Autor Tópico: EXPERIMENTAL - Clínica de Análise Fotográfica  (Lida 7148 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2009, 11:09:28
Citar
Poderia dizer que fotografar cenas é uma tarefa "fria" no sentido de o fotógrafo não deixar-se submergir em detalhes?

Sim.

A fotografia precisa dessa frieza. Isso choca quando dito, porque parece que esta frieza é contrária à emoção, mas não é. Essa frieza é uma FERRAMENTA. O que ela representa é que não podemos deixar de sermos analíticos na fotografia, sob pena de sermos hipnotizados pelo objeto. A fotografia analítica fica "quente", a fotografia hipnotizada fica "fria".

A fotografia tem total autonomia em relação à cena original. Ela narra algo que não necessariamente existiu, como na foto do padre e da moça onde o êxtase da moça parece diretamente relacionado a uma chamada do padre. É isso que o observador lê. Para onde o padre estava olhando de verdade, isso não tem importância.

Mas, apesar dessa "mentira", essa mentira é uma forma de verdade.


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2009, 11:19:01
Que bacana!!!

achei otimo esse tipo de analise, como ja foi dito, e desse tipo de alalise que todos gosta de ver sobre suas fotos, eles enrriquessem nosso conhecimento.

Parabens Ivan!!!

pena que eu estava viajando, e so vi esse topico agora, mas no proximo com certesa vou postar minhas fotos tambem.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2009, 14:53:32
Olá Ivan!

Muito bem, grande análise das fotos e realmente útil! Acho que esse era mais um teste para você do que para mim, quando postei essas fotos, não queria impressionar, nem algo como elogios, pelo contrário. Estou seguro, sempre. São fotos que fiz já fazem quase dois anos, e de lá para cá minha técnica, gosto, percepção e pensamento com relação a fotografia mudou muito. Para mim essa análise foi extremamente positiva pois levantou muitas outras questões (não é meu estilo, normalmente não gosto de meias palavras nem de filosofia, mas vai: o verdadeiro sábio anseia perguntas, e não respostas - e antes que perguntem, não fui eu quem criou hehehe, li essa frase em algum lugar). E me fez feliz pois muito do que foi analisado eu já evolui! (acredito eu... rsrsrs) Espero que haja outra Clínica, com certeza irei participar novamente com outras provas para você, Ivan!

Parabéns e abraços!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2009, 15:09:06
Olá Ivan!

Muito bem, grande análise das fotos e realmente útil! Acho que esse era mais um teste para você do que para mim, quando postei essas fotos, não queria impressionar, nem algo como elogios, pelo contrário. Estou seguro, sempre. São fotos que fiz já fazem quase dois anos, e de lá para cá minha técnica, gosto, percepção e pensamento com relação a fotografia mudou muito. Para mim essa análise foi extremamente positiva pois levantou muitas outras questões (não é meu estilo, normalmente não gosto de meias palavras nem de filosofia, mas vai: o verdadeiro sábio anseia perguntas, e não respostas - e antes que perguntem, não fui eu quem criou hehehe, li essa frase em algum lugar). E me fez feliz pois muito do que foi analisado eu já evolui! (acredito eu... rsrsrs) Espero que haja outra Clínica, com certeza irei participar novamente com outras provas para você, Ivan!

Parabéns e abraços!  :ok:

Blasius;

O teste não era para mim, era para o ambiente do fórum. Analisar fotos é algo que venho fazendo há muito tempo, tanto fotos de amigos quanto em concursos onde fui jurado -sempre fiz questão de fazer as notas ou incicações ser acompanhada de uma análise nesses casos-, e com o tempo desenvolvi algumas abordagens para isso. O que eu queria saber era como o ambiente do fórum lidaria com isso. Essa era a resposta que eu queria.

Não necessariamente a "clínica" precisa ser comigo, acho que qualquer pessoa pode fazer o mesmo, desde que esteja disposta a realizar uma análise cuidadosa daquilo que vê. Quis mostrar algo diferente da "Sala Corredor Polonês", mas pela própria natureza das análises, que exigem dedicação, não é algo que possa ser feito sempre pela mesma pessoa.

Mas quis mostrar que um voluntariado episódico poderia funcionar.

Ao propor-me como analista neste tópico, deixei para os colegas de fórum decidirem se valia ou não a pena terem análises minhas. Não sou eu quem julga isso, é quem submete as fotos. O valor do analista não é decidido por ele, mas pelos que submetem as fotos à análise.

Não sendo meu caso presentemente, pois analisar já é lição aprendida há muito tempo e porque analiso as fotos que vejo -quando interessantes- mesmo que não escreva nenhuma crítica, pois sempre gosto de compreender o grande acerto ou o erro de uma proposta, analisar educa muito. As pessoas pensam de cabeça para baixo neste assunto, pois não vêem que quem se dispõe a analisar fotos alheias está aprendendo com elas, com seus erros e acertos.

Grande abraço,
ivan


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2009, 15:55:34
Ivan,

Não entendi um detalhe do seu tópico. Após essa primeira análise ainda posso colocar três fotos?

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2009, 16:22:22
Bem vou postar, caso vc não tenha possibilidade, pode apagar. De qualquer forma obrigado pela análise. :ok:

Basicamente gostaria da sua opinião quanto a composição, tratamento, o olhar do fotógrafo. Inclusive algumas delas eu postei no Corredor Polonês.

1- Angustia do pai vendo ele ainda sem um irmão.


2- Cores e luz. Não sei se foi o momento q foi muito agradável pra mim, mas eu gosto dessa.


3- Casamento e pequeno incidente na piscina.
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 16:32:08 por Leandro Federsoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2009, 18:04:03
Não.

Minha proposta foi analisar seletivamente um mínimo de dez fotos de um lote de até 30 fotos postadas até domingo, e não manter aberta a clínica indefinidamente. Entenda que se fossem postadas 30 fotos de dez pessoas, eu selecionaria dez entre elas, enquanto se forem postadas aos poucos perco a capacidade de selecionar.

Como apenas dois postarem, ao in´ves de 30 tivemos apenas 6 fotos, e por isso eu analisei todas as seis, o que não faria com eventuais 30.

E tendo analisado as seis, esta clínica está encerrada. Devo postar outra em alguns dias, mas esta acabou e não analisarei as fotos postadas posteriormente a domingo 12 de abril.

Deve ser entendido que como a proposta é voluntária, ela tem escopo definido, isto é, começa e acaba conforme estabelecido e não se prolonga indefinidamente.

Suas fotos podem motivar análises interessantes, pelo que vi, mas peço que as reserve para a próxima clínica.

Abraços,
Ivan


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2009, 18:41:29
Perfeito Ivan,

Na próxima eu posto.

Obrigado


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2009, 20:02:02
Não necessariamente a "clínica" precisa ser comigo, acho que qualquer pessoa pode fazer o mesmo, desde que esteja disposta a realizar uma análise cuidadosa daquilo que vê. Quis mostrar algo diferente da "Sala Corredor Polonês", mas pela própria natureza das análises, que exigem dedicação, não é algo que possa ser feito sempre pela mesma pessoa.

Mas quis mostrar que um voluntariado episódico poderia funcionar.

Ao propor-me como analista neste tópico, deixei para os colegas de fórum decidirem se valia ou não a pena terem análises minhas. Não sou eu quem julga isso, é quem submete as fotos. O valor do analista não é decidido por ele, mas pelos que submetem as fotos à

[...]

analisar educa muito. As pessoas pensam de cabeça para baixo neste assunto, pois não vêem que quem se dispõe a analisar fotos alheias está aprendendo com elas, com seus erros e acertos.

Ivan:

Destaquei as passagens acima até para sublinhar que sua idéia, pelo que entendi, não era eleger-se o dotô da clínica e, a partir daí, diagnosticar os males de cada um, digo analisar as fotos alheias sem direito à interloção entre fotógrafo-crítico. Aliás, a interlocução começou antes mesmo que as fotos fossem postadas quando o analista solicitou uma explanação geral sobre as intenções do ato fotográfico. O estabelecimento das regras, necessárias para o exercício que propôs, talvez tenha afugentado os participantes, mas ao justificá-las percebe-se a sua necessidade, até por uma questão de viabilidade.

Também entendi que não precisa criar necessariamente uma sala especial para isso, pois o exercício depende do compromisso que alguém assume de analisar com atenção a foto de outrem. Qualquer um pode se prestar a isso, qualquer um pode dizer "postem fotos que estou aberto à análise" quem vai decidir se quer ou não ouvir seu parecer é o árbitro do exercício, não o inverso. (Talvez árbitro não seja a palavra correta)
Passa-me, nesse exato momento, quantas pessoas seriam capazes de se propor a analisar um conjunto de fotos assim como você fez? Essa disponibilidade justificaria ou não a criação de uma sala.

Como se tratava de um estudo fundamentado sobre um conjunto de imagens assim como um exercício experimental de um membro do fórum eu achei que o local ideal da postagem era aqui mesmo até porque nas demais salas a proposta perderia o sentido do tópico. Pelo que acompanho, a galeria é mais uma sala para ser vista, a gente entra nos tópicos, gosta ou não das fotos e, por vezes, tece algum comentário, com ou sem o compromisso de ser fundamentado. A maioria deles sem grandes fundamentações afinal tem uma série de questões que interferem nessa dinâmica como disponibilidade de tempo, pois comentar todas as imagens necessita de tempo e atenção, não dá pra fazer isso com todos, ainda que se queira apenas dizer ao colega que você passou por ali e gostou do que viu. Eu gosto da galeria do jeito que é, sem muita regra, tem sua dinâmica própria. Também, se o tópico nasceu da intenção de apresentar um outro formato de análises que são feitas no Corredor, lá ele estaria fora de lugar.

Enfim, da próxima "Clínica" eu também participo. Se sobrar lugar, pois acho que a demanda será bem maior.
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 20:05:30 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2009, 20:31:33
pelo que entendi, não era eleger-se o dotô da clínica e, a partir daí, diagnosticar os males de cada um, digo analisar as fotos alheias sem direito à interloção entre fotógrafo-crítico.

Perfeitamente, Kika. É isso mesmo, não é o caso de ser o dotô da clínica, até porque qualquer colega que quiser fazer o mesmo pode fazer, desde que se comprometa a analisar seriamente e de forma relativamente profunda a produção dos que postarem.

Citar
O estabelecimento das regras, necessárias para o exercício que propôs, talvez tenha afugentado os participantes, mas ao justificá-las percebe-se a sua necessidade, até por uma questão de viabilidade.

Uma coisa assim precisa de regras, precisa de um início e de um fim, precisa de explicitação do grau de compromisso. As pessoas reagem muito às regras, mas elas são necessárias. Dizer que me reservo o direito de escolher que fotos analisar, por exemplo... como poderia ser diferente? Não é voluntário? Mas se eu não disesse isto haveria prováveis queixas de fotos não analisadas.

Citar
o exercício depende do compromisso que alguém assume de analisar com atenção a foto de outrem. Qualquer um pode se prestar a isso, qualquer um pode dizer "postem fotos que estou aberto à análise" quem vai decidir se quer ou não ouvir seu parecer é o árbitro do exercício, não o inverso.

Sim, havendo de fato verdadeira vontade de analisar, qualquer colega pode usar o modelo e propor-se como analista. O árbitro é quem posta as fotos, porque este aceita ou não tê-las analisadas pelo analista proposto. É quem posta que valida a análise, ou pelo menos a dinâmica.

Vamos ver aonde isto vai dar.



Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Abril de 2009, 21:49:10
Gostei da iniciativa, Ivan, e também pretendo participar da próxima.

Como a Kika, também fiquei aqui matutando sobre quantos (e quais) por aqui se disporiam a tal empreitada. Eu não me arriscaria, não por não ter a capacidade para análise, e sim por não saber explicitá-la tão bem como vc faz. Para isso é preciso ter uma didática que eu não tenho...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 14 de Abril de 2009, 21:51:38
Gostei da iniciativa, Ivan, e também pretendo participar da próxima.

Como a Kika, também fiquei aqui matutando sobre quantos (e quais) por aqui se disporiam a tal empreitada. Eu não me arriscaria, não por não ter a capacidade para análise, e sim por não saber explicitá-la tão bem como vc faz. Para isso é preciso ter uma didática que eu não tenho...

Abraços.

Essas coisas, Heber, aprende-se fazendo...


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #27 Online: 15 de Abril de 2009, 12:19:39
Minha única sugestão para as próximas clínicas é aumentar o período de inscrições para, por exemplo, 15 dias ou mais. O motivo é que muitas pessoas não podem ou não têm tempo para acessar o fórum durante a semana e, com o prazo maior, aumentaria o número de colegas que leriam o tópico da clínica antes do término do prazo.

Abs,
Fabio
« Última modificação: 15 de Abril de 2009, 12:21:13 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #28 Online: 16 de Abril de 2009, 19:41:20
Ivan, parabéns pela iniciativa. Confesso que fiquei esperando pra ver no que ia dar, e foi muito bom mesmo.
Seria interessante que mais colegas se dispuzessem a analizar fotografias neste modelo ou em outro qualquer que lhes fosse mais conveniente. Quem sabe, montar uma equipe de analistas, mesmo que dependesse da disponibilidade de cada um.

Bom, tentarei ficar sintonizado para não perder a próxima oportunidade.

abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 16 de Abril de 2009, 21:09:39
Ivan, parabéns pela iniciativa. Confesso que fiquei esperando pra ver no que ia dar, e foi muito bom mesmo.
Seria interessante que mais colegas se dispuzessem a analizar fotografias neste modelo ou em outro qualquer que lhes fosse mais conveniente. Quem sabe, montar uma equipe de analistas, mesmo que dependesse da disponibilidade de cada um.

Bom, tentarei ficar sintonizado para não perder a próxima oportunidade.

abraço


Dantas;

Tudo depende da pessoa de fato querer analisar, isto é, voltar-se para a produção de outra pessoa e tentar enxergar o que nela é comum, as tendências, etc.

Isto é bastante diferente de criticar. Pode até haver alguma crítica, mas não é esse o espírito.

Além de tudo, a análise nesses termos é ela mesma seu grau de validade. Observando a análise pode o autor ver se ela é ou não útil, saindo daquela escolha binária a tosca do "toda crítica é útil" ou "algumas críticas não são úteis". Útil ou não, não é o crítico que escolhe isso. É a qualidade da análise.