Autor Tópico: Futebol - dicas para bons resultados  (Lida 1903 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Abril de 2009, 23:23:33
Olá, pessoal...

Sempre quis fotografar uma partida de futebol, já sabendo que é um desafio. E foi o que tentei fazer no último sábado, ao ser convidado pelo meu primo Roger, que é ‘Coordenador de Captação’ do Cruzeiro, para encontrá-lo no campo do Ferroviário de Ribeirão Vermelho, pertinho de Lavras. As categorias de base de várias equipes de todo o estado participam da Copa Integração, e o Cruzeiro trouxe as equipes do Infantil e do Juvenil para disputa de dois jogos, contra o Fabril de Lavras. Cheguei lá pouco antes do início do segundo jogo, o da equipe juvenil (o infantil venceu o 1º jogo por 15x1).

Minha dificuldade era já básica, pois vendi há uns meses a única tele auto-foco que tinha, uma 70~300mm. Levei então a 70~210 f/4 (Pentax-A) que tenho aqui. É uma ótima lente, mas exige alguém com mais experiência do que eu nesse tipo de situação para conseguir bons resultados. Num jogo de futebol, os melhores ‘lances’ para se fotografar acontecem muito rapidamente, e não há muita margem para foco manual, principalmente para quem se aventura sem experiência. O resultado é que errei demais no foco, além de tremer a maioria das fotos, pois não tenho monopé, então foi tudo na mão mesmo, aí a câmera oscila demais. Mesmo diante da dificuldade, tentei fazer o que vejo nas reportagens esportivas, que é pegar lances 'básicos' (expressões dos atletas, disputa pela bola no cabeceio, 'entradas' e võos dos atletas, defesas dos goleiros, etc).

Gostaria de trocar idéias sobre esse tema, com alguém que faz esse tipo de foto. Pretendo me ‘aventurar’ mais, pois gosto de futebol e também gostei da experiência, apesar dos parcos resultados.

Foto oficial: todo mundo olhando pra mim (claro, só tinha eu de fotógrafo!)










Camisa 8 do juvenil: filho do Paulo Isidoro (esqueci o nome do garoto)


Nem sempre redonda...


Defesa de pênalti


Todas as fotos têm cortes, o que acabou por acentuar ainda mais meus erros...

É isso aí, quem puder ajudar com dicas e sugestões sobre técnicas e equipamentos, eu agradeço.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2009, 01:17:42
Legal Heber.

Pela falta de equipamento adequado você "tirou leite de pedra".
Você pode tentar com ISO mais alto, 400 ou 800 o que vai ajudar a congelar melhor e tb pode fechar um pouco o diafragma.
São Paulo - SP


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2009, 10:41:43
Gostei muito da defesa do pênalti!!

Parabéns Heber!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2009, 11:28:44
Olá Heber.

Algumas coisas que tentaria fazer (talvez sirva de dicas para você):

Para lances do tipo chutes a gol, divididas, saltos do goleiro e etc, você irá precisar de velocidades bem altas para congelar o momento. Se as condições de luz forem favoráveis (dia de sol claro, por exemplo) fica mais tranquilo. Nesse caso você pode escolher velocidades altas e fazer a fotometria trabalhando mais com o diafragma.
Se a luz não estiver tão favorável, você pode lançar mão de um ISO mais alto, como o Leandro sugeriu.

Para detalhes dos atletas é legal usar aberturas maiores e distâncias focais maiores também para desfocar o fundo. Você também pode fazer alguns closes que fica bacana.

Tentaria algumas fotos diferentes e criativas com baixas velocidades para pegar o rastro da bola ou o movimento dos atletas. Também fica legal.

O maior problema aí é o foco manual da lente que você citou. Para fotografar esportes não é muito adequado. Leve também um tripé. É bastante útil já que está utilizando uma tele.

Por fim, faça composições diferenciadas. Use as linhas do campo pra brincar com a composição. Tente uns enquadramentos com ângulos diferentes e veja o resultado.

Eu sei que num jogo de futebol, os melhores lances são muito rápidos e fica difícil pensar nisso tudo mas tente prever o que irá acontecer para se antecipar.

Ahhhh....cuidado para não tomar uma bolada!!! Hehehehehe.

Gostei muito da foto do pênalti também.

Abs e boas fotos.
« Última modificação: 07 de Abril de 2009, 11:29:28 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2009, 21:45:27
Opa, valeu galera, obrigado pelas dicas!

Não tive tempo pra pensar antes nos detalhes, saí quase correndo pra lá. Depois é que a gente acaba 'lembrando' de um monte de coisas que poderiam tornar melhores os resultados. Planejamento é fundamental.

Pretendo praticar mais esse tipo de foto, mas antes vou tentar comprar uma tele com auto-foco, acho que isso vai minimizar pelo menos uma parte dos problemas. Ah, e um monopé também parece ser fundamental. Toda vez que vejo os fotógrafos à beira de um campo de futebol, eles estão usando um, quase que invariavelmente. Acho que é mais prático que o tripé, pela sua maior mobilidade.

Uma coisa é certa: não dá pra querer fotos espetaculares assim, logo 'de cara'. Vendo trabalhos dos experts no assunto a gente percebe que os caras são muito experientes, tem muita fera nesse 'ramo'. Como sempre, o melhor jeito é praticar muito, muito mesmo.

Abraços.
« Última modificação: 07 de Abril de 2009, 21:49:34 por Heber_Dm »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Rod

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
  • Niterói - RJ
    • http://www.flickr.com/photos/rodrigopenna
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2009, 21:48:57
Vc encarou o espirito da coisa na primeira foto e na do penalty.. ficaram boas, podendo melhorar !

Parabéns.. Rapaz =)
Canon - 300D Rebel + 18-55mm f 3.5/4/5 (kit) + 50mm f 1.8 II + 24-70mm f2.8 SIGMA + 28-135mm f3.5-5.6 IS USM


paulo magoo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.137
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/94188953@N00/
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2009, 22:43:24
Minhas dicas seriam, se posicionar proximo a bandeira do escanteio,de onde vc com uma tele,já que na próxima,acho que a terá  :D, podera captar varios lances em boa parte do campo,e monopé, ficar sempre a tento a cenas de divididas,cabeçadas,e até discussões entre os jogadores,tentar na maioria dos lances captar a bola na foto,veja que em varias suas ela nem aparece,para ajudar a observar melhor a cena,antever a jogada e fazer o foco manual,para ele não se perder pelo caminho, e disparar um pouco antes,senão perde a foto,1/500 no minimo para congelar,e fotometria na grama,compensado quando preciso..... :ok: