Autor Tópico: Lente com resquiço de pó!! Ajuda!!!  (Lida 2170 vezes)

fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Online: 22 de Março de 2009, 11:11:28
Amigos, preciso de um help!!!
É o seguinte, eu sempre deixo todo meu equipamentp fora da mochila pois como fico as vezes uma semana sem usar o equipamento. Ontem peguei minha objetiva e baforei na lente da frente e passei um algodão de leve mas quando vi ficou como se fosse resquiços do pó que estava nela ( como se tivesse ficado engordurada ). Já tentei levemente e bem levemente mesmo, passar um daquelas lenços de papel bem macios e tbm não remove. Será algo sério????? :eek:
 
Tem alguma coisa que possa fazer, algum produto? Ou agora somente levando para limpeza??


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2009, 14:55:26
Ontem peguei minha objetiva e baforei na lente da frente e passei um algodão de leve mas quando vi ficou como se fosse resquiços do pó que estava nela ( como se tivesse ficado engordurada ). Já tentei levemente e bem levemente mesmo, passar um daquelas lenços de papel bem macios e tbm não remove. Será algo sério????? :eek:

Essa é uma ótima técnica pra riscar lentes :aua:.
Exitem produtos específicos pra limpar lentes (líquidos e lenços de papel específicos pra tal.) Uma solução tabajara seria usar veja limpa vidro e um lenço de micro-fibra e depois de limpo colocar um filtro UV, Skylight ou MC protector :ok:.

Espero ter ajudado e boa sorte com sua lente.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2009, 15:44:38
Essa é uma ótima técnica pra riscar lentes :aua:.
É muito difícil riscar o elemento frontal de uma objetiva, ainda mais difícil de riscar com poeira  :no:
Desde quando poeira é abrasivo? A não ser que seja areia ou partículas de algum mineral.

O algodão deve ter soltado pedaços de fibra, e eles são inofensivos ao elemento frontal. Normalmente um pano de microfibra resolve a situação.

Se você precisar usar alguma substância para limpar a sujeira, pesquise antes, porque muitas lentes e filtros possuem revestimentos (coating) que podem se soltar com o uso de alguma substância química. Eu uso água destilada, que pode ser comprada em farmácias. Baforar levemente na objetiva também funciona, pois o ar que sai dos seus pulmões é puro, e em contato com o vidro ele se condensa para se transformar em água também pura. Depois é só limpar, mas use o tecido adequado - no caso microfibra.


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2009, 16:37:47
Agua tambem não é abrasivo! Já viu o estrago que ela faz nas rochas!
O elemento frontal da lente tambem não é um tanque de guerra assim como voce sugere. Passe a limpar suas lentes com a camiseta ou lenço de papel pra ver quanto tempo elas duram.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2009, 17:06:46
Agua tambem não é abrasivo! Já viu o estrago que ela faz nas rochas!
É, depois de vários anos de ondas colidindo contra elas  :shock:
A não ser que você limpe a lente com um jato de água pressurizado, nada vai ocorrer. Utilizar algum alvejante como Veja é que pode ser mais nocivo dependendo do revestimento externo da lente.

Citar
O elemento frontal da lente tambem não é um tanque de guerra assim como voce sugere. Passe a limpar suas lentes com a camiseta ou lenço de papel pra ver quanto tempo elas duram.
Não sugeri que seja um tanque de guerra. Mas também não é tão frágil ao ponto de poeira conseguir arranhar ela - a não ser que, como disse, seja pó proveniente de areia ou minerais. A maioria da poeira doméstica é composta de partículas orgânicas ou fibras de tecido.

E não, usar a própria camiseta ou lenços de papel para limpar o elemento frontal não vai ser o fim do mundo, só vai ser menos eficiente...


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2009, 17:59:39
Marcos Lima e Bucephalus! Muito obrigado aos dois por toda ajuda!
mas é o seguinte... o algodão eu passei levemente e o lanço de papel eu passei ainda mais suavemente ainda sem pressão alguma... mas o caso foi o seguinte: O elemento frontas estava perfeito sem nenhuma mancha, nada... ai pegou um pó ( pó mesmo de casa )nada de areia ou algo assim.. pó mesmo bem pouco mas quando limpei com a baforada e o algodão não ficou limpo completamente, ficaram reiduos do pó como que pequeninos pontinhos meio manchados que não saem!!! Será que de alguma forma passou para a parte interna??? Tem como isso?? Abraços e obrigado mais uma vez!


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2009, 20:45:53
Galera! Tinha uma filtro Uv com o mesmo problema e saiu aplicando um pouco mais de pressão com um algodão... agora estou com receio de aplicar esta mesma pressão no elemento da objetiva!! Eu tenho aqui um Cif limpa vidro sem alcool, posso aplicar um tiquinho de nada num algodão e depois passar no elemento? Abraços a todos!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2009, 22:56:10
Sou da mesma opinião do colega Bucephalus.
Deve ser apenas sujeita na lente e não riscos na objetiva.
Aqui eu utilizo um pincel de Blush e um paninho bem macio, que não solta resíduos, estes de limpar óculos que vende em ópticas.

As vezes existe algumas marcas na objetiva que custam a sair... mas acredite, elas saem.

Consegue postar uma foto do tal "risco"?
Coloca a objetiva de modo que reflita a luz, exibindo assim o tal risco.

Abraços.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ