Autor Tópico: panning da minha janela ao entardecer  (Lida 8890 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 07 de Setembro de 2005, 08:49:47
Marcelo.

Na prática, f8 em dia de sol ainda vai lhe dar algo como 1/200 ou 1/100. Lembre-se da regra do Sunny 16: Se não tiver fotômetro, em dia ensolarado basta pegar como velocidade o inverso da sensibilidade do filme e usar f/16. Se meu "filem" tem ISO 200, minha velocidade seria 1/200 em f16.

Ainda considerando que não seria o máximo de sol, etc, há uma grande distância entre isso e 1/25 f8.

O que normalmente se faz é colocar um filtro ND para reduziir a luz e poder usar velocidades mais baixas.

O panning no sol exige muita velocidade angular do carro que está passando, para poder borrar mesmo com velocidades da câmera relativamente altas. Pannings em geral vão bem até 1/50s. Acima disso, se não for de fórmula-1, fica meio sem efeito.


Carlinhos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Setembro de 2005, 11:35:04
Muito interessante esse efeito de panning. Uma duvida Ivan. Tenho que deixar minha camera toda travada, porém meu foco não tem modo manual. Neste caso terei que deixar no modo infinito?

valeu

abraços  
Sony P-200 - MS 1Gb
Em brave a XTI


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2005, 13:17:40
Carlinhos:

Uma coisa é não ter foco manual, outra não ter travamento de foco. São coisas diferentes. Eu mesmo tendo foco manual, faço a focagem no ponto que quero com um ttipo de autofoco que há apertando o botão quando em foco manual. Eu a deixo em foco manual para que este não varie quando eu apertar o obturador, só isso.

Mas se não tiver isso também não há problema. Você ajusta a exposição, deixa travada. Depois aponta para o lugar onde será feito o disparo, aperta meio obturador e espera a câmera focar. Man´tem o meio obturador apertado, pois o foco fica fixo enquanto você não o largar. Então, sem largar o meio obturador, faça o panning, vire a câmera para a direção de onde vem o carro, siga-o e apenas complete o disparo apertando o obturador até o final na posição certa. Como já fez o foco antes, e já travou a exposição, o shutter lag será mínimo e dará tudo certo.

Abraços,
Ivan


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2005, 13:33:03
Citar
Marcelo.

Na prática, f8 em dia de sol ainda vai lhe dar algo como 1/200 ou 1/100. Lembre-se da regra do Sunny 16: Se não tiver fotômetro, em dia ensolarado basta pegar como velocidade o inverso da sensibilidade do filme e usar f/16. Se meu "filem" tem ISO 200, minha velocidade seria 1/200 em f16.

Ainda considerando que não seria o máximo de sol, etc, há uma grande distância entre isso e 1/25 f8.

O que normalmente se faz é colocar um filtro ND para reduziir a luz e poder usar velocidades mais baixas.

O panning no sol exige muita velocidade angular do carro que está passando, para poder borrar mesmo com velocidades da câmera relativamente altas. Pannings em geral vão bem até 1/50s. Acima disso, se não for de fórmula-1, fica meio sem efeito.
Ivan,

Me lembro de quando tinha acabado de comprar a S5000 e fui fazer um panning num dia ensolarado e sem ND.

Algo muito complicado. Mesmo com o carro em velocidade, estourou a pavimentação que era escura.
Visitem meu flickr


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 07 de Setembro de 2005, 13:44:57
Grande professor Ivan!!! Boa aula!! tb. vou tentar!!!! :clap:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2005, 13:55:53
Pois é, Melão.

Uma das coisas que é preciso entender é que nem toda foto é possível, e nem toda foto é possível a qualquer hora. Em geral me dou bem com os pannings porque tenho 1) uma janela virada para a pista -risos; 2) só os faço de tarde quando a luz já vai caindo, ou com chuva, tempo escuro, filtro ND. Se observarem, em muitos dos meus pannings os faróis dos carros já estão acesos.

Outro dia num outro fórum um cara postou pannings feitos em 1/100. Be, o carro estava congelado, é claro (também, com essa velocidade, é fácil), mas o fundo não estava borrado o suficiente para dar o efeito. Aí fica meio carne, meio peixe, isto é, nem é foto de movimento congelado, nem é panning. O bom panning é aquele que é feito na mínima velocidade possível.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2005, 13:55:53
Legal a foto, vou tentar com minha A510 qq hora.

Sobre Fotometrica, eu queria aprender mais como regula-la, como saber se a foto irá sair OK, etc...
Como funciona a fotometria ? É aquele gráfico tipo histograma contido na foto depois de batida ?
Como vejo se o histograma vai sair OK sem bater a foto ?

Tem algum site ou material para vcs me indicarem para dar uma estudada ?

Valeu.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2005, 13:59:55
Dá perfeitamente para fazer com a A510,

Sobre fotometria, faça uma busca neste fórum pois eu mesmo já escrevi uma longa explicação sobre ela, o que é, as idéias gerais. Se não me engano, o tópico está em Arte Através das Lentes e o título é Fotometria. Já tem uns meses.

Sobre o histograma, a idéia básica em contextos de iluminação bem distribuída é que ele encoste um rabinho em cada ponta. Em contextos de iluminação não distribuída, aí é preciso ter idéia da inteção.

Ivan


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2005, 14:41:48
Valeu Ivan,
Achei alguns topicos sobre Fotometria.
Estou vendo que o negócio é mais fussar na camera mesmo, pois não tem um padrao certo... tem que medir na hora e ver o que acontece...

Valeu. :clap:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2005, 19:19:00
Ivan, muito legal o trabalho. Vc se incomodaria de postar uma conversão do RAW sem a correção das cores? Queria ver o que foi modificado.
A sua explicação sobre a abertura resolveria meu problema nessa foto. Estourou o piso, e estava num dia muito ensolarado, em prioridade de velocidade. Se tivesse essa noção teria tentado corrigir. Fiz uma numa sombra que deu certo.

Jesiel,

Por incrível que pareça, e a grande maioria das pessoas não tem esse hábito, a grande maioria dos manuais de câmeras fotográficas tem uma leve introdução sobre fotometria e Valores de Exposição. Vale a pena. E dominar o equipamento é fundamental, e pode levar tempo. Eu até hoje ponho a culpa na falta de domínio da minha A200 pra minhas fotos...  :rolleyes:  :lol:

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #25 Online: 07 de Setembro de 2005, 20:22:14
Citar
Obrigado pessoal:

Roberto, a foto está com exif. Se você tiver algum leitor web de exif pode lê-lo.

De toda forma,
Velocidade 1/25
Abertura 3.1
ISO 200
Distãncia focal 38mm reais, 170mm equivalentes.
RAW, convertido no ACR
Tratamento de sharp através de máscara de bordas, para não abrir ruído.
Pequena alteração em modo Lab das cores das altas luzes, para deixar a capota adouradada (havia nela uma região estourada pequena)
Ivan, com relação ao "leitor web de exif", você saberia indicar algum.

Pois tentei baixar o do Hideshiro, e não consegui, e também não sei se ele faz leitura em via IE ou em Html.

Valeu
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 07 de Setembro de 2005, 21:29:37
Fernandes:
Eu usava um leitor de exif que foi postado em um outro f´roum. Vou procurer encontrá-lo e se encontrar lhe digo. Não servia sempre, mas muitas vezes.

Marcos.
O estourado do piso era coisa evitável, pois sendo a parte parada da cena você podia ter fotometrado e garantido que estaria dentro da latitude. Porém sua foto tem contrastes altos, e isso faria empretecer muitas áreas dela. É o que falo sobre a dificuldade de pannings no sol. Esta é outra. Mas ele está com um jeitão legal.

Vou ver a foto e converter mais conservadoramente. Posto depois.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #27 Online: 07 de Setembro de 2005, 22:10:54
Citar
Citar
Obrigado pessoal:

Roberto, a foto está com exif. Se você tiver algum leitor web de exif pode lê-lo.

De toda forma,
Velocidade 1/25
Abertura 3.1
ISO 200
Distãncia focal 38mm reais, 170mm equivalentes.
RAW, convertido no ACR
Tratamento de sharp através de máscara de bordas, para não abrir ruído.
Pequena alteração em modo Lab das cores das altas luzes, para deixar a capota adouradada (havia nela uma região estourada pequena)
Ivan, com relação ao "leitor web de exif", você saberia indicar algum.

Pois tentei baixar o do Hideshiro, e não consegui, e também não sei se ele faz leitura em via IE ou em Html.

Valeu
Eu uso esses daki:

Para_FireFox

Para_Internet_Explorer

Abraços.

 :bye1:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #28 Online: 07 de Setembro de 2005, 23:12:20
Obrigado pela dica. O programa é muiton bom.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #29 Online: 25 de Setembro de 2005, 23:36:46
Hoje a tarde lembrei desse tópico e fiz uns testes.
Pena o sol ainda estar muito forte, foi umas 15:50.

Velocidade: 1/40
Abertura: f/8
ISO 50



Pouco PS.