Enquete

Qual autor apresentou a melhor imagem dentro do tema proposto?

Alex Hackmann
37 (94.9%)
Marcos Lima
2 (5.1%)

Votos Totais: 38

enquete encerrada: 08 de Abril de 2009, 18:16:12

Autor Tópico: [Combate] Retrato feminino - Alex Hackmann X Marcos Lima  (Lida 6082 vezes)

Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Online: 01 de Abril de 2009, 18:16:12
Tema: retrato feminino

Condições: PS básico, logo.

Alex Hackmann


Exif:
Canon XT
Canon 85mm
f/3,2
1/250
Flash
ISO 100


Marcos Lima

« Última modificação: 02 de Abril de 2009, 01:14:01 por Leo Terra »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2009, 18:33:31
Olá pessoal !

Combates são sempre surpresas e neste tema, há pessoas aqui no MF muito mais gabaritadas do que eu, porém não se chateiem, penso que o tema pode render muito mais.

Minhas considerações :

Alex :
Linda modelo, olhos bonitos expressivos e com olhar fatal ! Mas o corte...  :no: ... matou a foto, pra cortar a parte superior da cabeça assim, acredito que você tenha tido o intuito de valorizar o olhar dela, mas aí pecou neste corte com a composição horizontal, deveria ter apostado num vertical encaixando somente o rosto dela, deixando da pontinha do queixo, talvez pudesse cortar um pouquinho , mas pra harmonizar, muito sutilmente; assim parece que levou uma pancada na cabeça ficou achatada.  ;)

Marcos :
Bonita japa ! Composição clássica ! Mas me incomoda a maquiagem, vermelho com verde ficou estranho, principalmente com o tom de pele da modelo; também faltou um pancake ou uma base corretiva pra tirar as imperfeições porque a luz foi cruel com ela fazendo aparecer tudo !

São os meus toques apesar de ainda não ter escolhido em qual delas vou votar...  :assobi:

Desculpem...  :assobi: corredor e combate ninguém merece.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Byllauck

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia de Casamento
    • CA Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2009, 19:51:49
Bem... descordo do ponto de vista de nosso amigo Guigo, pois, segundo a teoria fotográfica, a primeira opção de retrato tirado foram "inventado" (na real é mais utilizado) pelos americanos para utilização para publicidade de objetos como anéis, relógios, brincos, etc. O único próblema é que o Close-up Americano do Alex não tem nenhum conteúdo desse tipo na foto, não que não dê para utilizar nesse caso, MAS, dê prioridade ao rosto da modelo no caso, puxe mais o zoom.... encaize o olho principal no ponto áureo e faça seu clique ;-).. o ideal é pegar mais fim de ombro e enquadrar o olho no ponto áureo, dae o corte da cabeça se fara nem mais e nem menos.
www.cafotografia.com

Chrístopher Alisson
Tecnólogo em Fotografia


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2009, 19:52:47
Estou de acordo com tudo o que o Guigo falou, e tenho mais um comentário :
a modelo oriental está mal posada, . Teria ganho muito mais presença se estivesse pelo menos na posição tradicional feminina de retrato.
Os ombros estão para baixo, " puxando"  todo o semblante. Os olhos estão bem vermelhos tb....

A foto do Alex, apesar do corte e do flash direto, está mais harmoniosa.

Tb não votei ainda.......... volto mais tarde !!!  :ok: :ok:


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2009, 20:31:27
Citar
dê prioridade ao rosto da modelo no caso, puxe mais o zoom.... encaize o olho principal no ponto áureo e faça seu clique

Byllauck, salve a foto aí e faça um crop aproximado para chegar perto do que você citou... muda totalmente o enquadramento, se vertical ou horizontal, como comentei, seria outra foto; além disto veja no crop, o enquadramento ficaria muito próximo à linha do queixo, como citei.  :assobi:

Assim concordamos no seguinte : se a composição não estã adequada, a foto ideal seria outra e não esta.

 ;)
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 20:32:50 por Guigo_Mr »


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2009, 00:16:47
Muito difícil não transformar este combate num corredor polonês, mesmo!

A primeira foto, do Alex me agrada mais.. voto nela! e abaixo algumas considerações tbm, nem sei se é permitido aqui, mas qquer coisa os moderadores podem editar, numa boa.

Bom, é só um toque para os fotografos que curtem fazer retratos, não é nenhuma verdade absoluta, mas é como eu tento direcionar os meus retratos:

O momento do clique num retrato é decisivo para uma foto boa ou uma foto sem "peso".
- Acho que prestar muita atenção no olhar do modelo e buscar nesse olhar o momento de mais expressividade..
- no caso do corte, "tem que" haver uma intenção para ele, um propósito mais evidente, senão ele fica meio que sem ter função na foto, parecendo que foi um "erro"..
- Acho que hj em dia o pós foto faz parte da arte. Então eu usaria para corrigir as "imperfeições" da pele, para tirar os cabelos que estão rebeldes e acabam por poluir a fotografia... tudo isso de maneira que tire o menos possível a textura da pele ou a expressão do modelo, ou se a vontade existir, modifico mesmo e busco usar as cores e contrastes pra poder passar na foto final a intenção inicial.
Acho que uma ousadia com bom senso é super bem vinda, então procurem explorar outros ângulos, além de "cutucar" o modelo para que ele te dê a foto "perfeita".

 ;)
Banzai


ROBERTO DIOGO

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 287
  • Sexo: Masculino
  • NIKON D80 - D200 - D300
    • www.flickr.com/photos/robertodiogo
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2009, 22:36:43
CONCORDO COM O GUIGO, ACHO QUE PELO TEMA, DAVA PRA TIRAR MAIS, QUANTO AS FOTOS EM COMPETIÇÃO, FICO COM A DO ALEX, APESAR DO CORTE, A EXPRESSÃO DA MODELO AGRADA MAIS DO QUE A DO MARCOS, QUE ACHO TAMBEM MUITO CARREGADA NA MAQUIAGEM, NÃO QUE ESTEJA MAL FEITA OU QUE NÃO SEJA CORRETO, APENAS, NA MINHA OPINIÃO É CLARO, NÃO CAIU LEGAL NESTA MODELO, JÁ VI OUTRAS ATÉ MAIS MAQUIADAS, MAS TUDO DEPENDE DO ROSTO, COR DE PELE, COR DE OLHOS, ETC, ETC...., CLARO QUE, ISSO VAI DE CADA UM.
www.flickr.com/photos/robertodiogo
Nikon D80 - D200 - D300
Sigma 135-400mm,  Nikkor 18-55mm, Sigma 70-300mm, Nikkor  50mm 1.8,  Sigma   28-80mm,
Sigma   24-70mm 2.8, Zenit 35mm - Adaptado, Sigma 3.5 28-200mm.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2009, 10:34:48
Olá pessoal. Dando sequencia ao combate voto no Alex.
Parabéns para o Marcos também, apenas achei a maquiagem " diferente demais "


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2009, 20:04:19
Voltei várias vezes.

Voto Alex.



Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2009, 21:08:34
Parabéns Alex essa foi de lavada! :clap: :clap:

Valeu as criticas pessoal, na próxima posto uma foto mais “ocidental”. ;)
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2009, 21:21:50
Valeu, Marcos. Até uma próxima!

Pessoal, obrigado pelos comentários. Pude aprender bastante aqui. Muito obrigado mesmo.


 :ok:


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2009, 14:39:02
Vamos la, dando a cara pra bater mas não deixando de me expressar, acho que o corte na foto não tem nada de errado, alias um tópico sobre cortes já foi aberto aqui no fórum e rendeu muita conversa, qto aos retoques no ps, era condição do combate pouca edição, o que acho extremamente correto, acho de extremo mal gosto fotos que as modelos parecem a barbie Califórnia!!!

Fico com o Alex pela modelo e pela simplicidade....

abraçoos
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla