Autor Tópico: Preço de álbum de formatura  (Lida 114854 vezes)

Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2009, 11:23:40
Eu tb vou falar de experiência como cliente.

Quando comprei meu álbum de formatura a uns 4 anos atrás, me ofereceram por 1500 as tais 35 fotos que parece um número cabalístico.

6 meses depois paguei 900 com o DVD.

As fotos foram horríveis, eu com minha point'n shot muquiada tirei fotos melhores.
Eles não tiveram nem a pachorra de passar um autolevel na fotos, todas sairam escuras.

Quanto a cada um levar seu fotografo eu acho inviável, mas acho que um problema sério é mais da comissão de formatura que não liga de ver a qualidade dos fotógrafos. Olham apenas aqueles portifólios preparados com a melhores fotos.

Tb acho que o valor e extorsivo, não desmerecendo o trabalho do fotografo.
O custo de um álbum de formatura não passa dos R$100, incluindo o photoshop.
Se pagarmos bem uns 500, p/ 1 fotografo p/ 5 formandos (o que seria quase particular) dá mais 100.
Se triplicarmos esse valor p/ os custos fixos e tudo mais 200x3 = 600.

Ou seja um valor justo e p/ um trabalho impecável.

O mesmo p/ mim acontece com alguns fotógrafos de casamento, mas ai digo que é mais culpa do cliente que não soube escolher. Agora cobrar mais de 1000 p/ um trabalho chulo, é sim de desmerecer a classe, não é questão de pedra ou vidraça, é questão de bom censo.

P/ mim chega a ser o mesmo caso da funerária que cobra um absurdo por ser um momento em que a pessoa não tem tempo nem cabeça p/ negociar.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2009, 12:19:31
Randal, eu acho que realmente depende da qualidade.

R$ 1000 por excelentes fotos da sua formatura, acho mais que justo. O mesmo se aplica ao álbum de casamento.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


esouzab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2009, 14:09:57
Senhores,

Obrigado pela opinião de todos!
Minha intenção aqui não era questionar se o valor era justo, e sim se estava dentro da média de mercado. Afinal, eu também tenho a intenção de ser fotógrafo profissional um dia, e quero entrar num mercado justo, e não canibalizado.

Sobre o álbum, eu gostei, as fotos ficaram boas, é uma ótima recordação. Se eu for a algum encontro com vocês algum dia, levo para vocês opinarem sobre as fotos.

Abraços!

Eduardo


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2009, 22:33:31
é lendo um tópico desse que eu penso que deveria ter ouvido minha mãe e virado médico ou advogado. :no: :no:

se quem é esclarecido no negócio, ou pelo menos diz que entende, até porque frequenta um fórum sobre o assunto pensa dessa maneira, imagine então os leigos que não sabem de nada e só querem é saber do resultado...

gente, fala sério...

porra, me dizer que o custo de um álbum de fotografia não passa dos R$100,00 é foda de ler!!! Em que mundo vcs vivem??

Eu sinceramente começaria a me preocupar com oque vcs andam comprando, porque se o serviço que te oferecem é ruim assim, e as contas que vcs fazem estão dando isso provavelmte vcs irão ter um problema sério futuramente, em todas as áreas...

opinião pessoal é uma coisa que ninguém aqui vai questionar, mas vamos prestar atenção no que é postado aqui porque da forma que é falado pode parecer uma tola verdade, por mais absurdo que pareça.
Vamos pesquisar o mercado e entender as coias que acontecem antes de chegar aqui e só dizer oque pensa baseado em achismo...

eu sugiro a todos que se manifestarm de forma contrária a compra do àlbum, independente da qualidade, a conhecer o trabalho de um fotógrafo sério que trabalhe no ramo, pesquisem valores, pesquisem sobre a mão de obra, pesquisem sobre os problemas sofridos pelo fotógrafo responsável que tem que ficar tentando vender álbum depois da formatura para aluno caloteiro.

É bom separar o joio do trigo antes de dizer qualuqer coisa. E isso vale para qualquer tipo de serviço, não é só na fotografia.


Cla Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2009, 22:43:58
Concordo com o Anderson... sou nova aqui,sou novíssima na arte de fotografar,mas sempre soube valorizar uma boa foto e tem fotógrafos de formatura  ótimos e q sim,merecem ganhar com aquilo... Aqui,boa parte está desvalorizando a Fotografia de uma maneira geral... caramba!!
:) Clarice Costa


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2009, 22:53:15
Eu tenho pesquisado preço de encadernação recentemente.

Acabei de cotar um álbum encadernado (premium) 24x30 com 60 páginas com papel fotográfico laminado (película protetora) + estojo + frete para o RJ = quase R$500,00

Se o custo é de quase R$500,00, cobrar mil reais não é tão caro assim.

O mesmo trabalho feito no formato de fotolivro (digipix - não premium) custaria bem menos.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2009, 11:23:07
Um bom album encadernado dificilmente sai (de custo, só as lâminas+encadernação) por menos de 400 reais.

Nesse caso, 1000 reais seria o MINIMO que poderia ser cobrado por um álbum bem feito (mínimo mesmo, pq ainda tem que contabilizar o trabalho do fotografo, tratamento, edição do álbum, etc, e lógico, o lucro, pq ninguem trabalha de graça).

Enfim, eu nem ia mais comentar nesse tópico, mas não aguentei: descobri que próximo aqui da minha região uma empresa pagava R$50,00 (isso mesmo, cinquenta reais) por noite para os contratados que faziam as fotografias nas formaturas. Um conhecido meu quando estava começando trabalhou algumas vezes pra essa empresa, mas desistiu quando eles arrumaram uma outra "equipe" que passou a fazer o mesmo trabalho por 30 reais a noite. :shock:

Então, pro pessoal que achou que eu estava desvalorizando a profissão, eu pergunto: vc pagaria 1000 reais num álbum que foi feito por uma pessoa que recebeu 30 reais pra fazer as fotos???? Que nunca fotografou antes e no dia anterior recebeu um "treinamento" de meia hora, usa o flash embutido da camera, e provavelmente nunca usou uma DSLR antes? A não ser que essa pessoa contratada tenha um dom divino, provavelmente qualquer frequentador aqui do fórum faria melhor.

Por isso eu disse, há casos e casos, e infelizmente eu nunca vi um álbum de formatura bacana; e é um mercado fenomenal, dá pra fazer um trabalho fantástico e ganhar muito dinheiro com isso, desde que seja bem feito. Cobrar os olhos da cara num álbum só pq é o unico (e mal-feito) registro que se tem daquele momento é que é um absurdo.

Em tempo: o mais importante desse tópico é que o Eduardo achou que o álbum dele valia isso, e ficou satisfeito!

abs!!!


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2009, 20:55:34
exato Marcondes, agora concordo plenaente com vc.

è importante saber diferenciar um bom trabalho de um trabalho ruim, e saber diferenciar um bom e competente fotógrafo de umas dessas empresas fundo de quintal que não,ligam a mínima para a qualidade do serviço. :ok:


Eliane Koba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2009, 15:23:33
Ah tô bege :eek:

Gente sou novata no fórum e quando ví este tópico e as respostas fiquei realmente irritada com algumas!
Não vou citar frases, pois pretendo dar minha opinião própria.

Fotografo casamentos, cobro pelo meu trabalho o valor justo pelo grau de dificuldade.
Se o cliente não quer, paciência!
Estou fazendo propostas para entrar no ramo de formaturas, mas pretendo,para isto, trabalhar junto com a equipe que está junto comigo e que eu conheço o trabalho.
E eu não cobraria 1000 reais por 35 fotos nem aqui nem no Japão(eu moarava e trabalhava com fotografia no Japão tbm!)!

Meus clientes ficam satisfeitos com meu trabalho de um jeito ou de outro, não admito que nenhum deles fiquem insatisfeitos!
Sabe como faço?
Cobro meu valor, sou pontualíssima, e quem trabalha comigo se não andar no ritmo não perdoo, procuro dar o melhor de mim, e na edição de fotos, procuro fazer uma prévia com o pessoal p saber oq cada um deseja, anoto tudo e procuro fazer o mais perto de um trabalho personalizado.
É satisfação garantida!
Fiz isso numa formatura de escola de crianças, as mães, todas eufóricas começaram a pedri isso, pedir aquilo, eu mais que depressa peguei alguém de minha equipe, dei um bloquinho e pedi para q fosse em cada mãe, anotassem o nome, e pedissem para elas dizerem oq estavam esperando do álbum.
Hoje faço isso como prévia de QUALQUER trabalho.

Não obrigo meus clientes a ficarem com algo q eles não gostaram, e achei esta a melhor maneira de fazerem com q eles interajam com meu trabalho, q afinal de contas é deles tbm.

Uma coisa que não deixo é cliente determinar preço, e de maneira alguma coloco meu trabalho em risco por vontade de clientes e pedidos sem noção do tipo "faz uma montagem minha com aquela que ta lá atrás", muda cor do fundo....faz assim, faz assado!
Fotografia é artes, não é uma simples manipulação de imagens pra la e pra cá!

Mas olha, preço é preço e acabou!
Eu sinceramente não cobraria 1000 por 35 fotos, é barato demais!


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2009, 18:59:36
Pessoal, não estou dizendo que um ótimo álbum custa R$100, mas o que eu recebi sim.

As fotos foras impressas em uma Fototica da vida e não era nem laminado nem encadernado, eram 35 fotos 20x25, presas em um álbum de sacos plásticos e as folhas no álbum com parafusos.

Trabalho amador. Principalmente p/ uma formatura de 400 formandos.

Eu não acredito que todos os fotógrafos sejam assim, principalmente os aqui do forum os quais eu respeito muito. Acho que os fotógrafos profissionais liberais não são os culpados, e sim as mega empresas de formatura.

Eu já fiz álbuns melhores como as bodas do meu sogro, e gastei cerca de R$150 no álbum, encadernado e com fotos de 2 folhas o que dá trabalho p/ encadernar.

Não estou falando que o preço do trabalho seja menor, eu mesmo gastei mais de 4 dias montando a arte gráfica, mas o material impresso p/ mim que não faço em quantidade saiu sim 150 e de ótima qualidade.

Tb não estou falando que nosso amigo não deva comprar o álbum, e nem que o preço de uma foto de casamento que é algo personalizado deva ser menor, o que estou falando é que os preços de fotos de formatura que são trabalhos de massa são caros sim.

Não estou aqui fazendo nenhuma ofença pessoal a ninguém, só sou contra qualquer tipo de bairrismo, protecionismo de classe ou o nome que seja.

Como disse sou cliente, não sou profissional, nem pretendo ser, não sou do mercado. Sou um amante da fotografia e pretendo continuar aprendendo e contribuindo p/ o forum, com minhas opiniões, mesmo que elas nem sempre agradem.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Abril de 2009, 22:36:22
As fotos foras impressas em uma Fototica da vida e não era nem laminado nem encadernado, eram 35 fotos 20x25, presas em um álbum de sacos plásticos e as folhas no álbum com parafusos.

O da minha irmã é assim. Só que ela tirou umas fotos e ficaram alguns refis sem foto no final rs


Deixe-me falar como funciona mais ou menos a parceria entre a empresa e a faculdade:
É proibida a entrada de câmeras no local (incluindo compactas). Quando cheguei na minha formatura, já me encaminharam para um lugar para tirar uma foto e me deram um formulário da empresa para preencher com os meus dados. Quem não preencher, simplesmente não sobe para colocar a beca e assim participar da formatura (inclusive presenciei uma discussão do aluno com o organizador do evento por causa disso). Daí começa a maratona. Parecemos robôs que temos que seguir exatamente o que eles mandam (ou seja, é obrigado a tirar fotos mesmo quem não quer). Tem de tudo: prossumers, reflex, gente usando frata, flash embutido, etc...

Depois de meses (agora vendo o álbum da minha irmã porque o meu ainda não me ofereceram), eles entram em contato para mostrar o álbum, que consiste em umas 30 fotos 20x25 em um álbum de refil, sendo estas bem mal editadas e cobram por volta de R$1.000,00 (diagramação? eles não sabem nem que existe isso rs).

Agora, se fosse um trabalho sério como o que a Elaine descreve, sem dúvidas eu pagaria bem mais do que R$1.000,00 , pagaria com prazer mesmo.... Só que no trabalho dessa empresa que estou falando, eu sinto muito, mas não pago nem R$250,00. A qualidade final é sofrível :\


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 10 de Abril de 2009, 11:25:33
De modo geral o trabalho de foto e video nas formaturas e o que bem citou Guto Marcondes.
Sou Pro de eventos faz um tempao, conheço o movimento da area.
Meus caros amigos,
formatura e atacadao puro, custo la embaixo, beneficio otimo!!
envolve empresas fechadas dedicadas a isto.
(fabrica de lembranças,sim, qualidade......!)
NUNCA vi um album decente nem um video decente de uma formatura,
falo isto para meus amigos que tem empresa disso , e eles dao risada da minha cara.
Para nao entrar em historias de backstage da profissao,
Meu caro voce gostou mais ou menos, e interessante essa recordaçao para voce, compre!!!.
Abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 10 de Abril de 2009, 11:32:55
Ah tô bege :eek:

Gente sou novata no fórum e quando ví este tópico e as respostas fiquei realmente irritada com algumas!
Não vou citar frases, pois pretendo dar minha opinião própria.

Fotografo casamentos, cobro pelo meu trabalho o valor justo pelo grau de dificuldade.
Se o cliente não quer, paciência!
Estou fazendo propostas para entrar no ramo de formaturas, mas pretendo,para isto, trabalhar junto com a equipe que está junto comigo e que eu conheço o trabalho.
E eu não cobraria 1000 reais por 35 fotos nem aqui nem no Japão(eu moarava e trabalhava com fotografia no Japão tbm!)!

Meus clientes ficam satisfeitos com meu trabalho de um jeito ou de outro, não admito que nenhum deles fiquem insatisfeitos!
Sabe como faço?
Cobro meu valor, sou pontualíssima, e quem trabalha comigo se não andar no ritmo não perdoo, procuro dar o melhor de mim, e na edição de fotos, procuro fazer uma prévia com o pessoal p saber oq cada um deseja, anoto tudo e procuro fazer o mais perto de um trabalho personalizado.
É satisfação garantida!
Fiz isso numa formatura de escola de crianças, as mães, todas eufóricas começaram a pedri isso, pedir aquilo, eu mais que depressa peguei alguém de minha equipe, dei um bloquinho e pedi para q fosse em cada mãe, anotassem o nome, e pedissem para elas dizerem oq estavam esperando do álbum.
Hoje faço isso como prévia de QUALQUER trabalho.

Não obrigo meus clientes a ficarem com algo q eles não gostaram, e achei esta a melhor maneira de fazerem com q eles interajam com meu trabalho, q afinal de contas é deles tbm.

Uma coisa que não deixo é cliente determinar preço, e de maneira alguma coloco meu trabalho em risco por vontade de clientes e pedidos sem noção do tipo "faz uma montagem minha com aquela que ta lá atrás", muda cor do fundo....faz assim, faz assado!
Fotografia é artes, não é uma simples manipulação de imagens pra la e pra cá!

Mas olha, preço é preço e acabou!
Eu sinceramente não cobraria 1000 por 35 fotos, é barato demais!

Eliane voce se refere ao seu trabalho individual,
realmente personalizado,eu tambem trabalho assim.
Mas a industria das formaturas e outra coisa,
e so comercio,eles vendem alguma "coisa", para lucrar o maximo posivel.
Os valores por voce mencionados nao existem nesse ramo.
Abs.Angelo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 10 de Abril de 2009, 11:37:01
O da minha irmã é assim. Só que ela tirou umas fotos e ficaram alguns refis sem foto no final rs


Deixe-me falar como funciona mais ou menos a parceria entre a empresa e a faculdade:
É proibida a entrada de câmeras no local (incluindo compactas). Quando cheguei na minha formatura, já me encaminharam para um lugar para tirar uma foto e me deram um formulário da empresa para preencher com os meus dados. Quem não preencher, simplesmente não sobe para colocar a beca e assim participar da formatura (inclusive presenciei uma discussão do aluno com o organizador do evento por causa disso). Daí começa a maratona. Parecemos robôs que temos que seguir exatamente o que eles mandam (ou seja, é obrigado a tirar fotos mesmo quem não quer). Tem de tudo: prossumers, reflex, gente usando frata, flash embutido, etc...

Depois de meses (agora vendo o álbum da minha irmã porque o meu ainda não me ofereceram), eles entram em contato para mostrar o álbum, que consiste em umas 30 fotos 20x25 em um álbum de refil, sendo estas bem mal editadas e cobram por volta de R$1.000,00 (diagramação? eles não sabem nem que existe isso rs).

Agora, se fosse um trabalho sério como o que a Elaine descreve, sem dúvidas eu pagaria bem mais do que R$1.000,00 , pagaria com prazer mesmo.... Só que no trabalho dessa empresa que estou falando, eu sinto muito, mas não pago nem R$250,00. A qualidade final é sofrível :\

CAROS
E ASSIM QUE FUNCIONA MESMO,ESTA CHEIO DE EXEMPLOS.
MAS PARECE MAFFIA, QUE PRODUTORA DE FOTO E VIDEO.
ALIAS, FOTO E VIDEO SAO SOMENTE 2 PRODUTOS DOS TANTOS QUE SAO VENDIDOS,
PEGAR OU LARGAR!!!!
PACIENCIA.
ABS.
ANGELO.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 10 de Abril de 2009, 11:52:10
é lendo um tópico desse que eu penso que deveria ter ouvido minha mãe e virado médico ou advogado. :no: :no:

se quem é esclarecido no negócio, ou pelo menos diz que entende, até porque frequenta um fórum sobre o assunto pensa dessa maneira, imagine então os leigos que não sabem de nada e só querem é saber do resultado...

gente, fala sério...

porra, me dizer que o custo de um álbum de fotografia não passa dos R$100,00 é foda de ler!!! Em que mundo vcs vivem??

Eu sinceramente começaria a me preocupar com oque vcs andam comprando, porque se o serviço que te oferecem é ruim assim, e as contas que vcs fazem estão dando isso provavelmte vcs irão ter um problema sério futuramente, em todas as áreas...

opinião pessoal é uma coisa que ninguém aqui vai questionar, mas vamos prestar atenção no que é postado aqui porque da forma que é falado pode parecer uma tola verdade, por mais absurdo que pareça.
Vamos pesquisar o mercado e entender as coias que acontecem antes de chegar aqui e só dizer oque pensa baseado em achismo...

eu sugiro a todos que se manifestarm de forma contrária a compra do àlbum, independente da qualidade, a conhecer o trabalho de um fotógrafo sério que trabalhe no ramo, pesquisem valores, pesquisem sobre a mão de obra, pesquisem sobre os problemas sofridos pelo fotógrafo responsável que tem que ficar tentando vender álbum depois da formatura para aluno caloteiro.

É bom separar o joio do trigo antes de dizer qualuqer coisa. E isso vale para qualquer tipo de serviço, não é só na fotografia.

Amigao.
Formatura e atacadasso puro,Eu tenho 2 amigos que sao donos de empresas de formatura.
Se eu te paso valores de custo
voce vai para a UTI, de tanto dar risadas.
Os mega albums (pasta catalogo)de folhas plastico se compram por centenas, direto no fabricante, a preço de esmola.
No minilab proprio,o custo de cada 20x25 sao centavinhos.
E uma industria, e um bom negocio,
foto e video sao somente 2 coisas a mais na prateleira para vender.
Abs.
Angelo.