Autor Tópico: Quero fotografar em Igrejas  (Lida 9432 vezes)

clickart-fotografias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 03 de Abril de 2009, 19:33:09
Sou fotógrafo iniciante ainda, mas faço alguns trabalhos. A maioria deles batizados, aniversários e casamentos. Tenho enfrentado alguma dificuldade para fazer batizados em algumas igrejas aqui de Curitiba. Algumas dizem que já possuem fotógrafos e não aceitam outros. Outras não dizem nada, mas o próprio fotógrafo que já trabalha lá há anos diz que os batizados são deles e eu não posso pegar nada lá.

Afinal de contas, existe isso de fotógrafo ser dono daquela igreja e outros não poder pegar serviços lá? Pode uma igreja fazer algum tipo de acordo com o fotógrafo? Eu gostaria de ir nas igrejas com o meu portfolio e pegar o serviço no ato, já que a maioria das crianças que são batizadas não se lembram de contratar um fotógrafo.

Como devo proceder nesse caso, a maioria das igrejas já possui um fotógrafo que trabalha alguns anos, então não vai ter lugar pra mim.

O que faço?


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2009, 11:47:30
Em alguns lugares ainda existe esta prática absurda.
Acho que isso tende a acabar, pois os clientes, digo fiéis que vão se casar ou batizar um filho começarem a bater o pé. A fotografia de casamentos está mudando e não vai ter mais espaço para esse tipo de restrição. Pois eles são que pagam o grosso, e é isso que manda.

Em São Paulo é comum nas principais igrejas, aqui em Santos apenas uma é assim. Normalmente você tem de fazer um acordo com a igreja, que vai querer GRANA para você entrar numa lista e te deixar fotografar lá. Vão dizer que é pra "manter a qualidade" ou qquer outra desculpa. Isso muitas vezes é influenciado por algum fotógrafo antigo, que quer ganhar dinheiro "por decreto" e tem medo da concorrência. Ele estabelece esse protecionismo graças a alguma amizade na igreja. É incrível ver essa prática antiga e completamente fora da economia de mercado ainda existir. Mas na igreja, quem manda é o paroco, se ele disser que você não pode fotografar, não tem jeito.

Agora, esse negócio de ficar de plantão esperando clientes esquecidos... bem, eu nunca vi. Mas ai você vai ter uma boa conversa com o padre... :assobi:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2009, 12:13:49
É, como disse o Marcelo, é uma prática comum.
E não apenas com a fotografia.
Muitas vezes o casal é obrigado a usar o serviço de flores , decoração e música dos jabazeiros da igreja.
Coisa feia.... :no:


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2009, 13:52:49
Pois é Clickart, bem vindo ao mundo monopolizado dos batizados!!!

Também sou de Curitiba, e no batizado do meu afilhado o fotógrafo de plantão com uma câmera muito básica (não digo a marca nem sob tortura rsrsrsrsrs), sem flash,sem back up e pra acabar SEM NOÇÃO NENHUMA começou a fazer cara feia pra mim. E olha que eu estava com uma G5 e um 420EX!!Imagina se chegou com uma D3 então?? Era enxotado da igreja...

Isso existe sim, é bem comum. Se as fotos ao menos fossem bem feitas...mas o resultado como era de se esperar foi deplorável.

Imagina, fotógrafo trabalhando com .JPG SMALL..."prá caber bastante foto", o que vc espera da qualidade?? Resultado, fotografando com a G5 e em RAW logicamente meus resultados foram melhores,um pouquinho melhores...

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Rod

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
  • Niterói - RJ
    • http://www.flickr.com/photos/rodrigopenna
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2009, 03:49:30
Aqui no RJ não existe muito não, pelo menos na minha cidade, Niterói !

Bom, acho um absurdo e não existe contrato de exclusividade entre Igreja e Fotografos.

Abraços
Canon - 300D Rebel + 18-55mm f 3.5/4/5 (kit) + 50mm f 1.8 II + 24-70mm f2.8 SIGMA + 28-135mm f3.5-5.6 IS USM


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2009, 05:07:45
na verdade as igrejas recebem ordem para não acontecer isso, mas sempre acontece. Também tem que ver o lado deles, imagina a zona que seria se todos os fotógrafos decidissem ir lá caçar cliente no dia do batizado. Seria um caos.

aqui no rio fotografei em uma igreja onde os noivos tiveram que pagar uma taxa por usar profissionais fora da lista deles. E detalhe, a porcentagem é em cima do contrato, não é valor fixo.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2009, 08:21:26
 Eu não acho errado, mas também não acho certo proibir o fotografo de "fora" fazer o batizado do seu cliente.

 Meu velho é o fotógrafo de 2 igrejas, numa delas divide o espaço com outro profissional, num esquema de revezamento, já na outra é só ele.
 Acontece que, infelismente a igreja quer uma pessoa idonea fazendo o trabalho por lá, pois já houve "colegas" que não entregaram o álbum, criando asim um problema.
 Em todo o setor existe as preferencias, voce vai ter que buscar seu espaço.


 

 


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2009, 16:22:42
Bemvindo ao mundo dos eventos!!!
Caro colega
a INDUSTRIA da igreja e assim, nos pagamos"publicidades" em varias igrejas da cidade,
para constar no "livrinho", deles, podendo ser assim indicados,
e se paga tambem, no caso de ser contratado uma taxa extra o dia do evento.
Exemplo.
Na igreja X, eu pago 2500 reais por ano para "fazer publicidade", nao e pagar pedagio, nao!!,
e por cada contrato fechado o dia do cerimonia sao 150 en conceito de taxa extra!?!?.
Na mas cara pagamos 4400 por ano, tenho varias de 1500.
Toda esta despessa em "PUBLICIDADE", e para poder trabalhar, porque senao
VOCE NAO ENTRA NA IGREJA!!!.
Nosso custo anual de PROPAGANDA INVOLUNTARIA, beira os 20000 reais!!!!!.
Ja com os batizados e mais fechado, geralmente essa vaga e hereditaria,
um colega meu pegou uma igreja de bairro, porque quem fazia faleceu,
e porque ele e da paroquia.
Nos casamentos judaicos,musulmanos,ortodoxos,coreanos, evangelicos,etc,jamais pediram um centavo.
Cada caso e um caso.
Espero ter esclarescido tuas duvidas de forma concreta,
novamente
Bemvindo a Festa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abs.
Angelo
TENDO UM BOM ORCAMENTO PARA "PUBLICIDADE EM IGREJAS", ESTARA TUDO RESOLVIDO!
 


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2009, 19:17:29
Bemvindo ao mundo dos eventos!!!
Caro colega
a INDUSTRIA da igreja e assim, nos pagamos"publicidades" em varias igrejas da cidade,
para constar no "livrinho", deles, podendo ser assim indicados,
e se paga tambem, no caso de ser contratado uma taxa extra o dia do evento.
Exemplo.
Na igreja X, eu pago 2500 reais por ano para "fazer publicidade", nao e pagar pedagio, nao!!,
e por cada contrato fechado o dia do cerimonia sao 150 en conceito de taxa extra!?!?.
Na mas cara pagamos 4400 por ano, tenho varias de 1500.
Toda esta despessa em "PUBLICIDADE", e para poder trabalhar, porque senao
VOCE NAO ENTRA NA IGREJA!!!.
Nosso custo anual de PROPAGANDA INVOLUNTARIA, beira os 20000 reais!!!!!.
Ja com os batizados e mais fechado, geralmente essa vaga e hereditaria,
um colega meu pegou uma igreja de bairro, porque quem fazia faleceu,
e porque ele e da paroquia.
Nos casamentos judaicos,musulmanos,ortodoxos,coreanos, evangelicos,etc,jamais pediram um centavo.
Cada caso e um caso.
Espero ter esclarescido tuas duvidas de forma concreta,
novamente
Bemvindo a Festa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abs.
Angelo
TENDO UM BOM ORCAMENTO PARA "PUBLICIDADE EM IGREJAS", ESTARA TUDO RESOLVIDO!
 

Esqueci te dizer que para fazer "PNM"(publicidade na marra),
existem cotas de prestadores de serviço,
entao voce deve esperar alguem sair do "clubinho",
para poder entrar!!!!!!!.
Isto acontece nas principais e tradicionais igrejas , e nao tanto da cidade de Sao Paulo,
como varios colegas disseram , parece que em outras cidades do pais isto nao existe
em outros paises,os poucos que conheço e tenho feito eventos, nao se paga para poder trabalhar,
Uruguai, Paraguai, Argentina,Chile,USA,Espanha.
Pelo jeito e privilegio paulistano, mesmo.
Abraço
Angelo.


Evandro Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2009, 20:20:02
Estou começando a fotografar... não tenho muitos recursos então comprei uma Fuji S100. Não estou conseguindo achar flash externo para ela. Vcs sabem que tipo de flash eu poderia usar? Com este equipamento eu posso fotografar casamentos e outros eventos?


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2009, 16:31:28
Acho ridiculo isso. Pelo menos aqui no Rio eu desconheço isto.

E se a pessoa não quiser o fotografo da igreja?

E além do mais a igreja não deve se meter nestes assuntos.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2009, 16:34:37
Acho que deve ser pratica de igrejas católicas. Eu pelo menos nunca ouvi sobre isso em igrejas evangélicas.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2009, 16:47:35
Indulgência? Isso é caso de polícia! Muito ridículo mesmo, se ninguém pagasse não haveria problema. Mas como fotógrafo é talvez a raça mais desunida que existe fica fácil ser explorado. O negócio é denunciar na Record que na Globo não adianta não.  :fight:

Bater em padre é crime?  :hysterical:

[ ]s

Formel


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2009, 19:18:51
Acho ridiculo isso. Pelo menos aqui no Rio eu desconheço isto.

E se a pessoa não quiser o fotografo da igreja?

E além do mais a igreja não deve se meter nestes assuntos.

Se a pessoa nao quer o fotografo da igreja, em alguns casos paga uma taxa "brava", ou se for igreja tradicional
NAO ENTRA!!!!!
Os noivos sabem disso no primeiro dia que vao pro curso na igreja


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2009, 19:20:46
Acho que deve ser pratica de igrejas católicas. Eu pelo menos nunca ouvi sobre isso em igrejas evangélicas.
Como ja citei antes isso ocorre nas igrejas catolicas de Sao Paulo,
nunca me aconteceu em outro estado, nem em outros paises.
Nas ceremonias de outras religioes, ninguem paga para trabalhar