Autor Tópico: [ARTIGO] JPEG e RAW na s7000  (Lida 18861 vezes)

Renato Silvestre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://www.renatosilvestre.com.br
Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2005, 00:41:54
Ivan, já ampliou em papel estes arquivos para ver como fica?
Seria bom, sabermos os resultados nela ampliada em papel, se fez ou vai fazer, qual o tamanho que será a ampliação?

Renato Silvestre
http://www.renatosilvestre.com.br
« Última modificação: 04 de Setembro de 2005, 00:42:34 por Renato Silvestre »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2005, 07:37:44
Renato:

Já ampliei em papel 30X40. O resultado? Bem, poiro do que o da minha Kiev com filme ProImage. Contudo, era uma paisagem, e paisagens são infernais em termos de exigência da lente também.

Esta semana vou fazer mais duas 30X40 de contextos meio interrnos, e uma já preparei. Creio que ficarão boas, e depois lhe digo.

Meu problema com as cópias grandes é que meu parâmetro de comparação é muito descalibrado, pois são câmeras com ótimas lentee, a Kiev com a Jupiter-8, a Zenit agora com uma Zeiss Tessar 50mm f2.8 que é maravilhosa, absurdamente nítida e define as regiões de tons mais baixos com perfeiição, e a Nettar da minha Zeiss de fole que também desenha muito bem tudo. Aí sinto falta de nitidez nas fotos digitais.

Mas nas cópias desta semana vou ver o que é possível. Na verdade, o tamanho máximo praticável eu julgo estar mesmo em 30X40 ou pouco abaixo (tipo 30X40 com margem grande)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:16:22
Ivan acho que vc pode mudar o nome do seu artigo e arrumar ele com mais de uma câmera heheheheheh! :)
De uma olhada se esse te agrada:




Se te agradar já estou mandando para o site.
Fiz uns JPG em Wide 12MP para vc tbm poder usar no comparativo de seu artiguinho hehehehe! :)
Vá editando o principal dele para adicionar conteúdo. :)

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:30:59
Ótimo, Leo.

Mande-me primeiro uma estourada 1,5 pontos e uma 2 pontos (em relação à luz mais alta).

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:37:12
Vx, eu fiz estourada 2pontos, 2,5pontos, 3pontos, 3,5pontos e 4pontos conforme vc tinha pedido... :/

Outra coisa quando vc coloca o mixing de S+R em 100 o aproveitamento dos R é máximo ;)

Estou mandando o primeiro pacote com os JPG (fiz as mesmas fotos em RAW e JPG WIDE 2).

Estou mandando todas com os respectivos EXIF.
Vou ir postando os links aqui para vc e quem mais tiver curiosidade ir baixando eles. :)
Para os curiosos de plantão a foto foi feita com a Tamron 19-35.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2005, 14:38:40
Bom Ivan, seguem os Links.

JPG 12MP FINE, WIDE 2. - Normal, superexposto 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0 pontos

RAW Wide Normal e Superexposto 2.0 pontos

RAW Wide Superexposto 2.5 e 3.0 pontos

RAW Wide Superexposto 3.5 e 4.0 pontos.

Todos os que quiserem podem pegar e se divertir, só peço que se publicarem em algum lugar me avisem Ok? Apesar das fotos serem toscas eu quero saber para onde vão heheheh!

A câmera é uma S3 Pro, o EXIF encontra-se na imagem, a lente é uma Tamron 19-35 (estou testanto ela e já aproveitei).
« Última modificação: 05 de Setembro de 2005, 14:39:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 05 de Setembro de 2005, 14:48:27
Galera, esse teste do Ivan me motivou a tentar uma coisa aqui que me deixou realmente impressionado com a S3. :)
Peguei o JPG superexposto 4 pontos, note, que não foi o RAW, foi o JPG.
Exatamente este JPG:



Bom usando o Levels no Photoshop eu "Salvei" o arquivo, e fiquei literalmente impressionado com a capacidade que eu ainda tive de recuperar uma imagem que estava superexposta 4 pontos. :)
A DR da S3 realmente é impressionante mesmo em JPG :)

Vejam o que eu consegui fazer usando Levels :)




 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2005, 16:35:23
Leo:

Tentei com o +2,5. Consegui muito bem recuperar os pixels pequenos, mas os grandes estavam realmente estoutrados (não exatamente estourados, mas com invasão de vermelho nas altas luzes).

Vou tentar com o +2.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2005, 19:43:10
Ivan eu meio que já esperava isso, porque os S são otimizados para pegar sombras, e tem uma curva de saturação abaixo da média, enquando os R são otimizados para altas luzes e tem uma curva de saturação acima da média, sendo que quando soma-se as duas curvas de saturação vai se obter a curva de saturação do conjunto :)
Por minhas observações o ponto de máxima saturação dos R fica em 2,5 pontos acima da medição e a latitude deles é por volta de 9 pontos em RAW, sendo 3,5 na sombra e 3,5 na luz alta, já os Pixels S tem seu ponto de máxima saturação por volta de 1 ponto abaixo e possuem por volta de 13 pontos de latitude em RAW, ficando com 4,5 pontos abaixo da máxima saturação e 3,5 pontos acima.
Eu estimo que o gráfico de saturação deste sensor (considerando que o que a Fuji diz sobre os níveis de saturação do S serem 4X maior que os do R sejam verdade) temos então que o sensor teria aproximadamente o o seguinte comportamento:


Neste caso a máxima qualidade estaria para informações entre -3,5EV e + 3,5EV ou em uma latitude de 7 pontos como em várias compactas, neste intervalo ela atuaria como 12MP, ficando fora nos extremos. Outra questão interessante é que os niveis de saturação tbm seriam mais altos nesses intervalos e valeria bastante a pena superexpor em 0,5 pontos e até 1 ponto as imagens da Fuji em relação ao ponto definido como de máxima saturação, para aproveitar melhor o rendimento do sensor. :) Por experiência própria eu julgo que o melhor resultado ocorre quando fazemos uma superexposição de 0,5 ponto :)

É interessante que quando tiramos de wide a câmera o fotômetro compensa 1/2 ponto de forma automática para ajustar ao ponto de máxima saturação dos pixels S e quando voltamos o wide ele muda novamente o referencial para conseguir o registro adequado à máxima saturação do conjunto S+R. :)
« Última modificação: 25 de Julho de 2006, 18:35:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2005, 20:31:14
Leo:

Com o arquivo de final 931 consegui duas conversões independentes, uma só R, outra só S. Somando no PSP, há um aumento de resolução mesmo, junto com um aumento de ruído. Concordo com você. Creio que o melhor resultado seria uma sobrexposição de meio a um ponto.

Muito interessante a sua câmera, e muito difícil lidar com o RAW dela (difícil se queremos ir fundo, naturalmente, lidando com os R e S separados). Me pareceu que talvez o resultado dos pixels R fosse mais eficiente em termos de geração de resolução e de detalhes caso fossem monocromáticos, e não Matriz de Bayer. Não vejo utilidade real neles serem coloridos. Isso evitaria o demosaico com maior acutãncia. Como os pixels sem demosaico (tipo Foveon) apresentam reloução em média de 3,5 vezes sua quantidade, em relação aos convencionais, seria muito legítimo imaginar que a resolução da S3 ficaria altíssima.

Muito interessante, embora ainda muito nebuloso para mim.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 05 de Setembro de 2005, 20:44:44
É Ivan, ela é bem exótica mesmo, é o que eu sempre digo, é uma câmera muito atípica mas muito boa, como vc fez a soma no PS?
Pq para isso basta convertermos o canal R para P&B. :) Ai trabalhariamos com ele P&B nos testes. :)

Se der certo podemos até sugerir para a Fuji que em uma próxima versão os Super CCD SR saiam com uma microlente verde apenas para os pixels R, fazendo apenas luminancia e desta forma pudessem ser misturados como nos sensor Bayer convencionais onde um dos verdes corresponde a luminancia.
A minha única dúvida sobre isso é que como não existe saturação acima do limite dos pixels S não teríamos cores na extenção da latitude (as luzes muito altas seriam P&B e não coloridas, conforme pode ser visto no gráfico), acredito que tenha sido por isso que eles fizeram dessa forma, mas ainda gostaria mesmo de saber como eles fazem o demosaico da S3, porque do super CCD SR é fácil de entender, do Super CCD SR II é bem complicado de entender como seria feito esse demosaico.. :)
« Última modificação: 05 de Setembro de 2005, 21:03:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 07 de Setembro de 2005, 15:41:27
Confesso que depois de ler isso tudo além de ser um dos melhores posts que já vi no fórum, me deu vontade comprar uma câmera com RAW. Único problema é que gosto de tele,... raw, tele, qualidade, só sobra uma reflex de entrada como caminho. Tbm quero brincar!!!
« Última modificação: 07 de Setembro de 2005, 15:42:44 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 07 de Setembro de 2005, 15:54:38
É verdade Guss, mas esse tópico ainda tem muito a ser explorado, o Ivan ainda nem postou os testes que ele fez com a S3 e as conclusões finais dele.
:)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #28 Online: 10 de Setembro de 2005, 04:06:29
Leo, comecei pela primeira vez a me interessar em trocar de cam (por uma D50) por uma razão que ninguém percebeu nessa câmera (até pq não haviam testes, penso). A latitude dela só perde para a S3. Mas fiquei com uma curiosidade, qual seria a latitude de uma S3, de uma S7000 e de uma compacta comum como uma Panasonic? Você sabe?
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 25 de Setembro de 2005, 18:45:31
Olha só que bonitinho esse teste que fiz com a S3. :)

Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.