Autor Tópico: Flash 580EXII ou 440EXII  (Lida 6731 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2009, 15:20:53
Cara que marca e modelo de pilha recarregável você usa?

Sony 2.500mAh
Sanyo Eneloop 2000mAh
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2009, 16:12:48
Tem a GP ea Powerex que também são boas pilhas.

ABs


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #17 Online: 12 de Abril de 2009, 20:40:47
Tem a GP ea Powerex que também são boas pilhas.

ABs

show.....é a que irei pedir a minha cunhada. Ouvi comentario muito bons da sanyo.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Abril de 2009, 14:03:09
gastro, quando comprei o meu também fiquei pesquisando tempo de reciclagem. Depois que usei na XSi,
nem lembro mais que o 430EX tem que recarregar. Em condições normais, é bater a foto, olhar o LCD
e bater de novo. Posso chutar que com baterias (pilhas) novas e bem carregadas, um disparo full
deve levar uns 3 ou 4 segundos no 430EX para recarregar. Só que dificilmente se faz disparo full, só
quando o objeto tá muito distante, a lente tá muito fechada ou tudo isso e vc tá usando ISO 100. Em condições
normais acho que recarrega em 1s ou menos.

Abçs



Alexandre, Chello e demais colegas;

Esse tópico veio a calhar com algumas dúvidas que tenho. Recebi um convite para fazer umas fotos como segundo fotógrafo em eventos (casamentos, formaturas dentre outras coisas). A maioria será noturna. Para isso, terei que investir em equipos e aprender a trabalhar com o flash. Coisa que nunca gostei e me interessei. Quanto ao aprendizado, eu me viro. Vou me informar à respeito e receberei dicas de um fotógrafo mais experiente nesse assunto. Minha dúvida maior é quanto ao equipamento. Sugeriram-me uma XSI pela ótima relação custo/benefício. Andei lendo e realmente acho que é uma boa para quem vai começar. É uma câmera com boa latitude e a qualidade da imagem é bem elogiada nos reviews que li. A lente do kit me procupa um pouco mas por agora não dá para investir numa melhor.
Para começar, vocês acham que uma Canon XSI com a lente do kit, uma bateria extra, dois cartões de 2 gigas e uma flash 430 EXII dão conta do recado? Ou seja, com esse equipamento terei um resultado satisfatório para fotografias de eventos?
Posteriormente penso em trocar a lente por uma mais versátil e mais clara mas para início pensei nessa configuração.
Disseram-me para pegar logo o 580 EXII por causa da potência e isso me deixou na dúvida. Minha intenção é economizar no flash para trocar de lente o mais rápido possível.
Estou no caminho certo ou devo pegar logo um flash melhor?
O que me dizem?
Desde já agradeço.
Abraços.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #19 Online: 13 de Abril de 2009, 17:38:37
Guto, qual equipamento você tem hoje?
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Abril de 2009, 17:55:24
Guto, qual equipamento você tem hoje?
Digital, uso uma Canon UZ S5is. Totalmente para uso amador. Já faço uso dela há quase dois anos.
Analógicas, tenho câmeras e lentes do sistema OM da Olympus e Fd da Canon.
Nunca pensei em comprar um DSLR se não fosse para trabalhos profissionais que exigissem de fato. Esses vão me exigir isso.
Tenho alguma experiência e conhecimentos em técnicas fotográficas que me garantem certa segurança para realizar um trabalho com mais responsabilidade. Mas inicialmente irei trabalhar como segundo fotógrafo fazendo fotos bem específicas. Se precisar, irei usar até lentes melhores emprestadas.
Decidi pela Canon por já está um pouco habituado com a marca. A relação custo/benefício também é um fator que levo em consideração. Como não posso investir pesado em equipamento nesse início, escolhi essa configuração mas sempre bate aquela dúvida. Por isso gostaria de saber opiniões dos profissionais mais experientes.
Pego um flash mais barato para poder investir numa lente melhor a curto prazo ou compro o melhor flash de início? O que é mais vantajoso?
Não tenho experiências com flash e irei estudar sobre o assunto e aprender a usá-lo antes de encarar o trabalho mas preciso saber se o 430EXII resolve bem o problema em fotografia de eventos. Lembrando que irei usar, inicialmente, a lente do kit.
Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #21 Online: 13 de Abril de 2009, 21:54:16
Guto, eu tenho um 430EX modelo I e ele tem atendido as minhas expectativas.

No meu flickr você pode ver algumas fotos, inclusive de casamentos, feitas com ele.

Eu recomendo ele sim.

http://www.flickr.com/photos/alexismp
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 13 de Abril de 2009, 22:30:55
Guto, eu tenho um 430EX modelo I e ele tem atendido as minhas expectativas.

No meu flickr você pode ver algumas fotos, inclusive de casamentos, feitas com ele.

Eu recomendo ele sim.

http://www.flickr.com/photos/alexismp
Obrigado, Alexis.
Visitei seu flickr e vi algumas fotos suas. Analisei o exif de algumas e notei que você usa uma lente mais clara na sua XT e prioriza a abertura em 2.8 e usa bastante ISO 400. O meu maior problema é que usarei a lente do kit que não é lá essas coisas.
Como vou usar uma lente mais escura, minha intenção é usar ISO maiores (800, por exemplo). Acho que a XSI permite usar essa elevação no ISO sem maiores problemas com ruído. Estou optando por comprar o 430EXII mesmo e economizar uma grana para trocar de lente o mais rápido possível. Já baixei até o manual dele previamente e dei uma lida para conhecê-lo melhor. Creio que pela distância focal que irei usar e pela distância que na maioria das vezes ficarei do assunto, ele irá cobrir com folga. O negócio é saber usá-lo adequadamente mesmo para se ter segurança ao fotografar. Terei que estudar bastante o manual e fazer vários testes práticos antes de pegar pra valer.
Abs.
« Última modificação: 13 de Abril de 2009, 22:37:57 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2009, 07:33:39
Gutão,

A Câmera
A XSi é uma ótima câmera, utiliza o mesmo processador da 40D - Digic III - tem boa latitude e entrega imagens muito boas. Portanto, se para você não é possível investir numa DSLR Pro como a 40D, a XSi te atenderá perfeitamente. Explanei sobre isso, pois a 40D em relação à recursos, construção, robustez e facilidade dos comandos é excelente e melhor que a XSi.

A Lente
A lente do kit da XSi - EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS - realmente é uma lente de qualidade ótica inferior e escura. No entanto o IS já será uma boa ajuda em certos momentos, principalmente em fotografia de eventos. Com ela, você conseguirá sim obter resultados satisfatórios, porém tenha em mente as limitações sérias no tocante a abertura. No último evento de porte que cobri - Oral-B - utilizei a 40D com ISO 800 e lente em 2.8 em grande parte das imagens. Lente clara faz muita diferença e utilize essa mentalidade Gutão, para o quanto antes adquirir uma boa objetiva.

O Flash
Começando como segundo fotógrafo sua responsabilidade não é menor que o principal, visto que você será igualmente responsável pelo registro de momentos únicos e importantes do evento. Eu, particularmente, não sou fã de flash. No entanto, em determinados momentos não há possibilidade de ficar sem utilizá-lo.
Possuo atualmente um 580EXII, porém estava até 2 semanas atrás também com um 430EX I que já me acompanhou em coberturas importantes e, nunca deixou à desejar.
O 580 tem a potência maior sim, porém seu consumo de bateria é proporcional. Ele, permite o uso de um pack externo que te dá maior autonomia.
Mas, o novo 430EXII veio muito bem construído e com certeza te atenderá nesse início. Eu recomendo que adquira o 430, pelo menos 2 jogos de pilhas recarregáveis de boa qualidade (4 pilhas cada jogo, e não precisa correr atrás das Sanyo nesse primeiro momento, utilize as Sony 2500 que terá um bom resultado) e um difusor ou rebatedo para a cabeça do flash.
O mais importante, será entender o funcionamento do flash e a maneira correta de aplicá-lo na foto. Isso, sim, fará uma grande diferença para o seu trabalho.
Em tempo: não sei se já leu o excelente artigo sobre flash que o amigo volcano deixou há alguns anos aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=1629.0. Vale muito à pena!

Qualquer coisa, é só chamar!

Abs brother!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2009, 09:01:16
Gutão,

A Câmera
A XSi é uma ótima câmera, utiliza o mesmo processador da 40D - Digic III - tem boa latitude e entrega imagens muito boas. Portanto, se para você não é possível investir numa DSLR Pro como a 40D, a XSi te atenderá perfeitamente. Explanei sobre isso, pois a 40D em relação à recursos, construção, robustez e facilidade dos comandos é excelente e melhor que a XSi.

A Lente
A lente do kit da XSi - EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS - realmente é uma lente de qualidade ótica inferior e escura. No entanto o IS já será uma boa ajuda em certos momentos, principalmente em fotografia de eventos. Com ela, você conseguirá sim obter resultados satisfatórios, porém tenha em mente as limitações sérias no tocante a abertura. No último evento de porte que cobri - Oral-B - utilizei a 40D com ISO 800 e lente em 2.8 em grande parte das imagens. Lente clara faz muita diferença e utilize essa mentalidade Gutão, para o quanto antes adquirir uma boa objetiva.

O Flash
Começando como segundo fotógrafo sua responsabilidade não é menor que o principal, visto que você será igualmente responsável pelo registro de momentos únicos e importantes do evento. Eu, particularmente, não sou fã de flash. No entanto, em determinados momentos não há possibilidade de ficar sem utilizá-lo.
Possuo atualmente um 580EXII, porém estava até 2 semanas atrás também com um 430EX I que já me acompanhou em coberturas importantes e, nunca deixou à desejar.
O 580 tem a potência maior sim, porém seu consumo de bateria é proporcional. Ele, permite o uso de um pack externo que te dá maior autonomia.
Mas, o novo 430EXII veio muito bem construído e com certeza te atenderá nesse início. Eu recomendo que adquira o 430, pelo menos 2 jogos de pilhas recarregáveis de boa qualidade (4 pilhas cada jogo, e não precisa correr atrás das Sanyo nesse primeiro momento, utilize as Sony 2500 que terá um bom resultado) e um difusor ou rebatedo para a cabeça do flash.
O mais importante, será entender o funcionamento do flash e a maneira correta de aplicá-lo na foto. Isso, sim, fará uma grande diferença para o seu trabalho.
Em tempo: não sei se já leu o excelente artigo sobre flash que o amigo volcano deixou há alguns anos aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=1629.0. Vale muito à pena!

Qualquer coisa, é só chamar!

Abs brother!
Oi, Chello.

Quanto a máquina, a única coisa que me desagrada na XSI é em relação à construção. Mas acho que não vou sacrificar muito a máquina, pelo menos nesse início. Mais tarde, se for o caso, posso trocar o corpo. Vender a XSI ou deixá-la como reserva. O tempo dirá o que vou arrumar posteriormente.
Meu irmão trabalha com uma 40D. Já fiz algumas fotos com ela. Realmente é uma máquina robusta e bem construída. Em relação à qualidade das imagens, dizem que a XSI não fica devendo em nada. Meu próprio irmão disse que muitos fotógrafos que ele conhece até preferem a XSI nesse quesito. Mas escolhi esse modelo pelo custo/benefício mesmo. Não quero gastar muito agora com o corpo. Minha prioridade é trocar a lente por uma melhor rapidamente.

Quanto à qualidade do trabalho que irei desenvolver, pretendo manter a mesmo zelo que tenho quando faço minhas fotos, ou seja, serei cuidadoso ao fotografar. Não quero ser um apertador de botão como vejo muitos fotógrafos por aí que trabalham em eventos. Aliás, por isso fui convidado. O fato de ser o segundo fotógrafo, não me afasta da responsabilidade, como você bem disse. Tenho essa mentalidade. Gosto de fazer as coisas bem feitas pois sou muito exigente comigo mesmo. Tenho meu emprego do qual tiro meu sustento. Esse trabalho como fotógrafo será paralelo. Estou entrando nessa porque gosto de fotografia e acho que tenho capacidade de fazer bem feito. O dinheiro que vier será bem-vindo logicamente mas o gosto pela fotografia fala mais alto.

Quanto ao flash, já me decidi. Irei pegar o 430EXII mesmo. Andei lendo à respeito e acho que irá suprir minhas necessidades. Usar o flash é meu principal desafio agora. Também nunca gostei de usá-lo e nas minhas fotos amadoras eu sempre procurei usar a iluminação ambiente pois acho mais bonito. Porém, até então, tinha tempo suficiente para pensar bastante na foto, escolher locais e horários com luz apropriada, fotometrar de acordo com o que queria e etc. Dependendo do batidão de um evendo acho que não terei essa "folga" e usando o flash penso que terei que rever um pouco meus conceitos até me acostumar. Depois que me familiarizar com o uso dele, aprender a rebater a luz e a usar o difusor, a coisa fica mais natural e terei mais liberdade. O negócio e ler e praticar mesmo. Bem que eu queria fazer um casamento todo só usando luz ambiente com uma lente bem clara. Seria legal mas não sei se é possível. Vai depender muito do local e da iluminação. Como não podemos ficar fazendo testes na hora do evento, o flash "garante".

Obrigado pelas dicas e sempre que precisar vou pedir ajuda sim. Vou ler o artigo que me indicou.

Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #25 Online: 14 de Abril de 2009, 09:34:12
Obrigado, Alexis.
Visitei seu flickr e vi algumas fotos suas. Analisei o exif de algumas e notei que você usa uma lente mais clara na sua XT e prioriza a abertura em 2.8 e usa bastante ISO 400. O meu maior problema é que usarei a lente do kit que não é lá essas coisas.
Como vou usar uma lente mais escura, minha intenção é usar ISO maiores (800, por exemplo). Acho que a XSI permite usar essa elevação no ISO sem maiores problemas com ruído. Estou optando por comprar o 430EXII mesmo e economizar uma grana para trocar de lente o mais rápido possível. Já baixei até o manual dele previamente e dei uma lida para conhecê-lo melhor. Creio que pela distância focal que irei usar e pela distância que na maioria das vezes ficarei do assunto, ele irá cobrir com folga. O negócio é saber usá-lo adequadamente mesmo para se ter segurança ao fotografar. Terei que estudar bastante o manual e fazer vários testes práticos antes de pegar pra valer.
Abs.

Guto, como você estará usando a lente do kit inicialmente, o que você vai fazer é usar um ISO superior ao meu, nada mais mudará. Eu costumo usar velocidades como 1/40, 1/50 ou 1/60 + lente 2.8 e ISO 400 na XT, aliás acabei de vender a XT, vou pegar uma 40D e já fiz teste e verifiquei que o ISO 800 e 1600 são bem melhores do que na minha boa e velha XTzinha.

Mesmo com uma 5D mark II e seus ISO 6400, eu acho que não vou largar flash nunca, pois muitos ambientes pedem ao menos uma luz de preenchimento. :-)
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #26 Online: 14 de Abril de 2009, 12:30:02
É isso ai Gutão!
Força e dedicação, pois talento você tem de sobra!

Quanto ao flash, como te disse também gosto muito de NÃO utilizá-lo. No entanto, as limitações de equipamentos e até mesmo experiência, é que nos fazem optar pelo mais "fácil"!

A fotógrafa Camila Butcher (http://www.camilabutcher.com/), é uma das que prima pelo uso de lentes fixas, mais leves, boa qualidade ótica e grandes aberturas para dispensar o flash nos casamentos que fotografa.

Tudo depende do profissional e de como ele consegue lidar com as mais variadas situações!

Desejo muita sorte nesta nova empreitada e sem dúvidas você vai arrebentar meu brother!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 14 de Abril de 2009, 15:30:47
Alexis Marinho, acho que já nos vimos por outros foruns da vida rsrs.

GutoVilaça, pode usar o 430EX sem medo, mesmo com a lente do kit. Ela é um pouco escura, mas como tem IS vc na maioria do tempo pode usar velocidades altas como 1/40 por exemplo (ou até menos, se o pessoal estiver paradinho). Isso e ISO 400 garante a vc boas fotos com bom aproveitamento da luz ambiente. Em relação à ótica da lente do kit ela não é nenhuma série L, mas tem uma ótica boa, é só olhar os testes do photozone se quiser confirmar, lá eles comparam a lente do kit em qualidade ótica como sendo semelhante à EF-S 17-55mm f/2.8 USM nas mesmas aberturas e um pouco melhor que a EF-S 17-85mm f/4-5.6 USM IS. Como o photozone é uma referência no teste de lentes, acho que dá prá acreditar.

Abçs

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #28 Online: 14 de Abril de 2009, 16:00:10
Alexis Marinho, acho que já nos vimos por outros foruns da vida rsrs.

É bem possível isso sim.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Abril de 2009, 17:45:05
Alexandre, Alexis e Chello...obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

Chello, obrigado pelo incentivo.  :ok:

Alexandre, depois do que você escreveu, fui pesquisar sobre a lente do kit (Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS ) e realmente fiquei até surpreso com alguns testes que vi. Na verdade li um teste prático comparativo com outras lentes usando a mesma distância focal e alguns reviews.
Parece que deram uma melhorada na parte ótica dessa lente em relação às lentes anteriores do kit. Outro fator muito elogiado nessa lente é a estabilização de imagem que realmente ajuda bastante usando baixas velocidades.

Resumindo, pelo que li é o seguinte:
Prós:
Qualidade ótica boa e nitidez bem aceitável;
Aberração cromática controlada, principalmente nas aberturas medianas;
IS bem eficiente;
Foco automático rápido e preciso.

Contras:
Construção frágil;
Lente escura;
Foco manual deficiente;
Distorções acentuadas nas bordas em GA.

Pelo preço, tem uma ótima relação custo/benefício. Gostei de saber que essa lente não é tão ruim assim. De qualquer forma, irei me esforçar para trocar por uma mais clara o quanto antes. Pelo testes, uma objetiva (fixa) 50mm 1.8 apresenta resultados bem melhores que essa lente (para a mesma distância focal). Talvez de imediato compre uma 50mm e depois uma zoom melhor para ter mais versatilidade.

Sei que o tópico é sobre flash e não lentes. Perdão se acabei entrando em outro assunto.

abs
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 17:48:22 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!