Autor Tópico: Panasonic FZ5 - Proprietários  (Lida 2410 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 05 de Setembro de 2005, 03:28:08
Alguém saberia me dizer se ao regular os Pict Adj da Panasonic FZ5 para "NATURAL" ela diminui o sharpness (que eu acho um pouco exagerado) ou se apenas altera a saturação?

Agradeço quem responder, especialmente proprietários e o Ripper que se não me engano a namorada possui uma.

[]'s.

PS: não sei pq razão a Panasonic sumiu com todos manuais .pdf online, se alguém tiver esse arquivo poderia enviar para errs_ml@tca.com.br?  
« Última modificação: 05 de Setembro de 2005, 03:31:13 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2005, 09:05:48
Guss... eu fiz outro dia um teste na minha.... sem dúvida o natural reduz tanto o sharpness como também os ruídos e até mesmo a saturação...

O modo standard ainda é útil pra algumas situações espedíficas, mas o modo Vivid estragou as fotos... ficou muito saturado e os ruídos pareciam de ISO 400 em ISO 100
« Última modificação: 05 de Setembro de 2005, 09:06:28 por wagpin »
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2005, 09:29:50
Fala Gustavo.

Minha namorada tem uma FZ3, que cheguei a testar.  Como o wagpin disse, muda tanto a saturação quanto o sharpness, mas se não me engano, a mudança no sharpness não é documentada. Sobre o ruído, ele fica fica menos evidente com um sharpness mais suave. Recomendo deixar em "natural".
 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2005, 11:26:43
Eu tb recomendo! Comprou uma FZ5, Guss?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2005, 12:16:02
Acabei descobrindo por uns testes no EXIF de uma (no Dpreview) que é isso ae, Fábio. Quando vc muda para Natural parece alterar o sharpness, e a saturação para 'low', e constraste e noise red. permanecem em standart em qualquer das três configurações.

Pablo, não comprei ainda, curti uma preta que vi pelo tamanho e versatilidade, ela tem mais botões de acesso como mudança do foco e estabilizador off/1/2 via botão, enquanto na FZ15 é por menu. O foco rápido e o sensor de rotação tbm são legais. Mas confesso que a impressão que fiquei em algumas imagens que vi é de menos detalhes que a série XX, por outro lado o ruído dela (não sei como, em tese é o mesmo sensor da FZ20) é bem discreto parecendo com grãos, luminance acho que é como chama, e o ruído da FZ20 é mais chroma noise, os borrões.

Estou pensando ainda.

Obrigado Fábio, Pablo e Wagpin.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2005, 12:17:14 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2005, 17:48:16
Citar
...confesso que a impressão que fiquei em algumas imagens que vi é de menos detalhes que a série XX, por outro lado o ruído dela (não sei como, em tese é o mesmo sensor da FZ20) é bem discreto parecendo com grãos, luminance acho que é como chama, e o ruído da FZ20 é mais chroma noise, os borrões...
Gustavo, creio que a razão desses dois fatos seja a mesma: redução de ruído via software. Há algum tempo vendi minha FZ20 e encomendei uma A2 (que chegou há menos de uma semana), minha primeira câmera com RAW. É curioso ver a quantidade de ruído, mesmo em ISO64, quando se usa o RAW. Mas a quantidade de detalhes finos também é muito maior do que no JPEG. No ACR há um certo "luminance smoothing", que chega a me dar arrepios quando usado em retratos! heheheh Some com o ruído, mas junto vão todos os detalhes finos. Na minha opinião, redução de ruído via software quase sempre é um péssimo negócio. Só uso em casos específicos, como retratos com fundo desfocado ou fotos com flash. Uso o neat image para remover apenas o ruído do fundo ;)
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2005, 10:15:09
Eu gostei da minha FZ5. Bem leve, gosto das qualidades das fotos! O problema da minha FZ5 é o fotografo, que precisa treinar mais e aprender a tirar umas fotos melhores.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2005, 10:15:32 por pabloce »