Autor Tópico: Ajustes de imagem da câmera afetam só o jpeg ou também raw?  (Lida 2343 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Os ajustes de imagem da câmera, tipo contraste, perfil de cores, sharpness - e no caso das câmeras mais recentes ajustes do tipo Active D-Lighting / Highlight Tone Priority - afetam também as imagens em raw? Ou isso varia de uma câmera para outra?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2009, 03:59:13
O único que afeta o RAW é o Highlight Tone Priority


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2009, 08:52:43
Afetar o raw, não afetam, pois é reversível, entretanto, se você abrir este raw no DPP, estes parâmetros são copiados para o programa, e o raw fica pronto para ser convertido com estes ajustes que você fez dentro da camera. Nada que você não possa alterar na interface do software.

O que é afetado por estes ajustes é o jpeg incorporado ao raw (preview). Mas quando vôcê abre no LR, por exemplo, ele é rapidamente atualizado. Por isso ocorre aquela mudança de tonalidade rápida no preview do LR.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2009, 10:29:10
Bucephalus, até onde eu sei a única configuração da câmera que afeta o RAW é o Highlight Tone Priority (nas Canon). Essa feature altera a forma como as altas luzes são processadas durante a geração do RAW, se não me engando dando um pouco mais de latitude à imagem (e gerando um pouco mais de ruído nas sombras também). Tanto que o valor mínimo de ISO passa de 100 para 200, isso para que a câmera tenha a possibilidade de jogar esse ISO mais para baixo no caso de recuperação de altas luzes. Portando, um RAW gerado com essa opção é diferente de um RAW gerado sem essa opção. Todas as outras configurações são aplicadas no pós-processamento da imagem, ou seja, não afetam o RAW.
No caso das Canon o que pode acontecer (e é muito interessante) é que o perfil de cor, contraste, saturação, etc.. são gravados nos metadados do RAW e são utilizados pelo conversor da Canon, o Digital Photo Professional, como defaults de pós-processamento na conversão. Assim, se vc ajustar corretamente estes parametros na camera, terá menos trabalho de pós-processamento na conversão do RAW se usar o DPP.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2009, 11:54:15
Ah, valeu, mataram a minha dúvida. É que só dia desses fui lembrar desses ajustes, a última vez que mudei eles foi quando comprei a câmera, aí fiquei me perguntando o quanto eles afetavam o raw. Se for só um preset para a hora da conversão não tem muito problema então.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2009, 15:38:05
Bucephalus infelizmente hoje o RAW não é mais RAW como a algum tempo atrás.
Diversos ajustes na câmera afetam também o RAW, de forma irreversível.
Dentre estes ajustes que afetam diretamente o RAW posso citar:
1 - Tratamento de ruído: Isso mesmo, o nível de tratamento de ruído selecionado na câmera irá afetar tanto o JPG como o RAW. Hoje em dia grande parte do tratamento de ruído é feito durante a conversão A/D, o que impossibilita que ele seja revertido posteriormente (mesmo em RAW). Se você seleciona um modo muito agressivo de tratamento de ruído pode ter perdas significativas de retenção de detalhes para a conversão, apesar de ter maior facilidade de tratar o mesmo na conversão, devido à menor intensidade.
2 - Prioridade de preservação de luz alta (como lembrou o Pictus): Também afeta o RAW, porque também é feito na etapa conversão A/D (que passa a favorecer o sinal de alta luz em detrimento do de luz baixa), promovendo impactos significativos e irreversíveis no arquivo. Você terá altas luzes melhores, mas luzes baixas piores para converter.
3 - Modos de latitude: Assim como o anterior ocorre na conversão A/D e é irreversível. Ganha-se em latitude, mas perde-se em transições, deve ser usado com moderação.

Além disso, como bem lembrou o Alexandre, grande parte dos ajustes são carregados em metadados, que podem ou não ser utilizados na conversão, de acordo com seu interesse e necessidade.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2009, 16:03:49
Bem lembrado, os níveis de NR que algumas câmeras possuem é outra coisa que eu sempre me perguntava se afetava o raw. Como a minha não tem isso eu até esqueci de mencionar.

Isso é uma tendência moderna ou equipamentos de gerações passadas já tinham isso? Tô querendo saber mais da 400D mesmo.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2009, 16:10:41
Pela Nikon D40 os ajustes de contraste, saturação e nitidez não mudam em nada em RAW apenas muda o JPG.

Se deixo NR ligado ou desligado também não altera o RAW apenas o JPG.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2009, 16:33:01
Acho que só vai fazer diferença mesmo se você for trabalhar no DPP e quiser ajustar a conversão a partir de como ela seria feita dentro da camera.

Eu uso bastante isso, me ajuda a tirar fotos 100% prontas da camera em muitas situações.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2009, 17:07:05
Pela Nikon D40 os ajustes de contraste, saturação e nitidez não mudam em nada em RAW apenas muda o JPG.

Se deixo NR ligado ou desligado também não altera o RAW apenas o JPG.

Mas se você abrir o NEF pelo Capture NX o aplicativo irá ler o metadados e aplicar-lo na exibição da imagem.. ou seja, ele mostra o NEF como um JPG.  Você pode tanto mandar salvar direto quanto fazer os tratamentos necessários com os recursos do RAW.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2009, 17:46:09
Isso é uma tendência moderna ou equipamentos de gerações passadas já tinham isso? Tô querendo saber mais da 400D mesmo.
Então, a Canon já fazia isso a tempos. Mas essa tendência (inclusive de dar controle para isso) é algo mais recente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2009, 20:07:13
Leo Terra, não sei ao certo se na XSi a redução de ruída é aplicada no RAW, mas pelo que lembro dos testes que fiz, é aplicado apenas ao JPG.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2009, 01:19:15
Alexandre todas as Canon possuem tratamento de ruído em RAW, desde a 20D. O problema é que você não tinha controle disso antes, a imagem já vinha tratada em um nível padrão e você tinha que se conformar com isso. Você alterava apenas o tratamento no JPG, mas o tratamento no RAW era constante e estava sempre lá. A diferença é que agora alguns fabricantes (que antes não tratavam o RAW) estão tratando e outros estão dando até a liberdade de você alterar o nível de tratamento (junto com o ajuste do JPG), coisa que também não se tinha antes (o tratamento que havia no RAW era sempre constante e era o mínimo de tratamento que você conseguia). ;)
Para verificar isso basta rastrear a relação ruído medido x resolução efetiva - resolução real. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.