Autor Tópico: Pentax KM vs afins  (Lida 8320 vezes)

FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 31 de Março de 2009, 17:54:28
Alguém aqui possui a Pentax KM?   O que vcs acham dela em relação às suas parentes K1000, KX, etc.  Quais as vantagens e desvantagens?   Opinem, por favor.  Obrigado!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2009, 18:20:44
http://kmp.bdimitrov.de/bodies/K/index.html

site muito bom sobre equipamentos pentax
recomendo dar uma olhada nas outras areas tbm


FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2009, 20:03:48
Muito legal, Pomba!   

O link já está salvo nos favoritos!

Mas eu gostaria de ver também  impressões pessoais dos amigos:  quem já pegou, fotografou e, de alguma forma, comparou essas máquinas!    Nunca tive uma KM ou uma K1000 em mãos:  qual é a mais compacta (não que isso seja vantagem), a que oferece mais recursos, a que mais encheu os seus olhos, a mais charmosa ?  Sei que (quase) tudo é subjetivo, por isso não se acanhem!

Uma ótima semana a todos!



Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2009, 20:26:11
tenho uma pentax mx
a série m da pentax tem as dimensões reduzidas. se achar isso importante, ponto pra elas. adoro o tamanho da minha
a mx é uma camera totalmente mecanica, usando baterias só para o fotometro. tem dof preview, timer de até 10s, velocidades de 1s até 1/1000 mais modo bulb, asa até 1600. rola mirror lockup e multipla exposição tbm, mas não são dispositivos da camera. tem que ter algumas manhas pra fazer funcionar. multipla exposição ja rolou, mas o mirror lockup nao consegui. segundo o site, em algumas cameras isso é mais facil de fazer que em outras
quando foi desenvolvida, a mx era uma das top de linha da pentax, perdendo somente para a lx (que é muito mais cara e muito mais dificil de encontrar). por seu tamanho compacto, foi desenvolvida também uma lente 40mm f/2.8 para acompanha-la. tao compacta quanto a camera, a lente tambem é conhecida como pancake. as duas juntas ficam pouca coisa maior que uma rangefinder
é uma camera simples, tem o necessário para boas fotos. muito robusta. se algum animal selvagem me atacar, posso usar a camera como arma e ainda tirar umas fotos dele depois


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2009, 20:38:06
...muito robusta. se algum animal selvagem me atacar, posso usar a camera como arma e ainda tirar umas fotos dele depois

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Aciona o timer, espera uns segundos e manda a máquina no bicho. Quem sabe ainda salva uma foto em close do animal (ainda vivo)...hehehehehe.

Cara, gostei do formato do corpo dessa Pentax MX. Gordinha e pequena...rs. E com tantos recursos fica ainda mais interessante.
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 20:38:43 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2009, 20:42:53
guto,
essa camera é ótima mesmo!
se tiver oportunidade de ver uma de perto, vai gostar mais ainda
passa muita segurança, vc sabe que ela nunca vai te deixar na mao
e esqueci de mencionar
no viewfinder, há informação da abertura e velocidade. nao precisa tirar o olho dali pra nada


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2009, 22:38:03
Muito bom esse recurso. Cara, o engenheiro q bolou aquela janelinha pra ver a abertura foi gênio, rs, simples e eficaz!
... no viewfinder, há informação da abertura e velocidade. nao precisa tirar o olho dali pra nada


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2009, 00:47:50
Ôpa! Cheguei atrasado mas posso falar pelo menos da KX pois tenho uma.

Olha ela aí:


Da série K creio que a KX é a mais completa, se eu não me engano era produzida apenas no Japão enquando que a K1000 era fabricada tb na china.

Ela é muito robusta. Tem trava de espelho de verdade, botão de DOF, botão para teste e correção do fotômetro, timer, contatos de flash tipo X e tipo FP (além da sapata), janelinha pra colocar a tampa do filme, tem o tal visor da abertura também e já vinha de fábrica com a lente 50mm SMC 1.4.
Só falta nela um visor bipartido pois o que vem é daquele só com microprismas que não é muito preciso à noite...  :(

Comprei barato do pai de um amigo pois vi a camera lá abandonada e me apaixonei quando olhei pelo visor (numa tinha usado uma SLR). Também fiquei fascinado pelo mecanismo de encaixe e da suavidade do foco da lente.

As vezes pego as fotos antigas feitas com ela aqui e a qualidade é muito boa. Pena que o fotógrafo deixava a desejar.  :D

A série M é menor e já mais modernas evoluem para as MEs que tem programa de prioridade de abertura.

Eu gosto muito da ME Super.
Bom conceito. Camera pequena, completa e com um visou gigante e claro.
Tem uma quantidade maior de eletrônica mas é tão bem feita que nunca ouvi falar de alguma que tenha se danificado pela ação do tempo ao longo dessas décadas.
Além de tudo já vem pronta para acoplar o motordrive ;).

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2009, 03:35:37
Rogério,

Tô contigo. A ME é uma beleza! Pequenininha, gorduchinha. Uma delícia!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2009, 13:39:32
Achei um bom site sobre as Pentax.

http://www.bdimitrov.de/kmp/bodies/index.html

Tinha vários modelos lá que eu nem conhecia. Tem uma KX com motor e outra com modo Av etc.. :shock:

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2009, 16:56:09
Eu tenho a MX... a portabilidade é excelente. Com uma 40mm pancake é praticamente uma slr de bolso.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2009, 18:28:45
O duro é achar essa maldita. Eu nem sabia da existência até vc comentar rs!

Eu tenho a MX... a portabilidade é excelente. Com uma 40mm pancake é praticamente uma slr de bolso.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2009, 19:01:57
Essa linha 'K' é toda muito boa e, por incrível que pareça, a K1000 é a mais simples. No entanto, vendeu horrores até ser descontinuada no final dos anos 90.

A melhor dessa série é a K2 - e melhor ainda é a K2DMD, que diferencia da primeira por aceitar motor-drive ou winder e por mostrar a abertura no visor. A K2 é muuuiito difícil de achar, já a versão DMD, bem, só sei que ela existe por ter visto fotos dela no flickr...

Se alguém tiver uma K2 à venda, sou o primeiro da fila!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2009, 20:35:19
Essa linha 'K' é toda muito boa e, por incrível que pareça, a K1000 é a mais simples. No entanto, vendeu horrores até ser descontinuada no final dos anos 90.

A melhor dessa série é a K2 - e melhor ainda é a K2DMD, que diferencia da primeira por aceitar motor-drive ou winder e por mostrar a abertura no visor. A K2 é muuuiito difícil de achar, já a versão DMD, bem, só sei que ela existe por ter visto fotos dela no flickr...

Se alguém tiver uma K2 à venda, sou o primeiro da fila!

Rsrsrrssrsrsrsrsrs eu que o diga.....é realmente difícil achar esta marditta......
O duro é achar essa maldita. Eu nem sabia da existência até vc comentar rs!

« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 20:36:54 por Akira_sp »
Abraços,

Akira


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2009, 21:50:18
A melhor dessa série é a K2 - e melhor ainda é a K2DMD, que diferencia da primeira por aceitar motor-drive ou winder e por mostrar a abertura no visor. A K2 é muuuiito difícil de achar, já a versão DMD, bem, só sei que ela existe por ter visto fotos dela no flickr...

Se alguém tiver uma K2 à venda, sou o primeiro da fila!

Pois eu achei a mardita ainda nessa semana. Ontem, pra ser mais exato. Só que o cara tá pedindo absurdos R$ 550,00. Na minha opinião, ele tá "viajando".

Comprei a minha K2 há alguns meses lá na Angel e por um preço bem menor do que esse.

De todo modo, se alguém tiver coragem para começar a negociar este é o endereço:

CINE FOTO PAPARAZZI
(11) 3255-9349
Rua Sete de Abril, 125 - sobreloja 13
Essa loja é nova, abriu nessa semana, e fica no piso inferior ao da Angel.
Adriano ou Yuri

Agora um detalhe importante: tenho a impressão de que essa K2 está consignada na loja. Então, não se espera uma negociação tão boa. Imagino eu, sei lá. Aquele papo de: a loja ganha, o dono da câmera ganha...

Bem, no mesmo piso, logo quando se desce a rampa, à direita tem a loja do Paulo. Ele tem bastante coisa também. Inclusive, uma Olympus OM-1n que está com a sapata do flash quebrada. Aliás, ele também falou que é um problema bastane comum nas OM's. Verdade isso? Voltemos a falar da K2: o Paulo deve ter uma lá, se eu não estiver enganado.

Pra quem não é de Sampa, se eu puder ajudar em alguma coisa, estou à disposição.
-22.352971,-48.775582