Autor Tópico: Olympus OM1 X Olympus OM10  (Lida 23183 vezes)

Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Março de 2009, 13:28:37
Boa tarde Amigos, estive pesquisando sobre estas duas câmeras, sendo que a OM10 ainda encontro à venda, já a OM1 nem no e-bay consegui encontrar....mas gostaria de tirar uma dúvida: tratam-se de duas máquinas semelhantes, sendo que: a OM1 é totalmente mecânica e sua lente é a 50mm f 1.4 e a OM10 é eletrônica e sua lente original é a 50mm f 1.8 ???
Sendo assim (SE eu estiver certo.....em termos de equivalência (corpo e dimensões), elas seriam bem semelhantes?)
Agradeço a quem puder esclarecer....
Abraços,

Akira


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2009, 14:09:17
Akira

Não são semelhantes.

A Olympus OM-1 é totalmente mecânica e seus controles são todos manuais (aberturas e velocidades). Somente o fotômetro necessita de baterias. Foi a primeira SLR da série OM fabricada e na minha opinião, a melhor.

A Olympus OM-10 veio muito tempo depois. Depende de baterias para o seu total funcionamento pois é eletrônica. Além disso, a câmera trabalha priorizando a abertura. O fotômetro ajusta a velocidade de acordo com a abertura que quiser usar. Existe um acessório para usar na máquina que permite o ajuste manual da velocidade.

Quanto as lentes, não existe essa relação, ou seja, encontra-se OM-1 e OM-10 tanto com 50mm 1.4 ou 1.8. Eram as opções do kit na época que foram comercializadas. Logicamente, o kit com a 1.4 é a melhor opção e custa mais caro.

Quanto as características, só conheço bem a OM-1. Câmera fantástica. Leve, bem construída, super resistente, com excelente precisão e muito bonita. Foi uma obra prima do Sr. Maitani, seu projetista.

Ainda em relação às lentes Zuiko, são comparadas com as da Zeiss. As manuais então, são todas bem contruídas e com elementos ópticos de primeira. Apresentam, na grande maioria, ótima nitidez.

Abs.  :ok:
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 14:11:47 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2009, 14:14:17
andei pesquisando sobre as om10 e é bom frisar um detalhe
o adaptador manual, que permite selecionar as velocidades manualmente, está ficando dificil de encontrar e no ebay está custando na faixa de US$40
como sou adepto das cameras manuais e acho esse recurso importantissimo, acho fundamental procurar uma que acompanhe este acessório


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2009, 14:27:57
A OM-1 é bem fácil de achar se vc for de SP ou eventualmente tem acesso. Na 7 de abril eu vi umas 3 à venda, e não faz nem 2 semanas.

Abraços
Lucas


Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2009, 15:40:38
Obrigado pelas explicações Guto Vilaça, Pomba e Lucash_br, e pela dica da 7 de abril, eu na verdade ando à procura de uma olympus OM1, vou dar uma espiada por lá.
Valeu!  :ok: :ok:
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 15:41:15 por Akira_sp »
Abraços,

Akira


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Março de 2009, 16:28:55
Caro Akira concordo plenamente com o Guto. Tenho uma OM-1 com algumas lentes Zuiko, e não pensaria duas vezes em optar por ela. Dê uma olhada no site da ASTROMART (Classificados), tem algumas disponíveis para venda. Um abraço, Geovanny.


PS: Segue o link:  http://www.astromart.com/classifieds/list.asp?classified_category_id=4
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 30 de Março de 2009, 16:45:45
Não entendi, rs, eu indiquei uma OM1! Ou tem diferenças entre a OM-1 e a OM1? :ponder:
Obrigado pelas explicações Guto Vilaça, Pomba e Lucash_br, e pela dica da 7 de abril, eu na verdade ando à procura de uma olympus OM1, vou dar uma espiada por lá.
Valeu!  :ok: :ok:


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Março de 2009, 16:59:53
Não entendi, rs, eu indiquei uma OM1! Ou tem diferenças entre a OM-1 e a OM1? :ponder:
OM-1, OM1...mesma coisa. Lucas, o que ele quis dizer, acho eu, é que está mais interessado na OM1 em relação à OM-10.

Um curiosidade à respeito da OM1 (ou OM-1):

Na época em que foi lançada, no início da década de 70, a Olympus OM1 era denominada simplesmente Olympus M-1. A Leica rapidamente bateu o pé dizendo que suas RF's é que possuiam essa denominação (Leicas série M).
Para evitar conflitos, a Olympus decidiu mudar o nome da sua SLR para Olympus OM-1.
Pelo que já li a respeito, esses primeiros exemplares com o nome Olympus M-1 são raríssimos e disbutados à tapa pelos colecionadores e apaixonados.

Geovanny, que tal garimpar uma M-1...rsrsrsrsrs  ;)

Abs.
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 17:13:21 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 30 de Março de 2009, 17:22:26
Heheh imagine o preço de uma dessas. No fundo, desnecessário, mas dá aquele gostinho de exclusividade.
Depois da voadora q levei do Braga (comprou a Bessa R2 antes de mim rs) to meio desnorteado de que RF pegar, de tanto falarem da OM-1 eu acho q uma hora compro  >:D

OM-1, OM1...mesma coisa. Lucas, o que ele quis dizer, acho eu, é que está mais interessado na OM1 em relação à OM-10.

Um curiosidade à respeito da OM1 (ou OM-1):

Na época em que foi lançada, no início da década de 70, a Olympus OM1 era denominada simplesmente Olympus M-1. A Leica rapidamente bateu o pé dizendo que suas RF's é que possuiam essa denominação (Leicas série M).
Para evitar conflitos, a Olympus decidiu mudar o nome da sua SLR para Olympus OM-1.
Pelo que já li a respeito, esses primeiros exemplares com o nome Olympus M-1 são raríssimos e disbutados à tapa pelos colecionadores e apaixonados.

Geovanny, que tal garimpar uma M-1...rsrsrsrsrs  ;)

Abs.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Março de 2009, 17:41:54
Heheh imagine o preço de uma dessas. No fundo, desnecessário, mas dá aquele gostinho de exclusividade.
Depois da voadora q levei do Braga (comprou a Bessa R2 antes de mim rs) to meio desnorteado de que RF pegar, de tanto falarem da OM-1 eu acho q uma hora compro  >:D

Lucas, se pegar uma OM-1, irá gostar. Lógico que se trata de uma SLR (e não uma RF) mas durante todo o projeto de construção, Maitani procurou incorporar na OM-1 características típicas de uma RF. As câmeras da Leica sempre foram uma referência para ele. Tudo que ele tinha em mente ao construir a OM-1 era: fabricar uma SLR leve, pequena, resistente e silenciosa. Muito diferente de todas as SLRs até então construídas.
Ele estudou criteriosamente cada detalhe e praticamente criou um novo conceito em matéria de câmeras SLR. Desde a criação do projeto até a conclusão da máquina foram 5 a 6 anos de estudos e testes.
Não é a toa que ela é apelidada Leica dos pobres...rs.
Na agência Magnum só dava Leica e OM-1. Muitos fotógrafos da NatGeo também utilizaram a Oly OM-1 por ser uma câmera bem compacta e resistente. Foi a partir dessa câmera que a empresa Olympus ganhou respeito na fabricação de máquinas fotográficas. O sr. Maitani caprichou.

Abs.

PS - O Braga te deu o tompo na Bessa e agora vc quer descontar no Akira pegando a OM-1 na frente né?  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 17:50:24 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #10 Online: 30 de Março de 2009, 17:55:39
Olá, Guto!

Pare de falar tanto da OM1, que depois do seu histórico.. no tópico da Olympus Trip, que fez todo mundo tirar as trip da gaveta. Daqui a pouco tá todo mundo comprando OM1.

Você não tá trabalhando pra olympus não?? :hysterical:

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #11 Online: 30 de Março de 2009, 17:59:37
Tudo que ele tinha em mente ao construir a OM-1 era: fabricar uma SLR leve, pequena, resistente e silenciosa. Muito diferente de todas as SLRs até então construídas.

Comparando com uma K1000, a OM1 é bem menor??
Alguem tem alguma foto das duas pra se ter uma idéia?? Procurei na net mas não achei?
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #12 Online: 30 de Março de 2009, 18:31:01
Tá ai a OM-1. A k1000 não achei.



A proposito aqui no JP é fácil de achar essas câmeras com o preço variando de U$1~1.500,00.
Se alguém estiver afim de alguma câmera especifica me manda uma MP e a gente conversa.


Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #13 Online: 30 de Março de 2009, 18:34:28
Tá ai a OM-1. A k1000 não achei.



A proposito aqui no JP é fácil de achar essas câmeras com o preço variando de U$1~1.500,00.
Se alguém estiver afim de alguma câmera especifica me manda uma MP e a gente conversa.




Essa da foto tá U$200 :eek:
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #14 Online: 30 de Março de 2009, 18:46:15
Guto, o q me bola na OM1 é a bateria do fotometro. Como funciona a adaptação, é realmente tranquila? Eu detesto pegar manuais com o fotometro zicado. As minhas pentax foram todas de doação, mas se fossem compradas, não teria comprado.

Abraços
Lucas

Edit: Hehe esqueci de responder do tombo no Akira hehe a OM1 é fácil de achar, agora uma Bessa R2.... :aua:
Alias, pro Braga não ficar bolado, é brincadeira hein! Chegou primeiro comprou, ta certo! Eu ia demorar mais um tantão pra compra-la, não imaginei q tivesse saída tão rápido!

Lucas, se pegar uma OM-1, irá gostar. Lógico que se trata de uma SLR (e não uma RF) mas durante todo o projeto de construção, Maitani procurou incorporar na OM-1 características típicas de uma RF. As câmeras da Leica sempre foram uma referência para ele. Tudo que ele tinha em mente ao construir a OM-1 era: fabricar uma SLR leve, pequena, resistente e silenciosa. Muito diferente de todas as SLRs até então construídas.
Ele estudou criteriosamente cada detalhe e praticamente criou um novo conceito em matéria de câmeras SLR. Desde a criação do projeto até a conclusão da máquina foram 5 a 6 anos de estudos e testes.
Não é a toa que ela é apelidada Leica dos pobres...rs.
Na agência Magnum só dava Leica e OM-1. Muitos fotógrafos da NatGeo também utilizaram a Oly OM-1 por ser uma câmera bem compacta e resistente. Foi a partir dessa câmera que a empresa Olympus ganhou respeito na fabricação de máquinas fotográficas. O sr. Maitani caprichou.

Abs.

PS - O Braga te deu o tompo na Bessa e agora vc quer descontar no Akira pegando a OM-1 na frente né?  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 18:49:44 por lucash_br »