Autor Tópico: Tamanho X filme 35mm  (Lida 9047 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 04 de Setembro de 2005, 21:36:07
Usando um filme de 35mm, qual o tamanho máximo da fotografia que consigo obter preservando a qualidade "fotográfica"? E para preservar esta qualidade, em qual resolução DPI devo scannear o filme? Obrigado.

Moderador: acho que postei no lugar errado. Dá para mover para a sala certa? Grato.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2005, 21:39:08 por Zyk »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2005, 21:51:34
Olha o tamanho máximo depende da resolução do filme usado, a digitalização também depende da mídia que vc pretende imprimir, um outrdoor por exemplo, vc pode fazer com até 5 a 10 DPI com uma ótima qualidade final, lembrando apenas que DPI é uma relação de pixels por polegada, no caso de 10DPI em um outdoor de 100 polegadas você precisaria de 1000 pixels para conseguir essa resolução.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2005, 22:39:10
Só para um exemplo prático, um filme 35mm de ISO 100 dá para produzir uma foto 30 cm X 40 cm? E para preservar os detalhes suficientes para reproduzir a fotografia no mesmo tamanho a partir de um arquivo digitalizado, qual deve ser a resolução da digitalização?

Fiquei com esta dúvida desde quando fui digitalizar alguns rolos de filme em 2 laboratórios. Um digitalizou em 75 dpi, suficiente para imprimir a foto do tamanho do A4 (segundo o balconista) e o outro digitalizou em 300 dpi, que segundo o técnico, era a resolução máxima que o filme permitia. Pelo menos no monitor, não vi diferença alguma entre as duas resoluções.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2005, 22:54:59
Citar
Só para um exemplo prático, um filme 35mm de ISO 100 dá para produzir uma foto 30 cm X 40 cm? E para preservar os detalhes suficientes para reproduzir a fotografia no mesmo tamanho a partir de um arquivo digitalizado, qual deve ser a resolução da digitalização?

Fiquei com esta dúvida desde quando fui digitalizar alguns rolos de filme em 2 laboratórios. Um digitalizou em 75 dpi, suficiente para imprimir a foto do tamanho do A4 (segundo o balconista) e o outro digitalizou em 300 dpi, que segundo o técnico, era a resolução máxima que o filme permitia. Pelo menos no monitor, não vi diferença alguma entre as duas resoluções.
Então, o seu engano está em contar as DPI, vc precisa saber o número total de pixels.
Um arquivo de 72DPI pode ter mais informação (ou mais "resolução" real) do que um arquivo de 300DPI.

Um exemplo.
Se eu digitalizo um arquivo em 100 DPI com 100 pixels na horizontal e outro de 300DPI e 100 pixels na horizontal  ambos possuirão exatamente a mesma qualidade final, porque essas DPI são apenas um texto de cabeçalho (Não são informação.

Na verdade se no exemplo a imagem de 300 DPI tivesse só 70 pixels na horizontal ela teria menos qualidade que a de 100 DPI com 100 pixels ;)

Então para ter uma idéia de qual laboratório digitalizou com maior qualidade é necessário em primeiro lugar saber quantos pixels x quantos pixels temos de tamanho nesta imagem (esquece DPI, isso não vale nada para definir qualidade, só tem utilidade na hora de imprimir para dizer para a impressora quantos pontos colocar em uma polegada) e por fim temos que saber se não houve interpolação, se a digitalização ocorreu com qualidade ótica real. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2005, 23:05:47
Zyk:

Um negativo 36mm ISO 100 produz uma excelente cópia de 30,5X46 (medidas da proporção do negativo em laboratório Noritsu). Para isso você precisa escanear o negativo no que eles chamam de Alta-Resolução, que na verdade é 26mp por fotograma.

Eu fiz outro dia uma cópia dessas. Pedi para escanearem um negativo em alta (26mp), TIFF e sem sharp no escanamento (do contrário fica granulado). Tratei ligeiramente o arquivo, ajustei ao tamanho da cópia em 300dpi, e mandei fazer. Ficou excelente, sem faltar detalhes visualizando-se em qualquer distãncia. E olha que a foto era paisagem.

Esta semana provavelmente vou fazer mais umas três dessas.


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2009, 18:37:54
Zyk:

Um negativo 36mm ISO 100 produz uma excelente cópia de 30,5X46 (medidas da proporção do negativo em laboratório Noritsu). Para isso você precisa escanear o negativo no que eles chamam de Alta-Resolução, que na verdade é 26mp por fotograma.

Eu fiz outro dia uma cópia dessas. Pedi para escanearem um negativo em alta (26mp), TIFF e sem sharp no escanamento (do contrário fica granulado). Tratei ligeiramente o arquivo, ajustei ao tamanho da cópia em 300dpi, e mandei fazer. Ficou excelente, sem faltar detalhes visualizando-se em qualquer distãncia. E olha que a foto era paisagem.

Esta semana provavelmente vou fazer mais umas três dessas.
Quantos dpi tinha originalmente esse scanner de 26 mp? Deve ter sido demorado para gerar uma imagem deste tamnho?
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0