Autor Tópico: Still comida no local: URGENTE  (Lida 9396 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 01 de Abril de 2009, 10:27:31
Amigos!

Tenho que fotografar alguns pratos, no balcão do restaurante do cliente (é desses restaurantes tradicionais que servem boa comida no balcão). São pratos prontos de filet mingnon, lombo e etc, com farofa, fritas, arroz e chope. Penso em usar a luz contínua ambiente e mais o que tenho de equipo, ou seja, um SB 800 e rabatedor circular.

Alguém tem alguma dica de esquema com esses poucos recursos? Imagino colocar a máquina no tripé, o flash talvez atrás/acima do alimento e rebater na frente. E deixar a luz do local preencher, deixando o fundo desfocado. O que acham?? Alguma outra idéia? Alguma dica a mais para valorizar o prato??

Obrigado :worship:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2009, 10:44:29
Você está no caminho certo, tente compor um ambiente agradável, com uma mesa bem posta, belos utensílios (pratos -> o prato mesmo, belos garfos e facas), coloque um bonito copo com alguma bebida atraente, etc.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2009, 10:48:15
Imagino colocar a máquina no tripé, o flash talvez atrás/acima do alimento e rebater na frente. E deixar a luz do local preencher, deixando o fundo desfocado. O que acham?? Alguma outra idéia? Alguma dica a mais para valorizar o prato??


É isso mesmo, Marcelo, esse set tá bom.
Procure usar um angulo baixo, mais baixo do que vc olha para a comida quando está sentado diante do prato. O flash deve vir de trás, uns 30cm acima do prato ( se vc estiver enquadrando um prato inteiro, mais ou menos)
O que tem atrás do balcão? Tomara que sejam garrafas e vidros, com a luz natural vai te dar um belo BG.
Muito cuidado com as batatas fritas, grandes chances que saiam com cara de oleosas, talvez vc tenha que dar uma ajustada no PS depois. Atenção ao chopp na hora da foto, se vc não controlar a espuma baixa e fica com cara de quente. Leve um borrifador de água e espirre no copo antes da foto, cuidado com suas digitais nele. O ideal é uma mistura de 50% água e 50% glicerina líquida. Veja se o chef te prepara a carne com as marcas do grill bem definidas, e depois passa um pouquinho de mel sobre o que fôr grelhado.
Que lente vc vai usar? Se tiver uma macro seria ideal.
Espero ter ajudado!
Depois posta o resultado aqui.
abs
GuiGui  :)


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2009, 11:07:12
Que lente vc vai usar? Se tiver uma macro seria ideal.
Espero ter ajudado!
Depois posta o resultado aqui.
abs
GuiGui  :)

Tenho uma macro, mas é 300mm, acho que o restaurante é meio pequeno...rs,rs
Penso em usar uma mini-tele de 70 a 90mm, tipo, enquadrando o prato quase no mesmo nível dele, cortando o copo de chope, acho uma boa, que tal?
Valeram as dicas!! Ufa! Ainda bem que meu esquema não estava errado. Agora vou atrás da glicerina liquida (onde eu acho isso?)!

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2009, 11:28:09
Na farmácia  :)


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2009, 11:35:20
Marcelo, faço fotos de culinária em restaurantes de chefs em SP, e recomendo usar uma lente entre 40-70mm. Mais que isso vc fica longe... menos que isso vc fica muito perto. Cuidado com distorções. Saiba aonde é o ponto idela de sua lente. DOF curto, mas não exagere. Desfoque o fundo, não a comida. Faça três cliques: um mostrando o prato no ambiente ( mesa com talher e copo ), uma de close mais no prato e uma de close bem na comida.
eu normalmente uso tocha com hazy, mas dependendo do trabalho vou com SB´s e trabalho via wireless com rebatedores. Ou seja: dá para fazer com seu equipamento. Escolha uma mesa/local aonde exista um pouco de luz natural e tire proveito disso. Cuidado com a iluminação do ambiente para não ferrar o WB, pois a mistura de luzes não se corrige na conversão.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2009, 11:40:48
É isso mesmo, Marcelo, esse set tá bom.
Procure usar um angulo baixo, mais baixo do que vc olha para a comida quando está sentado diante do prato. O flash deve vir de trás, uns 30cm acima do prato ( se vc estiver enquadrando um prato inteiro, mais ou menos)
O que tem atrás do balcão? Tomara que sejam garrafas e vidros, com a luz natural vai te dar um belo BG.
Muito cuidado com as batatas fritas, grandes chances que saiam com cara de oleosas, talvez vc tenha que dar uma ajustada no PS depois. Atenção ao chopp na hora da foto, se vc não controlar a espuma baixa e fica com cara de quente. Leve um borrifador de água e espirre no copo antes da foto, cuidado com suas digitais nele. O ideal é uma mistura de 50% água e 50% glicerina líquida. Veja se o chef te prepara a carne com as marcas do grill bem definidas, e depois passa um pouquinho de mel sobre o que fôr grelhado.
Que lente vc vai usar? Se tiver uma macro seria ideal.
Espero ter ajudado!
Depois posta o resultado aqui.
abs
GuiGui  :)
Excelentes dicas, anotadas no caderninho...

Humm, esse tópico me deu uma fome!!!  :shock:


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2009, 12:02:24
Marcelo, faço fotos de culinária em restaurantes de chefs em SP, e recomendo usar uma lente entre 40-70mm. Mais que isso vc fica longe... menos que isso vc fica muito perto. Cuidado com distorções. Saiba aonde é o ponto idela de sua lente. DOF curto, mas não exagere. Desfoque o fundo, não a comida. Faça três cliques: um mostrando o prato no ambiente ( mesa com talher e copo ), uma de close mais no prato e uma de close bem na comida.
eu normalmente uso tocha com hazy, mas dependendo do trabalho vou com SB´s e trabalho via wireless com rebatedores. Ou seja: dá para fazer com seu equipamento. Escolha uma mesa/local aonde exista um pouco de luz natural e tire proveito disso. Cuidado com a iluminação do ambiente para não ferrar o WB, pois a mistura de luzes não se corrige na conversão.


Tópico favoritado ... ótimas dicas  :ok: :ok: :ok:
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2009, 12:29:52
use, além do preenchimento suave frontal, alguns espelhos pela frente.
fica lindo.

Leve umas gelatinas para o flash, dependendo do ambiente ele pode azular.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2009, 12:35:20


http://farm3.static.flickr.com/2400/2214895391_b3412cfb9f_b.jpg

Apenas 1 580EX em contra, ausencia de luz no ambiente e preenchimento com 6 espelhos pequenos.

Mas acredito que com um preenchimento adicional suave e a colaboração da luz do ambiente, ficaria bem mais interessante.

O pessoal já deu todo o caminho, não tenho muito o que acrescentar.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2009, 14:17:58
Show de bola!!!!!!!!!  :worship: :worship: :worship: :worship:

Muito obrigado a todos!! Quando tiver os resultados eu posto aqui (bem, estou esperando o ok da agência... :assobi:)

abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2009, 16:04:57
A técnica com espelhos é bem interessante. No entanto é preciso um espaço adequado para distribuição deles.

E, no pós, perca uns bons minutinhos para acertar o shapen pois uma boa nitidez e linhas bem definidas nesse tipo de foto faz toda diferença.

Abs e boa sorte!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2009, 16:26:22
Eu costumo usar os espelhinhos bem próximos do assunto, mesmo porque espelhos conservam a qualidade de luz da fonte, devido à propriedade da reflexão direta. Mandei fazer uma série de espelhinhos, com suporte, de diversos tamanhos e formatos.

Como contra eu prefiro usar um pequeno hazy mako com grid, uma contra luz com sombras e texturas bem definidas e muito bem direcionada. O flash aberto espalha tudo, é bem menos interessante.

Além dos espelhos, também tenho cartões prata-fosco, pois as vezes queremos suavizar um pouco essa luz de detalhe.

Vc pode preencher com um painel branco ou dourado, de forma mais suave, e acrescentar os espelhos pra dar um toque sofisticado à foto.

O único problema é que lidar com todos os espelhinhos deixa um pouco mais cara a sua produção, não é aquela "luz defoltona" que serve pra um monte de sujeitos, vc tem que trabalhar a posição deles em cada prato.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2009, 16:47:04
A técnica com espelhos é bem interessante. No entanto é preciso um espaço adequado para distribuição deles.

Eu costumo usar os espelhinhos bem próximos do assunto, mesmo porque espelhos conservam a qualidade de luz da fonte, devido à propriedade da reflexão direta. Mandei fazer uma série de espelhinhos, com suporte, de diversos tamanhos e formatos.

Como contra eu prefiro usar um pequeno hazy mako com grid, uma contra luz com sombras e texturas bem definidas e muito bem direcionada. O flash aberto espalha tudo, é bem menos interessante.

Além dos espelhos, também tenho cartões prata-fosco, pois as vezes queremos suavizar um pouco essa luz de detalhe.

Vc pode preencher com um painel branco ou dourado, de forma mais suave, e acrescentar os espelhos pra dar um toque sofisticado à foto.

O único problema é que lidar com todos os espelhinhos deixa um pouco mais cara a sua produção, não é aquela "luz defoltona" que serve pra um monte de sujeitos, vc tem que trabalhar a posição deles em cada prato.

Acho que no lugar de espelhos vou usar um papel laminado bem reflectivo que guardei de uma pizzaria aqui de Santos. Não são como estes que se compra de rolo para guardar alimentos, têm uma superfície bem refletiva. O problema dos espelhos (e talvez até deste papel) é que vou fazer as fotos num balcão, pois o restaurante é desses que não tem mesa e nem espaço. E acho que não vai dar pra colocar muita coisa em volta... vamos ver!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2009, 16:51:30
Usei estes papéis aqui:



Mas nessa não consegui evitar o reflexo da minha mão!  :no:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech