Autor Tópico: Flash off-camera: cabo, radio ou CLS...  (Lida 3480 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 03 de Abril de 2009, 12:45:00
Pessoal


As vezes que uso o SB800 off-camera uso através do sistema CLS da Nikon. Aciono ele através do buil-in flash da D300. Tenho por enquanto só um flash pra usar assim, mas o built-in da D300 pode comandar 2 grupos, se não me engano, de 4 flashes cada. Funciona perfeitamente pra mim, com TTL perfeitamente. Mas digo isso sem experiencia nos outros tipos de sincronismo.

Eu acho estranho e curioso que tendo esses sistemas em mão, nunca vejo outras pessoas (na pratica, fóruns do BR e fora, sites, reviews) usarem o CLS. Mas se a maioria usa outras opções, devem ter suas vantagens, que eu não consegui perceber ainda. Então lanço a pergunta, pra ver se 'me iluminam':

-- Tendo um sistema desses à mão, por que optar pelo radioflash, gastar com receptores e emissores, ou usar cabos, se com um corpo 'médio' Nikon (não sei da Canon, mas gostaria de saber) e um SB600/800/900 já se resolve o problema, sem gastar nada a mais?


Até agora, a única vantagem que vi foi que com o cabo SC-29 se tem uma luz auxiliar de autofoco montada na sapata da camera.

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2009, 13:03:10
o radio flash não falha tanto em determinadas situações, como flash escondido atrás de alguma coisa, por exemplo.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2009, 13:33:52
Não precisa. Mesmo.
Veja os videos do Joe McNally e vai ver ele escondendo SBs atrás de objetos e os bichinhos continuam funcionando.  :)

E antes que os Canonzeiros se manifestem  :D :D ( sou uma ) , os Canon fazem o mesmo.  :wub:

Xiru, os SB-900 podem ter até 3 grupos e um número ilimitado de flashes em cada grupo.




ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2009, 15:40:45
Olá, Xiru!

Tenho uma D80 e um SB600.

Brincando dentro de casa, funciona perfeitamente. Mas tipo num casamento... num salão de festas, já percebi (pelos poucos testes que fiz, que falha basntate).

Exempo, essa foto:



É um exemplo que o flash em cima da câmera, tenderia a estourar os pratos em primeiro plano, e ficar escuro os últimos.
Então pedi pra um assistente segurar o SB600 com um rebaterdozinho à esquerda, e fotografei comandando com o flash buil-in flash da D80.
Usei o flash da câmera só pra comandar, não contando ele na foto.
Fiz essa foto, primeiramente... vertical com o flash da câmera virado pra direita. Por estar do lado oposto do flash, em um local grande, não funcionou. Fiz outro click e nada. Foi só virar a câmera, na vertical do outro lado, fazendo com que o flash da câmera ficasse do lado direito, que funcionou, e saiu a foto acima.

Muita das vezes em eventos, não temos tempo pra ficar vendo se o flash disparou ou não. Tem que ser um sistema confiavel.
Talvez por isso muitos fotografos prefiram optar pelo Radioflash.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2009, 03:18:38
em externa com a luz do sol direto nos receptores costuma falhar tb.
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 03:19:30 por pablo_rj »


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2009, 18:17:22
Que eu saiba, na Nikon são 4 canais, contando o flash na camera.  A necessidade de radio acontece pelo tipo de sinal, menos sujeito a interferência e falhas por incidência de luz solar, além do problema do ângulo, se o receptor, no caso o flash remoto, estiver mal posicionado, ele não recebe o sinal.  O sinal do radio é mais seguro, com o inconveniente de te forçar a trabalhar em manual, sem ttl.  Pensando em fortalecer o sinal ttl, a Nikon criou o SU800, que tem um sinal mais robusto do que o do flash na camera, mas ainda assim é mais fraco, em comparação com o radio.   

Vale mencionar que existe uma nova tecnologia, o Radio Popper, que consiste em tranformar o sinal ttl da camera em sinal de radio.  veja lá os detalhes:  www.radiopopper.com




Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2009, 00:55:54
mmmm, não sabia que o CLS tem uma certa inconsistência, mesmo com o SU800. Uma pena.

Interessantíssimo esse Radio Popper. Será que alguém vende no Brasil?
Na BH não tem. Mas achei este http://www.bhphotovideo.com/c/product/605718-REG/PocketWizard_801_153_FlexTT5_Transceiver_Radio_Slave.html#features , mas ainda não começaram a comercializar.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2009, 11:50:59
Bom, eu não chamaria de inconsistência não.   Bato palmas para o CLS.   :clap:   Uma outra vantagem do Su800 que esqueci de mencionar é que ele não emite aqueles pré flashes na cara da vítima.   :shock:   Tem um sujeito, o Kirk Tuck, que é adepto do sistema e até lançou um livro, Minimalist Lighting, e a conclusão é que ele usa todas as alternativas, dependendo da ocasião, mas em grande parte dos esquemas ele usa o Su800.  Só vi ele usando rádio em situações mais complicadas, onde os flashes remotos ficavam distantes e em outro comodo (usando  Sb600s atrás das janelas de um grande corredor para iluminar o fundo do corredor, por ex.).    Em outras, ele nem usa o Su800, optando pelo built in da camera mesmo.   

O Radio Popper é legal, só estou esperando surgirem as versões xing-ling beeem-mais-em-conta, com conexão pelo ebay.    :D   Mas para quem está na batida de eventos, pode ser interessante desde djá.








 






guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2009, 12:55:33
Radio Popper acaba de sair ... já já aparece por todo lado. :)