Autor Tópico: Preço de álbum de formatura  (Lida 115087 vezes)

GutoFoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 23:40:15
Concordo em gênero número e grau com o amigo Lelo. Deu uma verdadeira aula.

A coisa é bem por aí mesmo.

Só que tem mais custos: pós-venda do contrato(entre a assinatura e o dia do evento); pós-venda das vendas das fotos. Outro custo, outra equipe. Tem muita nuançia que se formos destrinchar aqui é muito para relatar.

Com isso o custo por albinho saí por ums R$800,00 pilas.

Sempre digo: "Formatura é muito mega. É muito giga"!

É muita cobrança e nunca dá para agradar a todos. Um quer isso outro quer aquilo. A empresa fica muito vulnerável.

Como você mesmo disse:"Definitivamente, operar formaturas não é pra qualquer um".

O cara tem que ter sangue no olho...

Tem mais... Muitas vezes a venda vem parcelada.

Em ralação à qualidade dita por alguns colegas, é público e notório que o mercado de Foto de Formatura vem passando por uma reformulação geral em virtude do trabalho 100% digital. Portanto, já é normal vermos, hoje, álbuns espetaculares que não devem nada a muitos álbuns de casamento por aí.

Em relação aos preços praticados, acredito que os mesmos devam ser diretamente porporcinais à qualidade. Mas sei que não é assim que ocorre em muitas empresas.

O mercado(tanto empresa como consumidor)precisa entender que o que se vende e se compra é pruduto ou serviço e não preço.

Tem muita empresa boa fazendo excelentes trabalhos e muitas em estágio diríamos, de desenvolvimento. Isso é normal em qualquer setor.


Grande abraço


Guto


 



pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 16:02:20
Sobre esse tema, gostaria de contar um fato!

Minha namorada estava se formando no final do ano passado (2009), a festa estava marcada para o dia 3 e 4 de dezembro. Era um evento enorme, que reunia em torno de 300 formandos (não tenho o número exato no momento) totalizando 3.000 pessoas entre convidados e formandos na sexta-feira, e em aproximadamente 6.000 pessoas no sábado.
Nós sabíamos do absurdo que era o preço do album de formatura cobrado pela empresa, então decidimos tentar levar uma câmera para registrar os momentos da festa dela. - não quero entrar nessa questão nesse momento, mas eu realmente acho um absurdo o preço cobrado para um evento que foi tão mal coberto! -
Nós combinamos assim "vamos entrar, sem esconder a camera nem nada, entramos com tudo na mão e assim, caso haja algum problema, seremos informados já na entrada do evento."
Passamos pela portaria (aonde entregamos o convite), sem problema algum, sem pedirem para que eu deixasse minha câmera guardada em um guarda-volumes(o que eu acharia um absurdo), tampouco nenhum aviso de que lá não era permitido fotografar.
Durante toda sexta-feira, fotografei normalmente minha namorada durante o jantar de formatura, claro que sem me aproveitar dos cenários espec[ificos criados pela empresa para os formandos(certos ambientes, com iluminação toda montada e etc).
No sábado (no baile), entramos do mesmo jeito, máquina na mão (se quer estava na bolsa, para não acharem que nós haviamos escondido) e do mesmo jeito estava registrando o evento.
Em um dado momento da festa, fez-se um cordão de isolamento entre as pessoas (convidados) e os formandos, pais (ou alguém próximo querido que fora escolhido pelo formando) e fotografos. Era a valsa.
Entendendo que aquele cordão não deveria ser atravessado, mantive-me fora dele, bem próximo a divisão, para ver se conseguia pegar minha namorada durante a dança com seu pai, mesmo que de longe, já que minha câmera tinha um range curto.
Nesse momento um segurança olha pra mim e pergunta "você está fotografando?" eu, já com medo, respondi que sim. Então, surpreendentemente, ele levantou a corda e falou para eu entrar no espaço em que estavam os formando com seus pares. Eu entrei e encontrei uns amigos, com suas mães, descontraídos para a dança. Resvolvi tirar uma foto deles, e, acabei tirando 3 fotos, quando dois seguraças chegam pelas minhas costas, um segura meus braços a força e o outro, brutalmente, arranca a camera da minha mão. Sem falarem nada, sem nenhum aviso.
A partir dai eu tento ir atras do cara que pegou minha câmera a força e saiu correndo, enquanto ficam me segurando até eu ser expulso da festa.
De saldo, sofri algumas lesões corporais leves, minha namorada teve seu grand finalle chorando com sua familia toda nervosa e trite (ainda mais porque ela nem viu o fato ocorrido e foi saber disso 1 hora mais tarde, por uma amiga, e ficou imaginando o que poderia ter ocorrido depois que me pegaram), e todos nós inconformados com as atitudes alí tomadas.

Depois de expulso da festa, descobri que houve uma briga durante a formatura, e os seguranças não encostaram um dedo nas pessoas envolvidas no incidente.

Começei então a me perguntar: afinal, para que e para quem a segurança estava lá?
Para segurar os formandos e os convidados é que não era.
Era para proteger os interesses da própria empresa, do dinheiro dela, aonde viria o seu maior lucro, nas fotografias. E, para isso, tiveram que abordar de forma truculenta, algué que sequer foi avisado anteriormente que não poderia fotografar naquele evento. Todo o esquema que é montado em cima disso. Afinal, que negócio é esse de dar R$30.000 para conseguir exclusividade em um evento? isso deveria ser ilegal, é suborno.
Eu já era inconformado com a forma de como essas coisas se davam mas sem me atentar as coisas enquanto estive lá dentro, mas agora é algo que passamos a entender realmente na hora que acontece. Que paramos para pensar, de fato, o que é tudo aquilo alí, aquele mundo da fantasia, com comida farta, e cenários montados, e o background que mantem aquilo pulsando.


Abraços,

Diogo



smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #62 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:58:36
Resvolvi tirar uma foto deles, e, acabei tirando 3 fotos, quando dois seguraças chegam pelas minhas costas, um segura meus braços a força e o outro, brutalmente, arranca a camera da minha mão. Sem falarem nada, sem nenhum aviso.
A partir dai eu tento ir atras do cara que pegou minha câmera a força e saiu correndo, enquanto ficam me segurando até eu ser expulso da festa.
De saldo, sofri algumas lesões corporais leves, minha namorada teve seu grand finalle chorando com sua familia toda nervosa e trite (ainda mais porque ela nem viu o fato ocorrido e foi saber disso 1 hora mais tarde, por uma amiga, e ficou imaginando o que poderia ter ocorrido depois que me pegaram), e todos nós inconformados com as atitudes alí tomadas.

Depois de expulso da festa, descobri que houve uma briga durante a formatura, e os seguranças não encostaram um dedo nas pessoas envolvidas no incidente.

Começei então a me perguntar: afinal, para que e para quem a segurança estava lá?
Para segurar os formandos e os convidados é que não era.
Era para proteger os interesses da própria empresa, do dinheiro dela, aonde viria o seu maior lucro, nas fotografias. E, para isso, tiveram que abordar de forma truculenta, algué que sequer foi avisado anteriormente que não poderia fotografar naquele evento. Todo o esquema que é montado em cima disso. Afinal, que negócio é esse de dar R$30.000 para conseguir exclusividade em um evento? isso deveria ser ilegal, é suborno.
Eu já era inconformado com a forma de como essas coisas se davam mas sem me atentar as coisas enquanto estive lá dentro, mas agora é algo que passamos a entender realmente na hora que acontece. Que paramos para pensar, de fato, o que é tudo aquilo alí, aquele mundo da fantasia, com comida farta, e cenários montados, e o background que mantem aquilo pulsando.
Isso é caso de POLÍCIA. Não sei se o fez, mas deveria ter registrado um Boletim de Ocorrência e levado isso adiante, inclusive com uma ação cível e criminal contra a organizadora do evento, contra a empresa de formatura e quem mais estiver envolvido nesse absurdo.

No fim do ano passado eu tive uma experiência no mínimo interessante com esse lance de formaturas, "comprei uma briga" para um grupo de formandos que queriam que eu fotografasse a colação de grau, já que eles não haviam fechado com a comissão de formatura e também não assinaram nada com a empresa "contratada" pela comissão... coloquei um pequeno texto no meu blog, quem tiver interesse pode conferir aqui:

http://smarcondes.wordpress.com/2009/12/19/formatura-de-enfermagem-2009-puc-mg-campus-pocos-de-caldas/

E para quem quiser ver as fotos:

http://www.smarcondes.com.br/enfermagem2009/

Não precisei explorar ninguém, e todos os formandos que fotografei ficaram muito satisfeitos com o resultado.

abs!


GutoFoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 00:47:51
Prezado Diogo.

Realmente a abordagem dos seguranças foi péssima. Isso realmente ocorre.

Presto serviço nesse segmento há mais de 10 anos e sei um  pouco como funciona a coisa.

Os mesmos poderiam ter informando de forma no mínimo gentil, seja na entrada ou dentro da festa quando o viu fotografando, que não seria permitido por questões contratuais etc. e tal. Já presenciei inúmeras abordagens a convidados, mas sempre com cautela e fino trato. Em poucas vezes constatei instabilidades.

Contigo foi totalmente fora dos padrões. A empresa não resolverá a questão agredindo convidados. Esse tipo de postura da empresa organizadora só piora a situação.Acho que em tudo deva prevalecer o bom senso. Se tiver um contrato (agora vou entrar na questão da exclusividade) o mesmo deve ser respeitado.

Não há ilegalidade em algo que é vendido/comprado em contrato e pago. Existe em nosso
País exclusividades em relação a várias coisas, não preciso nem listar... Onde tem exclusividade sob algo tem descontentamento. E mais: depois que recebe os benefícios não pode mudar as regras na hora da festa! Não acha? Porque não foram antes na empresa ver como poderiam lidar com isso evitando o stress no dia? Tudo isso poderia ter sido evitado.

Se você teve o cuidado de ler todas as postagens anteriores verá que o álbum não é tão caro assim, em virtude dos custos envolvidos.
Vamos avaliar mais algumas variáveis:
1º - Já imaginou se fosse liberado para você fotografar?  Teria que abrir para todos. Isso já pressupõe a necessidade de organização
2º - Se há lucro por parte da empresa é absolutamente normal proteger sua fonte de recursos
3º - Acredito que ela não seria obrigada a comprar o álbum

Por exemplo, tenho uma Nikon D700 e fui hoje para um aniversário infantil do filho de uma prima minha. Antes de sair minha esposa toda animada falou logo: vamos levar a máquina! Lembrei-a que no evento teria um fotógrafo realizando a cobertura e talvez fosse chato eu chegar com a minha máquina e ficar fazendo fotos e, sei que no final tiraria a venda de alguma imagem por parte do profissional que estava lá num domingo (que poderia está com a família) realizando seu ofício.

Mesmo com as suas fotos em pontos e ângulos melhores (porque em hipótese alguma eu iria ficar disputando espaço com o profissional) que os meus tem gente que adora um 0800. Portanto, a foto do convidado que normalmente é da família sai de graça.

Isso prejudica o mercado fotográfico e a profissão de fotógrafo. Banaliza a sua presença e interfere até na formação de preço local.

Para mim convidado tem que assumir seu papel de convidado e o fotógrafo o de fotografar.
O convidado como o próprio nome já diz é para curtir a festa e dividir o momento de conquista com o formando não para ser o fotógrafo do evento.

Se a moda pega... Todo mundo se acha fotógrafo com essa onda de maquininha digital.

Se me permite vou fazer uma analogia pertinente ao que venho relatando acima:
Já parou para pensar que todo mundo que quer é professor?! Médico é professor, advogado é professor, não sei quem é professor etc e tal. Já o professor só pode ser professor. É tudo muito engraçado... Professor no Brasil não tem valor porque todo mundo pode ser professor.

Só duas perguntas:
1ª – Você sabia da proibição de tirar fotos?
2ª – Se fosse o fotógrafo do evento ou dono da empresa organizadora como seria seu formato de lidar com essa coisa da foto?

Abraço

Guto


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 00:58:20
Quanto a essas questões colocadas no final, eu já pensei muito sobre isso.
e eu acredito que nunca deve-se pedir exclusividade em troca de favores.
eu acho isso suborno sim! (dar dinheiro por exclusividade).
Acho que caso seja para ocorrer um contrato de exclusividade, tem que haver concurso aberto e que determine o trabalho pela QUALIDADE, e não por troca de favores.
quanto ao lucro das fotografias, eu acredito que em um evento de quase 300 pessoas, voce pode reduzir sua margemd e lucro per capita e trabalhar com lucro total, podendo confeccionar albuns mais baratos.

quanto a proibição de fotografar no ambiente, eu ouvi dizer, mas não me era claro, por isso entrei na festa com a camera na mao, para já ficar ciente desde o inicio.

E outra, com essa postura, acabaram que perderam mais clientes fazendo isso comigo do que se tivessem falado numa boa para mim.
Essa postura fez com que eu falasse pra todo mundo como foram esses "profissionais", muita gente ficou descontente e disse que não irá adquirir o album!

E sim, eu fiz boletim de ocorrencia, e estou entrando com uma ação contra a empresa.

Falta de profissionalismo total que acabou atrapalhando a festa de muitos desnecessariamente!


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #65 Online: 20 de Março de 2010, 01:50:45
gostaria de saber do smarcondes, se ele fechasse um casamento, e a noiva contratasse outro fotógrafo, será que ele não ficaria desconfortável, ou mesmo furioso?

outra situacao: e se a noiva falasse pra ele: "quero muito fechar com voce, mas tambem vou fechar com outro fotografo de minha escolha. depois do casamento, voces dois me mostram o album e eu vou comprar apenas um. que vença o melhor."

e agora josé? ou melhor, smarcondes, o que vc faria? acharia normal?

o que as pessoas nao enxergam, ou nao querem enxergar, é que existe um grande risco empresarial sendo assumido. e se absolutamente ninguem comprar o album? agora imagine duas empresas "brigando pela carniça". eu ja vivenciei esse tipo de situacao, a turma fecha com uma empresa, depois resolve rescindir o contrato, e tem que assumir com uma multa contratual. aí ela fecha com outra empresa, e a empresa anterior consegue de ultima hora uma liminar pra entrar no evento e fotografar os formandos. eu espero de coraçao que vcs nunca tenham que vivenciar uma experiencia tao bizarra como essa. e é extremamente desgastante, absolutamente todo mundo sai perdendo nessa historia.

todo contrato de fotografia é um contrato de exclusividade. ainda mais numa situação em que não há nenhuma garantia financeira!



smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #66 Online: 20 de Março de 2010, 13:49:04
gostaria de saber do smarcondes, se ele fechasse um casamento, e a noiva contratasse outro fotógrafo, será que ele não ficaria desconfortável, ou mesmo furioso?
outra situacao: e se a noiva falasse pra ele: "quero muito fechar com voce, mas tambem vou fechar com outro fotografo de minha escolha. depois do casamento, voces dois me mostram o album e eu vou comprar apenas um. que vença o melhor."
e agora josé? ou melhor, smarcondes, o que vc faria? acharia normal?

o que as pessoas nao enxergam, ou nao querem enxergar, é que existe um grande risco empresarial sendo assumido. e se absolutamente ninguem comprar o album? agora imagine duas empresas "brigando pela carniça". eu ja vivenciei esse tipo de situacao, a turma fecha com uma empresa, depois resolve rescindir o contrato, e tem que assumir com uma multa contratual. aí ela fecha com outra empresa, e a empresa anterior consegue de ultima hora uma liminar pra entrar no evento e fotografar os formandos. eu espero de coraçao que vcs nunca tenham que vivenciar uma experiencia tao bizarra como essa. e é extremamente desgastante, absolutamente todo mundo sai perdendo nessa historia.
todo contrato de fotografia é um contrato de exclusividade. ainda mais numa situação em que não há nenhuma garantia financeira!

Acho que vc não leu o que eu escrevi no blog. O grupo que eu fotografei não fechou com ninguém, portanto não tinha nenhum "contrato de exclusividade", simplesmente não tinham contratado ninguem para realizar tal trabalho - provavelmente não gostaram do trabalho da tal empresa contratada pela comissão, ou não concordaram com o preço, ou qualquer coisa que o valha, e por isso não concordaram em serem obrigados a comprar fotos que talvez não lhes agradariam, ou ainda, ficar sem um registro decente de um momento tão importante. Eles me procuraram justamente por isso.

Quanto ao primeiro questionamento que citou, nos meus contratos de casamento consta uma cláusula de exclusividade, e a noiva me contrata porque gosta do meu trabalho, e não porque alguem "comprou o direito" de fotografá-la. Se ela quiser rescindir o contrato, tem todo direito de fazê-lo, o próprio contrato prevê isso.

Além do mais, no caso dessa estranha hipótese que vc citou (da noiva contratar dois e comprar o album de um), eu simplesmente não entraria nessa.

O mercado está aí para todos, quem tem competência não precisa se preocupar com a concorrência. E o risco é inerente... se o cara não aguenta, não entra na briga.

abs!!!
« Última modificação: 20 de Março de 2010, 13:53:02 por smarcondes »


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #67 Online: 20 de Março de 2010, 13:52:20
Ops, dupliquei o post sem querer.
« Última modificação: 20 de Março de 2010, 13:53:31 por smarcondes »


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #68 Online: 20 de Março de 2010, 20:16:32
smarcondes, pelo que vc escreveu no blog, existia um contrato fechado entre empresa e comissão de formatura. sendo assim, todos os formandos participantes do baile entram nesse contrato. como esse grupo de alunos estava insatisfeito com o contrato fechado com essa empresa, eles te contrataram por fora, certo? penso eu, que esse grupo deve ter feito questão de ficar de fora, e deve ter feito questão de avisar à comissão que não gostaria de participar desse contrato de foto, certo?

caso contrário, se esses formandos estavam participando da exclusividade da empresa, e eles te chamaram, eles simplesmente "atravessaram" o contrato.

essa prática é no mínimo, temerária. imagina se num futuro próximo cada grupinho resolver fechar com algum fotógrafo avulso? conseguiria imaginar aquele monte de fotógrafo passeando no meio dos eventos, cada um disputando espaço com outro? cada um chegando com um estúdio atek pra ligar em algum espaço, cada um deles entrando, comendo e bebendo de graça nas formaturas, alguns se passando por fotógrafos pra entrar de graça...rs

só por curiosidade, vc fez álbum desse pessoal? ou simplesmente fez um freelance e entregou as fotos pra eles no cd?

eu acho assim, os formandos deveriam se inteirar das situações. o tradicional de uma formatura é ter uma empresa fazendo as fotos dos formandos e depois entregando o album. pq raios as pessoas acham isso abusivo?

hoje em dia tem câmeras digitais a dar com pau, todo mundo leva pra ficar tirando milhões de fotos, muitos compram uma camerazinha e acham que fotografam maravilhosamente, pode ver nos eventos aqueles sem-noção que ficam entrando no meio da cerimônia pra tirar uma foto, ou então parando o amigo formando no meio da fila pra tirar uma foto, com aquelas camerazinhas que demoram 10 segundos pra focar e disparar. já vi muita bagunça desse tipo, eu acho um desrespeito sem tamanho.

de qualquer forma, eu acho um desrespeito da sua parte essa prática. acho que vc tem que ver as coisas como se tivessem acontecendo com vc. imagina o seguinte: vc fecha um casamento com 30 fotos, e a noiva fará um festão e vc imagina que vai vender algumas fotos extras e ganhar um pouco a mais. daí de ultima hora ela chama outro fotógrafo profissional, pagando um freelance, pra fazer umas fotos dos noivos, pra poder comprar o mínimo de fotos de vc. já vi isso acontecer. até já ouvi falar de uma vez que o 'fotógrafo oficial' se pegou de tapa com o 'fotógrafo impostor' no meio da festa, e estragou a cerimônia toda.

vamos imaginar pior ainda: um fotografo (fdp) arranja uma lista das pessoas que vão casar. daí ele sai ligando pra todos esses casais e oferece um "segundo olhar", uma "2ª câmera" para o casamento, cobrando tipo, 200 reais. daí vc chega lá no casamento todo bonitão, e percebe que um tosco jogou o preço do serviço lá embaixo, e pior, ele tá lá disputando o mesmo espaço que vc, com o comprometimento de alguém que ganhou 200 reais, enquanto vc tem a obrigação de tirar fotos boas e compor um belo album!

essa discussão acaba caindo na maior reclamação dos fotógrafos sociais: "o mercado está uma merda por causa de uns fotógrafos de várzea que cobram absurdamente barato"

agora pense, imagina se todo casal de noivos tiver um número de telefone de algum fotógrafozinho pra fazer um "freelance" pra eles? o que seria do mercado? por mais que pareça estranho (pros clientes) acho que algumas práticas devem ser respeitadas. eu acho isso um absurdo, todo contrato de fotografia é um contrato de exclusividade, ainda mais em formaturas, que há um enorme risco envolvido, onde NINGUÉM é obrigado a comprar nem pagar nada. não gosto muito dessa expressão "comprar a exclusividade". é o próprio mercado que inventou essa prática, são os próprios formandos que querem dinheiro de cachê. entre uma empresa pagando 50 reais de cachê com um album maravilhoso, e outra empresa pagando 100 de cachê com um álbum muito inferior, pode ter certeza que a turma vai fechar com quem oferece mais grana. assim como acontece em muitos casamentos, as pessoas gastam muito dinheiro em casamentos, e a fotografia é encarada como mais um gasto. quanto menos pagar, melhor para os noivos. infelizmente essa é a verdade. a fotografia perdeu muito da sua importância.

ps: minha intenção não é brigar contigo, só estou expondo algumas opiniões numa boa. inclusive eu olhei seu site, suas fotos são muito show, vc é um ótimo profissional!

abrs
« Última modificação: 20 de Março de 2010, 20:38:39 por Lelo »


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #69 Online: 21 de Março de 2010, 11:10:42
Tranquilo Lelo, não é nada pessoal, não estou vendo intenção de brigar nem nada... só que esse tipo de pensamento que vc defende, na minha humilde opinião, é antigo. Por exemplo, eu não fecho casamento ou evento "por foto", e meu contrato é bem claro quanto à outros fotógrafos e quanto à rescisão, entre outros itens. Um contrato bem feito faz toda a diferença.

Se as empresas "tradicionais" de formatura não se atualizarem, vão ficar para trás. Os formandos devem ter opção de escolha, devem escolher uma empresa porque gostaram das fotos da equipe e não porque é a única opção imposta pela comissão. Penso a mesma coisa em relação aos álbuns... aquele álbum de fotos coladas não agrada mais os formandos hoje em dia, quando os photobooks bem diagramados são muito mais atraentes. Se a empresa faz o trabalho dela direitinho, não precisa se preocupar com os "iniciantes".

Outra coisa que vale ressaltar é que eu fotografei a colação de grau, e não o baile de formatura (o primeiro evento é público, organizado e realizado pela universidade, e qualquer pessoa, "profissional" ou não, pode fotografar; o segundo é feito pela empresa contratada, e nesse caso entendo que tal empresa pode restringir a equipe fotográfica).

Eu não dou muita trela para essa discussão de que "o mercado tá uma merda por causa dos iniciantes", até pq eu sou iniciante mas não entro (mesmo!) em briga de preço. Ao contrário, quando a pessoa vem me procurar buscando apenas preço, achando que o álbum é apenas mais um gasto que deve ser reduzido na planilha de custos, eu indico tranquilamente outros colegas fotógrafos. Apenas por curiosidade, na minha cidade o mercado de casamentos vai de R$500,00 (sério!!!!) à R$5000,00... atualmente eu estou numa faixa intermediária, mas a intenção é estar na faixa superior até o fim de 2010.

Minha idéia vai justamente contra essa situação que vc levantou: "entre uma empresa pagando 50 reais de cachê com um album maravilhoso, e outra empresa pagando 100 de cachê com um álbum muito inferior, pode ter certeza que a turma vai fechar com quem oferece mais grana."... vc acharia isso legal para as fotos da sua formatura, ou de seus filhos, por exemplo???

abs!!!


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #70 Online: 22 de Março de 2010, 18:30:20
Bem, eu também não queria entrar na discussão, como alguém de fora do mercado de fotografia queria falar apenas de minha experiência pessoal, que foi com a Dorana-Forte Real em 2005.

Na minha formatura não sei se houve "bicho" ou não p/ a comissão, só sei que paguei bem caro no meu álbum porque não tinha outra escolha, proibiram até point'n'shoot, e nunca mais olhei no álbum. Foram as piores fotos que eu vi na minha vida, escuras, tremidas, fora de foco, tinha até fotos que não era eu na primeira versão que eles fizeram.

Me dá aperto no peito cada vez que penso no álbum, uma coisa que era p/ ser uma recordação agradável virou uma mágoa.

P/ mim oferecer cachê, bicho, mala preta, ou o nome que queiram dar a isso, é falta de ética profissional, e aceitar esse dinheiro p/ mim é safadeza da comissão.

E ao mesmo tempo que acho mesmo inviável cada formando levar seu fotografo, acho pior impedir que os formandos se organizem com outros fotógrafos ou que tenham a opção de ter os registros de sua formatura sem ter de aceitar os valores abusivos e a falta de profissionalismo de muitas empresas de fotografia. É uma questão de responsabilidade e até caráter, estamos mexendo com os sentimentos do cliente.

Se a fotografia é de risco, que se use o artifício que muitos fotógrafos de casamento que eu conheço fazem, cobrem um fixo inicial. Se a noiva não comprar o álbum, seu trabalho já está pago, na verdade acho que o álbum já deve estar incluído e pago no início, todo o valor já acertado no começo. Nada de usar artimanhas p/ aumentar o lucro depois, quando o cliente já não tem mais a opção.

Isso elevaria em muito o nível do mercado e a imagem geral de fotógrafos de eventos.

PS.: Existem muitas pessoas sérias no mercado, mas como um mercado auto-regulado acho que é importante explicitar as maças ruins.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #71 Online: 22 de Março de 2010, 19:49:50
Randal, as fotos estavam tão ruins assim? Desculpe perguntar, mas quanto vc pagou no álbum?

abraços


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #72 Online: 22 de Março de 2010, 21:10:13
Randal, as fotos estavam tão ruins assim? Desculpe perguntar, mas quanto vc pagou no álbum?

abraços

Sim, estavam ruins sim, e paguei em 2005 R$1700 pelo álbum + 1 dvd pasteurizado. E isso pq eu chorei pq quando o vendedor chegou pediu R$2300. Acho que até ele achou ruim por isso abaixou o preço.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #73 Online: 22 de Março de 2010, 23:24:26
po, que saco ein cara? :(

eu formei em 2004 e as fotos na epoca eram de filme.. muitas sem um corte ou um tratamento mais eficiente como tem hoje em dia com photoshop.. mas no geral ficaram boas.. tem aquele climão de filme de 100 ASA, mas ficaram boas..

Pra eu dar uma opiniao mais embasada sobre o valor do seu album, eu precisaria saber quantas fotos vc comprou, quantas descartou, e qual curso formou...

Sobre a qualidade ruim, obviamente que a empresa não quer que as fotos saiam ruins, em geral elas tem a qualidade aceitável, ou senão já teriam falido. Acontece algumas vezes (umas 2 vezes dentre 100) de um album em especifico sair totalmente cagado, ou uma formatura inteira sair uma merda, por diversos fatores....

Trabalho pra uma empresa chamada Eficaz aqui de Ribeirão Preto, eles fizeram a maior formatura da América Latina, a da UFV, Universidade Federal de Viçosa. No total deram mais de 900 álbuns. A captação foi ótima, a qualidade das imagens estava toda boa, tudo bem organizadinho. Devido ao trabalho monstruoso de se editar todas essas fotos, a empresa fez uma parceria com outra empresa de São Paulo, chamada CAD, que faria todo o tratamento, revelação e montagem dos álbuns.

Na hora que o dono da Eficaz chegou lá pra ver os álbuns prontos, o cara quase morreu do coração. Os caras tinham feito o maior regaço.. imprimiram as fotos do jeito que tavam os arquivos originais e mandou ver. Não trataram luz, não trataram cor, não cortaram direito, não depuraram as fotos ruins e repetidas, não aplicaram layouts e montagens, dentre outras barbaridades.

Enfim, os álbuns saíram um verdadeiro lixo, Todos com média de 500 fotos, dando aí uns 4 ou 5 mil reais de média de valor.... um verdadeiro absurdo. Quem iria pagar 5mil reais num álbum daquela qualidade?? Nada me tira da cabeça que essa empresa CAD deu um golpe certeiro na concorrente (Eficaz). Deram um tiro no meio da testa do inimigo.

Resumo da história: os caras tavam esperando vender pelo menos 1 milhão de reais. Ao que parece, vendeu menos que 400mil, e olha, daquele jeito, viu. Um cliente até saiu no tapa com o vendedor, foi muito tensa a coisa.

Foi um erro muito grande da empresa, delegar uma função tão importante a uma empresa concorrente. Pra dizer a verdade, foi um erro ridículo, primário.. hehehe


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #74 Online: 22 de Março de 2010, 23:27:25
EDITADO PELA MODERAÇAO

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.

O MF espera que todos os membros mantenham um clima saudável de discussão onde haja liberdade de opinião e também de discordância. Em todos os casos é regra do MF manter o respeito entre os  foristas.
« Última modificação: 23 de Março de 2010, 00:41:06 por Ana Adams »