Autor Tópico: Qual scaner devo escolher para digitalizar minhas fotos?  (Lida 11346 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2009, 12:31:23
Até onde lembro, custava na BH U$ 599.00.
Vale a pena tirar a dúvida.
Vc encontra ele usado por cerca de R$ 1000,00.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2009, 13:03:53
A qual scanner vc se refere?

Até onde lembro, custava na BH U$ 599.00.
Vale a pena tirar a dúvida.
Vc encontra ele usado por cerca de R$ 1000,00.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Abril de 2009, 00:17:11
Não estou poluindo a questão.

O colega quer tudo ao mesmo tempo agora, quer fotografar com filme, quer aprender e quer ao mesmo tempo vender fotos para publicidade. É um pacote que tem partes não missíveis.

Ivan

Também achei que não é questão de poluir mas alertar para algo que é fato. Um RAW ou um JPEG bem tratado de DSLR vai gerar mais possibilidades para publicação que um filme 35mm.

Mas eu acho que houve uma confusão sim. Pelo que entendi do texto inicial o camarada não quer comprar logo o scanner e sim ter umas referências para caso durante esse aprendizado alguma foto dele saia boa possa escolher como digitalizá-la com a melhor qualidade possível. Sendo assim não é um caminho incoerente.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Abril de 2009, 11:10:10
Um RAW ou um JPEG bem tratado de DSLR vai gerar mais possibilidades para publicação que um filme 35mm.

Será?! Um cromo feito com todo cuidado na sua fotometria, digitalização feita num Coolscan, por exemplo, será que a briga não seria boa? Me lembro que esse modelo de scanner dá a possibilidade de saída do arquivo no padrão C M Y K, próprio para publicação impressa, se for o caso.
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Abril de 2009, 11:32:44
O processo de levar a imagem da película para o papel que tornou-se meio complicado pela morosidade e despendioso para os dias de hoje. Tempo é dinheiro.
Quanto à qualidade não deixa a desejar. Só voltarmos um pouco no tempo para relembrarmos as revistas, editoriais de moda e etc cujas imagens não nasceram pelo processo digital.
Só para exemplificar, o fotógrafo que fez o casamento da minha cunhada há dois anos atrás (bem pouco tempo) usou somente filme. O álbum dela ficou maravilhoso. Outro dia mesmo estava olhando e reparando na qualidade das fotos e na impressão. Ela também ganhou todos os negativos das fotos do álbum. Pode mandar fazer cópias se quiser. Não se trata de trabalho publicitário mas achei muito legal do fotógrafo dela ter feito essa escolha. Possivelmente ele tem equipamentos digitais. Tem estúdio, uma carreira sólida e tudo mais. Não sei por que fez as fotos com analógica mas valeu a pena. O trabalho ficou perfeito.

Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2009, 12:04:15
No batizado da Juliana, minha filha, eu preferi contratar um fotógrafo que usasse filme. O Sr. Ivo de Matos, com a experiência que tem, fez uma trabalho que me agradou bastante. Nem precisei pedir e ele me entregou o negativo também.

Em outubro/2008, quando ela fez aniversário de 1 ano, eu mesmo meti as películas no Coolscan e enviei as imagens para o cara que fez a retrospectiva. Gostei do que vi.

Meu irmão trabalha na Volvo CE, em Pederneiras-SP. Ele me disse que algumas fotos, principalmente do Caminhão Articulado, foram feitas com uma máquina fotográfica " meio esquisita" e que "tinha uma sanfona".  :hysterical: Mostrei-lhe depois, pessoalmente, uma Linhof 4x5. E não é que ele demonstrou interesse pela câmera?!

Bem, provavelmente, estamos falando de fotos institucionais feitas em Grande Formato. Por quê será?!

Metendo a chapa num scanner de tambor, qual não seria o Custo versus Qualidade?

É conveniente dizer que estou supondo tudo isso. De fato, não sei realmente o que se passou por lá.

-22.352971,-48.775582


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Abril de 2009, 16:23:02
Ele me disse que algumas fotos, principalmente do Caminhão Articulado, foram feitas com uma máquina fotográfica " meio esquisita" e que "tinha uma sanfona".  :hysterical: Mostrei-lhe depois, pessoalmente, uma Linhof 4x5. E não é que ele demonstrou interesse pela câmera?!

Nesse caso imagino que a escolha de uma cam "com sanfona" foi pela possibilidade de ajustar o plano focal por causa do tamanho da carreta.

Mas eu tb não tenho dúvidas que a fotografia de filme é magnífica, mesmo em 35mm. Contrataria um fotógrafo de filme para um casório se pudesse $$$.
Não precisa ir longe, basta olhar um livro fotográfico de 10 anos atrás e terá várias fotos feitas com 35mm ampliadas em tamanho grande com uma qualidade incrível.

Até minhas precárias fotos de filme aqui tem tons agradáveis. :hysterical:

Eu só acho que a possibilidade de um usuário iniciante conseguir fotos tecnicamente boas para ampliação com uma DSLR APS é maior, principalmete se for feita em RAW.
« Última modificação: 15 de Abril de 2009, 16:23:55 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2009, 07:45:54
Nesse caso imagino que a escolha de uma cam "com sanfona" foi pela possibilidade de ajustar o plano focal por causa do tamanho da carreta.

Você matou a charada, também acho que seja isso. Plano focal, e mais ainda: correção da perspectiva; muita "informação" se a chapa for digitalizada. Por falar nisso, em alta resolução, qual seria o tamanho de um arquivo digitalizado a partir de uma chapa que mede 101,6 x 127mm? Caramba! Imagine também um cromo feito nesse tamanho - vamos falar em centímetros? - de 10,2 x 12,7 cm. Vamos "viajar" mais ainda? Então, considere um GF ainda maior: 8x10' (meu Deus! essa película mede 20,3 x 25,4 cm). :eek:

Mas eu tb não tenho dúvidas que a fotografia de filme é magnífica, mesmo em 35mm. Contrataria um fotógrafo de filme para um casório se pudesse $$$.

Interessante saber que vc pensa assim!  ;)

Não precisa ir longe, basta olhar um livro fotográfico de 10 anos atrás e terá várias fotos feitas com 35mm ampliadas em tamanho grande com uma qualidade incrível.

Já vi fotos ampliadas em 40x60 cm, a partir de filme 35mm, e ficaram muito boas.

Eu só acho que a possibilidade de um usuário iniciante conseguir fotos tecnicamente boas para ampliação com uma DSLR APS é maior, principalmete se for feita em RAW.


Concordo com você. O software da câmera vai ter uma participação no resultado muito maior que a do próprio fotógrafo. Fato bastante comum hoje em dia. Afinal, tem gente que bate no peito e diz "sou fotógrafo profissional", mas usa a câmera no modo... ah! deixa pra lá!  :ponder:
-22.352971,-48.775582


Paulo Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:29:55
Amigo,parabéns pelo estudo em analógicas 35mm,basta olhar os trabalhos do Elmo para ver as infinitas possibilidades.....pegue qq livro de CARTIER BRESON e estude as fotos,nenhuma maquina substitui a iris humana e o momento,sendo trabalho publicitario/studio siga a recomendação do Ivan.Mais vai a luta com filme sabendo que aquele momento é unico e que o tempo não volta e que vc só tem esta chance...aí ntão vc estará


Paulo Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:35:24
Escrevendo com a luz......procure saber qual a diferença entre analogico e digital em tudo....e entedera o que estou dizendo.
Em fotografia vc não precisara trocar o obturador após alguns mil clcks,com as analógicas...a minha LEICA FIII,funciona esplendidamente áté hoje.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2010, 23:56:22
Olá, boa noite a todos. Para iniciar meus estudos escolhi trabalhar com as analógicas. Então, nesse fim de semana eu pensei, e se derrepente uma foto que eu tirei chamar a atenção e ser cogitada para algum trabalho profissional, por exemplo, publicidade.  Se houver a necessidade de digitaliza-lá, qual scaner devo utilizar para se ter uma reprodução mais fiel possivel da original mantendo a qualidade para ser utilizada no formato digital?.



Oi Renato,

em 2001 ou 2002 comprei um Nikon Coolscan III (LS 30) para escanear meus negativos e não me arrependo nem um pouco. Eu uso Mac e, infelizmente, a Nikon não desenvolve mais seu software para o Mac OS. Muitos consideram isso uma bênção, já que existe o Vuescan, que produz resultados iguais ou melhores que com o software original. Como estava muito acostumado com o da Nikon, estranhei um pouco o Vuescan, mas hoje já domino ele, é fácil e rápida a curva de aprendizado.

O meu ainda é SCSI. Por isso, quando fui obrigado pelo tempo a fazer um upgrade para um iMac, achei que ia aposentar  meu Coolscan III de vez já que o iMac só tem entradas Firewire ou USB. Essa foi uma das razões de eu retardar tanto o upgrade - meu Mac anterior era um 9600 de 1996, mas para navegar na internet e tratar imagens 30x20 a 300 DPI, ainda dava bem conta do recado.

Um dia eu descobri um adaptador SCSI para Firewire 400 e pronto. Fiz o upgrade, recuperei o meu old faithful Coolscan III e acho que ele nunca trabalhou tanto. Funciona muito bem com o Vuescan e parece até BEM mais rápido.

Os scanners de filme estão bem fora de moda, caindo em desuso. Seus preços estão baixos, hoje você compra um Nikon superior ao meu (mas ainda SCSI) por uns mil reais. Os Nikon USB têm lentes ED e escaneiam a 4000 DPI, o que permite originais maiores e mais detalhes do que o meu, que escaneia a 2700 DPI, gerando uma ampliação de 30x20 a 300DPI. Já é um bom tamanho, para o meu uso, pelo menos.

Os scanners de filme foram feitos para escanear somente os filmes (oh! não ria, não ria...) e por isso fazem o serviço bem melhor que os de mesa com adaptador. Procure de marcas confiáveis - Nikon, Canon, Minolta. Recentemente surgiram uns com nomes bizarros, de origem oriental, que escaneiam a 7200 DPI ou mais mas... parecem mais aquela câmera que é anunciada por uma ex-BBB na TV. You get what you pay for.

Eu acredito que haja uma tendência dos preços deles subirem pois, por incrível que pareça, tem muita gente voltando ou mesmo começando a usar filme. Por isso, dê uma pesquisada, a época é boa, quem não vendeu no Natal deve estar fazendo liquidação para "se livrar dessas tranqueiras" e comprar uma DSLR. Aproveite. Pela minha própria experiência, eu iria de Nikon.

Eu já usei imagens escaneadas nele em anúncios (sou diretor de arte em uma agência de propaganda) e o resultado sempre foi muito bom. Caso, um dia você precise de escaneadas a grandes tamanhos, use os serviços de uma gráfica profissional para escanear em altíssimas resoluções. Só que aí você nem sempre tem o controle do processo, tem que ficar em cima para ter o resultado que você quer.

As fotos do meu Flickr foram todas escaneadas nele - exceção para as digitais e algumas que eu escaneei de ampliações, a maioria PBs. Dê uma olhada.

Abraço,

José Azevedo


gfranceschi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2010, 16:18:38
"...
Se quer um exemplo melhor e em cores, entre no meu Flickr e veja em tamanho maior e em cores essa aqui:





Desculpem-me desvirtuar o tema do tópico ... mas essa foto não ganhou um concurso ????  :clap: :shock:

Nikon D100 + Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6 G II.
Nikon Fm2(n) + Nikkor 50mm f/1.4 AI-s
Powered by 


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2010, 17:14:25
Escrevendo com a luz......procure saber qual a diferença entre analogico e digital em tudo....e entedera o que estou dizendo.
Em fotografia vc não precisara trocar o obturador após alguns mil clcks,com as analógicas...a minha LEICA FIII,funciona esplendidamente áté hoje.

Muito obrigado pelas dicas Paulo. E todos os que participaram para esclarecer minha dúvida, também deixo aqui meu muito obrigado. Já tomei minha decisão e vou de inicio com o HP 4050. Junto com as informações que vcs me passaram e a pesquisa que fiz aqui puder ver que no momento é o suficiente para atender minhas necessidades. Abraço a todos.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #28 Online: 16 de Janeiro de 2010, 17:20:58
Oi Renato,

em 2001 ou 2002 comprei um Nikon Coolscan III (LS 30) para escanear meus negativos e não me arrependo nem um pouco. Eu uso Mac e, infelizmente, a Nikon não desenvolve mais seu software para o Mac OS. Muitos consideram isso uma bênção, já que existe o Vuescan, que produz resultados iguais ou melhores que com o software original. Como estava muito acostumado com o da Nikon, estranhei um pouco o Vuescan, mas hoje já domino ele, é fácil e rápida a curva de aprendizado.

O meu ainda é SCSI. Por isso, quando fui obrigado pelo tempo a fazer um upgrade para um iMac, achei que ia aposentar  meu Coolscan III de vez já que o iMac só tem entradas Firewire ou USB. Essa foi uma das razões de eu retardar tanto o upgrade - meu Mac anterior era um 9600 de 1996, mas para navegar na internet e tratar imagens 30x20 a 300 DPI, ainda dava bem conta do recado.

Um dia eu descobri um adaptador SCSI para Firewire 400 e pronto. Fiz o upgrade, recuperei o meu old faithful Coolscan III e acho que ele nunca trabalhou tanto. Funciona muito bem com o Vuescan e parece até BEM mais rápido.

Os scanners de filme estão bem fora de moda, caindo em desuso. Seus preços estão baixos, hoje você compra um Nikon superior ao meu (mas ainda SCSI) por uns mil reais. Os Nikon USB têm lentes ED e escaneiam a 4000 DPI, o que permite originais maiores e mais detalhes do que o meu, que escaneia a 2700 DPI, gerando uma ampliação de 30x20 a 300DPI. Já é um bom tamanho, para o meu uso, pelo menos.

Os scanners de filme foram feitos para escanear somente os filmes (oh! não ria, não ria...) e por isso fazem o serviço bem melhor que os de mesa com adaptador. Procure de marcas confiáveis - Nikon, Canon, Minolta. Recentemente surgiram uns com nomes bizarros, de origem oriental, que escaneiam a 7200 DPI ou mais mas... parecem mais aquela câmera que é anunciada por uma ex-BBB na TV. You get what you pay for.

Eu acredito que haja uma tendência dos preços deles subirem pois, por incrível que pareça, tem muita gente voltando ou mesmo começando a usar filme. Por isso, dê uma pesquisada, a época é boa, quem não vendeu no Natal deve estar fazendo liquidação para "se livrar dessas tranqueiras" e comprar uma DSLR. Aproveite. Pela minha própria experiência, eu iria de Nikon.

Eu já usei imagens escaneadas nele em anúncios (sou diretor de arte em uma agência de propaganda) e o resultado sempre foi muito bom. Caso, um dia você precise de escaneadas a grandes tamanhos, use os serviços de uma gráfica profissional para escanear em altíssimas resoluções. Só que aí você nem sempre tem o controle do processo, tem que ficar em cima para ter o resultado que você quer.

As fotos do meu Flickr foram todas escaneadas nele - exceção para as digitais e algumas que eu escaneei de ampliações, a maioria PBs. Dê uma olhada.

Abraço,

José Azevedo


José, obrigado pela aula. Pra mim quanto mais informação melhor. Tenho aprendido muito assim. Já decidi pelo HP, mas nada impede de evoluir conforme a necessidade para um outro mais avançado. E realmente a galera ta voltando a usar mais o filme e é o que eu desejo que continue acontecendo cada vez mais. Abraço e mais um vez obrigado.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


rgerent

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #29 Online: 01 de Março de 2010, 11:02:19
esses scaner de mesa com função de scanear negativos, dão um resultado satisfatório?
Já vem com software que inverte as cores do negativo deixando ele como foto?