Autor Tópico: Qual câmera resolveria o meu problema?  (Lida 2316 vezes)

mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Online: 06 de Abril de 2009, 18:20:42
Boa tarde, sou novo aqui no fórum e gostaria de tirar algumas dúvidas. Já procurei alguns tópicos, mas não achei nada parecido.

Bom, vamos lá. Eu estou querendo trocar a minha câmera da Sony T10 pelo seguinte motivo.

Sempre que eu uso o flash a foto fica muito artificial, os rostos das pessoas ficam brancos e o fundo escuro, se eu tiro a foto sem flash e alguém se mexe, fica com a foto com o rastro do movimento.

Pergunta, se eu trocar a Sony T10 por uma da lista abaixo terei solução para este problema?

- Sony H50
- Canon PowerShot SX10 IS
- Panasonic Lumix DMC-FZ28
- Nikon P80

Desde jé eu agradeço pela paciência e atenção de todos.
Novato - Canon SX10


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2009, 18:38:10
A única coisa que de fato resolverá o seu problema é entender o que acontece quando você fotografa com flash e sem flash, e aprender a usar os controles da câmera prevendo como ela desempenhará na situação. O que você deseja, isto é, que a câmera resolva isso, sempre será precário. Se sua câmera tem controles manuais, etc, então é aprender a fazer, e aprender os limites que toda câmera tem.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2009, 20:22:15
Mizuno,

Situações como esta que vc cita são complicadas.
As câmeras digitais compactas sofrem muito em ambiente com pouca luz, e o que vc fala sobre o flash e o "fundo" das fotos é uma característica comum nas fotos, pois é justamente este o resultado de vc utilizar o flash em ambiente com pouca luz.

O que vc pode procurar é uma câmera com lentes mais claras e flash mais potente... coisa difícil de se achar em compactar, restando apenas as câmeras DSLR e um alto orçamento em lentes claras, coisa que certamente não é o seu objetivo.

As ultrazoom que vc cita não creio que sejam as mais indicadas... quando maior o range da camera ( zoom ) pior será em ambiente com pouca luz.

Existe se eu não me engano modelos da Fuji que se dão bem em ambiente com pouca luz, acho que a  F30... ou F50... tem que pesquisar.

Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2009, 22:45:34
A única coisa que de fato resolverá o seu problema é entender o que acontece quando você fotografa com flash e sem flash, e aprender a usar os controles da câmera prevendo como ela desempenhará na situação. O que você deseja, isto é, que a câmera resolva isso, sempre será precário. Se sua câmera tem controles manuais, etc, então é aprender a fazer, e aprender os limites que toda câmera tem.

Boa noite Ivan, muito obrigado pelas dicas, sou leigo no asunto, mas estou aprendendo bastante com artigos e aqui no forum. O meu objetivo é fazer boas fotos em encontros de amigos ou comemorações em família. Vou "sair" das compactas, mas tb não posso gastar muito com uma câmera. Pretendo ter um(a) filho(a) daqui alguns meses e quero tirar muitas e muitas fotos dele(a) eh eh eh.
Novato - Canon SX10


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2009, 22:48:56
Mizuno,

Situações como esta que vc cita são complicadas.
As câmeras digitais compactas sofrem muito em ambiente com pouca luz, e o que vc fala sobre o flash e o "fundo" das fotos é uma característica comum nas fotos, pois é justamente este o resultado de vc utilizar o flash em ambiente com pouca luz.

O que vc pode procurar é uma câmera com lentes mais claras e flash mais potente... coisa difícil de se achar em compactar, restando apenas as câmeras DSLR e um alto orçamento em lentes claras, coisa que certamente não é o seu objetivo.

As ultrazoom que vc cita não creio que sejam as mais indicadas... quando maior o range da camera ( zoom ) pior será em ambiente com pouca luz.

Existe se eu não me engano modelos da Fuji que se dão bem em ambiente com pouca luz, acho que a  F30... ou F50... tem que pesquisar.



Boa noite Jesiel, muito obrigado pela atenção e dicas, vi que vc é um dos moderadores, estou gostando muito do forum, estou aprendendo bastante aqui. Parabéns a todos que matèm este fórum.
Bom eu vou pesquisar estas câmeras da Fuji que vc indicou. Vc está certo, não quero gastar muito numa câmera, pois o objetivo é tirar boas fotos dos amigos e família.
Novato - Canon SX10


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2009, 23:02:05
Misuno, é isto ae, bem vindo ao fórum.
Aqui possui muito conteúdo, se você utilizar a funcionalidade de Pesquisa, irá achar muita coisa.

Sobre a câmera, é a Fuji F30
Link : http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf30/

Na época lembro-me que era cotada como uma das melhores compactas em fotos com ISO alto.

Acho que deve ser um pouco difícil achar ela para vender por aqui...

Abraços
« Última modificação: 06 de Abril de 2009, 23:03:23 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2009, 07:30:48
Olha só...

Sem saber o que acontece na câmera fica complicado, então vamos lá...

Quando você usa a câmera no automatico para fotografar onde não tem luz, o programa da câmera foi feito para escolher uma regulagem capaz de capturar a pouca luz. Que regulagem é essa? Bem, ele aumenta o ISO (sensibilidade), abre a lente para deixar passar mais luz, e diminui a velocidade, isto é, a fotografia é capturada mais lentamente. Para ambientes escuros, é bastante lento. Fotografias lentas borram em qualquer câmera, pois o movimento do fotógrafo, memso sua tremida, e o movimento das pessoas causam isso.

Por outro lado, usando o flash, principalmente quando está com a lente na posição grande angular ("sem zoom", digamos assim), e a pessoa retratada está perto, sobre-iluminará a pessoa em relação ao fundo, e assim o rosto ficará superexposto e o fundo escuro, pois a regulagem da câmera (automática) é para flash. As diferenças de luz serão produzidas por qualquer flash direto, não importa a câmera.

Como "solucionar" isto?

Não é um problema da câmera, é um problema do fotógrafo que está deixando a cãmera decidir por ele, e o programa da câmera sai-se bem em alguns casos e em outros não. Este é um caso onde o programa não se sai bem.

Então, o fotógrafo deve mudar a forma de operar a câmera, passando para outra forma.

Abordagens possíveis:

1) Aumentar o zoom de forma a distanciar um pouco as pessoas fotografadas. Como a intensidade da luz decai com o quadrado da distância, se as pessoas estiverem mais longe chegará menos luz nelas, e o rosto não ficará tão branco (o funco continuará escuro). Qual a distãncia? Bem, imagino que dois metros e meio seja uma boa distância para começar a experimentar...

2) Usar um difusor em frente ao flash, Difusor pode ser um monte de coisas, por exemplo um pote de filme de plástico translúcido. Ou pode ser feito um difusor mais caprichado. O que acontecerá? A luz diminuirá porque o difusor a rouba um pouco, e se espalhará mais, ficando menos concentrada e direta, ficando mais macia.

3) Regular a cãmera manualmente para uma velocidade e abertura (abertura máxima)que consiga pegar algo do fundo, e além disso usar o flash se possível com difusor. A velocidade deve ser lenta, mas nem tanto, tipo 1/10, 1/20, e isso permitirá capturar algo do fundo e o flash fará o primeiro plano, ou seja, você terá um pouco de fundo e o retrato decente.

Há mais abordagens. O que estou tentando lhe mostrar é que não é caso de trocar de câmera, e sim de aprender minimamente a lidar com a sua. E, experimentar para ver com qual desses esquemas voc~e se dá melhor ou a dose de cada um.

Quem fotografa não é a cãmera, é a pessoa. Não adianta trocar de cãmera porque a pessoa será a mesma, e é o conhecimento da pessoa que faz diferença.


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2009, 08:31:27
Misuno, é isto ae, bem vindo ao fórum.
Aqui possui muito conteúdo, se você utilizar a funcionalidade de Pesquisa, irá achar muita coisa.

Sobre a câmera, é a Fuji F30
Link : http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf30/

Na época lembro-me que era cotada como uma das melhores compactas em fotos com ISO alto.

Acho que deve ser um pouco difícil achar ela para vender por aqui...

Abraços

Bom dia Jesiel, mais uma vez, muito obrigado pelas dicas, vou pesquisar bem sobre esta câmera...
Novato - Canon SX10


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2009, 08:35:51
Caramba Ivan, muito legal estas dicas.
Foi uma aula proveitosa pra mim.
Eu estava lendo sobre abertura, velocidade e ISO. Quero aprender a combinação ideal para cada foto.
Quanto a trocar de câmera, eu vou de qualquer maneira, pois quero dar a minha Sony T10 de prensete para minha mãe, ela está precisando de uma.
Vou pesquisar sobre a Cãmera que o nosso amigo recomendou FujiF30 ou F50. Quero uma câmera que possa ser usada no automático (para a minha esposa) e que tenha controle manuais (eu vou fazendo experiências eh eh eh).
Muuuito obrigado pelas dicas, vou até imprimir para estudar eh eh eh.
Novato - Canon SX10


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2009, 08:41:26
Um comentário...
Uma vez eu vi um comercial da Panasonic Lumix.
Estava a Shakira dançando e uma cãmera presa à um pêndulo. O comercial dava a entender que a foto ficava nítida e sem o uso de flash. Isso é possível? Com pouco que conheço, imaginei que a câmera fosse super-sensível e muito rápida para ter esse resultado.
Novato - Canon SX10


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2009, 09:13:49
Ivan, grato pela explicação mais científica...rs.

Misuno, a camera da "shakira" fazia propaganda do IS.

IS é um estabilizador de imagem, ou seja é um suporte para as fotos não sairem tremidas.
Quando vc precisa de um tempo alto de exposição para capturar a pouca luz que existe no ambiente ( algo como 1/10...1/8 ) ( isto não utilizando o flash... )a sua mão irá tremer... logo então, a imagem irá ficar borrada.
O IS tenta concertar isto, absorvendo o movimento da sua mão de modo com que a imagem não saia tremida.

Eu nunca gostei de fotos com flash, tanto que quando vou para ambientes com pouca luz, tipo baladas etc... eu nem levo a camera.

Ou levo e simplismente o meu senso crítico com os resultados são setados para OFF...
Registrando apenas por registrar.

Problema em aumentar o zoom e distanciar do objeto para a luz do flash não estourar pode causar, dependendo da camera e situação, problemas para focar... mas é uma opção.

O ideal é trabalhar com o ambiente ao seu favor.
Se tiver um lugar para apoiar a camera, use-lo.
Se tiver um foco de luz mais intenso... faça com que as pessoas fiquem abaixo dele, etc.

Enfim, não sou o mais indicado para dar dicas de noturnas...

Abraços.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2009, 16:39:17
IS é um estabilizador de imagem, ou seja é um suporte para as fotos não sairem tremidas.
Quando vc precisa de um tempo alto de exposição para capturar a pouca luz que existe no ambiente ( algo como 1/10...1/8 ) ( isto não utilizando o flash... )a sua mão irá tremer... logo então, a imagem irá ficar borrada.
O IS tenta concertar isto, absorvendo o movimento da sua mão de modo com que a imagem não saia tremida.

Só completando a informação do Jesiel, o IS compensa o movimento da mão do fotografo, para que a foto não saia tremida.
Mas o objeto fotografado tem que ser estático.

Por exemplo, se tiver fotografando uma dança, num local pouco iluminado... o IS não vai adiantar, pois usando velocidade baixa o IS compensa o movimento da mão do fotógrafo, mas não o movimento de quem é fotografado. Ou seja, quem se movimentar vai sair borrado na foto.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com