Autor Tópico: Quanto cobrar pelo trabalho?  (Lida 13492 vezes)

Rod

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
  • Niterói - RJ
    • http://www.flickr.com/photos/rodrigopenna
Resposta #15 Online: 01 de Abril de 2009, 15:10:21
No começo aonde mora bastante insegurança, costumo pensar assim: passar ao cliente que você sabe a tecnica, passar e ter noção do seu equipamento e precaver sobre eventual "não gostar" do cliente. É valido lembrar que quando a relação passar a ser encarada como profissional envolve responsabilidades, como foi falado que o Padre não vai poder repetir a cena.

Tratando-se de uma relação de consumo, você é responsavel pelo produto final, ou seja, se as fotos ficarem uma meleca, vc gerou um dano enorme aquele consumidor. Aquilo que usamos quando estamos vendendo, que é um momento especial, que vale a pena o dinheiro pago por ser um momento especial, tb será cobrado de você no resultado final, então aconselho muita calma nessa hora.

Bom, acho que o mais justo quando está começando é a transparência + acordo com o cliente. Eu optaria por não cobrar nada a primeiro momento, após a revelação de algumas Amostras, todos gostando, vc estipula um preço razoavel ja pensando em um pedido de desconto por parte do Cliente e sempre calculando todas a despesas que você teve, que deverão ser no mínimo, pagas pelo serviço feito.

Abraços !
Canon - 300D Rebel + 18-55mm f 3.5/4/5 (kit) + 50mm f 1.8 II + 24-70mm f2.8 SIGMA + 28-135mm f3.5-5.6 IS USM


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #16 Online: 05 de Abril de 2009, 11:13:07
Quando comecei usava o seguinte parâmetro:
Se eu quero ganhar R$ 4.000 por mês (um salário razoável pra quem está começando), daria R$ 1.000 por semana, R$ 200,00 por dia (seg a sex). Então pra fotografar qualquer evento desse tipo (aniversário, batizado, etc - menos casamento que a responsabilidade é maior) eu cobrava:
- meu tempo de trabalho: R$ 200,00*
  *Isso eu sabendo que em 1 dia (8 horas úteis) serão suficientes para fotografar + edição. Se eu ver que gastaria 1 1/2 dia, ou dois, o valor seria R$ 300 ou R$ 400;
- Desgaste/investimento em equipamento/combustível (qdo era perto): R$ 100,00
Disso tinha um total do TRABALHO/MÃO DE OBRA de fotografia, que seria para simplesment entregar as fotos num CD (mesmo fotografando com 10MP, convertia pra 6MP pra entregar).
Fora isso tinha o álbum opcional. No álbum eu cobrava o valor de 2 álbums + uma porcentagem que seria um 'lucro' ou pelo trabalho de fazer a diagramação.
Com isso sempre chegava num valor atraente para o cliente e eu não saía no prejuízo, e sempre trabalhando com muita responsabilidade e profissionalismo, o que me rende muitas indicações. Claro que hoje já cobro um pouco mais, e trabalho também com encadernação para clientes de melhor poder aquisitivo se for o caso. Mas eu sempre me adapto ao cliente. Se vejo que é alguém de renda muito baixa, não vou cobrar muito, cobro o justo pra ficar bom para ambos, e meu trabalho vai sendo divulgado. Tem dado certo.
« Última modificação: 05 de Abril de 2009, 11:18:06 por regis-sp »


Wolverine77

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2009, 13:41:17
q bom q existe esse forum...rs, desde ja agradeço a todos...pegando carona...rs


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2009, 14:05:39
R$1.500,00 com o fotolivro incluído (se não for aquele modelo premium).
:shock:
Muita gente ainda sofre para cobrar isso em um casamento...


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2009, 19:51:58
:shock:
Muita gente ainda sofre para cobrar isso em um casamento...

Eu sei disso, mas é justamente contra a desvalorização dos serviços de um fotógrafo que a Classe deveria saber o mínimo a ser cobrado. Se um bom álbum encadernado custa fácilmente mais de R$400,00, quanto você pretende cobrar para se sustentar fotografando?

Quando eu digo se sustentar, é ter no mínimo, um salário de R$2.000 por mês com fotografia, fora os custos envolvidos.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #20 Online: 02 de Junho de 2009, 08:59:28
Eu sei disso, mas é justamente contra a desvalorização dos serviços de um fotógrafo que a Classe deveria saber o mínimo a ser cobrado. Se um bom álbum encadernado custa fácilmente mais de R$400,00, quanto você pretende cobrar para se sustentar fotografando?
Quando eu digo se sustentar, é ter no mínimo, um salário de R$2.000 por mês com fotografia, fora os custos envolvidos.

Concordo plenamente com essa idéia de evitar a desvalorização do trabalho, mas tem que haver uma coerência do preço com o mercado onde vai atuar.

Não adianta um iniciante querer cobrar 1500 reais num batizado visando a "valorização da classe", enquanto os outros "profissionais" da região cobram 1/5 disso por exemplo. Ninguem vai ficar tocado com o idealismo do cara - que como ele mesmo disse só fez um trabalho até hoje - e aceitar pagar 5 vezes o que os outros fotografos pedem.

A não ser que a pessoa seja "hour concurs" na profissão, e comece fazendo um super-trabalho que já o destaque entre os demais, ele vai ter que cobrar na mesma faixa que os demais. Ele pode nivelar por cima, valorizando seu serviço, pode até ser o mais caro entre os concorrentes, mas tem que haver coerência, senão vai ser dificil entrar no mercado.

Não é pra "abrir as pernas" (desculpem a expressão) e fazer por qualquer R$50,00, mas idealismo não serve para fixar preços. E nem paga conta no fim do mês.

Além do mais, um fotolivro Digipix geralmente é bem aceito para batizados, e fica bem abaixo de R$100.

Em tempo: na minha cidade a maioria dos fotografos ainda vende esse serviço de batizados "por foto", ou seja, cobram por unidade vendida. Meu preço é muito acima dos outros, pego trabalhos esporádicos para quem entende que um fotolivro é uma opção às fotos 10x15 unitárias. Mas 1500 reais num batizado ainda não dá...

abs!
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 09:02:46 por smarcondes »


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2009, 09:26:46
Smarcondes, eu não estou defendendo, especificamente o valor de R$1,500. Estou sim defendendo a ideologia, pois sem ideologias não se vai a lugar algum também, de que sem garantir um salário, de nada adianta fotografar.

Se um fotógrafo de eventos consegue fechar 2-3 trabalhos por mês (não sei se todos conseguem ter esse média), esses trabalhos juntos, precisam custear a vida desse fotógrafo e lhe garantir um salário X.

Se essa ideologia, não for aceita e difundida, quase ninguém poderá dedicar 100% do seu tempo a profissão de fotógrafo e será obrigado a ter um trabalho para pagar as suas contas e ter a fotografia como um trabalho secundário.

Veja que eu não ignoro o fato de existir um valor médio de preços no mercado, mas esses valores médios podem, e provavelmente estão, influenciados por fotógrafos que possuem outras atividades profissionais, e isso leva os preços para muito abaixo do que deveriam ser.

Vou deixar aqui o link para um texto muito esclarecedor para os interessados em saber "o quanto cobrar por serviços fotográficos. Texto de Geraldo Garcia.

http://blog.geraldogarcia.com/?p=139
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Ariel Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #22 Online: 02 de Junho de 2009, 12:07:29
Não concordo com vocês amigos. Acho que ele tem que cobrar, por 3 motivos:

- Todo trabalho merece pagamento: se tempo tem um valor, seu equipamento tem um valor...
- Se bons fotografos cobrem eventos gratis, vai baixar o mercado para tudo mundo, profissionais como amadores, não da!
- Mesmo se não tenha experiença, tem que ter uma primera vez. Se não fazer, nunca vai adquirir experiênça.

Pois, falado isso, concordo que tem que avisar o "cliente" que nunca cobrou esse tipo de evento. Ainda mais que não tenho certeza que a H9 se da bem com luz baixa (na igreja)...

concordo com o amigo acima, se ele acha que tem condições, primeiro deixaria bem claro pra cliente (amiga) que está começando e cobraria apenas algum dinheiro pra despesas básicas e assim ganharia experiência e confiança pra cobrar pelos trabalhos.