Autor Tópico: Qual scaner devo escolher para digitalizar minhas fotos?  (Lida 11304 vezes)

Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Online: 31 de Março de 2009, 20:58:25
Olá, boa noite a todos. Para iniciar meus estudos escolhi trabalhar com as analógicas. Então, nesse fim de semana eu pensei, e se derrepente uma foto que eu tirei chamar a atenção e ser cogitada para algum trabalho profissional, por exemplo, publicidade.  Se houver a necessidade de digitaliza-lá, qual scaner devo utilizar para se ter uma reprodução mais fiel possivel da original mantendo a qualidade para ser utilizada no formato digital?.

Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2009, 22:26:35
Olá, Renato!

Se pensa em usar a digitalização profissionalmente, pra plubicidade, acredito que seria indicado um Nikon Coolscan:



Esse modelo, o 5000 ED custa 1.100 dólares na B&H (USA).

http://www.bhphotovideo.com/c/product/310477-REG/Nikon_9238_Super_Coolscan_5000_ED.html


Daqui a pouco o pessoal passa dando opiniões se com modelos/marcas mais em conta, atenderia seu propósito.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2009, 22:31:46
Olá, Renato!

Se pensa em usar a digitalização profissionalmente, pra plubicidade, acredito que seria indicado um Nikon Coolsc



Esse modelo, o 5000 ED custa 1.100 dólares na B&H (USA).

http://www.bhphotovideo.com/c/product/310477-REG/Nikon_9238_Super_Coolscan_5000_ED.html


Daqui a pouco o pessoal passa dando opiniões se com modelos/marcas mais em conta, atenderia seu propósito.

Abraço


Valeu a pela dica Elias. Vou pesquisar e tbem aguadar a opinião da galera, obrigado.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2009, 22:40:05
Hehe, (ainda) não tenho, mas confio tanto no Elmo que o HP G4050 (~600 reais) é ótima opção pra começar. Se tem mais bala na agulha, o epson V700 (~2700 reais). E se tem mais ainda, esse q o Elias recomendou tá no topo.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2009, 23:02:27
Nunca cheguei a ter contato direto com scanner nenhum (de filmes), mas mandei um amigo aqui do fórum digitalizar uns filmes num Coolscan e o resultado é espantoso.

Como o Renato disse que queria um scanner pra trabalhos profissionais, publicidade, reprodução mais fiel possível, e mantendo qualidade... acredito que com todas essas exigencias, não teriamos como pender pra custo-beneficio.

Abraços
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 23:14:04 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2009, 23:14:35
Hehe, (ainda) não tenho, mas confio tanto no Elmo que o HP G4050 (~600 reais) é ótima opção pra começar. Se tem mais bala na agulha, o epson V700 (~2700 reais). E se tem mais ainda, esse q o Elias recomendou tá no topo.

Opá é isso ai galera manda mais informação que eu to pesquisando aqui na net. Assim como to em busca das melhores opções para comprar material pra montar um estudio de revelação em casa com as dicas do Elmo, tbem vou dar prioridade pro scaner.Por favor me ajudem.

E pra vc lucash muito obrigado.

Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2009, 07:18:04
Por 1100 dólares compra-se uma DSLR e pronto, e os trabalhos profissionais serão melhor atendidos por ela.

Ivan


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2009, 08:28:11
Renato, trabalho profissional com filme hoje em dia voce só terá mais qualidade que uma DSLR se usar filme médio formato ou maior e scanner de cilindro.
Tem vários links na net mostrando comparações entre as câmeras mais novas com filme médio formato. 35mm então já passou há muito tempo.
Agora para ter em casa um G4050 quebra um galho.
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 08:31:39 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2009, 09:03:20
Renato,

Muito legal essa sua decisão em começar por pelas analógicas. Vai ter um aprendizado mais consistente, sem falar mais gostoso.

Cara, sou defensor do HP, pelo preço e pelo que ele consegue fazer. Estou até devendo um tutorial pro pessoal aqui e ainda não o fiz por dois motivos, primeiro por não dominá-lo assim e segundo por falta de tempo. Creio que tem muita coisa escondida no Vuescan (software que uso em conjunto com o HP) que merece dar uma estudada, o que ainda não o fiz.

Já imprimi fotos em tamanho 30x40 cm oriundas de escaneamento do negativo com o HP que ninguém diz se é ou não é uma digital. Se fosse ampliada o pessoal teria certeza que não era.  ;)

Mas como disse estar começando, creio que essa preocupação poderia estar precipitada em princípio, assim como a compra de um laboratório completo.

Evidentemente sei nada de suas condições, mas acredito que o esforço financeiro pode ser dirigido inicialmente no experimento de alguns tipos de filmes e câmeras e o laboratório de revelação, deixando a ampliação mais pra frente. Nesse ponto o HP se torna um amigão barato.

Veja essa foto que tirei com uma humilde Lubitel. Camera Lomo, com limitações Lomo e quase meio século de vida Lomo.



Trata-se de um retrato dos amigos moderadores Paulo Dupin e sua Consorte Fernanda Maia. Foi escaneada do negativo no HP em 2400 dpi. Não estragaria a surpresa se eu dissesse que desejo dar a eles de presente a foto ampliada em papel fotográfico. Mas farei também em impressão por meio do arquivo escaneado e veremos o que eles dizem sobre qualidade.

Veja essa aqui também:



É óbvio que não dá pra sacar, nesses pequenos exemplos digitalizados a qualidade que uma ampliação teria, mas certamente dá pra ver a boa vontade do HP.

Se quer um exemplo melhor e em cores, entre no meu Flickr e veja em tamanho maior e em cores essa aqui:



A tenho aqui em 40x40 nas duas versões, digitalizada e ampliada. Na ampliação, ao chegar bem de perto ganha e muito da impressão. Mas fato é também, que foi escaneada do negativo em 2400 dpi, possuindo o HP, fôlego pra coisa melhor.

Utilizei como exemplo aqui apenas fotos obtidas em Médio Formato, mas vai algumas em 35 mm então:







Por favor, não olhe pra essas fotos procurando excelência fotográfica, mas apenas sobre a questão do potencial do HP. Claro que as mesmas só poderiam te dar a real dimensão que desejo te passar se as visse em papel impresso e em bom tamanho. Mas duvido muito, fora alguns pontinhos brancos que tive preguiça de retirar, que fizesse diferença em comparação (do jeito que está aí) com um Epson.

Ivan, não polua a questão. Estamos falando analogicamente... É uma questão de amor aliada à qualidade. Sendo que quando a digital puder até ultrapassar a analógica nesse quesito, mesmo assim o amor falará sempre mais alto.  :wub:
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 09:08:32 por Elmo »


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2009, 09:56:32
Olá, Renato!

Reconsidero minha indicação...

Relendo sua mensagem, vi que dei muita enfase às suas palavras "trabalhos profissionais, publicidade, reprodução mais fiel possível", e não levei em conta que você disse que seria para INICIAR OS ESTUDOS... e "se derrepente uma foto que eu tirei chamar a atenção".

Quando li PUBLICIDADE, já pensei no máximo de qualidade, e no equipamento mais TOP.

Mas se é pra começar os estudos na fotografia, não sei se valeria o investimento de tudo isso.
E como disseram, se fosse pra trabalhar mesmo, comercialmente falando... o valor do scanner compensaria pegar uma DSLR.
Antes que o Elmo me dê um puxão de orelha também...rs, acredito que compense pegar um scanner como o HP que o Elmo indicou pra poder estudar, analisar suas fotos sem ter que ampliar todas, compartilhar com o pessoal, e se ALGUMA foto exigir qualidade máxima de digitalização, pra um trabalho, compensa você mandar scanear fora, a foto que precisa.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2009, 19:43:22
Olá, Renato!

Reconsidero minha indicação...

Relendo sua mensagem, vi que dei muita enfase às suas palavras "trabalhos profissionais, publicidade, reprodução mais fiel possível", e não levei em conta que você disse que seria para INICIAR OS ESTUDOS... e "se derrepente uma foto que eu tirei chamar a atenção".

Quando li PUBLICIDADE, já pensei no máximo de qualidade, e no equipamento mais TOP.

Mas se é pra começar os estudos na fotografia, não sei se valeria o investimento de tudo isso.
E como disseram, se fosse pra trabalhar mesmo, comercialmente falando... o valor do scanner compensaria pegar uma DSLR.
Antes que o Elmo me dê um puxão de orelha também...rs, acredito que compense pegar um scanner como o HP que o Elmo indicou pra poder estudar, analisar suas fotos sem ter que ampliar todas, compartilhar com o pessoal, e se ALGUMA foto exigir qualidade máxima de digitalização, pra um trabalho, compensa você mandar scanear fora, a foto que precisa.

Abraço



Boa noite a todos. Muito Obrigado pelas dicas, as informaçoes que vcs me deram foram ótimas. Me ajudaram muito em minha decisão. O scaner da hp é uma aquisição a se considerar pelo que percebi. Vou montar um mini estudio em casa e o scaner acho que vai fazer parte dele. Gostei da idéia de procurar por uma médio formato para fazer parte do meu aprendizado e ter uma qualidade maior. Alias, Elmo minhas condições são acredito que basicas e muito do que já fiz aqui foi improviso técnico como gosto de chamar rss.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2009, 20:13:38
Não estou poluindo a questão.

O colega quer tudo ao mesmo tempo agora, quer fotografar com filme, quer aprender e quer ao mesmo tempo vender fotos para publicidade. É um pacote que tem partes não missíveis.

Ivan


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2009, 21:45:55
Não estou poluindo a questão.

O colega quer tudo ao mesmo tempo agora, quer fotografar com filme, quer aprender e quer ao mesmo tempo vender fotos para publicidade. É um pacote que tem partes não missíveis.

Ivan

Quero deixar uma coisa bem clara aqui, em nenhum momento disse que venderia ou faria fotos para publicidade. Apenas me coloquei em uma situação para ilustrar melhor o que eu queria passar com a questão que eu levantei. Outra coisa, não quero tudo ao mesmo tempo. Apenas desejo obter conhecimento com quem tem mais experiencia e tempo de trabalho do que eu e que esteja disposto a compartilhar esse conhecimento comigo. No momento infelizmente não tenho muito conhecimento para partilhar com os companheiros de profissão, ou simplesmente apaixonados por fotografia.Por isso no momento pela oportunidade que estou tendo quero aproveitar o maximo de informações que estou obtendo e que ainda irei obter por estar aqui.

Obrigado.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2009, 22:27:46
Olá Renato,

Adquiri um scanner HP G4050 faz uns 15 dias e apesar de ter usado pouco ainda (falta tempo!), já deu para perceber do que ele é capaz, muito bom mesmo. É só pegar o jeito. Também estou esperando  o tutorial do Elmo acerca desse equipamento (Elmo, não se sinta pressionado, é só um comentário). Vale a pena o investimento nesse equipamento.

Agora em se falando de foto profissional, eventos, publicidade etc, eu ainda acho que a alternativa é digital, hoje em dia não tem mais como, falando da parte financeira, rapidez na elaboração e entrega do trabalho.

Até,
Mauricio.
Mauricio Polli


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2009, 16:38:52
Por favor, não olhe pra essas fotos procurando excelência fotográfica,

Elmo,
Desculpe, mas isso é impossível !
 :worship: :worship:
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS