Autor Tópico: Still comida no local: URGENTE  (Lida 9471 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #30 Online: 05 de Abril de 2009, 23:03:05
Marcelo, eu gostei bastante do resultado!  :clap:
Legal, você fotografou com vários limites e restrições, e conseguiu mostrar a comida de maneira agradável.

Duas coisas, a meu ver, poderiam ser melhoradas:

- a luz está um pouquinho dura para estes pratos, o flash estava muito distante da comida? Imagino que vc tb não tenha usado difusor, né?

- o segundo problema que eu vejo , na verdade, nem é sua " culpa" ....  ;) ;) Todas as fotos pecam um pouco na produção. Vc já tinha dito que é um balcão de um lugar simples, mas há coisas que poderiam ser melhoradas na composição dos acessórios . Por mim, o guardanapinho de papel nunca teria aparecido, mas tá com jeito que o cliente pediu prá mostrar o logo... acertei? Os saleirinhos são bem pobrinhos( fuiver as outras no site), e tb não vi razão da cebola e do alho.

Percebi a diificuldade com o chopp, e só agora lembrei de outro truque : sal no chopp!! Faz bastante espuma, e dura mais. Ou será açúcar??  :assobi: Na sua próxima aventura, experimente. As batatas tb podem ser um pesadelo do jeito que elas brilham, por mais sequinhas que estejam.

No mais, Marcelo, está mesmo muuuito bom para a estréia no ingrato mundo da fotografia gastronômica!!!
Parabéns!!  :clap: :clap:

Então,
Não usei difusor, eu usei o flash com rebatimento num cartão branco, mas um pouco distante, isso porque (e ai vai mais uma coisa que eu não havia comentado) havia um tremendo aperto no local, com maquinários de um lado e banquetas com encosto fixas do outro lado do balcão (não, não estou dando desculpas pela minha inexperiência, mas não foi muito tranquilo). Pensei em usar o difusor que vem no meu rebatedor e montar uma "tenda", mas estava inviável armar um circo maior...
Na produção, de fato houve o pedido do loguinho(rs, rs), mas confesso que até não achei ruim a princípio, pois quando vi que não havia nada de especial ou com plasticidade para contribuir com a ambientação, resolvi encarnar o "boteco", e daí dar o toque de tradição, "local simples de comida boa". E assim foi com a cebola, alho (pontos fortes do tempero da comida deles), galeteros, saleiros e etc, uma vez que não tinha mais nada de interessante lá, assumi o simplório... talvez não tenha sido feliz  ;)...

Quanto ao chope, repeti a foto depois... acabou dando mais certo. Usei cerveja quente, a glicerina mais diluida e um pouquinho de sal de frutas!! Mas acabei não usando a foto. Senti falta de embaçar o copo com alguma coisa... além de parecer mais gelado, evitaria alguns reflexos duros.

Bem, obrigado mais uma vez... Nunca tive demanda pra stills, mas até que acho divertido! Vou me aprofundar nisso, e acho que gastronomia é uma área que ainda tem um bom campo, pois não pode ser substituído pelo 3D como muitos produtos, né?

Valeu!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Abril de 2009, 23:50:13
Marcelo, dadas as circunstâncias, o trabalho ficou, no mínimo, muito bom!
Vc demonstrou flexibilidade, 'jogo de cintura' mesmo, para adequar a situação à proposta.

Parabéns!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #32 Online: 06 de Abril de 2009, 00:17:06
Marcelão,

Pelo seu relato fiquei até clautrofóbico agora, tamanho o aperto!! rsrs
Mas, como o Heber disse, você teve muito jogo de cintura e muita humildade para assumir as suas limitações também e não só as operacionais do local.

Corroboro as observações da Guigui e com toda certeza no próximo ensaio nesse segmento você fará fotos ainda melhores.

O lance da cerveja é jogar sal, mesmo. Faz uma espuma bacana que dura um bom tempo!

Desse sequência aqui, destaco a última foto pois adorei o recorte!

Abs e Parabéns!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Isabella Palmié

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 479
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 06 de Abril de 2009, 07:40:11
Nossa...da pra aprender muita coisa por aqui.

O tópico ficou ótimo..

Pessoal, alguém tem uma referência sobre o uso dos espelhos? Não tenho a menor noção de como se usa isso.

Obrigada.

Abs
Isabella Palmié
Rio de Janeiro

Canon XTi 400D Tamrom 28-75 F 2.8 + Canon 75 -300mm f 4,0 - 5,6 USM III />


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 06 de Abril de 2009, 22:32:50
Pessoal, alguém tem uma referência sobre o uso dos espelhos? Não tenho a menor noção de como se usa isso.

Eu também fiquei muito interessado na utilização dos 'tais' espelhos...

CJR, teria como vc fazer um 'croqui' mostrando o posicionamento do flash e dos espelhos nesta foto? Se não for pedir muito, claro...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #36 Online: 06 de Abril de 2009, 23:14:45
É interessante também raciocinar como o espelho funciona, é basicamente um preenchimento que tenta copiar a qualidade da luz que ele reflete. Ou seja, se ele reflete um enorme hazy, o espelho passa a funcionar como um pequeno hazy como se fosse do tamanho do espelho, se ele reflete um snoot ele passa a se comportar mais ou menos como um snoot, não é beeem igual, mas basicamente segue esse reciocínio.

Então vc vai numa vifraçaria e manda fazer um monte de espelhinhos, de preferência com as bordas polidas senão corta a mão legal, e bola com sua criatividade uns suportes pra eles ficarem de pé.

vc pode também quebrar um espelho inteiro em pedaços pequenos e colar isso numa madeira, vai criar um refletor multiespecular, fica uma coisa linda de ver!

Não é o mesmo assunto, mas usei espelhinhos nessas fotos conceituais de bobinas de motos:

http://farm4.static.flickr.com/3015/2897206802_9035b84837.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1427/1174563604_e77b8d279f.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1337/1173702235_33ec92d999.jpg

« Última modificação: 06 de Abril de 2009, 23:17:04 por CJR »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 07 de Abril de 2009, 21:57:52
É interessante também raciocinar como o espelho funciona, é basicamente um preenchimento que tenta copiar a qualidade da luz que ele reflete. Ou seja, se ele reflete um enorme hazy, o espelho passa a funcionar como um pequeno hazy como se fosse do tamanho do espelho, se ele reflete um snoot ele passa a se comportar mais ou menos como um snoot, não é beeem igual, mas basicamente segue esse reciocínio.

Então vc vai numa vifraçaria e manda fazer um monte de espelhinhos, de preferência com as bordas polidas senão corta a mão legal, e bola com sua criatividade uns suportes pra eles ficarem de pé.

vc pode também quebrar um espelho inteiro em pedaços pequenos e colar isso numa madeira, vai criar um refletor multiespecular, fica uma coisa linda de ver!

Não é o mesmo assunto, mas usei espelhinhos nessas fotos conceituais de bobinas de motos:

http://farm4.static.flickr.com/3015/2897206802_9035b84837.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1427/1174563604_e77b8d279f.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1337/1173702235_33ec92d999.jpg



CJR, obrigado pelas dicas. Interessante essa utilização de espelhos, vou fazer uns experimentos aqui. A idéia é boa e os seus resultados ficaram bem legais.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Abril de 2009, 21:59:10
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #39 Online: 14 de Abril de 2009, 15:21:01
Marcelo, parabéns pelo resultado. Para quem não tinha experiência com esse tipo de foto, você se saiu muitíssimo bem.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 14 de Abril de 2009, 19:09:32
Bem,
Dando a cara a tapa, aqui vai algumas amostras da minha primeira participação no mundo da culinária. Amigos, relevem! Alimentos eu nunca tinha feito, mas sabia um pouco da teoria. O cliente, um amigo, precisava de um trabalho rápido, e não podia fechar as portas. Ou seja, era um lugar pequeno como uma garagem para um carro, meu espaço era o balcão e tinha de fazer com o restaurante funcionando, perto da porta de entrada. Dadas as circustâncias ficou bem satisfeito.

Podem descer o cassete, só não xinguem minha mãezinha!!!  :no:






Marcelo
dadas as caracteristicas do local,e a situaçao geral,
esta bom.
teria te ajudado mais nao usar luz direta esta muito dura a iluminaçao.
Eu ja fiz bastante fotografia gastronomica, e uma boa area de atuaçao.
E esencial a capacidade de improvisaçao,e jogo de cintura.
Quantas veces monte meu estudio portatil na cozinha de algum restaurante, e pasei o dia inteiro la.
Nao tem nada de ingrato como li por ai,depende da capacidade profissional de cada um e os criterios de avaliaçao.
Grande abraço
Angelo.

e tem mais alguma coisa aqui:
www.santos.fot.br/aochope

abraços e obrigado pela ajuda!


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #41 Online: 16 de Abril de 2009, 00:30:25
Agalons, quem disse mundo " ingrato" da fotografia gastronômica fui eu, e foi uma ironia. Nuances do idioma , entende ? :-)


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #42 Online: 16 de Abril de 2009, 08:56:17
O melhor da fotografia de gastronomia é comer o prato depois..... rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #43 Online: 16 de Abril de 2009, 11:34:56
O melhor da fotografia de gastronomia é comer o prato depois..... rs

ui, que nojo...

 :doh:

vai comer cada coisa estranha...

isso me lembra minha mãe que comeu meio morango com verniz de plastimodelismo por fora.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #44 Online: 16 de Abril de 2009, 12:17:37
Bacana!
Mas não trate a foto toda por igual, manda um reforço privilegiando o primeiro plano...