Autor Tópico: Ampliando e Revelando fotos Coloridas, diferença para PB  (Lida 21818 vezes)

murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Online: 06 de Abril de 2009, 16:52:24
Amigos,

Alguém consegue me explicar a diferença entre os processos
de ampliacao e revelação de fotos coloridas para o PB?
Ouço falar que o processo triplica em relação aou PB.

Tenho planos de montar um LAB em casa, ja fiz ampliacoes
e revelacoes de negativos em PB apenas, tenho duvidas
também se eu comprar um Ampliador Colorido e fazer as
ampliações em PB, o processo muda?

 :ok:


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2009, 23:54:34
Murilo, se vc já revelou e ampliou P&B já é um bom começo para tentar se aventurar com filmes e cópias coloridas. Mas vai se preparando, caso leve a idéia adiante, a 'parada' não é nada fácil.

Na revelação P&B (filme e papel) temos a sequência revelador -> interruptor -> fixador -> lavagem. Tudo muito simples e com boa margem para pequenos erros.

Na revelação de filmes coloridos, vc terá o processo (C41): revelador -> interruptor -> lavagem -> branqueador -> lavagem -> fixador -> lavagem -> estabilizador. E tudo com um rigor muito alto no controle das temperaturas e agitação de todos os banhos, caso contrário, poderá afetar irreversivelmente o resultado. Além disso o preço dos produtos é muito mais caro, e é vendido em kit completo.

Para ampliação colorida, o processo mais 'popular' é o Ektaprint 2, com as etapas: pré-umedecimento -> revelador -> interruptor (ou lavagem) -> branqueador/fixador -> lavagem -> estabilizador. O processo é ainda mais complicado que o da revelação do filme, pois bons resultados dependem de testes meticulosos para acerto da filtragem de cores do ampliador. A revelação (quando 'caseira') é feita foto por foto, em tanque, num sistema semelhante ao dos filmes. Os químicos também são vendidos em forma de kit, que custa bem caro (isso se achar pra comprar).

Já a revelação de slides é mais complicada pelo número maior de banhos, mas já obtém-se o resultado ao final do processo, caso não se proceda a ampliação posterior. Os banhos (também vendidos em kit completo) são: revelador -> lavagem -> banho de reversão -> revelador de cor -> condicionador -> branqueador -> fixador -> lavagem -> estabilizador. Considere aqui também todo o rigor dos outros processos, ou seja, errou, dançou.

Quanto ao ampliador, vc pode usar qualquer um para cópias em P&B, inclusive os ampliadores destinados à ampliações coloridas, basta não usar os filtros.

Eu nunca me aventurei com revelação colorida, acho os processos muito complicados e, por isso mesmo, mais sujeitos a erros irreversíveis. P&B faço há muitos anos, andei parado uns tempos mas retomei as atividades, de vez em quando revelo um filme. Porém, não amplio mais, papel fotográfico P&B anda a peso de ouro.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2009, 17:44:06
Obrigado pela aula amigo, tirou todas minha dúvidas... :ok:

Acredito que vou me aventurar mais um tempo no universo PB por enquanto..

Um abraço, e obrigado novamente..


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2009, 18:20:57
Bela explicação mesmo.

Pensei aqui que dá pra revelar o filme colorido no laboratório e arriscar somente a ampliação em cores. Aí se errar não perde tudo.
Depois que for acostumando com o processo mais complexo arrisca um rolo de vez em quando. hehe  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2009, 22:16:12
 Valeu Heber,

Muito bem explicado, sanou minhas dúvidas também  :ok: :ok: :ok:
Mauricio Polli


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2009, 23:29:21
Muito legal a explicação mesmo. Pelo menos uma noção agora já tenho.
Quero muito aprender e fazer uma revelação PB para eu ter o prazer de finalizar o processo (ou pelo menos grande parte dele).
Sou muito leigo em revelação e ampliação. Não sei nada. Nem por onde começar.  :aua: :aua: :aua:
Onde posso achar uma bibliografia completa (de preferência em português) sobre o processo de revelação? Alguém pode indicar.
Encontro detalhadamente nos livros do Ansel Adams?
Estudando sobre o assunto (teoria) é possível fazer na prática sozinho. Digo, é possível fazer a revelação apenas com orientação teórica através de leitura ou é recomendável, no inicío, ter auxílio de alguém que já saiba?
Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2009, 23:29:58 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2009, 23:37:37
Muito legal a explicação mesmo. Pelo menos uma noção agora já tenho.
Quero muito aprender e fazer uma revelação PB para eu ter o prazer de finalizar o processo (ou pelo menos grande parte dele).
Sou muito leigo em revelação e ampliação. Não sei nada. Nem por onde começar.  :aua: :aua: :aua:
Onde posso achar uma bibliografia completa (de preferência em português) sobre o processo de revelação? Alguém pode indicar.
Encontro detalhadamente nos livros do Ansel Adams?
Estudando sobre o assunto (teoria) é possível fazer na prática sozinho. Digo, é possível fazer a revelação apenas com orientação teórica através de leitura ou é recomendável, no inicío, ter auxílio de alguém que já saiba?
Abs


Eu li o livro "Revelação em Preto e Branco: A Imagem com Qualidade" de Millard W. L. Schisler, editora Senac, indicação de um tópico do Francisco sobre o tema.

Li o livro e estou revelando, sabe que está dando certo, rsrs.
Mauricio Polli


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2009, 23:43:02
Eu li o livro "Revelação em Preto e Branco: A Imagem com Qualidade" de Millard W. L. Schisler, editora Senac, indicação de um tópico do Francisco sobre o tema.

Li o livro e estou revelando, sabe que está dando certo, rsrs.
Agora é caçar o livro.
Valeu  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2009, 06:27:01
Guto,

Passa aqui em casa e pega, de presente, um tanque de revelação e espiras. Sabe como é, né? Tem que empurrar, senão essa sua revelação sai que nem foto de Olympus Trip, só daqui a dois anos.  :D


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2009, 11:49:40
Quando comprei minha zenit, o cara me mandou junto um livro muito legal, chamado Fotografia, Manual Completo de Arte e Técnica, da editora abril, e nesse livro tem as técnicas de revelação. Andei dando uma olhada e achei muito legal. Quem sabe eu não me arrisque a revelar uns PB num futuro próximo... Agora o colorido dá medo. :shock:
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2009, 17:41:10
Agora é caçar o livro.
Valeu  :ok:

Salvo engano comprei na Americanas.com foi o melhor preço.
Mauricio Polli


murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2009, 09:46:56
Fui pra sampa esse final de semana, na crispiniano e 7 de abril...
Comprei o resto das coisas que faltava pro laboratório (só estava com o ampliador até então)

Porém achei muuuito caro o preço do papel e da lata de filme.

25 folhas 20x30 R$80
Kodak TX 400 Lata R$250

Vou comprar mais pra frente, ou arrumar um jeito de alguém trazer da BH  :ponder:

Alguém me da uma luz pra filme e papel com preço mais em conta  :no:


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2009, 10:48:24
Rogério, honestamente não tem nem porquê hoje revelar C41 em casa. Eu pago de 2 a 3 reais pra revelar o filme, em 1h ta pronto rs! Nunca me arrisquei a ampliar, mas aí sim faria diferença.

Bela explicação mesmo.

Pensei aqui que dá pra revelar o filme colorido no laboratório e arriscar somente a ampliação em cores. Aí se errar não perde tudo.
Depois que for acostumando com o processo mais complexo arrisca um rolo de vez em quando. hehe  :ok:


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2009, 10:53:09
Revelar PB é bem tranquilo! No começo eu fazia meio de qualquer jeito (sem controle de temperatura, interrompendo com uma mistura de vinagre, etc). Hoje estou buscando resultados mais consistentes, então tenho focado em pontos de aprendizado. Trabalhar com um tipo de filme só, mesmo químico, controle de temperaturas, etc. Já dá pra notar diferenças, inclusive é interessante perceber que a exposição q vc faz, consciente do seu processo de revelação, pode ser melhor ou pior, ou seja, vc ganha um controle muito bom da sua fotografia. Eu to acabando com meus químicos, em breve será tudo home made!!

Abraços


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2009, 20:05:01
Guto,

Passa aqui em casa e pega, de presente, um tanque de revelação e espiras. Sabe como é, né? Tem que empurrar, senão essa sua revelação sai que nem foto de Olympus Trip, só daqui a dois anos.  :D
Opa!!! Ganhar presente é sempre bom.  :D
Assim que der eu passo aí sim, Elmo. Obrigado.
Mas meu problema não são os acessórios para revelar. O problema maior é a minha ignorância no assunto. Nunca revelei. Sempre achei que fosse coisa de outro mundo. Tenho que ler e aprender antes de colocar a mão na massa. Não quero perder filme por causa do meu serviço mal feito.
Abraços.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!