tem razão, se você estuda a teoria, não precisa perguntar, pois basta analisar uma foto e entender como foi feita. Ou a pessoa "vive" seu aprendizado, ou nunca terá mais do que meia dúzia de receitas de bolo.

Há níveis de pergunta, e a sua pergunta inicial não é a de quem estudou o assunto.

Não cabe você reclamar da ajuda que lhe foi oferecida, só porque não era como você queria.



Marcos Lamas

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.034
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando Olhares
Resposta #18 Online: 01 de Abril de 2009, 09:47:45
Não questiono a indicação de estudo, muito pelo contrario, acho que esse é o caminho certo.o que me deixa chateado, é o tipo de tratamento que algumas pessoas dão a quem está começando, e sinceramente, não acho acho que exista "pergunta de quem não estuda" existem dificuldades iniciais que todos podem passar, só que alguns, que realmente sabem, compartilham o conhecimento, independente do nivel da pergunta. mas, agradeço a todos que respondera, independente do modo, com certeza todas as opinioes dadas me ajudaram muito, e só pra deixar claro, não fiquei chateado com ninguem e nem com nenhuma resposta. tenho aprendido muito aqui.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Abril de 2009, 18:20:05
Pendrillion,
Boa noite !

Você não tem do que se defender, meu caro. Em momento algum eu disse algo que contivesse a intenção, ou, até mesmo, a possibilidade de uma retórica ambígua onde pudesse permitir alguma ofensa.

Não há, da minha parte, nenhuma afirmação de que você pediu "receitas mágicas". Tampouco me posicionei de alguma maneira que apontasse ser contrário à que tal dúvida lhe fosse respondida, ainda que por "receitas mágicas", se isso fosse o perguntado. Apenas lhe disse que essas "receitas" resolvem seu problema temporariamente, mas que engessarão a sua liberdade de criação e baseado nisso lhe aconselhei conhecimento fundamentalista, muito diferente da prática continuada. Só isso!

Sinceramente eu não entendo o motivo de tanta indignação em sua resposta já que você mesmo qualifica sua dúvida como primária e reafirma a sua busca de novos conhecimentos seja através de livros ou do fórum. Se você lê eu apenas indiquei mais um livro, se você aprende com a troca de experiências do fórum, eu lhe indiquei mais um canal de troca de conhecimentos. Que mal há nisso?

O primeiro passo para que você se torne realmente bom é admitir que o aprendizado é uma busca que nunca se finda e compreenderá que é humano o fato de não deter todas as respostas e principalmente que é sublime o ato de reconhecer o limite do seu conhecimento, pois só apartir dele você consegue evoluir como fotógrafo, como ser humano.

Pense a respeito, sua mensagem nada mais faz que deixar claro a SUA, não minha,  indignação ao constatar através da mensagem de um desconhecido que tanto quanto eu, ainda tem muito a aprender pela frente.

Marcelo. 


Acho que depois de tantas opinioes acho que tenho o direito de tentar me defender. Adoro fotografia, e tenho tentado aprender um pouco mais a cada dia, ao contrario que alguns podem pensar, não estou querendo "receitas mágicas" pra nada! estou querendo dicas de como melhorar o que já aprendi, até para complementar o que venho lendo em livros e aqui no forum, agradeço aqueles que entederam minha duvida e ajudaram, e aos que "não suportam" esse tipo de duvida "primária" me desculpem, quem sabe um dia fique tão bom quanto voces e não precise aprender mais nada.

Mais uma vez, obrigado
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com