Autor Tópico: Fotos de paisagens !  (Lida 2900 vezes)

zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 11 de Maio de 2009, 05:01:07
Olá pessoal!

Gosto de tirar fotos de paisagens.. Mas as fotos ou saem subexpostas na terra, dando uma boa ênfase no céu , ou o céu fica estourado e a terra fica exposta corretamente.. Acho que HDR seria uma boa saída.. e vi para vender um filtro que é gradual, onde em uma metade ele é "fumê" e na outra não, para alinhar na linha do horizonte e assim balancear a exposição. Tem alguma outra saída ? Os Metering modes ajudariam ??


Obrigado !

Fernando.


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2009, 16:21:54
alguém ? :ponder:


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2009, 16:54:58
Este filtro gradual ajudaria a evitar estourar o céu.
Para evitar que o céu, nuvens e outras partes claras (areia por exemplo), estourem, fotografe em RAW e fotometre nestas áreas claras deixando-as no limite da super-exposição.
Se houver muita diferença de luminosidade entre a parte mais escura e a mais clara, então acho que HDR seria a melhor saída.
Outra possibilidade é fotografar em horário em que a luz solar não seja tão forte como antes das 10:00 e após às 16:00.

Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2009, 17:32:09
Esses filtros graduados são muito bons, pelo menos eu gosto pois fica mais natural que um HDR. Questão de gosto mesmo.


Drunn

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • http://spaces.msn.com/mauriciodrunn/photos/
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2009, 16:53:54
Creio que você deve cuidar o sentido incidente do sol, e seu posicionamento também se esta na contra-luz ou não, tem lugares e situações que realmente complica dependendo da direção que queremos fotografar.

Este tipo de filtro sim pode ajudar, mas há tantos outros fatores para levarmos em consideração, teria algumas fotos para exemplificar sua dificuldade?


Mauricio Drunn - mautd82@hotmail.com - Porto Alegre -RS
http://drunn.multiply.com/photos


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2009, 18:11:30
ola

o filtro polarizador ajuda a "nivelar" um pouco a cena..o uso em 90% de minhas fotos de paisagens ( de uma olhada em meu portfolio na olhares- link na assinatura abaixo).
um metodo bem mais complicad (...e secreto... :D) que uso...desenvolvido em alguns anos de pratica (...30..pra ser mais exato..)

- usando leitura central ( falando de nikon)..nao spot..e jamais matrix...uso prioridade de velocidade- sempre...( adoro fotografar passaros voando e afins...entao preciso de controle sobre a velocidade....e ai acostumei... :doh:)
- set a maquina para travar a leitura de luz quando premir o botao disparador..
- procure pelo ponto mais escuro da cena....veja o n f
- procure pelo ponto mais claro da cena....veja o n f
- some os numeros f divida por dois
- agora ( ai vale os anos de experencia)..procure na cena o ponto medio de luz..aonde voce deva achar o n f mediano...trave a leitura premindo o botao disparador....reenquadre a vontade..e ...clik..
o resultado pode nao ser satisfatorio, mas este é um metodo "classico"de fotografar cenas com latitudes tao diferentes...e voce podera priorizar (mais luz no ceu o na terra..)

sei que parece dificl isto..ou loucura ( por que nao usar o manual e simplesmente setar o n f achado na formula..?????)...mas com experencia...voce faz isto em segundos... ( alias uso este metodo para quase todas minhas fotos..exceto pds....ai jogo o fotometro "no lixo"... :D)

se ficou confuso, lamento. esta é a primeira vez que descrevo meus metodos fotograficos.. :shock:
abraço
marques
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


mleduc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2009, 21:32:44
Marques,

Dei uma olhada lá no seu site e é maravilhosa as fotos  :worship: :worship: parabéns!!! Você é profissional né?! ainda fotografo por hoobby e acho caro o investimento em cursos, logo vou aprendendo devagar e talvez sempre fique como hobby mas espero mesmo assim um dia chegar a fotografar perto, só perto  :hysterical: do que você fotografa! Abraços Marina
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 21:33:29 por mleduc »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2009, 22:31:29

- procure pelo ponto mais escuro da cena....veja o n f
- procure pelo ponto mais claro da cena....veja o n f
- some os numeros f divida por dois
- agora ( ai vale os anos de experencia)..procure na cena o ponto medio de luz..aonde voce deva achar o n f mediano...trave a leitura premindo o botao disparador....reenquadre a vontade..e ...clik..


Olá Marques!
Desculpe a ignorância, mas não entendi porque fazer a média se logo em seguida vc trava no ponto médio de luz


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2009, 22:55:33
ola
nao sou profissional nao...so louco por fotografia... :shock:
desculpe pela explicaçao chinfrim do meu metodo...o que quis dizer é...depois de feito a  matematica..voce acha o f mediano...certo...mas como uso em prioridade de velocidade ( força do habito)...procuro na cena um f proximo, ou exatamente ao achado na formula...ai travo a leitura ( por experencia - como falei- sei mais ou menos onde ele esta na cena...)..e uso um pouco tambem desta experencia para saber o que vai ficar sub ou super exposto ( terra- ceu..nuvens..etc..). ai posso usar um ponto acima..ou abaixo...ou ambos...
este metodo me ajuda porque assim eu tenho um f de referencia para a cena ficar + ou - bem exposta...entendeu??? como a coisa é meio "espiritual"fica dificil explicar... :D..mas indiferente disto tudo garanto que sera um otimo treino para seus olhos.. :ok:..se trasformarao em um fotometro biologico...
o importante é que: nao use o matrix....e terrivel para acertar o "clima"certo da cena...
acho que usar no modo manual, será mais pratico para escolha da vel e numero f...mas como disse..ja uso este metodo a tanto tempo ( e uso praticamente para tudo) que prefiro do meu jeito...é muito rapido.. ( sempre faço a mediçao de luz nos pontos aonde me interessa...calculo...travo...reeenquadro e click...)..
so uso o spot em caso extremo...uma garça em meio ao rio por exemplo...mas muito raro...neste caso citado talvez use - ev para compensar o erro da leitura..
mais uma dica; fotos de paisagens sao muito melhores durante as chamadas horas magicas:   ate uma hora apos o nascer do sol..e uma hora antes do por-do-sol..e se usar polarizador..com o sol nas suas costas..para enfatizar o efeito ( cuidado com grande angulares - gas-...pois o ceu pode ficar "manchado)...sera que me fiz entender??? :ponder:
abraço
marques
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 23:15:09 por markes51 »
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2009, 12:47:24
Origado pelas dicas pessoal! Quando eu tiver algum resultado eu postarei !


Serone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2009, 21:33:01
Marques51...
Gostei das suas explicações.
Farei contato. Obrigado.


maria martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2009, 22:07:04
Bem, eu tenho feito isso, mas o resultado é sempre o mesmo: ou céu exposto demais, ou o cenário mais escuro.
Bem, como não tenho filtros e nem sempre posso escolher os lugares para fotografar ( não posso sair com uma câmera sem ter um seguro contra acidentes... bem, o que tenho feito é usado a luz do sol mesmo, evitando fotografar contra a luz, principalmente porque a Lumix DMC FZ 30 não é fácil de se usar e ainda mais para quem não fotografa ainda direito.

quote author=markes51 link=topic=32366.msg305974#msg305974 date=1242179733]
ola
nao sou profissional nao...so louco por fotografia... :shock:
desculpe pela explicaçao chinfrim do meu metodo...o que quis dizer é...depois de feito a  matematica..voce acha o f mediano...certo...mas como uso em prioridade de velocidade ( força do habito)...procuro na cena um f proximo, ou exatamente ao achado na formula...ai travo a leitura ( por experencia - como falei- sei mais ou menos onde ele esta na cena...)..e uso um pouco tambem desta experencia para saber o que vai ficar sub ou super exposto ( terra- ceu..nuvens..etc..). ai posso usar um ponto acima..ou abaixo...ou ambos...
este metodo me ajuda porque assim eu tenho um f de referencia para a cena ficar + ou - bem exposta...entendeu??? como a coisa é meio "espiritual"fica dificil explicar... :D..mas indiferente disto tudo garanto que sera um otimo treino para seus olhos.. :ok:..se trasformarao em um fotometro biologico...
o importante é que: nao use o matrix....e terrivel para acertar o "clima"certo da cena...
acho que usar no modo manual, será mais pratico para escolha da vel e numero f...mas como disse..ja uso este metodo a tanto tempo ( e uso praticamente para tudo) que prefiro do meu jeito...é muito rapido.. ( sempre faço a mediçao de luz nos pontos aonde me interessa...calculo...travo...reeenquadro e click...)..
so uso o spot em caso extremo...uma garça em meio ao rio por exemplo...mas muito raro...neste caso citado talvez use - ev para compensar o erro da leitura..
mais uma dica; fotos de paisagens sao muito melhores durante as chamadas horas magicas:   ate uma hora apos o nascer do sol..e uma hora antes do por-do-sol..e se usar polarizador..com o sol nas suas costas..para enfatizar o efeito ( cuidado com grande angulares - gas-...pois o ceu pode ficar "manchado)...sera que me fiz entender??? :ponder:
abraço
marques
[/quote]


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2009, 06:09:25
Sobre filtros ND tem aqui alguma matéria com interesse:
http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=41064.0
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


MarcosDF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2009, 19:26:05
Tente usar um elemento de cor cinza para medir a exposiçao da cena, um cartão cinza. Mas cenas de muito contraste claro/escuro são sempre um problema...