Autor Tópico: Olympus OM1 X Olympus OM10  (Lida 23309 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 31 de Março de 2009, 09:23:41

Depois da voadora q levei do Braga (comprou a Bessa R2 antes de mim rs) to meio desnorteado de que RF pegar, de tanto falarem da OM-1 eu acho q uma hora compro  >:D


Ô lôco!!! PelamordeDeus, eu não fiz isso não!

Eu tava (sic) lá na loja no dia que ela chegou. Peguei na mão, babei um pouquinho (não nela, é lógico!), enfiei a mão no bolso e vi que não tinha o dinheiro. Liguei pro gerente do banco e ele disse que tinha exatamente aquele número com um sinal de "menos". Fui pra casa bastante triste.

Três dias depois precisei voltar na Sete de Abril e aproveitei para passar na Angel. Tinha a certeza de que ela não estaria mais lá. Fiquei mais triste ainda, pois estava. Quinze dias depois eu liguei para o Luiz (Angel) para perguntar preço de filme. Ele me disse que a Bessa ainda estava lá. :doh:

Mesmo sem dinheiro eu fiz o que não deveria: me endividei ainda mais. Fiz uma contra-proposta. Como a câmera estava em consignação na loja, ele precisava consultar o dono. Fudeu, né! O cara topou. Agora o gerente do banco não pára* de ligar e deixar recado aqui em casa.

* - Esse "pára", do verbo "parar" agora não tem mais esse acento agudo, segundo a nova ortografia. Estou indignado com isso. Veja o exemplo: "Ônibus para Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo". Afinal, o ônibus está indo ao Terminal, ou o Terminal parou por causa do ônibus? Em determinada situação o "para" agora é flexão verbal, em outra é preposição. E agora?!!! Antes, a distinçao de um e outro era muito clara.
 >:(
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 09:27:40 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 31 de Março de 2009, 09:32:05
Caro Akira concordo plenamente com o Guto. Tenho uma OM-1 com algumas lentes Zuiko, e não pensaria duas vezes em optar por ela. Dê uma olhada no site da ASTROMART (Classificados), tem algumas disponíveis para venda. Um abraço, Geovanny.


PS: Segue o link:  http://www.astromart.com/classifieds/list.asp?classified_category_id=4


Geovanny, o Fernando lá do Rio ("CONTAX1965" no Mercado Livre) tá vendendo uma Rollei. Alguém ofereceu em troca por ela uma Zorki RF e uma Olympus OM-1. Foi você? Se sim, revolveu vender a Olympus?
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 31 de Março de 2009, 09:41:24
Geovanny, o Fernando lá do Rio ("CONTAX1965" no Mercado Livre) tá vendendo uma Rollei. Alguém ofereceu em troca por ela uma Zorki RF e uma Olympus OM-1. Foi você? Se sim, revolveu vender a Olympus?
Rssssss...Eu vi o anúncio da Rollei no ML. Parece que está novinha. Coloquei até a página nos meus favoritos para ir acompanhando o desfecho dessa negociação... :assobi:
Também vi essa proposta lá. Tá parecendo ser o Geovanny mesmo. Olympus OM-1 + Zorki na jogada.
Fiquei curioso.  :)
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 09:58:43 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Março de 2009, 09:47:37
EI! Eu compro a olympus OM1 (desculpe atravessar o tópico).....rsrsrsrssrsr
Abraços,

Akira


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 31 de Março de 2009, 10:13:53
O pessoal que gosta de astrofotografia, por exemplo, idolatra a Pentax K1000 e a OM-1. Para eles, são as melhores câmeras para trabalhar com esse tipo de foto. Isso se deve ao levantamento do espelho, modo B e alguns acessórios que podem ser acoplados à máquina próprios para esse fim.

Sabe-se que, mecanicamente, na K1000 esse dispositivo não existe. Mas, nela dá pra fazer o levantamento do espelho, sim! É só dar uma batidinha bem de leve no botão disparador que o espelho levanta e a cortina continua fechada. Daí é só disparar normalmente para fazer a foto.

Precisa praticar um pouquinho sem filme. Experimente, é fácil!
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 10:16:42 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 31 de Março de 2009, 10:35:53
Sabe-se que, mecanicamente, na K1000 esse dispositivo não existe. Mas, nela dá pra fazer o levantamento do espelho, sim! É só dar uma batidinha bem de leve no botão disparador que o espelho levanta e a cortina continua fechada. Daí é só disparar normalmente para fazer a foto.

Precisa praticar um pouquinho sem filme. Experimente, é fácil!
Interessante, Braga. Eu não tenho uma K1000 e tudo que sei dela (muito pouco) foi através de leituras em sites sobre câmeras e fóruns.
Nessa leituras, não é raro encontrar o pessoal da astrofotografia elogiando-a. Então devem usar esse mesmo esquema. Na astrofotografia é importante que a câmera não tenha vibrações devido às longas exposições. Na OM1 já existe esse dispositivo para travar o espelho mecanicamente.
Já vi fotos bem legais de astrofotografia usando equipamentos bem básicos. Tipo: Câmera analógica travando o espelho e modo B, lente 50mm, cabo disparador e tripé. Para resultados melhores, usam tripés com plataforma equatorial. Aí a coisa fica boa.

Mas eu não entendo muito disso.

abs
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 10:38:09 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 31 de Março de 2009, 10:43:18
Interessante, Braga. Eu não tenho uma K1000 e tudo que sei dela (muito pouco) foi através de leituras em sites sobre câmeras e fóruns.
Nessa leituras, não é raro encontrar o pessoal da astrofotografia elogiando-a. Então devem usar esse mesmo esquema. Na astrofotografia é importante que a câmera não tenha vibrações devido às longas exposições. Na OM1 já existe esse dispositivo para travar o espelho mecanicamente.
Já vi fotos bem legais de astrofotografia usando equipamentos bem básicos. Tipo: Câmera analógica travando o espelho e modo B, lente 50mm, cabo disparador e tripé. Para resultados melhores, usam tripés com plataforma equatorial. Aí a coisa fica boa.

Mas eu não entendo muito disso.

abs

Caramba! Que legal isso!!!

Veja o que achei: http://www.astrosurf.com/diniz/plataforma.html

Hehehehehe.... e olha a OM-1 em ação.

Esse é um assunto para o Geovanny.
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 10:47:35 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 31 de Março de 2009, 11:18:44
Sabe-se que, mecanicamente, na K1000 esse dispositivo não existe. Mas, nela dá pra fazer o levantamento do espelho, sim! É só dar uma batidinha bem de leve no botão disparador que o espelho levanta e a cortina continua fechada. Daí é só disparar normalmente para fazer a foto.

Precisa praticar um pouquinho sem filme. Experimente, é fácil!

ja li mesmo que isso é possivel. nao só na k1000, mas também na minha querida mx
mas ja pratiquei e nao consegui realizar a façanha nao. segundo o site bojidar dimitrov, em algumas cameras isso funciona melhor que em outras


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #38 Online: 31 de Março de 2009, 12:46:26
Pra mim o unico pecado da MX é o ISO ir só até 1600. Eu tenho q me virar no fotometro pra usar....
edit: faltou um pedaço: "usar 3200"

uma graça, mesmo!
adoraria ter uma pancake como essa da foto... mas acho que por aqui deve custar um absurdo, alem de nunca ter visto uma
toda mecanica, velocidades de 1s - 1/1000 + B, dof preview, timer, diafragma e velocidade mostradas no viewfinder, pra nao ter necessidade de afastar o olho... enfim, tudo que precisa para tirar uma boa foto
se eu for largado no mato com ela, tiro fotos até os rolos acabarem  :D
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 13:10:01 por lucash_br »


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 31 de Março de 2009, 13:09:31
Pra mim o unico pecado da MX é o ISO ir só até 1600. Eu tenho q me virar no fotometro pra usar....


isso nunca me atrapalhou não... também pq nunca vi filme 3200 pra comprar
alem disso, se precisar, é só compensar na exposição. os leds do fotometro marcam diferenças de 1/2 EV, então, teoricamente, marcando asa 1600 na camera, pra usar como 3200, é só deixar o fotometro no led vermelho, la embaixo
claro que usando o bom senso. se numa foto a noite, mesmo com asa 3200, voce marcar 1/500 e diafragma em 16 o fotometro vai ficar no vermelho
nao é o ideal, mas acho que quebra um galho já


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 31 de Março de 2009, 13:37:14
Caros amigos, Braga, Guto, minha OM-1 não vendo, nem troco, deve ficar para os netos,  rsrsrsrs. Vi o anúncio a que se referem e coincidentemente também tenho um Pentax K1000 ( esta sim estou vendendo, pois para astrofotografia prefiro a OM-1 para qual já tenho mais apetrechos).

A plataforma equatorial é super legal,muito útil, estou sem tempo para construir uma, mas assim que puder irei construí-la.

Um abraço,

Geovanny.
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 13:40:24 por Ynnavoeg »
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 31 de Março de 2009, 13:48:38
Ivan;

Essas baterias 1.35v que vc comprou são alcalinas?



Acho que são de Zinco

"Exact-voltage replacements for the now unavailable mercury cells used in hundreds of cameras and meters. Environmentally "green," 1.35V, zinc-air WeinCells are available to replace PX625/PX13, PX675 and RM400 batteries."

Agora tem uma coisa, minha OM1 estava calibrada bara a bateria de 1.5v, será q vou ter q mandar recalibrar? vou fazer uns testes aqui com o fotometro dela, comparado com a da minha Alpha 700

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #42 Online: 31 de Março de 2009, 16:31:08
Filme 3200 é bem comum, pelo menos eu acho sempre!
Quanto a compensar, é justamente o que eu faço, porém se tivesse seria melhor, concorda? Até porque a K1000 tem, não entendo pq não tem na MX...

Abraços

isso nunca me atrapalhou não... também pq nunca vi filme 3200 pra comprar
alem disso, se precisar, é só compensar na exposição. os leds do fotometro marcam diferenças de 1/2 EV, então, teoricamente, marcando asa 1600 na camera, pra usar como 3200, é só deixar o fotometro no led vermelho, la embaixo
claro que usando o bom senso. se numa foto a noite, mesmo com asa 3200, voce marcar 1/500 e diafragma em 16 o fotometro vai ficar no vermelho
nao é o ideal, mas acho que quebra um galho já


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 31 de Março de 2009, 16:51:59
Filme 3200 é bem comum, pelo menos eu acho sempre!
Quanto a compensar, é justamente o que eu faço, porém se tivesse seria melhor, concorda? Até porque a K1000 tem, não entendo pq não tem na MX...

Abraços


isso que dá morar no interior... só encontro por aqui asa 100, 200 e 400
nao sabia que a k1000 ia até 3200 nao
sendo a mx um modelo superior, pq nao vai? falha da pentax aí...


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #44 Online: 31 de Março de 2009, 17:44:37
O 400 eu costumo puxar pra 1600 e vai bem bom. Pra 3200 eu nunca tentei, mas acredito eu q na verdade esse 3200 já seja uma gambiarra da ilford hehehe. Eu sei q gosto bastante do filme.
E é isso q me incomodou, a K1000 tem, e a MX não! Bah  :aua:
isso que dá morar no interior... só encontro por aqui asa 100, 200 e 400
nao sabia que a k1000 ia até 3200 nao
sendo a mx um modelo superior, pq nao vai? falha da pentax aí...