Autor Tópico: Bater fotos de ráios  (Lida 3335 vezes)

Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #15 Online: 30 de Março de 2009, 12:19:47
Na falta de tripé, usei dois sacos de 1kg de açucar sobre uma cadeira.

Exposição de 30s, feita em Guapimirim-RJ



2 crops para ver os raios em detalhe.




Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #16 Online: 30 de Março de 2009, 21:39:12
Ah, sim. No meu caso foi tripé + bulb mode + remote + mirror lockup :)
Mirror lockup nem precisava tanto já que tinha remote, mas coloquei só pra garantir.

Na falta de tripé, usei dois sacos de 1kg de açucar sobre uma cadeira.

Saco de açúcar foi boa! :D
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Março de 2009, 14:48:16
Ah, sem dúvida!
Mas pior ainda é não estudar o terreno em que se encontra. Tipo se expor em área muito aberta como campo, praia, lugares altos. Com relação à objetiva nunca me ocorreu isso, porque acho que nunca me vi num lugar em que eu tivesse oportunidade de me deslocar em direção aos raios, apenas procurar um melhor posicionamento.

abraço

Eis o perigo!

Normalmente as pessoas não vão realmente ao encontro da tempestade, é a tampestade que aproxima-se das pessoas sem que essas percebam, já que é um processo que pode levar desde alguns minutos até algumas horas.

Há algum tempo estava fotografando do Corcovado alguns raios que estavam caindo na região de Duque de Caxias, (que eu estava usando como fundo para fotos do Pão de Açúcar), a tempestade veio se aproximando do Rio por Niterói e o maior campo ocupado pelo raio, dado à maior proximidade adquirida proporcionavam-me imagens cada vez melhores pois afetava o impacto causado pela imagem ao observador.

Só me dei por conta da minha "negligência" quando um desses raios caiu no próprio Pão de Açúcar (Eu estava no corcovado, a menos de 1000 metros, mas bem mais baixo que o Corcovado)... Momento em que literalmente deixei o local às pressas ( o que não é das coisas mais rápidas).

Se estivesse fotografando de um ponto mais baixo, e usando uma normal ou uma meia-tele talvez já tivesse obtido a foto e teria ficado menos à mercê do clima para obter a foto que desejava, mas como estava usando Grande Angular procurei um local mais alto para obter maior tridimensionalidade, dado ao ganho de profundidade. 


Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #18 Online: 31 de Março de 2009, 15:06:17
Ah, sim. No meu caso foi tripé + bulb mode + remote + mirror lockup :)
Mirror lockup nem precisava tanto já que tinha remote, mas coloquei só pra garantir.

Saco de açúcar foi boa! :D

Hussin...
dei uma busca sobre esse Mirror lockup, achei algumas coisas.. mas viagei um pouco...normalmente os textos tem partes tecnicas, que como iniciante leio e tb viajo... quase igual a ler uma bula de remédio hehehe..

Poderias me dar uma explicação mais simples sobre ele ?
Nas buscas que fiz, fala-se sobre trava do espelho etc etc...:/


hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #19 Online: 31 de Março de 2009, 17:18:01
Hussin...
dei uma busca sobre esse Mirror lockup, achei algumas coisas.. mas viagei um pouco...normalmente os textos tem partes tecnicas, que como iniciante leio e tb viajo... quase igual a ler uma bula de remédio hehehe..

Poderias me dar uma explicação mais simples sobre ele ?
Nas buscas que fiz, fala-se sobre trava do espelho etc etc...:/

Mirror lockup é um recurso que levanta o espelho um pouco antes da exposição, ao invés de levantar no exato momento em que ela acontece.

O negócio é que, dependendo da situação, esse levantar do espelho pode tremer a câmera e atrapalhar sua foto. Utilizando o mirror lockup com timer o espelho levanta 2s antes para evitar que esse tremido aconteça. Sem timer você dispara uma vez e o espelho levanta, tendo que disparar de novo para começar a exposição. Como pode ver, ele é útil para longas exposições.

Nas Canon esse recurso está nas Custom Functions e ele também serve como "gambiarra" para se ter um timer de menos de 10 segundos (a XTi mesmo só tem o de 10s).
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2009, 08:49:43
foi muito claro...
Muito obrigado ;)