Autor Tópico: elan 7 ou nikon fm2 ou canon ae-1  (Lida 15073 vezes)

leladomingues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 03 de Abril de 2009, 23:14:40
olá!  sou nova nesse forum, me desculpem se estiver repetindo...

vai lá, eu to querendo comprar uma 35 mm e estou em dúvida entre esses modelos: canon elan 7, nikon fm2 e canon ae-1.

eu queria uma máquina para iniciar na fotografia 35 mm profissional, se alguém puder me dar uma luz e até aconselhar outros modelos eu agradeço!!

abraços!


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2009, 02:45:03
São 3 boas câmeras, cada uma com características diferentes.

Uma escolha pensando em aproveitar as lentes quanto comprar uma digital DSLR mantentdo todo o automatismo seria a Elan 7 (EOS 30) que usa o mesmo sistema de lentes das câmeras digitais da marca. É uma câmera muito legal de se trabalhar, com uma boa ergonomia.

Já a FM2 é uma "lenda viva" das manuais, extemamente bem construída e resistente além de ser muito bonita. Não tem muito o que falar, é uma ótima câmera.

A AE-1 já tem algum automatismo, vc seleciona a abertura na objetiva e a câmera calcula a velocidade. Pra mim a principal desvantagem é não poder fotografar sem pilhas e a principal vantagem é a grande oferta de lentes compatíveis com boa qualidade e preço baixo..


Outras opções em câmeras manuais: Pentax K1000, Pentax ME Super, Olympus OM-1, OM-10.
Auto foco: EOS 1 (1N, 1V, 1V HS), EOS 3. Nikon F3, F4, F5, F6, N80, N90. (A N80 seria o modelo da nikon equivilente a Canon ELan 7)
São Paulo - SP


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2009, 05:43:36
Lela, o Leandro resumiu tudo ai.

O que vai encontrar de diferente nas demais considerações que possam aparecer aqui serão manifestações apaixonadas por uma ou outra câmera.

Eu, por exemplo, correria das auto-foco. Porque gosto mesmo das clássicas.

Mas se tiver mesmo preferencia por foco automático e outras facilidades "profissionais" , vai minha sugestão: a melhor SLR do mundo: Nikon F5



Mas se exagerei e uma boa manual ficaria de bom tamanho... entre no mundo gostoso das metálicas.
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 05:45:54 por Elmo »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2009, 05:49:43
O Leandro já disse o importante, mas vou falar um pouco dos mounts que eu uso (Pentax e Canon FD):

Pentax:

A vantagem de comprar uma Pentax, como uma K1000, por exemplo, é que as lentes vão poder ser usadas em uma câmera digital no futuro. O estabilizador de imagens no corpo das SLRs digitais Pentax favorece essa alternativa.

A Nikon também oferece compatibilidade com lentes antigas, porém o preço das objetivas costuma ser mais alto (sem acarretar em maior qualidade óptica em muitos casos). Apesar do preço mais alto, a Nikon leva vantagem sobre a Pentax no quesito oferta de equipamentos no mercado. Se você quiser uma 28mm Nikon usada para hoje, você encontra. Já no caso da Pentax, talvez você tenha que ficar ligado no Mercado Livre por uns dias a um mês até aparecer o que você quer. Se você pretende usar só uma 50mm, talvez a combinação K1000 + cinquentinha seja imbatível em termos de custo x benefício.

Canon FD:

Esse mount é o antecessor do sistema EOS, usado na Elan que vc mencionou e nas digitais SLR da Canon. A vantagem dele é que, como o encaixe tornou-se obsoleto, é possível conseguir objetivas de ótima qualidade a preços bastante atrativos. A Canon AE1 talvez seja a porta de entrada mais barata para esse mundo, seguido pela AE1 Program, AV1, AT1, etc. Requer baterias, mas na prática, dificilmente você vai usar uma K1000, por exemplo, sem bateria, pois você não vai querer ficar sem fotômetro. Também não vai fazer nada muito sério com uma K1000 ou com uma AE1 a ponto de não poder correr o risco de a bateria acabar durante uma sessão de fotos. Eu tenho sempre uma bateria backup no bag, prática comum para quem usa DSLRs ou SLRs autofoco. Algumas câmeras Canon FD funcionam sem bateria (embora o fotômetro não funcione nesse caso), entre elas a Canon F1 (modelos Old e N) e a Canon F1 New (funciona sem bateria limitada às velocidades 1/90 e B; as outras são controladas eletronicamente e requerem alimentação).

Como desvantagem, está a dificuldade de usar as lentes FD em câmeras digitais. Existe a perspectiva de ser relativamente indolor usá-las nas digitais micro four thirds, mas por enquanto esses brinquedinhos custam caro e o adaptador que permite acoplar lentes FD idem. Há também adaptadores para acoplá-las a câmeras EOS, mas por possuírem um elemento óptico adicional, a qualidade de imagem é afetada.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2009, 09:28:53
Olá,

O pessoal já falou tudo, mas repito:

Tenho a Elan 7e, não há o que reclamar dela, super câmera, com a vantagem de se usar as lentes em toda linha EOS. Começei nas SLR's com ela.

Possuo também, a FM2, como o Leandro já falou, "é uma lenda viva", as lentes você até que acha fácil, sai mais caro, mas dá para usar nas moderna também. Se comprar essa você não se arrepende.

Até
Mauricio Polli


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2009, 13:41:00
FM2 sem duvida :assobi:


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2009, 15:10:43
Olympus OM-1 acompanhada das excelentes lentes Zuiko. 
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2009, 15:17:42
Olympus OM-1 acompanhada das excelentes lentes Zuiko. 
OM-1 RULES !!!! :worship: :worship: :worship:
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 15:21:45 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2009, 22:05:16
Haha como vc viu, opções não faltam.
Vou dar meu pitaco: Como vc diz q quer ingressar na fotografia profissionalmente, pra não perder investimento, o negócio é uma Elan 7 ou uma equivalente da Nikon, ou mesmo as Minolta autofoco (maxxum). Pode pegar uma Pentax tb, mas as lentes manuais não serão autofoco na Pentax digital. Fazendo assim, vc poderia migrar pro digital tranquilamente, pois não perderia o investimento em lentes, q é o mais importante.
A F5 que o Elmo citou é cara, pessoalmente eu não começaria com ela não, a não ser q vc pense em usar filme profissionalmente.
Câmeras manuais já tiveram seu tempo de uso profissional. São maravilhosas, mas não tem recursos q as atuais possuem, como autofoco entre outras 'cocitas más', q fazem diferença. Pra mim que sou hobbista, fico extremamente satisfeito com uma inteira manual, mas pensando em profissionalmente, não iria pra manual.
Mas... Se vc quer simplesmente aprender fotografia, aí muda de figura. Pegue uma manual Canon, Nikon, Pentax, etc e tal q vc vai se dar muito bem, com um baixo investimento, e resultados com certeza melhores do q uma digital com lente de kit, fora a curva de aprendizado q só o filme tem, pois vc é obrigado  :D
Abraços,
Lucas


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2009, 23:02:10
Oi pessoal,

   O tópico está muito interessante, mas o pró que vejo é que a ELAN 7NE está cara, custando em média uns R$1300,00.
   Com este valor já dá para adqurir uma DSLR de entrada nos meios alternativos.
   Tem outros modelos da linha EOS 35mm que vou citar aqui, e gostaria que vocês comentassem alguma coisa sobre os mesmos :

   EOS 300V, EOS 500N, EOS 300N, EOS REBEL 2000

   Estes modelos seriam muito inferiores aos supracitados ?
   Daria para aprender com eles também ?
   Agradece,

   Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2009, 00:22:39
Pesquise melhor...
Já vi Eos 30 (Elan 7) por menos de R$600,00 por diversas vezes.
São Paulo - SP


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2009, 11:53:03
Pesquise melhor...
Já vi Eos 30 (Elan 7) por menos de R$600,00 por diversas vezes.

Veja essa aqui por R$ 750,00 com objetiva Tamron 28-200mm, na Angel: http://www.angelfoto.com.br/main_usados.php?page=usado&usado_id=1969

E olha que esse preço é de loja, portanto, um pouco mais cara mas com garantia. Comprar direto com o dono deve mesmo ficar naquilo que o Leandro disse.

E vou dar um palpite. Vá pessoalmente na loja e dê uma chorada. Negocie! Sempre rola um descontinho, isso sem contar com o já conhecido desconto de 5% para pagto. à vista. Esse último é só pedir que eles dão.

Do contrário, acho que os $750 podem ser pagos em até 3 vezes, se eu não estiver enganado.

-22.352971,-48.775582


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2009, 16:06:00
Oi pessoal,

   O tópico está muito interessante, mas o pró que vejo é que a ELAN 7NE está cara, custando em média uns R$1300,00.
   Com este valor já dá para adqurir uma DSLR de entrada nos meios alternativos.
   Tem outros modelos da linha EOS 35mm que vou citar aqui, e gostaria que vocês comentassem alguma coisa sobre os mesmos :

   EOS 300V, EOS 500N, EOS 300N, EOS REBEL 2000

   Estes modelos seriam muito inferiores aos supracitados ?
   Daria para aprender com eles também ?
   Agradece,

   Max

Procura no ML que acha bem mais barato. Uns tempos atrás até pesquisei, achei por 400 , 500, até 250 já vi, daí não sei as condições.

Aqui o cara está vendendo duas uma elan e uma 650 por 800,00 com lentes, veja se não vende só uma.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95278682-canon-elan-7e-eos-650-_JM
Mauricio Polli


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2009, 21:48:29
Obrigado a todos pelas respostas.
Moro no Nordeste, de forma que fica difícil olhar as usada nas lojas de Sampa in loco.
Bem, vou analisar mais um pouco e decidir.
Penso também na possobilidade de pegar uma 35mmm básica mesmo, como uma EOS REBEL 2000, pois se for para gastar muita grana, prefiro aguardar e partir logo para um corpo digital usado em bom estado.
Valeu pessoal.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2009, 16:21:15
Conselho, não compra máquina digital usada não. Câmera de filme, principalmente se for mecânica é tranquilo, mas digital só se vc confiar em quem está te vendendo.

[ ]s

Formel