Olha só...
Sem saber o que acontece na câmera fica complicado, então vamos lá...
Quando você usa a câmera no automatico para fotografar onde não tem luz, o programa da câmera foi feito para escolher uma regulagem capaz de capturar a pouca luz. Que regulagem é essa? Bem, ele aumenta o ISO (sensibilidade), abre a lente para deixar passar mais luz, e diminui a velocidade, isto é, a fotografia é capturada mais lentamente. Para ambientes escuros, é bastante lento. Fotografias lentas borram em qualquer câmera, pois o movimento do fotógrafo, memso sua tremida, e o movimento das pessoas causam isso.
Por outro lado, usando o flash, principalmente quando está com a lente na posição grande angular ("sem zoom", digamos assim), e a pessoa retratada está perto, sobre-iluminará a pessoa em relação ao fundo, e assim o rosto ficará superexposto e o fundo escuro, pois a regulagem da câmera (automática) é para flash. As diferenças de luz serão produzidas por qualquer flash direto, não importa a câmera.
Como "solucionar" isto?
Não é um problema da câmera, é um problema do fotógrafo que está deixando a cãmera decidir por ele, e o programa da câmera sai-se bem em alguns casos e em outros não. Este é um caso onde o programa não se sai bem.
Então, o fotógrafo deve mudar a forma de operar a câmera, passando para outra forma.
Abordagens possíveis:
1) Aumentar o zoom de forma a distanciar um pouco as pessoas fotografadas. Como a intensidade da luz decai com o quadrado da distância, se as pessoas estiverem mais longe chegará menos luz nelas, e o rosto não ficará tão branco (o funco continuará escuro). Qual a distãncia? Bem, imagino que dois metros e meio seja uma boa distância para começar a experimentar...
2) Usar um difusor em frente ao flash, Difusor pode ser um monte de coisas, por exemplo um pote de filme de plástico translúcido. Ou pode ser feito um difusor mais caprichado. O que acontecerá? A luz diminuirá porque o difusor a rouba um pouco, e se espalhará mais, ficando menos concentrada e direta, ficando mais macia.
3) Regular a cãmera manualmente para uma velocidade e abertura (abertura máxima)que consiga pegar algo do fundo, e além disso usar o flash se possível com difusor. A velocidade deve ser lenta, mas nem tanto, tipo 1/10, 1/20, e isso permitirá capturar algo do fundo e o flash fará o primeiro plano, ou seja, você terá um pouco de fundo e o retrato decente.
Há mais abordagens. O que estou tentando lhe mostrar é que não é caso de trocar de câmera, e sim de aprender minimamente a lidar com a sua. E, experimentar para ver com qual desses esquemas voc~e se dá melhor ou a dose de cada um.
Quem fotografa não é a cãmera, é a pessoa. Não adianta trocar de cãmera porque a pessoa será a mesma, e é o conhecimento da pessoa que faz diferença.