Autor Tópico: Preço de álbum de formatura  (Lida 114591 vezes)

esouzab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 04 de Abril de 2009, 19:06:54
Pessoal! Tudo bem?

Eu tenho uma dúvida, mas desta vez, estou aqui como "cliente". Me ofereceram o álbum da minha formatura universitária, e irá custar cerca de 1000 reais, com 35 fotos.

Gostaria da opinião dos amigos, para saber se este preço está dentro do padrão para a cidade de São Paulo.

Só queria saber mesmo, sem contestar! ;)

Obrigado!

Eduardo


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2009, 21:42:01
R$1.000,00 por 35 fotos?

Deve ter uma encadernação e tanto.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2009, 22:50:23
Aqui no Rio está +/- isso um álbum completamente tosco. Na minha faculdade é proibido fotografar a colação por causa de um convênio com a casa de espetáculos e com a empresa que fotografa.
É mais ou menos esse nº de fotos, naquele álbum tosco de refil 20x25. Sem falar que a edição das fotos é de muito mal gosto, para não falar que é ruim rs

Minha irmã eliminou umas fotos e pagou por volta de R$800. Eu não aceitaria aquele álbum nem por R$300 rs


esouzab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2009, 22:54:52
Obrigado Alexis e Pedro.

O album pelo menos é estilizado e tem a logomarca em auto relevo, ficou de bom gosto.

Aguardo mais opiniões.

Abraços,
Eduardo


Rod

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
  • Niterói - RJ
    • http://www.flickr.com/photos/rodrigopenna
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2009, 03:47:45
Eu cobraria por volta disso mesmo, o preço está justo !

Abraços !
Canon - 300D Rebel + 18-55mm f 3.5/4/5 (kit) + 50mm f 1.8 II + 24-70mm f2.8 SIGMA + 28-135mm f3.5-5.6 IS USM


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2009, 05:01:48
meu cunhado se formou agora e cobraram 1300 no álbum de formatura.


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2009, 15:49:44
Espera uns 6 ou 8 meses, e compre pela metade do preço.
abs!


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2009, 17:37:22
Espera uns 6 ou 8 meses, e compre pela metade do preço.
abs!

porra, tu é pedra ou vidraça??

 :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2009, 17:38:47
respondendo à pergunta:

amigo, se o álbum é de má qualidade não compre. nehuma foto sequer.

para um álbum de boa qualidade está até barato.



smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2009, 21:27:38
porra, tu é pedra ou vidraça??

 :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:
Desculpe mas é a realidade, geralmente pedem um absurdo num álbum meia-boca (pra não falar tosco), com fotos ruins e "genéricas", ou seja, 3 ou 4 (ou mais) formandos na mesma foto para ter menos trabalho na hora de montar o álbum.

Pela qualidade dos álbuns de formatura que vi até hoje em toda minha vida (incluindo o meu, qdo formei há 10 anos atrás), dificilmente um álbum valeria os 1000 reais que eles pedem logo após a formatura... o colega mesmo falou que não pagaria nem 300 no álbum que venderam pra irmã dele por 800.

É minha opinião como "cliente", não como "fotógrafo". Agora, é óbvio que isso depende da qualidade do material. A minha opinião é sobre o que já vi nessa área até hoje, e todo mundo sabe que com o passar do tempo o valor vai se adequando ao que realmente valeria o álbum.

abs.
« Última modificação: 05 de Abril de 2009, 21:29:13 por smarcondes »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2009, 22:04:14
Se o álbum tem qualidade (como vc comentou) e as fotos registram o momento da sua formatura, vc estará pagando até pouco.

Agora, sobre o comentário do smarcondes.... Sinceramente.....  :no: :no: :no:

Me formei em 99 e levaram o álbum pra me vender... Na época, 600,00. Eu não quis. E não tenho nenhuma recordação pq nunca voltaram pra tentar negociar de novo.

Havia uma foto muito especial minha com minha mãe, que ofereci 100,00 só naquela foto e o cara não quis. Minha mãe faleceu meses atrás e eu gostaria mto de ter aquela foto... Com certeza viraram lixo...

Hoje pagaria 1000,00 tranquilamente por aquele álbum. Apenas por uma foto.

Se o trabalho te agradou, pague 1.000,00 por ele tranquilamente. Depois das fotos de casamento, este é o álbum mais importante da vida de uma pessoa...

Agora, vamos por favor dar um pouco mais de valor para o nosso mercado né? Fotografia não é pedaço de papel, é memória. E tem valor.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2009, 08:46:06
Desculpem, mas EU (opinião pessoal) nunca vi um álbum de formatura que valesse R$ 1.000,00 ...

É uma memória pra guardar pra sempre? É. Tem valor sentimental? Tem.
Mas não é por isso que vou pagar R$ 1000 em um álbum feio com fotos de má qualidade. (novamente insisto, EU nunca vi um álbum de formatura realmente bacana...)

Vocês pagariam R$ 5.000 num álbum de casamento mal feito? Eu nao pagaria. Então pq vc vai pagar o equivalente (guardadas as devidas proporções) num tipo de trabalho mal feito ao invés de exigir qualidade??? Dá pra vender album de formatura a muuuuuito mais que mil reais, desde que seja um trabalho bem feito, personalizado, de bom gosto.

O problema é que geralmente fecham com uma empresa e não permitem sequer que os pais ou amigos tirem fotos se estiverem com uma DSLR. Aí, se aproveitam desse impedimento para fazer um trabalho de qq jeito e depois vender por quanto quiserem, sem se preocupar com o material.

Então, baseando no que EU já vi, um trabalho "pasteurizado", eu não compraria. Agora, se for uma cobertura bem feita, com atenção nos detalhes, um álbum bonito, com atenção especial a cada formando, vc vende por muito mais que isso. Só q até hoje nao vi isso. O que vi são os donos da empresa "treinando" qualquer um para fazer as fotos, pagando uma mixaria de diária pra esse pseudo-fotografo (ou mesmo para um profissional, que tbm fica "engessado" pelo que o dono da empresa determina) e tendo um lucro absurdo em cima de um trabalho fraco.

Não sei como é o álbum que o colega perguntou, por isso estou dando minha opinião pelo que conheço desse tipo de foto.

Não é pq estou começando a trabalhar com fotografia, ou pq sou um simples amante dessa arte, que vou ser conivente com um tipo de fotografia que não vale o que pedem. Ou só pq gosto de foto tenho que concordar com um trabalho mal feito? Desculpem mas não acho justo esse tipo de corporativismo.

Enfim, ao colega que abriu o tópico: se o álbum for bem feito, encadernado, com fotos boas, 1000 tá muito barato. Se for daquele tipo com uma capa brega, fotos colocadas em plásticos tipo pasta (sim, já vi isso), fotos com exposição errada, com 5 ou 6 formandos por foto e onde seu parente aparece bem no cantinho, e ainda cortado pela metade, não vale.

abs.


WildStar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2009, 10:20:53
Posso dar uma comentário? (Vejam, não sou fotógrafo profissional, apenas um entusiasta da fotografia - me perdoem se falar besteira)  :assobi:

Sem polemizar, porque eu entendo que é preciso valorizar o bom trabalho, o profissionalismo e tudo o mais. Também acredito que o momento capturado pelo fotógrafo tem valor inestimável, por isso, mais do que o preço do álbum ou do papel, o valor extrapola muito o preço cobrado em muitas ocasiões.

Só que acho (me corrijam se eu estiver errado), que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa: Creio que o comentário do smarcondes foi para o caso de um trabalho porco, que captou de forma muito ruim o evento do qual participou. Ou seja, se isso aconteceu, na minha opinião, o cara que foi e fez essas coisas não merece ser chamado de fotógrafo e por isso não merece minha consideração muito menos qualquer "doação de valor". Só pensam no dinheiro e por isso devem ser tratados como mercenários mesmo: espera-se 6 meses e com certeza vai ter oferta pela metade do preço (que, por um serviço ruim, ainda acharia muito).

Eu sei que, por estarmos num fórum de amantes da fotografia, sejam profissionais ou não, tendemos a ver os comentários como se aplicados a nós - e a comunicação escrita sempre dá margem a leituras diversas. Tenho certeza que o smarcondes quis aplicar o comentário ao pseudo fotógrafo mencionado acima, e que ele, como eu, dá o justo valor pelo profissional fotógrafo que faz esse trabalho de forma honrada e decente.

Desculpem a longa introdução acima, mas foi para introduzir uma questão: Isso está acontecendo porque esses "acordos comerciais" são impostos na organização desses eventos e ficamos forçados a pagar um pedágio para o acesso a um conteúdo porcamente registrado. Eu mesmo odiei meus álbuns de formatura, mas era o único meio de ter um registro desse momento (na segunda formatura eu não pedi o álbum, e alguns meses depois me foi oferecido o mesmo por um valor irrisório).

Esses pseudo profissionais é que desvalorizam a profissão (e não um comentário aqui no fórum). Assim, minhas perguntas são:

1) Como classe de fotógrafos: Não tem como essa classe se organizar e fazer algo do tipo de uma OAB que garanta um mínimo de qualidade e decência na conduta dos mesmos? Assim, mesmo que não se coiba esses acordos mercenários, pelo menos teríamos a decência de receber um bom trabalho;

2) Como consumidores: Puxa, no final do dia, o evento é seu, a imagem capturada é minha e de meus amigos e familiares. Eu tenho o direito de querer que isso seja capturado de forma decente e não imposta por pseudo-fotógrafos que conhecem o dono da organização de eventos. Eu entendo que pode virar uma confusão com centenas de fotógrafos em um evento e tudo o mais (a pergunta 1) acima serviria para acabar com isso) - mas focando nessa questão da imposição e do direito de sua imagem e não da viabilidade de ter 100 fotógrafos no mesmo evento - é um assunto a considerar (eu sei que na organização dos eventos você até assina um termo aceitando a exclusividade do fotógrafo, e etc, mas não deixa de ser algo imposto, e aí volta a questão - será que eu, como formando, não deveria ser mais participante da organização e ter certeza para quem essa exclusividade está sendo dada?)

3) Na era onde todo celular é uma câmera, toda "saboneteira" tem 5, 7, 12, 15 Megapixels, Image Stabilizer e zoom de 3, 5, 10, 30x, lentes Zeiss, Leica, Schnneider - como gerenciar esse tipo de coisa? Como conseguir cobrar pelo seu exercício da arte da fotografia de forma que todos queiram pagar sem entrar no mercenarismo? É uma questão de educação do consumidor? (aí entra de novo a questão de uma entidade que congregue os interesses e aja nesse sentido).

Desculpa o longo post - mas fazia algum tempo que essas questões estavam comigo, achei que encaixavam no post  :D

Abraços,

WildStar

« Última modificação: 06 de Abril de 2009, 10:21:48 por WildStar »
Canon EOS 5D Mark II / 580 EXII
24-70L / 16-35L / 100-400L
Macbook Pro 15" 2.93GHz 8GB RAM 500GB HD


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2009, 10:45:46
Temos duas visão diferentes e açgumas considerações importantes:

-Nornalmente ( pelo menos aqui em SP ) as empresas que fotografam formaturas contratam alguém que acabou de comprar uma DSLR. Normalmente é um kit básico, com lente do kit. As fotos são feitas ou no P ou na versão 1/60 f/5.6. A ordem para os fotógrafos é clicar sem parar. Das mais de 1000 fotos de cada eles aproveitam 200-300 e olha lá. E vocês sabem quanto eles pagam para esse freela ? R$ 120 a R$ 150. Obviamente na maioria das vezes o resultado será sofrível. E é isso que deve ter acontecido com o smarcondes. Na minha formatura isso aconteceu tbm. Eu não tenho o álbum e nem nenhuma foto.
- Da mesma forma que existem empresas com qualidade duvidosa, tem outras que estão cada vez se aperfeiçoando mais. Mas o que é realmente importante é:

O cliente gostou do trabalho ?

esouzab, você gostou. Então o valor é justo sim. É a recordação para uma vida toda.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


WildStar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2009, 10:52:44
Temos duas visão diferentes e açgumas considerações importantes:

-Nornalmente ( pelo menos aqui em SP ) as empresas que fotografam formaturas contratam alguém que acabou de comprar uma DSLR. Normalmente é um kit básico, com lente do kit. As fotos são feitas ou no P ou na versão 1/60 f/5.6. A ordem para os fotógrafos é clicar sem parar. Das mais de 1000 fotos de cada eles aproveitam 200-300 e olha lá. E vocês sabem quanto eles pagam para esse freela ? R$ 120 a R$ 150. Obviamente na maioria das vezes o resultado será sofrível. E é isso que deve ter acontecido com o smarcondes. Na minha formatura isso aconteceu tbm. Eu não tenho o álbum e nem nenhuma foto.
- Da mesma forma que existem empresas com qualidade duvidosa, tem outras que estão cada vez se aperfeiçoando mais. Mas o que é realmente importante é:

O cliente gostou do trabalho ?

esouzab, você gostou. Então o valor é justo sim. É a recordação para uma vida toda.

Nossa, recrutamento de guerrilha. Isso explica as fotos que recebi dos eventos...
Canon EOS 5D Mark II / 580 EXII
24-70L / 16-35L / 100-400L
Macbook Pro 15" 2.93GHz 8GB RAM 500GB HD