Autor Tópico: Latitude. ja ouvi falar muito, mas ainda nao consegui entende a fundo.  (Lida 1957 vezes)

marciotekila

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Ola galera!! descupem minha ignorancia, mas ja li algumas coisas sobre latitude, mas nao consigo entender de onde ela sai e o que realmente sigunifica. pelo que entendi é a diferença entre a parte mais clara e a mais escura da foto. ta mas se e isso, como posso me beneficiar dela e como fazer proveito dela? 

obrigado


Braga.SP

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Resposta #1 Online: 23 de Março de 2009, 08:09:50
Sugestão: vá no Google e pesquise por FOTOGRAFIA+LATITUDE. Assim mesmo, as duas palavras com o sinal de + no meio.

Não deixe de ler isto:

http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-filmes.htm

http://www.olhar.com.br/dicas/filmes.htm

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=23078

Use e abuse da ferramenta de pesquisa que existe aqui mesmo neste forum: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=search
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 08:12:05 por Braga.SP »
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Marcelo.S.

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Resposta #2 Online: 23 de Março de 2009, 09:19:47
Vou tentar explicar o que é latitude de forma simples, só para vc entender o conceito. Depois vc pode se aprofundar mais nos termos técnicos.



PPPPPPPPPPPPP -4EV -3EV -2EV -1EV 0 +1EV +2EV +3EV +4EV BBBBBBBBBBBBB

Do lado esquerdo antes do -4EV está tudo preto, sem informacao (ex. sombra bem escura).
Do lado direito, depois do +4EV está tudo branco, também sem informacao (ex. céu estourado).

Uma Canon modelo XYZ tem uma latitude que vai de -3,5EV até +3,5EV. Ou seja, ela tem uma faixa de latitude de 7EV´s.
Uma Nikon modelo ABC tem uma latitude que vai de -4EV até +4EV. Ou seja, ela tem uma faixa de latitude de 8EV´s.
Esse modelo da Nikon é melhor! Pois consegue captar mais detalhes nas luzes baixas e também nas altas. E esse 1EV a mais faz uma graaaaande diferenca.

Pois bem, latitude de uma câmera é o quanto seu sensor é capaz de captar informacoes na faixa entre tudo preto e tudo branco.
Quanto maior a latitude de uma câmera, maior a captacao de detalhes em áreas de diferentes luminosidades, tornando a transicao de cores mais uniforme.


Exemplo prático.
Imagine que vc sai para fotografar com seu celular e com sua DSLR.

Vc encontra uma cena "normal" com uma luz bem equilibrada. Nao tem muitas sombras nem luzes estouradas. Essa cena encontra-se por ex. entre -2EV e +2EV.
Vc pega o seu celular, faz a foto e consegue capturar bem os detalhes (textura) de todas as luzes dessa cena.

Agora imagine vc na floresta, um ambiente cheio de sombras e aquele céu nublado branco. Pois bem, essa cena encontra-se por ex. entre -4EV e +4EV.
Vc faz a foto com o celular, a floresta fica bem exposta porém o céu fica estourado (2,5EV).
O que vc faz?? Pega sua DSLR que tem uma latitude muuuuuito maior, faz a foto e mostra feliz para todos os amigos do fórum e ainda fala: Ó, nem estourou o céu.  :D :hysterical:
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marciotekila

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Resposta #3 Online: 23 de Março de 2009, 09:32:26
beleza marcelo!!!

agora ja da para ter um norte. vou continuar estudar. se alguem tiver mais alguma coisa manda ai.

Obrigado braga, vou tentar tambem no google.

afinal, qual a latitude a sony A300, alguem sabe.  a latitude tem como a gente manipular, assim como o iso, a abertura etc..

« Última modificação: 23 de Março de 2009, 09:33:51 por marciotekila »


Luiz

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Resposta #4 Online: 23 de Março de 2009, 09:49:36
Marcio,

Dê uma olhada no review da A200(acho que é o mesmo sensor da A300) feito pelo Dpreview. Aqui você terá boas informações sobre a latidude deste sensor (Dynamic Range é o termo usado para os sensores digitais). www.dpreview.com/reviews/sonydslra200/page20.asp

Você não tem como ajustar a latitude, isto é uma propriedade fixa do sensor. O que você pode fazer é saber trabalhar com a foto para extrair o máximo possível na captura Raw. No link acima, veja a parte que fala do Raw Headroom. Leia tambem no site do Ivan de Almeida, que tem um otimo artigo sobre isto. 123rawfotos.wordpress.com/


Marcelo.S.

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Resposta #5 Online: 23 de Março de 2009, 09:52:21
:ok:

A latitude nao é uma variável que pode ser manipulada. Porém alterando alguns parâmetros na exposicao ela é diretamente afetada.
Por exemplo, quanto maior o ISO, menor a latitude.
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Resposta #6 Online: 23 de Março de 2009, 10:49:31
Marcelo é super comum tratar Latitude e faixa dinâmica como a mesma coisa.... Mas com é um tópico específico sobre o tema vamos dar uma refinada rs....  Essa sua definição em negrito é a de faixa dinâmica. Latitude seria parecido, mas não está ligada aos extremos branco ou preto, está ligada a valores considerados de qualidade aceitável (inclui o fator subjetividade, que não está presente na faixa dinâmica), que normalmente ocorrem antes do branco ou preto. Assim a latitude está sempre contida dentro da faixa dinâmica, podendo até ser igual à mesma (dependendo do seu nível de exigência).
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Resposta #7 Online: 23 de Março de 2009, 11:58:13
inclui o fator subjetividade(dependendo do seu nível de exigência)

Mas Leo, então como é possível determinar a latitude sob valores absolutos? Não se qualificam filmes e sensores pela amplitude em pontos de exposição?
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Resposta #8 Online: 23 de Março de 2009, 12:36:37
O que vc faz?? Pega sua DSLR que tem uma latitude muuuuuito maior, faz a foto e mostra feliz para todos os amigos do fórum e ainda fala: Ó, nem estourou o céu.  :D :hysterical:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tem um tiquinho de sarcasmo ou é só impressão minha ? :assobi:
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Francisco

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Resposta #9 Online: 23 de Março de 2009, 13:09:46
Eu não sei muito bem a diferença entre latitude e dynamic range. Eu costumo tratar os dois termos da mesma forma, mas sei que existem duas coisas a serem observadas em termos de registros de tons:

1. Um deles é o número de EVs que separa a região mais clara e mais escura da foto. Por exemplo, em uma foto de paisagem rural, ao pôr-do-sol, precisamos de uma mídia capaz de registrar os tons de azul do céu, o alaranjado do sol (e da atmosfera ao seu redor) e o verde do campo simultaneamente, em uma única captura.

2. Esse requisito é importante, mas isso não é tudo. Quantas vezes vimos fotos que alcançaram essa proeza, mas o céu possuía tonalidades muito carregadas de ciano ou o verde do campo carecia de saturação? Assim, não basta apenas analisar a capacidade da mídia em registrar uma ampla faixa de EVs; precisamos analisar a qualidade dessas transições. Normalmente, nos extremos dessa faixa, teremos distorções de tons maiores que no centro da exposição (na posição 0EV). O estouro de representação não ocorre só quando o céu fica branco ou o campo fica preto, mas quando o céu começa a puxar para o ciano e o campo fica com pouca saturação.

Usei esse exemplo da foto da "paisagem do campo ao pôr-do-sol" por ser uma situação corriqueira, na qual a maioria de nós já deve ter passado.

Hoje falamos em conversores A/D de 14bits por canal ou mais. Na verdade, em tese seria possível obtermos fotos com cores bem agradáveis nos extremos da faixa dinâmica com bem menos bits. Voltando ao exemplo do campo, mesmo com 8 bits/canal, podemos ter um céu e um campo com cores bastante realistas. Porém, a imagem apresentaria transições mais contrastadas, dando menos flexibilidade para o fotógrafo fazer edições. Ainda assim, poderia ser mais interessante que um conversor A/D com muitos bits cujo sensor tem bom desempenho apenas no centro da exposição.

A quantidade de bits é útil para permitir o registro de transições sutis de tons, mas não garante a representação correta nos extremos da faixa dinâmica. Assim, um conversor de 14bits/canal pode dar transições bastante sutis em torno de -2 a +2EV, mas deixar a desejar em -5 e +5EV, por limitações do sensor.

Essa são as minhas impressões quando se fala em latitude e dynamic range. Duas coisas são importantes: fidelidade de cores nos extremos da faixa dinâmica e sutileza (qualidade) das transições.
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 13:15:15 por Francisco »
Francisco Amorim
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Resposta #10 Online: 23 de Março de 2009, 15:02:56
Marcelo existem várias formas de determinar esse atributo, um exemplo é dizer que é aceita uma relação sinal/ruído de no mínimo X e assim por diante. Mas existe um grau alto de subjetividade nesta escolha, nos filmes a norma ISO tem uma sugestão para isso, mas não lembro de cabeça agora.
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Resposta #11 Online: 23 de Março de 2009, 18:13:11
Em minha opinião DR/latitude é um quesito primordial e é o que mais falta...

Olha esta foto abaixo, como a S5 tem o um excelente dynamic range foi possível
recuperar boa parte das informação nas altas luzes, usando layer masks e conversores
mais eficientes para a S5 o resultado seria ainda melhor.


Não exatamente os melhores exemplos, mas são os que estavam na mão....
http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1020&message=26224749
http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1020&message=26229367
http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1020&message=26238904


marciotekila

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Resposta #12 Online: 23 de Março de 2009, 20:57:22
Cara!!!  vcs sabem muito, quanto mais eu aprendo, mais vejo que nao sei nada. acho que vcs gostam muito desse site mesmo, pois sabendo tanto, e ainda dedicarem tempo para responder a perguntas que para mim estava tao vaga, mas para vcs deve parecer boba.

eu gostaria de aproveitar para agradecer a todos que tem respondido todos os meus topicos, mesmo quando sao perguntas obvias. tudo que sei, aprendi aqui com vcs, este é o melhor site de forum de fotografia que conheço, e eu recomendo ele para todos os meus amigos e conhecido.

espero um dia saber tanto assim como vcs!!

obrigado!!