Autor Tópico: Yashica e Rolleyflex  (Lida 4891 vezes)

m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 22 de Março de 2009, 19:36:13
Caros Amigos,
Já havia comentado em outra mensagem que estava a procura de uma TLR (tudo por causa desta sala). Avistei algumas, dentre as quais destaco a Yashica Mat-124-G e a Rolleyflex Tessar. Como não sei nada a respeito dessas câmeras, estou a pesquisar, mas gostaria da ajuda dos Colegas. Alguma opinião a respeito das delas será bem vindo.
Abraço a todos,
Mauricio.
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2009, 20:23:41
Maurício é simples.

Compre as duas. Mas se não der, dê preferência pra Rollei, mesmo que essa esteja um pouco piorzinha. E se escolher a Rollei, me dê as informações da Yashica. :ok:


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2009, 21:04:30
Olá Elmo,
Sei qua a Rolley é bem famosa. Uns anos atrás até que pesquisei, mas não era muito barata.
Pra te falar a verdade estou de olho na yashica, por causa do preço. É muita a diferença entre elas mesmo? O que mais muda ótica, mecanismo?
Mauricio Polli


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2009, 21:09:59
A Rollei Tessar é uma lente muito "afiada" ou muito "cortante". Linguagem de quem entende do assunto, o que não é o meu caso.

O que se entende, por isso, é que se trata de uma lente que revela bastante detalhes no centro e vai suavizando para as bordas. No auge de seu uso comercial, nos anos 60 e talvez 70 também, essa câmera era o terror das noivas já que ela mostrava todas as imperfeições da pele ou da maquiagem. Daí a fama das Rollei Planar serem a "câmera para casamento".

Minha opinião é de que retratos em P&B com uma Tessar ficam, simplesmente, encantadores. No colorido ela vai muito bem em fotos de paisagens. Mas é uma questão de gosto. Que digam os mestres no assunto.

Planar ou Tessar, estamos falando de lentes Zeiss. Também com a mesma competência, existem as lentes Xenar e Xenotar, estas levam o nome Schneider.
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2009, 21:23:16
Maurício, tudo é melhor numa Rollei se comparando a uma Yashica. Desde o despolido, o sistema de foco do mesmo, o sistema pega burro paralaxe, o automatismo no ajuste de tempo/abertura, a qualidade da foto, e mais pequenos detalhes construtivos.

Contudo, essa diferença não implica que a Yashica, principalmente a MAT 124 G seja ruim. Além do mais que a mesma permite o uso de filme 220. Só que a Rollei é melhor sim.

Mas se a Yashica estiver em boas condições e preço seja um diferencial importante pra você, saiba que irá ficar bem servido. Tenho 3 Yashicas e nenhuma Rollei, e adoro minhas meninas.
« Última modificação: 22 de Março de 2009, 21:25:51 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2009, 22:14:58

Mas se a Yashica estiver em boas condições e preço seja um diferencial importante pra você, saiba que irá ficar bem servido.

Ah! Sim. Leia e releia com atenção todas as opiniões. As minhas servem tão somente como leitura de apoio ou de complemento.

E o preço é mesmo um p*ta diferencial. Só não falei da Yashica exatamente porque nada sei sobre elas.

O Elmo as conhece muito bem e pode falar, com propriedade, a respeito de sua qualidade, de sua mecânica, enfim, de seus pormenores. Mas, sobretudo dos resultados que elas oferecem. Ainda que seu relato fosse empírico já estaria valendo, mas vai muito além disso. É importante analisar a opinião de quem conhece fotografia a partir de um conteúdo bastante técnico independentemente de usar este ou aquele equipamento.

Dê uma vasculhada neste forum à procura dos fotos do Elmo, inclusive, com a câmera da marca que ele cita aqui. São fotos lindas, principalmente as P&B. A mim, são imagens que inspiram e ensinam.

-22.352971,-48.775582


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2009, 22:26:20
Contudo, essa diferença não implica que a Yashica, principalmente a MAT 124 G seja ruim. Além do mais que a mesma permite o uso de filme 220. Só que a Rollei é melhor sim.


A Rollei não aceita filme 220?
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2009, 23:02:06
Elias, que eu saiba somente as Rollei 3.5F II e III (Xenotar ou Planar) e a Wide aceitam. Nenhuma com objetiva Tessar aceita.
« Última modificação: 22 de Março de 2009, 23:11:39 por Elmo »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2009, 11:43:24
Metendo o bedelho, chega a ser um problema pra alguém hje em dia não aceitar filme 220? Nunca se acha!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2009, 12:22:56
Claro que não, Lucas. Mas o Maurício pediu as características entre as duas, e isso é uma.

220 é mais difícil de se achar mesmo, mas não impossível.

Eu adoro o 220. Muito mais fotos e muito mais diversão por rolo.
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 12:23:58 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Março de 2009, 12:52:33
Metendo o bedelho, chega a ser um problema pra alguém hje em dia não aceitar filme 220? Nunca se acha!

Na minha opinião, NÃO! E quando se acha, quase sempre, é mais caro que o 120. Veja: na Tecnocroma tem o (220) FUJI PRO 160S, caixa com 5 rolos por R$ 124,60. Portanto, preço unitário R$ 24,92. Na mesma loja tem o (120) FUJI PRO 160S ao preço unitário de R$ 11,80. Dois rolos de 120 custam R$ 23,60.

Tá certo! Com o 220 se faz uma troca a menos, isto é, ele oferece mais autonomia de vôo. E daí?! Não consigo imaginar, hoje em dia, alguém fazendo casamento ou formatura de escola com uma Rollei, só pra citar duas das situações possíveis onde se justificaria o uso de filme 220.

Eu não me incomodo em nada por usar dois rolos de 120 ao invés de um 220.
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #11 Online: 23 de Março de 2009, 12:59:13
Eu não me incomodo em nada por usar dois rolos de 120 ao invés de um 220.

Braga, é porque você nunca precisou, como aconteceu comigo, fotografar uma apresentação de dança e no finalzinho do evento acabou o rolo... Quando eu acabei de recarregar a câmera já estavam batendo palmas :aua: Tem momentos em que 12 fotos é muito pouco.


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 23 de Março de 2009, 15:54:12
Não está nada fácil.
A Rolley tem um desgaste no canto superior, daria nota 8 acho, a Yashica é semi nova, cosmética aparentemente pefeita.
É dificil a manutenção caso precise? Se é que dá alguma manutenção...
Soube que de vez em quando trava o obturador.
Mauricio Polli


mauricio alexandre

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2009, 11:24:41
Maurício é simples.

Compre as duas. Mas se não der, dê preferência pra Rollei, mesmo que essa esteja um pouco piorzinha. E se escolher a Rollei, me dê as informações da Yashica. :ok:

Tenho uma pentax 67
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30356.0


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Março de 2009, 11:46:46
Bem, me decidi pelo método proposto pelo Elmo: "compre as duas".
Agradeço ao Braga e ao Elmo pelas dicas.
Realmente ia comprar só a yashica, mas lendo o q vocês escreveram sobre a Rolley, mais a opinião de um parente de um amigo meu, que fotografa desde 1950, que tem Rolley, e diz que é um espetáculo, resolvi comprá-la. Pensei então, que com mais um pouco ficaria com a yashica também, banquei o guloso e a comprei. Agora só esperar elas chegarem.
Pelas fotos elas estão muito bonitas, espero que eu não tenha nenhuma decepção. Quando chegarem eu posto fotos.
Só que já vou dizendo que vou precisar da ajuda de vocês para me ensinarem a operar essas câmeras.
Elmo, se eu não gostar da yashica, pode ter certeza que eu ofereço a você por primeiro (pelo preço que paguei é claro, nem mais nem menos,rsrsrs).
Mauricio Polli