Autor Tópico: Olympus OM-10 + F Zuiko 50mm  (Lida 5398 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Março de 2009, 21:56:29
passando por um sebo esta tarde, me deparei com essa camera por la
fiquei bastante interessado. a camera está em ótimo estado e a lente idem. mas sempre ouvi falar das G Zuiko, nunca tinha visto essa F Zuiko. são boas lentes também?
no mais, é uma boa camera? qual um preço justo para a camera, lente e case de couro?
abraços!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2009, 22:02:35
me esqueci de um detalhe
ela tem algum botao dedicado para multipla exposição ou é a mesma gambiarra da pentax?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2009, 22:44:37
Pomba,

Eu tenho o catálogo de todas a lentes zuiko OM system. Dei uma folheada aqui e não consegui saber o signifado desse G ou F mas resumindo é o seguinte:

Objetivas:

G Zuiko Auto-s 55mm F1.2

Construção: 7 elementos em 6 grupos. Desenhada e construída para corrigir as aberrações cromáticas.
Lente de alta luminosidade e não apresenta falta de nitidez nas bordas.
Essa lente é o sonho de quem usa o sistema OM mas é cara demais.
Porém, há quem diga que não vale a pena se considerarmos as relação custo benefício. No ebay tá saindo por volta de 500 dólares uma usada.

G Zuiko Auto-s 50mm F1.4

Construção: 7 elementos em 6 grupos.
A formação das lentes confere à foto, alta nitidez e grande contraste.
seu preço varia de 100 à 300 dólares no ebay. Depende muito do estado da lente.
Na minha opinião é a 50mm ideal.
Tenho uma é posso dizer que é uma lente excelente.

F Zuiko Auto-s 50mm F1.8


Construção: 6 elementos em 6 grupos.
É uma lente mais leve e mais compacta. Seu preço gira em torno de 80 dólares no ebay. É uma lente mais simples mas a qualidade óptica não deixa a desejar. Também proporciona imagens bem nítidas porém é uma lente mais "escura" (F1.8)

Quanto à máquina, eu não a conheço bem. Tenho a OM-1 que é toda mecânica. Me parece que a OM-10 já é eletrônica, ou seja, necessita de baterias para seu perfeito funcionamento.

Recomendo a leitura: http://www.camerapedia.org/wiki/Olympus_OM-10

Já vi vendendo o kit (OM-10 + 50mm F1.4) por 500 reais no Mercado Livre.

Abs
« Última modificação: 26 de Março de 2009, 22:54:04 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2009, 22:45:59
Olá Pomba, tudo bem. As lentes Zuiko são excelentes. Quanto ao corpo se tiver oportunidade procure pelas OM-1, OM-2, OM-3 E OM-4. Eu particularmente sou fã da OM-1.É uma câmara excepcional. Um abraço, e boa sorte.
Dê uma lida abaixo:

" Os aficcionados deste fantástico sistema não precisam de qualquer descrição mas, para quem não está familiarizado, posso dizer que se trata de uma das mais fantásticas e lendárias SLR de sempre. Foi no seu tempo uma câmara única, que revolucionou o modo como as câmaras passaram a ser construídas e projectadas, devido a algumas soluções inovadoras que apresentava.

Sempre foi especialmente apreciada pelas dimensões muito compactas e pelo obturador silencioso, quando as outras câmaras profissionais da época eram demasiado grandes. Esta família de câmaras, especialmente na classe topo de gama (OM-1 até à OM-4) representam aquilo que de mais próximo se encontra de uma rangefinder no mundo das reflex. Aliás, não é por acaso que a "Magnum", a conceituada agência de foto-jornalismo, apenas usava sistemas Leica M e Olympus OM.

Eu não tenho experiência com os corpos e o meu conhecimento resume-se  aquilo que vou lendo sobre o estatuto lendário destas câmaras, no entanto tenho experiência com as lentes, pois tenho 3 em casa. Em  relação a estas posso dizer que são do melhor que já experimentei. A  qualidade óptica é fabulosa a nível de nitidez, contraste, cores e  ausência de aberrações cromáticas. A qualidade de construção é do  melhor que tenho visto, pois são muito robustas e completamente  metálicas. O que é verdadeiramente impressionante é o facto de se oferecer isto num conjunto tão compacto, embora pesado para as dimensões.

A Zuiko 24mm f/2.0 é a minha lente preferida de todas que já experimentei, e já me passou muita coisa pelas mãos.

A Zuiko 21mm f/2.0 é a segunda melhor grande-angular alguma vez feita para o formato de 35mm. Isto não é mito e deriva na realidade de uma série de testes efectuados em vários sites da especialidade. É uma lente cuja performance envergonha a de qualquer grande-angular Canon L e que apenas é batida por pouco pela lendária Carl Zeiss Distagon T* 21mm f/2.8.

Se estas são bastante caras, o mesmo não se pode dizer de algumas verdadeiras pérolas, com a Zuiko 28mm f/3.5 que é baratíssima e de uma qualidade fenomenal. Esta lente num corpo
"full-frame" Canon, tem uma performance nos cantos superior às 17-40mm f/4 L e 16-35mm f//2.8 L II.

Para quem aprecia excelentes ópticas e pretende construir um sistema muito compacto e  silencioso, decididamente não há rival no mundo das reflex.

Aconselho a leitura destas opiniões de utilizadores:
http://www.camerareview.com/templates/reviews.cfm?camera_id=389

Análise muito completa (atenção que o artigo é constituído por 5 páginas): http://mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/index.htm


Acrescento
que é conveniente não confundir uma câmara destas com uma OM-10, por exemplo, já que é o mesmo que comparar uma 20D com uma 1Ds MKII. A OM-1 é uma câmara completamente profissional, topo de gama e com um viewfinder enorme. Rivalizava com a Nikon F2 na época."   
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2009, 23:17:23
obrigado pelas respostas
a om10 é sim eletronica. lendo na net, percebi que a que vi hoje também tem o adaptador para modo manual


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2009, 08:13:05
Guto,

parece que a lente que acompanha a camera é a ultima 50mm que postou, a 1.8. se reparar na foto, é uma F. Zuiko. perdi o link que no qual encontrei essa informação, mas as f. zuiko são single coated


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2009, 08:38:45
Guto,

parece que a lente que acompanha a camera é a ultima 50mm que postou, a 1.8. se reparar na foto, é uma F. Zuiko. perdi o link que no qual encontrei essa informação, mas as f. zuiko são single coated

Pomba;

Não sei qual o estado de conservação da máquina+lente que você está afim de comprar. Pelo que você tá falando, estão legais.
A 50mm F1.8 é a lente de construção mais simples das objetivas (normais) da Olympus. Se ela estiver limpa (sem fungos) e sem riscos deve valer por volta de 150 a 200 reais. A câmera também deve estar valendo isso. R$300,00 ou R$350,00 seria um preço justo para o Kit na minha opinião. Isso se estiverem bem conservadas.

Abs
« Última modificação: 27 de Março de 2009, 08:42:14 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2009, 12:09:44
guto, obrigado pela sugestao de preço
mas esse valor que vc mencionou, acredito ser para uma camera com todas as tampas, quem sabe parasol e filtro de proteção. essa me parece que nao acompanha nenhum filtro e/ou parasol. acredito também só ter a tampa da frente da objetiva.
a camera parece estar bem conservada. não tive tempo de examina-la com calma, mas o anel de foco está macio, diafragma funcionando, a lente nao tem fungos ou riscos, o corpo também está em otimo estado. nao testei as velocidades e o fotometro. vou ver se passo por la qualquer dia desses com mais tempo livre
posto os resultados em breve
ainda em tempo
nesse mesmo sebo tem uma mamyia/sekor. um pouco detonada. não lembro qual o modelo, mas quando voltar darei uma olhada. acompanhava uma 50mm e uma 35mm.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2009, 12:43:12
Pomba, não quero desanimar voce, mas eu não compraria uma OM10 por ser eletrônica. Daria preferência a OM1, que não é difícil de se achar no ML com preço em torno de 250 reais.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2009, 12:53:33
mas a questao, paulo, é que a camera está bem barata
ademais, as vezes sinto falta da prioridade de abertura pra agilizar na hora da foto. ja tenho uma camera totalmente mecanica por aqui que faz muito bem o trabalho dela
unindo o util ao agradavel


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Março de 2009, 13:04:36
Bem barata é outro negócio  :assobi:

When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2009, 15:09:41
Eu já gosto pacas da OM10.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2009, 17:02:08
subi para a faculdade, nao teve aula, acabei passando no sebo e vi a camera
o corpo está bem bacana. os unicos porens é que me parece que as borrachas de vedação estão bem gastas, provavelmente precisarão ser trocadas. aquela placa que fica no back, onde se apóia o filme, também estava solta em 1 dos lados, mas me pareceu possivel recoloca-la no lugar por conta propria
a objetiva também está em bom estado. nenhum risco, mas bastante poeira no elemento frontal. acredito que uma bombinha fuc fuc e um pano dão conta do recado. porem no elemento traseiro tive a ligeira impressão de ver um fungo. na verdade não consegui definir bem. eram umas manchas como se alguem houvesse colocado a mão ali, mas nao tenho certeza se era a marca de um dedo
o que me dizem?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2009, 17:36:18
o que me dizem?

Pomba;

Eu sou do tipo que prefiro pagar mais caro por uma câmera semi-nova. Com tudo certinho.
As duas primeiras câmeras analógicas que comprei já estavam com bastante marcas de uso mas funcionando. Já as posteriores, eu procurei garimpar melhor e encontrei raridades, ou seja, câmeras antigas praticamente novas. Assim que eu gosto. Porém tudo tem seu preço. A maioria das câmeras que tenho não foram baratas.

Se vc disse que essa está muito barata então deve valer a pena pelo estado que está. Não poderia esperar que estivesse 100%. Se são defeitos fáceis de consertar, menos mal. Se for fungo na lente e vc quiser mandar limpar, aí já são mais uns 70 reais no mínimo.

Tudo tem que ser avaliado.

« Última modificação: 27 de Março de 2009, 17:37:27 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Março de 2009, 17:42:58
pois é... a maior polemica é exatamente se aquelas manchinhas são fungos
se forem, fudeu
ainda em tempo
tive a oportunidade de ver por la um kit de aneis extensores m42. achei incrivel! lente macro pra que?
pena que no unico lugar no qual encontrei o adaptador m42 pra pentax k quiseram me cobrar 120 mangos