Autor Tópico: Compacta ou Super Zoom?  (Lida 1934 vezes)

DSousa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 05 de Abril de 2009, 04:33:16
Olá. Sou totalmente amador no que diz respeito a fotografia. Comprei uma Nikon L10 há 2 anos e sinceramente fiquei decepcionado com a qualidade das imagens. Essa parece ser a Nikon mais simples disponível no Brasil.

Agora, vou comprar outra câmera e fiquei na dúvida sobre que vantagens eu teria na qualidade final das imagens com uma Super Zoom.

As compactas que atraíram minha atenção foram a Samsung NV24 e a Panasonic TZ5.

Entra as Super Zoom, gostei da Canon SX10 IS e a Panasonic FZ28. O que não gostei nelas foi a ausência de gravação de vídeo em HD (ao contrários das duas compactas citadas anteriormente) e o preço. Aí encontrei a Kodak Z1012, por um bom preço, faz filmes em HD (o Wal-Mart mostra a resolução de vídeos menor do que a do site oficial da Kodak) e tem um bom preço, considerando que já acompanha o cartão de memória que eu teria de comprar de qualquer maneira.

Finalmente, minha pergunta é a seguinte: sendo meu objetivo principal fotos com alta qualidade (não necessariamente com alta resolução, mas com pouco ruído, etc), eu teria um grande ganho de qualidade com uma Super Zoom como essa Kodak ou não?

Eu ainda considero a possibilidade de adiar a compra e esperar pra que eu possa comprar uma máquina superior um pouco mais pra frente.
« Última modificação: 05 de Abril de 2009, 04:34:30 por DSousa »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2009, 12:48:57
DSousa,

O problema dessas câmeras da linha L da Nikon é que o controle do ISO/sensibilidade é totalmente automático o que muitas vezes ela aumenta o ISO em situação q não precisaria, aumentando demais o ruído.

Todas compactas ou UZ utilizam sensores pequenos e não muito diferente do sensor da L10, então quanto a ruído vc poderá continuar insatisfeito com qualquer uma delas.

Pega algumas imagens delas e veja se vai te atender.
http://www.dpreview.com/gallery/canonsx1is_samples/
http://www.dpreview.com/gallery/panasonicfz18_samples/

Uma UZ muito completa (1080p / RAW / Sapata Flash) é a Canon SX1.


« Última modificação: 05 de Abril de 2009, 12:50:48 por Leandro Federsoni »


DSousa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2009, 18:53:23
Valeu Leandro.

Eu gostei bastante das fotos da FZ18. Havia uma no mercado livre mas sumiu. No momento, não posso comprar uma FZ28 ou SX10 nem tão pouco uma SX1. Encontrei um review dessa Kodak e num gostei muito.

Acho que vou acabar ficando mesmo com a TZ5,que embora não tenha tanto zoom e possibilidades de ajuste manual quanto as demais, é mais compacta e me dá mais portabilidade. Mais pra frente, posso acabar comprando uma ultrazoom se sentir a necessidade.