Autor Tópico: Para que serve EFETIVAMENTE o LiveView?  (Lida 7268 vezes)

DecinhoDuFileh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 08 de Abril de 2009, 01:30:05
Caros amigos,

Depois de muito fazer com maquinas digitais compactas resolvi "profissionalizar" um pouco meu hobby adquirindo uma maquina DSLR, depois de muito pesquisar cheguei a conclusão de que deveria escolher entre a Canon XSi e a Nikon D60, entretanto ficou uma duvida que está me tirando do serio. A revista Fotografe Melhor elegeu a Nikon D60 a melhor custo-beneficio, entretanto ela não tem a função LiveView, funçao esta pertencente a sua concorrente XSi. O problema é que eu não sei o que é LiveView, para mim era apenas aquela tela onde você pode tirar fotos, ver fotos e acessar menus, ou seja, nao precisaria olhar através daquele visorzinho menor, mas pelo visto o LiveView é mujito mais que isso...

Entao preciso saber o que é, para que serve, qual a funçao e como funciona esse tal liveview. Ou seja, para que ele serve EFETIVAMENTE? Qual a diferenca entre ele e os visores que vemos por ai!

Peço ainda que se possivel façam um comparativo pessoal de cada um sobre ambas as maquinas, mas um comparativo bastante didatico com poucos termos tecnicos, afinal ainda estou aprendendo.

Desde já agradeço pela ajuda e peço desculpas pela minha ignorancia e amadorismo!

Abraços a todos. Atenciosamente
Decinho
« Última modificação: 08 de Abril de 2009, 01:31:42 por DecinhoDuFileh »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2009, 09:32:35
Rs, veja a q ponto o marketing (leia-se nomezinho mais fresco) chegou. Vc sabe o q é o live view, mas com um nome desses não. Provavelmente ja usou uma compacta. Enfim, o liveview é a propria tela LCD. Vc tira fotos olhando pelo LCD, ao inves do visor otico. É só isso. Não tem plus nenhum do de uma compacta, salvo histograma em tempo real, mas q várias compactas também tem.

Abraços

Lucas


Caros amigos,

Depois de muito fazer com maquinas digitais compactas resolvi "profissionalizar" um pouco meu hobby adquirindo uma maquina DSLR, depois de muito pesquisar cheguei a conclusão de que deveria escolher entre a Canon XSi e a Nikon D60, entretanto ficou uma duvida que está me tirando do serio. A revista Fotografe Melhor elegeu a Nikon D60 a melhor custo-beneficio, entretanto ela não tem a função LiveView, funçao esta pertencente a sua concorrente XSi. O problema é que eu não sei o que é LiveView, para mim era apenas aquela tela onde você pode tirar fotos, ver fotos e acessar menus, ou seja, nao precisaria olhar através daquele visorzinho menor, mas pelo visto o LiveView é mujito mais que isso...

Entao preciso saber o que é, para que serve, qual a funçao e como funciona esse tal liveview. Ou seja, para que ele serve EFETIVAMENTE? Qual a diferenca entre ele e os visores que vemos por ai!

Peço ainda que se possivel façam um comparativo pessoal de cada um sobre ambas as maquinas, mas um comparativo bastante didatico com poucos termos tecnicos, afinal ainda estou aprendendo.

Desde já agradeço pela ajuda e peço desculpas pela minha ignorancia e amadorismo!

Abraços a todos. Atenciosamente
Decinho


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.251
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2009, 09:55:23
DecinhoDuFileh, liveview é isso mesmo, o velho LCD das compactas onde vc tirava fotos olhando por ele ao invés de olhar pelo viewfinder, só que esse conceito nas DSLR é um pouco diferente, até porque em função do peso e formato da camera, fica muito difícil vc tirar fotos olhando pelo LCD.

O liveview, embora tenha gente que diga o contrário, tem função sim numa DSLR. Eu uso para fazer fotos
macro ou fotos still com a camera montada em tripé. Nessas situações, o LCD é bem melhor que o viewfinder para visualizar e focar (na XSi o bom é vc usar o liveview com foco manual).

Mas acho que vc não deve se ater a apenas essa diferença. Eu comprei essa mesma revista porque também estava nessa dúvida e achei essa reportagem no mínimo muito fraquinha. Comparando com reviews na internet, existem muitas outras diferenças entre as duas câmeras do que as citadas na revista. Eu acho que na realidade a FotografeMelhor acabou elegendo a DSLR mais barata mesmo... Vários fatores  me fizeram pender para a XSi, entre eles o número de pontos de foco (9 na XSi, 3 na D60) e a qualidade em ISO alto, incomparavelmente melhor na XSi com seu sensor CMOS do que o CCD da D60. A favor da Nikon, uma melhor pegada, o preço mais baixo e uma configuração default que gera um JPEG mais "aprazível". Neste último ponto, na XSi é possível configurar a geração do JPEG também, mas o default da camera é uma imagem mais lavada. Para mim que só uso RAW, esse fator nem foi levado em consideração.

Abçs !!

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DecinhoDuFileh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2009, 18:03:37
Realmente esse negocio de LiveView é uma jogada de marketing pesada. Eu no inicio imaginei que fosse mas trataram com tanto entusiasmo que nao consegui acreditar que se tratava "apenas" desse recurso.

Pelo visto a melhor opção é realmente a XSi. lucash_br e AlexandreS me deram otimos motivos para tal escolha. Eu pretendo fazer varios tipos de fotos, modelos em studio e ao ar livre, paisagens, algumas macro.

Entao pelo que percebi essa é a camera ideal. Agora só falta pesquisar e achar onde encontro um bom preço e uma boa condição de pagamento. Se alguem tiver uma boa dica, estou aberto a sugestoes.

Abraços a todos e muito obrigado pela ajuda...


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2009, 22:45:09
olha eu sou careta quanto ao liveview em dslr, mas ele existe entao.... quem gostar que use

mas desde que eu tive uma Canon S2( compacta superzoom) eu nunca usei o LCD/"liveview" , sempre usei o visor otico ( tb era um lcd...mas vcs entenderam o que eu falei ehuehue)

particularmente como ja foi dito numa slr o liveview so tem uso pratico pra still e macro....  usar o visor otico da slr é bom por varios motivos inclusive que vc treme menos a camera tendo como apoio seu rosto.


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2009, 23:56:07
Eu comprei recentemente uma 5D MKII que tambem vem com essa funcionalidade.
Só trabalho com still e publicidade e acho essa funcionalidade extremamente útil e produtiva em trabalhos mais precisos, onde, por exemplo, precisamos trabalhar minuciosamente todos os reflexos.

Antigamente eu tinha que ficar interagindo horas na cena e correndo no viewfinder até posicionar os reflexos nas exatas posições, agora com o live view e uma telona LCD em tempo real eu consigo economizar horas posicionando os acessórios e olhando o resultado em tempo real na tela do computador. Com o HDMI vc pode colocar uma tela de 50" e trabalhar com mais conforto ainda.

Outra situação fantástica foi quando precisei fotografar um conjunto de peças mecânicas posicionadas no chão, com a câmera em uma grua a 4 metros de altura, seria perigoso pra mim ficar lá em cima compondo e focando, com o live view eu apenas controlei a grua e mais uma vez isso aumentou a produtividade e a seguranca.
« Última modificação: 19 de Abril de 2009, 23:57:09 por CJR »


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2009, 18:55:17
Eu como amador mesmo, uso pra que minha esposa possa tirar fotos minhas, ela odeia olhar pelo visor óptico :hysterical:
[Cameraless !]


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2009, 23:05:47
CJR, a 5DMKII em uma tela de 50" deve ser o que há hein?? :worship: :worship: :worship:

Um dia chego lá....

Quanto a funiconalidade do Live View como já disse em outro tópico para mim não faz diferença alguma, mas vimos no relato do CJR que para aplicações específicas fo iuma mão na roda.

Cada um, cada qual.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2009, 23:24:12
Sandro, reslmente existem funcionalidades que alguns acham importantíssimas e outros não chegam a usar. Coisas como TTL, por exemplo, nunca vou usar, mas entendo que é importante pra alguns. Mesmo tendo um sistema de 580EX, uso tudo no manual com lightmeter.

Cada um tem sua forma de trabalhar e eles pensam em um conjunto de usuários e nas necessidades de uma média de usuários. A 5D é bastante usada por fotógrafos poblicitários e de still, que com certeza valorizam muito estas novas ferramentas. Já um flash popup, por exemplo, é a típica coisa que o usuário padrão de 5D não vai gostar muito de usar.

Mas a funcionalidade está ali, mesmo um fotógrafo náo gostando do live view, um dia, com a camera num tripé alto, e ele sem um apoio pra subir, pode tirar proveito, e se for pra fazer uma grande foto, vai ter valido a pena. Afinal é o que buscamos sempre né, grandes fotos, e se algumas evoluções tornam essa busca mais confortável, são bem-vindas.