Autor Tópico: Preço de álbum de formatura  (Lida 114822 vezes)

smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #45 Online: 22 de Maio de 2009, 10:20:44
Notícia interessante! Mas temos que pensar que cada caso é um caso, então teria que analisar com atenção os tipos de contratos existentes entre as faculdades e as empresas.

Mas é um precedente interessante!

abs.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #46 Online: 22 de Maio de 2009, 10:34:49
Me parece que com essa tutela antecipada, qquer contrato de exclusividade é ilegal, sendo assim p/ qquer evento de formatura os alunos estão liberados p/ levarem suas maquinas. E isso passa a ser válido em todo Brasil até o julgamento do mérito.

Nada está dito sobre a contratação de outra empresa de fotografia.

Edit: Tb não diz nada sobre diferenciação de Maquinas amadoras e profissionais.
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 10:35:53 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #47 Online: 22 de Maio de 2009, 10:39:31
hehehe... no link indicado com a noticia tem uma imagem de uma comunidade no orkut sobre o valor dos albuns, etc. Entrei lá pra ver.

Os argumentos dos caras são hilários... sou advogado de formação, trabalho na área há 10 anos, e a fotografia foi surgindo e hoje é uma boa complementação da minha renda, ou seja, vejo a questão sob as duas óticas, jurídica e "fotográfica", digamos assim.

Uma "nobre colega" lá escreveu indignada que o vizinho do primo do tio dela fez o aniversário de 1 aninho do filho não-sei-de-quem e entregou um album super luxuoso e personalizado por R$300! fala sério... não dá pra comparar uma colação de grau com um aniversário de um ano né.

Tudo bem que os caras estão p. da vida, por tudo aquilo que já comentamos aqui, o "contrato de exclusividade" da empresa, a impossibilidade de fotografar por conta própria, etc.etc., muitas vezes, a própria qualidade do material apresentado, mas daí a querer pagar 300 paus num trabalho desses já é demais (e olha que o pessoal lá disse que as fotos estavam boas e que gostaram do material, ou seja, parece que o trabalho foi bem feito).

O problema aí eu acho que não é tanto o preço (pois se for um trabalho bem feito, vale!), e sim, a tal exclusividade da empresa, que acaba obrigando o formando a comprar daquela empresa, independente da qualidade do material, e aí os caras deitam e rolam em cima dos alunos.

Mas o mais engraçado são os formandos tentando falar "dificel" kkkkk!  :hysterical:

abs!







smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #48 Online: 22 de Maio de 2009, 10:42:28
Me parece que com essa tutela antecipada, qquer contrato de exclusividade é ilegal, sendo assim p/ qquer evento de formatura os alunos estão liberados p/ levarem suas maquinas. E isso passa a ser válido em todo Brasil até o julgamento do mérito.
Nada está dito sobre a contratação de outra empresa de fotografia.
Edit: Tb não diz nada sobre diferenciação de Maquinas amadoras e profissionais.
Errado, essa decisão só vincula as partes que integram o processo.

Não tem efeito para outros casos, e, via de regra, nem mesmo para outras turmas da mesma faculdade, caso os alunos dessa outra turma não tenham entrado na justiça no mesmo processo.

abs!


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #49 Online: 22 de Maio de 2009, 11:00:29
Errado, essa decisão só vincula as partes que integram o processo.
Não tem efeito para outros casos, e, via de regra, nem mesmo para outras turmas da mesma faculdade, caso os alunos dessa outra turma não tenham entrado na justiça no mesmo processo.
abs!

Bem, não sou advogado, mas tinha entendido que só a indenização que tinha a ver só com os alunos que entraram com o processo.

Mas a tutela antecipada, pelo que eu conheço, é estensível p/ outras ocasiões semelhantes. Foi o caso da época quando entraram contra a Telefonica sobre a cobrança de provedor e todos podiam pedir p/ não ser cobrados até o fim do processo.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 23 de Maio de 2009, 02:08:16
Noticia quentinha:

Universitários ganham na Justiça direito de tirar fotos da sua formatura

Na denúncia, alegam que seriam obrigados a pagar R$ 2 mil por álbum.
Máquinas fotográficas e celulares com câmeras estavam proibidos na festa.


http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1161683-5606,00.html

Eu ia postar essa notícia mesmo, aconteceu na minha faculdade kkk

Engraçado, tenho uma amiga de SP que quer q eu tire as fotos dela na formatura, eu disse q isso vai arrumar encrenca, e ela disse q o pai é advogado e que não tem como dar problema, que ele ja tem tudo nos esquemas.

Será que rola? eu não curto fotos de eventos, mas para os amigos... não tem problema nenhum.

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #51 Online: 10 de Setembro de 2009, 10:57:44
Bem minha esposa forma ano que vem, já contrataram uma empresa para a formatura, e não quero nem saber vou lá tirar fotos.

Foi bom ler este ´tópico, pois como é uma turma de advogados (kkkkk) já vou me antecipar a possíveis problemas.

Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Gabriel Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #52 Online: 08 de Outubro de 2009, 12:50:18
Aqui no ES, ofereço Album 20x25 Sacola com 40 fotos + Caixa +(Beca + canudo + brindes + ensaio e etc...) 849,00 e o formando paga em até 2 meses após a formatura.
Sendo que o álbum é com a logotipo do curso e um mterial sintético muito bonito;
Fotos em papel fotográfico, couché jamais!

A realidade do mercado, infelizmente, nos força a vender este álbum sacola.
Laminado panorâmico 30x50 25 lâminas (50 páginas), R$1.700,00 (formatura)

Fotografamos com Nikon D300 + Flash SB900 e "Kit Estúdio" Mako;
Formando pode levar máquinas pessoais a vontade, e até profissionais, já que fecho o pacote de fotografias. Não lucro o mesmo que as gigantes do mercado, mas o índice de satisfação>indicação é muito bom!

Casamento já é outra conversa, preço de Álbum de um bom profissional bom por aqui, parte de R$2800

Quem quiser conhecer o meu trabalho, acesse 
www.g2fotografias.com



Abraço




Gabriel Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #53 Online: 08 de Outubro de 2009, 12:54:16
Detalhe, freelancer por aqui, de R$ 150,00 a R$ 300,00


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #54 Online: 26 de Novembro de 2009, 14:55:02
Li o tópico inteiro, e sinceramente me surpreendi com os comentários de alguns "fotógrafos" aqui do fórum.

Trabalho com fotografia desde 2002, com formaturas e eventos desde 2004, e hoje vivo só dos trabalhos com formaturas. Já passei por todas as áreas, freelance, vendas, photoshop, etc.

Primeiro de tudo: formatura não é improviso. É feito um contrato de exclusividade fotográfica com a comissão de formatura. Porque exclusividade? Acho que nem precisa explicar, já pensou se em todas as turmas que não estiverem satisfeitas com a comissão de formatura e o contrato, resolverem trazer outra equipe? Isso já deu muitos problemas.

Segundo: se falou sobre o custo do material, pois bem, o custo do material físico É O DE MENOS. Vamos comparar: quando vc paga 5,00 numa jarra de suco de laranja. O custo da laranja é o de menos, o cara gastou 30 centavos de laranja pra fazer o suco. O mais caro é o salário da pessoa que está te atendendo, a água, luz, energia, aluguel, imposto, etc. O cara não está te vendendo apenas o suco, mas sim toda uma situação em que vc se sinta confortável e tome um suco gostoso num lugar agradável e seja bem atendido.

Resumindo: quando alguém vai te vender um álbum de formatura, ele NÃO ESTÁ TE VENDENDO AS FOTOS. ELE ESTÁ TE VENDENDO UM TRABALHO.

Posso lhes garantir que o custo de um bom álbum de formatura não sai por menos de 500,00. Se vc considerar que apenas 50% das pessoas comprem o álbum, o custo sobe pra 1.000,00 por álbum. Obviamente, esses álbuns deverão ser vendidos acima de 1.300,00 ou então será prejuízo na certa. E prejuízo em formatura é sempre em quantidade enorme.

Quanto à qualidade das fotos, isso é muito relativo. Eu trabalho atualmente com 3 empresas diferentes, e posso garantir que a qualidade é acima do que se espera. É absurdo generalizar dizendo que todos os álbuns são ruins, isso é uma inverdade. E normalmente as empresas trabalham com fotógrafos que fazem casamentos e outros eventos.

Sobre o valor: tudo isso está estipulado em contrato. Acho que os formandos deveriam se informar sobre o contrato da sua turma ao invés de ficarem revoltadinhos na hora que o álbum chega.

Exemplo, pra um curso de direito, em que temos formandos com alto poder aquisitivo, e bem exigentes, pra comercialização no estado de São Paulo:

1) 18,00 a foto 24x30
2) 250,00 o DVD personalizado
3) 250,00 a encadernação

A filmagem do DVD inclui filmagem nos churrascos, identificação, colação, jantar, baile e outros eventos que a turma tenha + edição PERSONALIZADA de tudo isso. As fotos idem.

Então, um álbum com 80 fotos + DVD sairia por R$ 1.950,00 , o que eu considero um preço razoável de venda.

Aí entra o processo de venda. Uns choram demais e por muitas vezes até humilham o vendedor, já outros adoram e valorizam o trabalho. Na média, lá se vão mais 8 parcelas de cheques. Subtraia do valor total uns 10% de inadimplência e custos de cobrança.

Coloquem tudo no papel e vejam se o lucro é tão absurdo assim...

A grande questão é que muita gente enxerga a foto como um pedaço de papel, e acha que a empresa não teve custo nenhum, e que é um preço abusivo, etc etc, o que NÃO É VERDADE.

Ao longo de todo esse processo, vcs já imaginam o tanto de problemas que surgem né? Na hora da venda é o mais absurdo. Já vi acontecer de tudo. Até vendedor sair no tapa com cliente eu já vi. Gente que quer pagar 200,00 no álbum e solta a frase clássica: "ah, se eu fosse vc, eu aceitava, pois se a gente não comprar, vc vai ter prejuízo" ahahah

Daí a minha resposta sempre é: "Não não minha senhora, eu só estou preocupado com quem tem real interesse de comprar. Quem não tem interesse a gente joga as fotos fora, e no caso de pessoas como a senhora, A GENTE JOGA FORA COM O MAIOR PRAZER" ahuahhuahua

Ou quando alguém fala: "volta daqui a 3 meses que eu te pago à vista, aí vc me dá desconto" eu tbm dou risada... "à vista é HOJE, meu senhor, não daqui a 3 meses". Ou então quando falam: "volta ano que vem que o álbum vem pela metade do preço" -> isso não é verdade. O que acontece é que no futuro a empresa faz uma negociação mais "frouxa" com o cliente, ele pode pagar em mais vezes, de repente tirar os juros, tirar o DVD, e principalmente DESCARTAR mais fotos do que o estipulado em contrato, o que dá a FALSA IMPRESSÃO de que o álbum fica mais barato.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 15:21:08 por Lelo »


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #55 Online: 26 de Novembro de 2009, 23:34:24
Li o tópico inteiro, e sinceramente me surpreendi com os comentários de alguns "fotógrafos" aqui do fórum.

Trabalho com fotografia desde 2002, com formaturas e eventos desde 2004, e hoje vivo só dos trabalhos com formaturas. Já passei por todas as áreas, freelance, vendas, photoshop, etc.

Primeiro de tudo: formatura não é improviso. É feito um contrato de exclusividade fotográfica com a comissão de formatura. Porque exclusividade? Acho que nem precisa explicar, já pensou se em todas as turmas que não estiverem satisfeitas com a comissão de formatura e o contrato, resolverem trazer outra equipe? Isso já deu muitos problemas.

Segundo: se falou sobre o custo do material, pois bem, o custo do material físico É O DE MENOS. Vamos comparar: quando vc paga 5,00 numa jarra de suco de laranja. O custo da laranja é o de menos, o cara gastou 30 centavos de laranja pra fazer o suco. O mais caro é o salário da pessoa que está te atendendo, a água, luz, energia, aluguel, imposto, etc. O cara não está te vendendo apenas o suco, mas sim toda uma situação em que vc se sinta confortável e tome um suco gostoso num lugar agradável e seja bem atendido.

Resumindo: quando alguém vai te vender um álbum de formatura, ele NÃO ESTÁ TE VENDENDO AS FOTOS. ELE ESTÁ TE VENDENDO UM TRABALHO.

Posso lhes garantir que o custo de um bom álbum de formatura não sai por menos de 500,00. Se vc considerar que apenas 50% das pessoas comprem o álbum, o custo sobe pra 1.000,00 por álbum. Obviamente, esses álbuns deverão ser vendidos acima de 1.300,00 ou então será prejuízo na certa. E prejuízo em formatura é sempre em quantidade enorme.

Quanto à qualidade das fotos, isso é muito relativo. Eu trabalho atualmente com 3 empresas diferentes, e posso garantir que a qualidade é acima do que se espera. É absurdo generalizar dizendo que todos os álbuns são ruins, isso é uma inverdade. E normalmente as empresas trabalham com fotógrafos que fazem casamentos e outros eventos.

Sobre o valor: tudo isso está estipulado em contrato. Acho que os formandos deveriam se informar sobre o contrato da sua turma ao invés de ficarem revoltadinhos na hora que o álbum chega.

Exemplo, pra um curso de direito, em que temos formandos com alto poder aquisitivo, e bem exigentes, pra comercialização no estado de São Paulo:

1) 18,00 a foto 24x30
2) 250,00 o DVD personalizado
3) 250,00 a encadernação

A filmagem do DVD inclui filmagem nos churrascos, identificação, colação, jantar, baile e outros eventos que a turma tenha + edição PERSONALIZADA de tudo isso. As fotos idem.

Então, um álbum com 80 fotos + DVD sairia por R$ 1.950,00 , o que eu considero um preço razoável de venda.

Aí entra o processo de venda. Uns choram demais e por muitas vezes até humilham o vendedor, já outros adoram e valorizam o trabalho. Na média, lá se vão mais 8 parcelas de cheques. Subtraia do valor total uns 10% de inadimplência e custos de cobrança.

Coloquem tudo no papel e vejam se o lucro é tão absurdo assim...

A grande questão é que muita gente enxerga a foto como um pedaço de papel, e acha que a empresa não teve custo nenhum, e que é um preço abusivo, etc etc, o que NÃO É VERDADE.

Ao longo de todo esse processo, vcs já imaginam o tanto de problemas que surgem né? Na hora da venda é o mais absurdo. Já vi acontecer de tudo. Até vendedor sair no tapa com cliente eu já vi. Gente que quer pagar 200,00 no álbum e solta a frase clássica: "ah, se eu fosse vc, eu aceitava, pois se a gente não comprar, vc vai ter prejuízo" ahahah

Daí a minha resposta sempre é: "Não não minha senhora, eu só estou preocupado com quem tem real interesse de comprar. Quem não tem interesse a gente joga as fotos fora, e no caso de pessoas como a senhora, A GENTE JOGA FORA COM O MAIOR PRAZER" ahuahhuahua

Ou quando alguém fala: "volta daqui a 3 meses que eu te pago à vista, aí vc me dá desconto" eu tbm dou risada... "à vista é HOJE, meu senhor, não daqui a 3 meses". Ou então quando falam: "volta ano que vem que o álbum vem pela metade do preço" -> isso não é verdade. O que acontece é que no futuro a empresa faz uma negociação mais "frouxa" com o cliente, ele pode pagar em mais vezes, de repente tirar os juros, tirar o DVD, e principalmente DESCARTAR mais fotos do que o estipulado em contrato, o que dá a FALSA IMPRESSÃO de que o álbum fica mais barato.



Ja trabalhei com Formaturas tambem, afinal, faz 15 anos que vivo como fotógrafo, pelo menos aqui na minha região, Vale do Paraiba, a realidade é outra.
Já fazem tres anos que não trabalho mais com formaturas, pois o cachê pelo freela caiu muito.
Hoje querem pagar no maximo R$200,00 por noite, e muitas vezes voce tem que se deslocar para cidades bem distantes. A empresa paga o combustivel, mas tem que ir com o carro lotado de materiais e equipamentos para o evento. Nesses casos meu carro sempre esta "quebrado", "com a suspensão ruim" ou com o licenciamento atrasado. Pois não vale a pena o desgaste do veiculo.
O que acontece muito tambem, é ter um ou dois fotógrafos de verdade e os outros são vendedores, funcionários internos e laboratoristas que tambem fazem freelance para a empresa, mas estes recebem em media 50 a 60% do cachê de um fotógrafo.
Quanto ao custo, el gira hoje em torno de R$200,00 a R$300,00 por album, e não R$500,00 como diz o colega e nem R$100,00 como disse o outro colega forista. Façam o calculo:

40 fotos 20x25 a R$1,25 cada (custo para a empresa)                          = R$50,00
1 album luva de nivel médio                                                  = R$35,00
freelance do fotografo (400 fotos em media = a 8 ou 10 albuns)               = R$25,00
Custos com locomoção, segurança alimentação(rateado por album)               = R$15,00
Custo com DVD e Poster e moldura                                             = R$50,00
Comissão do vendedor( são autonomos, vivem de comissão)                      =R$120,00
Total médio                                                                  =R$295,00.

Realmente a média de venda no primeiro contato é em torno de 35 a 40% dos albuns, sendo que depois de mais ou menos 6 a 12 meses, faz-se o "repique", que é a venda com um desconto que varia de 20 a 50% do valor inicial do album, dependendo da condição de pagamento, e em alguns casos existe o segundo repique, onde o vlor do album cai para 50 a 30% do valor inicial, mas isso ja sem a capa, DVD e Poster, e para pagamento a vista.

Agora isso de retrucar o cliente que desdenha as fotos e dizer que vai jogar o album no lixo com o maior prazer, me desculpe, mas é atitude de quem não entende nada de vendas, um real incompetente, pois quando se vende fotos, voce trabalha com a emoção das pessoas, voce não vende realidade nem papel fotografico com imagens, voce vende fantasia, vende recordações, vende um pedaço da vida do formando.

É por isso que muitos acham o album caro e com qualidade ruim e outros o acham bonito e barato. Tudo depende de quem esta lhe vendendo o album, se o vendedor não souber tocar suas emoções, o album será sempre feio e caro, mas se ele chegar ao seu emocional, será o album mais bonito e mais barato da sua vida.

É dificil lidar com o ser humano...
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #56 Online: 30 de Novembro de 2009, 02:05:48
Nossa cara, vc está extremamente por fora do mercado.

Nem fotos 20x25 se fazem mais.. hauha

E dá pra ver que vc nunca vendeu também. O vendedor não tem nada disso de tocar as emoções da pessoa. O grande responsável por tocar as emoções da pessoa são as FOTOS, e a QUALIDADE do material em geral. Para uma venda ter mais chances de ser bem-sucedida, é IMPRESCINDÍVEL QUE AS FOTOS ESTEJAM BONITAS.

Sendo assim, o mérito do vendedor é: conseguir vender álbuns para pessoas indecisas, conseguir bons valores de venda, bons parcelamentos, conseguir entregar os álbuns com rapidez, conseguir argumentar e trabalhar o cliente para que ele fique satisfeito com a compra e não venha pedir devolução do álbum, ou ficar inadimplente.

Valor do freelance aqui na minha região: 150,00 para fotógrafo, 200 para cinegrafista. Sim, existem muitas pessoas que são fotógrafos nas horas vagas, e posso lhe garantir que muitos deles são bem melhores do que muitos fotógrafos metidos à besta, que mal sabem regular um flash, e menos ainda sabem como abordar um formando, coisa que considero essencial. Acredite: muitos fotógrafos conhecidos no ramo de casamentos tiram fotos desfocadas e escuras. No quesito da técnica fotográfica, formatura é feijão com arroz. Não tem segredo, mas é preciso saber os macetes do ramo pra conseguir executar corretamente.



Vamos ver o preço de um album de direito de uma faculdade particular:



>>> 80 fotos 24x30 (aproximadamente R$ 1,50 cada uma, ou menos se a empresa tiver minilab) = R$ 120,00

>>> encadernação personalizada do curso com estojo = R$ 50,00

>>> freelances de fotografos e cinegrafistas (rateados para uma turma de 40 alunos com 4 ou 5 eventos registrados)+ edição das fitas e das fotos = R$ 150,00 em média

>>> comissão do vendedor que fechou o contrato = R$ 50,00 (por aluno)

>>> cachê fotográfico (pra quem não sabe, as empresas de formatura DÃO DINHEIRO pras turmas fazerem churrascos, isso mesmo, dinheiro DE GRAÇA, rss. Essa grana é pra comprar coisas da formatura, fazerem churrascos, abaterem na festa, ou usar como quiserem) = R$ 250,00

>>> gastos extras da empresa relativos ao contrato, incluindo telefonemas, gasolina, papeis, xerox, erros, etc = R$ 50,00



Só aqui já deu R$ 670,00 DE CUSTO POR CADA ÁLBUM, mas existem outros gastos.


Continuando:

R$ 670,00 x 40 formandos = R$ 26.800,00 de CUSTO

Digamos que venda 50% de todos os álbuns (20 álbuns), a um preço médio de venda de R$ 2.200,00 cada formando = R$ 44.000,00

Desses R$ 44.000,00 , retire 10% da comissão dos vendedores:

R$ 44.000,00 - 10% = R$ 39.600,00

R$ 39.600,00 - R$ 26.800,00 = R$ 12.800,00


Isso retorna R$ 12.800,00 de LUCRO na primeira visita.


Se vender mais 20% dos albuns na segunda visita (8 álbuns), a um preço médio de 1.500 = 12.000 reais, menos 20% de comissão do vendedor de 2ª visita = R$ 9.600,00

Vejam que o lucro não tem nada de exorbitante. Existem cursos que vendem bem, mas tem muitos outros cursos que dão prejuízo.

Também não estou contando a inadimplência, que gira em torno de 10% de todo o valor. Hoje em dia as empresas estão trabalhando com consulta ao Serasa, o que diminuiu bastante a inadimplência, mas é impossível zerá-la.

Um grande detalhe que eu não comentei: todos esses custos são pagos ANTES da formatura. Se vc pretende se arriscar no ramo de formaturas, tenha em mente que vc vai gastar MUITO dinheiro BEM antes de começar a ver o primeiro cheque.

A única forma da empresa lucrar com constância é operando uma grande quantidade de alunos.

PS: Existem clientes muito sacanas, que, vou lhe dizer, eu jogaria as fotos fora COM PRAZER.

Abraços
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 02:39:57 por Lelo »


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #57 Online: 30 de Novembro de 2009, 02:46:53
Só pra complementar uma edição que eu nao consegui fazer: A única forma da empresa lucrar com constância é operando com uma boa quantidade de alunos e contratos. Veja que 1 contrato de Direito lhe sugou mais de 25mil de custo, e te retornou uns 15mil quase 1 ano depois (ou mais).

E se não vendesse o suficiente??? E se os formandos combinassem entre si de não comprar nenhum álbum? (isso acontece frequentemente)

Definitivamente, operar formaturas não é pra qualquer um.

Dito isso, seria interessante que os clientes tivessem pelo menos a humildade de reconhecer o custo e o trabalho prestado né? :)

(Pelo menos dos colegas de fórum! ehehehehehehehe)
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 03:08:29 por Lelo »


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #58 Online: 30 de Novembro de 2009, 14:49:34
Lelo,

Não estou querendo reviver esse assunto, só chequei suas contas e não fiz nenhum juizo de valor, mas vc coneiderou a comissão de vendedores 3 vezes.

R$50 na conta por álbum, depois + 10% e depois + 20%.
É isso mesmo, pagasse 3 vezes as vendedores sou só na data da venda?

E é isso mesmo? R$250,00 por aluno devolvido a comissão? Isso não é por fora, não é falta de ética?

Att.
 
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #59 Online: 30 de Novembro de 2009, 15:14:06
Randal,

São vendedores diferentes, com recebimentos diferenciados:

Bem antes da formatura, no momento que fecha-se o contrato na escola/faculdade, o vendedor que visitou a turma e negociou os termos com ela, ganha X reais por aluno que participar da formatura. Não sei exatamente os valores, mas acredito que seja 50,00 por aluno de Direito, pois outros cursos inferiores paga-se 40,00 por aluno. Em muitos casos esse vendedor, além da comissão, tem ajuda de custo ou mesmo um salário fixo pago pela empresa.

Aí, após a formatura, entram em cena os VENDEDORES DOS ÁLBUNS. A comissão deles gira em torno de 9% (no cheque) + ajuda de custo, então arredondei pra 10%. Essa porcentagem é sobre todo o valor de venda dos álbuns. Muitas vezes os vendedores ganham uma pequena bonificação fixa por DVD ou por poster vendido, mas varia de empresa pra empresa.

Esses vendedores de álbuns passam a 1ª vez nas casas das pessoas oferecendo os álbuns. Se 50% NÃO COMPRAR seu álbum de formatura, o álbum volta pra empresa, e depois de um tempinho (pelo menos 1 ano) entra em cena um 3º profissional, que é o vendedor de álbuns de 2ª visita. A comissão é mais alta (20% no cheque), pois a empresa não dá ajuda de custo, e devido à própria dificuldade do trabalho, visto que esses álbuns já foram recusados por diversos motivos, muitos deles não têm o menor interesse em comprar nada nem hoje nem daqui a 20 anos, hehehe.

Não sei se me fiz claro. Em cada momento existe um profissional diferente.

Quanto ao "cachê fotográfico", é o maior motivo dos problemas das empresas de formatura. Em alguns cursos TOP como Medicina da USP, já ouvi falar de cachê de mais de 1.000,00 por aluno. Essa prática de dar dinheiro pra turma é uma coisa muito séria, pois quanto mais se gasta, mais arriscado fica o contrato. Como eu disse, frequentemente algumas turmas combinam entre si de nao comprar nenhum álbum.

Mas essa grana não vai pra comissão de formatura! Ela é revertida para TODOS os formandos participantes! A comissão que decide aonde será utilizado o dinheiro. Se será usado pra pagar churrascos, se será usado pra abater no valor da festa, ou qualquer outra coisa.

Esse cachê fotográfico é um assunto delicado que faz toda a diferença na hora de fechar o contrato. Muitas turmas escolhem umna empresa maluca que dá muito mais dinheiro e brindes do que as outras empresas. Depois essa empresa vai precisar carregar muito no valor dos álbuns pra poder compensar, e aí fica ruim pra todo mundo. Acho que a turma precisa pesquisar bastante pra haver um equilíbrio entre atendimento, brindes, qualidade e valor de álbum.

Abraços
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 15:19:07 por Lelo »