Autor Tópico: Olympus OM1 X Olympus OM10  (Lida 23291 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 31 de Março de 2009, 18:18:40
O 400 eu costumo puxar pra 1600 e vai bem bom. Pra 3200 eu nunca tentei, mas acredito eu q na verdade esse 3200 já seja uma gambiarra da ilford hehehe. Eu sei q gosto bastante do filme.
E é isso q me incomodou, a K1000 tem, e a MX não! Bah  :aua:

o ilford 400 em 1600 fica lindo! somente puxei o filme em 2 stops tbm, nunca mais que isso...
ja tentei tbm com o superia 400 em 1600
um tanto desastroso, mas algumas fotos até ficaram interessantes
outra coisa que eu sinto falta nessas cameras é um botao dedicado para multipla exposição
pelo que vi, somente as nikon (a partir da fm2 - fe2) tinham, o que deveria influenciar demais na compra dessas cameras, pra criar quadros surrealistas e efeitos ilusorios


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #46 Online: 31 de Março de 2009, 18:23:32
Confesso q nunca brinquei mto com múltipla exposição, a não ser em digital, então é uma característica q eu nem daria tanta bola. A trava de espelho (de fabrica, nao gambiarra hehe) eu sinto falta.

o ilford 400 em 1600 fica lindo! somente puxei o filme em 2 stops tbm, nunca mais que isso...
ja tentei tbm com o superia 400 em 1600
um tanto desastroso, mas algumas fotos até ficaram interessantes
outra coisa que eu sinto falta nessas cameras é um botao dedicado para multipla exposição
pelo que vi, somente as nikon (a partir da fm2 - fe2) tinham, o que deveria influenciar demais na compra dessas cameras, pra criar quadros surrealistas e efeitos ilusorios



Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 31 de Março de 2009, 18:35:02
Confesso q nunca brinquei mto com múltipla exposição, a não ser em digital, então é uma característica q eu nem daria tanta bola. A trava de espelho (de fabrica, nao gambiarra hehe) eu sinto falta.


pois é... eu sempre viajo nisso
aquelas que sao tiradas varias (10 ou bem mais) fotos no mesmo quadro, que dão um efeito impressionista
comprei tambem um manual de fotografia esses dias que dá varios toques de efeitos fotograficos. to quase fechando com uma nikon n80 só pra brincar com isso, mas to na duvida se vai valer a pena pegar uma camera somente por um dispositivo
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 18:36:01 por Pomba »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #48 Online: 31 de Março de 2009, 19:03:00
É aquilo, tudo depende do preço. Outro dia vi uma pentax 645N com lentes e o escambau por mil e poucas pratas. Putz, tinha fotógrafo q vendia o carro pra comprar uma! Uma coisa engraçada é q vc sempre consegue vender um equipo usado desses, por, pelo menos, o q vc pagou. Desde q vc não tenha quebrado heheh

Abraços

pois é... eu sempre viajo nisso
aquelas que sao tiradas varias (10 ou bem mais) fotos no mesmo quadro, que dão um efeito impressionista
comprei tambem um manual de fotografia esses dias que dá varios toques de efeitos fotograficos. to quase fechando com uma nikon n80 só pra brincar com isso, mas to na duvida se vai valer a pena pegar uma camera somente por um dispositivo


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 31 de Março de 2009, 19:18:30
É aquilo, tudo depende do preço. Outro dia vi uma pentax 645N com lentes e o escambau por mil e poucas pratas. Putz, tinha fotógrafo q vendia o carro pra comprar uma! Uma coisa engraçada é q vc sempre consegue vender um equipo usado desses, por, pelo menos, o q vc pagou. Desde q vc não tenha quebrado heheh

Abraços


essa é a vantagem
tanto em musica quando em fotografia, só tenho comprado equipamentos usados
nao posso me dar ao luxo de perder dinheiro nao


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 31 de Março de 2009, 20:17:32
Comparando com uma K1000, a OM1 é bem menor??
Alguem tem alguma foto das duas pra se ter uma idéia?? Procurei na net mas não achei?

Elias e demais;

O Geovanny me passou umas fotos da Pentax K1000 e da Oly OM1 dele, lado a lado para a gente matar a curiosidade.









Valeu, Geovanny.










« Última modificação: 31 de Março de 2009, 20:19:20 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #51 Online: 31 de Março de 2009, 22:35:18
Com certeza a OM-1 tem o tamanho beeem proximo de uma MX!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #52 Online: 31 de Março de 2009, 22:48:45
Elias e demais;

O Geovanny me passou umas fotos da Pentax K1000 e da Oly OM1 dele, lado a lado para a gente matar a curiosidade.


Olá, Guto!

Deu pra perceber que é bem menor que a K1000 mesmo.

Perguntei comparando com a K1000, pois foi uma câmera que usei bastante.
Tinha 3... Duas Japonesas Asahi, e uma Chinesa que comprei nova.
Vedi a chinesa, e estou com as duas Asahi aqui, ambas com problemas.
Qualquer hora mando pra revisão pra voltar fazer umas fotos com ela.

Valeu!

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 02 de Abril de 2009, 10:15:20
A compra da minha primeira SLR teve tudo a ver com essa questão de tamanho. Eu havia comprado uma Yashica FXD de um tio meu, mas queria uma Pentax, então ela serviu de 'ponte', estava literalmente nova e não bati sequer um rolo de filme com ela. Anunciei e vendi a FXD e fui lá na galeria do edifício Tratex (o pessoal de BH sabe onde é...), tinha uma loja de equipamentos fotográficos lá.

A que estava na minha mira era uma ME Super, mas havia lá também Olympus OM1, Canon AE1, entre outras (Nikon só havia usadas e com preço igual ao das outras, que eram novas). Manuseei uma por uma e fiquei com a ME Super, principalmente pela opção: prioridade de abertura  :wub:

Nessa época, mesmo entre os fotógrafos e entusiastas, a Olympus não era muito conhecida em termos de SLR, o pessoal sempre referenciava a marca às Trip's e Pen's. A briga mesmo era entre Pentax, Canon e Nikon. Hoje eu não tenho a menor dúvida quanto à qualidade da OM1, mas ressalto as qualidades da linha 'M' da Pentax, que também são compactas.

Tenho minha ME Super até hoje, totalmente funcional, porém, com o passar do tempo, às vezes mal guardada, às vezes emprestada para gente sem cuidado, ficou com carinha de anciã, coitada...



Depois de tantos anos, virou minha relíquia, não vendo, não troco, não dou!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #54 Online: 02 de Abril de 2009, 13:12:58
Bom gente pra múltipla exposição meio tabajara da pra fazer o seguinte.

A foto tem que ser a noite.
Faça uma tapadeira para lente com papelão e pinte de preto.
Coloque a câmera no modo bulb e trave com um cabo disparador.
Pronto é só contar 1,2 e colocar a tapadeira na frente da lente.
Enquadre o novo assunto e repita o procedimento.
AS vezes sai caca, mas as vezes sai coisa muito boa tbm!!
Se conseguirem um view finder daqueles que encaixa na sapata do flash tudo fica bem mais fácil.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #55 Online: 02 de Abril de 2009, 14:32:36
Bom gente pra múltipla exposição meio tabajara da pra fazer o seguinte.


Eu usava outro método de Multipla exposição tabajaram em minhas K1000:

*Faça a 1ª foto normalmente;
*Após a 1ªfoto, aperte e segure o botão embaixo da câmera (que destrava pra rebobinar), e com o botão apertado vire a alavanca armando para a próxima foto.
*Faça a 2ª foto, que será sobreposta sobre a primeira, pois armamos pra nova foto sem mover o filme.
*Importante: após feita as duas fotos, vire a alavanca para a próxima foto, e QUEIME essa foto, cobrindo a lente totalmente... pois o filme "anda" só meio quadro quando viramos a alavanca, pelo botão debaixo da câmera ter sido pressionado no fotograma anterior.

Fazendo isso, temos uma multipla exposição... e uma perda de meio quadro, e continua normalmente o uso daí pra frente.
Se esquecer de fazer o último passo, a próxima foto, vai ficar com meio quadro sobrexposto no último quadro fotografado (que foi a multipa exposição).
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #56 Online: 02 de Abril de 2009, 15:19:50
Eu usava outro método de Multipla exposição tabajaram em minhas K1000:

*Faça a 1ª foto normalmente;
*Após a 1ªfoto, aperte e segure o botão embaixo da câmera (que destrava pra rebobinar), e com o botão apertado vire a alavanca armando para a próxima foto.
*Faça a 2ª foto, que será sobreposta sobre a primeira, pois armamos pra nova foto sem mover o filme.
*Importante: após feita as duas fotos, vire a alavanca para a próxima foto, e QUEIME essa foto, cobrindo a lente totalmente... pois o filme "anda" só meio quadro quando viramos a alavanca, pelo botão debaixo da câmera ter sido pressionado no fotograma anterior.

Fazendo isso, temos uma multipla exposição... e uma perda de meio quadro, e continua normalmente o uso daí pra frente.
Se esquecer de fazer o último passo, a próxima foto, vai ficar com meio quadro sobrexposto no último quadro fotografado (que foi a multipa exposição).


Bem mais pratico esse seu método Elias :worship:
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #57 Online: 02 de Abril de 2009, 15:23:43
Bem mais pratico esse seu método Elias :worship:

Dava pra brincar bastante..hehe

As noivas gostavam muito!

Meu pai mandou fazer até tipo um filtro, que cobria metade da lente...
pra pode fotografar os noivos em um canto do quadro, e depois no outro canto.. "um casal" olhando para "o outro", sem uma imagem sobrepor a outra onde não devia.

Se eu achar uma foto dessas por aqui, depois escaneio e posto pra verem como ficava.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 02 de Abril de 2009, 21:09:13
Meu pai mandou fazer até tipo um filtro, que cobria metade da lente...
pra pode fotografar os noivos em um canto do quadro, e depois no outro canto.. "um casal" olhando para "o outro", sem uma imagem sobrepor a outra onde não devia.

Se eu achar uma foto dessas por aqui, depois escaneio e posto pra verem como ficava.

Abraço
Pô, Elias...na sua família tem várias gerações de fotógrafos heim. Seu tio-avô, seu pai e agora você. Legal isso. Já estou até vendo por qual caminho sua filha vai se enveredar quando crescer...hehehe.

Poste mesmo a foto com a técnica de múltipla exposição que seu pai fazia para a gente ver. Fiquei curioso.

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #59 Online: 03 de Abril de 2009, 14:41:29
Pô, Elias...na sua família tem várias gerações de fotógrafos heim. Seu tio-avô, seu pai e agora você. Legal isso. Já estou até vendo por qual caminho sua filha vai se enveredar quando crescer...hehehe.

Poste mesmo a foto com a técnica de múltipla exposição que seu pai fazia para a gente ver. Fiquei curioso.

Abs

Olá, Guto!

Realmente parece estar no sangue..hehe Tem bastante parentes perdido por aí que trabalham/trabalhavam com fotografia:

Vieira dos Santos (Foto Radio) - São Manuel
Vieira dos Santos (Mig Foto) - Bauru
Batochio - Avaré
Batochio - Dois Córregos
Trombini - Brotas
Trombini - Torrinha
Trombini - Jaú

Fora outros que não tenho conhecimento. Mas mesmo com tantos parentes fotografos, isso não contribuiu diretamente para minha "história fotográfica". Pois temos bem pouco contato com eles.

Ao contrario do que todo mundo pensa, meu pai não trabalhava com fotografia, antes de mim... Ele era metalúrgico, comprou uma Olympus Trip em 1981, ano que eu nasci.. para fazer umas fotos minhas. Aí como na época era meio raro quem tinha câmera fotografica (e os que tinham, não tinham a qualidade da trip), ele até fazia umas fotos pra família em aniversários... mas nada comercialmente.
Eu ainda menino meu pai fez uma promessa, de se eu chegasse à 8ª série sem repetir nenhum ano, daria sua Trip pra mim. Lá pela 6ª série, indo bem na escola... já me sentia meio dono da trip, e já fazia umas fotos. Com 14 anos comecei pra valer, fotografando profissionalmente (leia-se ganhando dinheiro) em festas juninas em escolas, aniversários, e batizados. Foi quando meu pai me comprou uma K1000 e um Frata.
Como eu era novinho ainda, meu pai sempre me acompanhava, me levava pra todo lugar... e acabou virando meu assistente/2º fotógrafo.
Logo depois começamos com filmagens também, então ele se especializou no vídeo.

Então, meu pai fez o filtro pra mim, mas multiplas exposições quem fazia era eu mesmo :D 

Dei uma procurada meio rápida aqui.. e de primeiro instante não encontrei. Tenho que ver com mais calma... Lembro que estava até no meu álbum de mostruario... mas depois acabei tirando, pois quando comprei minha Nikon AF, não tinha como fazer multipla exposição, então aposentei o efeito.

Quanto a minha menina, seria muito orgulho se ela gostasse de fotografia :D
Quanto a profissão, tanto faz... se conseguisse trabalhar no ramo, desde que conseguisse se estabelecer bem, ou tivesse outro ganha pão, que isso sustentasse o gosto pela fotografia.


Depois vejo com calma, e encontrando escaneio e posto por aqui.


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com