Autor Tópico: Olympus Camera History  (Lida 2756 vezes)

ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Online: 07 de Abril de 2009, 16:16:04


Compartinho com os amigos, amantes das câmeras Olympus... um site que descobri por acaso...

Contendo a história da empresa (fundada em 1919, primeiramente fabricando produtos opticos)

e os equipamentos, como a primeira lente Zuiko 75mm/F4.5 e câmera Semi-Olympus Model I, produzida em 1936:



Até as mais modernas... eletronicas, e primeiras digitais.

http://zuserver2.star.ucl.ac.uk/~rwesson/esif/om-sif/camhistory/camhistory.htm



Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2009, 20:33:39
Muito legal esta página Elias, já salvei nos favoritos..... legal a cronologia....algumas delas (poucas) eu tive e usei....muitas nem conhecia e todas admiro muito!
Obrigado por compartilhar.
Abraços,

Akira


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2009, 08:38:46
Oi Elias.

Legal a página. Na verdade eu já a conhecia. Quando comecei a fotografar com a Trip e com o sistema OM fiquei muito interessado sobre a história dessas câmeras e pesquisei bastante coisa na net à respeito da Olympus, mais especificamente sobre a Olympus OM-1 e as lentes Zuiko. Aliás estou devendo um tópico que planejo criar sobre essa fantástica câmera.
São informações que garimpei na net, algumas coisas que escrevi, dados técnicos, fotos, enfim, tenho bastante material para postar. O que me falta é tempo para organizar todo esse material e formatar tudo para abrir um tópico. Já já faço isso.

Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2009, 09:06:28

Guto e demais interessados,

No Mercado Livre tem uma Olympus f/2.8 135mm,  original para série OM.

Já comprei várias vezes com esse vendedor e o cara é gente boa ( CONTAX1965 ).

Abraço,

Braga
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2009, 10:10:22
Guto e demais interessados,

No Mercado Livre tem uma Olympus f/2.8 135mm,  original para série OM.

Já comprei várias vezes com esse vendedor e o cara é gente boa ( CONTAX1965 ).

Abraço,

Braga
Olá Braga;

Dei uma olhada lá. O cara colocou em leilão e o preço inicial está bem em conta. O problema é que ela está como fungos. Teria que mandar para uma revisão. Nem sei o preço que cobram para limpeza de lentes aqui em Belo Horizonte. Você tem idéia dos valores que andam cobrando por esse serviço?
Tenho receio de comprar uma lente mais barata assim e acabar no final saindo caro a manutenção e o serviço não ficar tão bom. Se for só fungo, o problema pode ser menor. Se tiver arranhada aí já complica. Comprar no escuro é foda. É um risco mas fazer o que...

Vou acompanhar o leilão para ver no que dá. Essa lente é muito boa.

Valeu.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2009, 10:19:29
Olá Braga;

Dei uma olhada lá. O cara colocou em leilão e o preço inicial está bem em conta. O problema é que ela está como fungos. Teria que mandar para uma revisão. Nem sei o preço que cobram para limpeza de lentes aqui em Belo Horizonte. Você tem idéia dos valores que andam cobrando por esse serviço?
Tenho receio de comprar uma lente mais barata assim e acabar no final saindo caro a manutenção e o serviço não ficar tão bom. Se for só fungo, o problema pode ser menor. Se tiver arranhada aí já complica. Comprar no escuro é foda. É um risco mas fazer o que...

Vou acompanhar o leilão para ver no que dá. Essa lente é muito boa.

Valeu.

O Fernando é bastante honesto. Faça essa pergunta a ele lá no ML. Ele responderá com absoluta fidelidade ao estado dela.
-22.352971,-48.775582


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2009, 11:06:12
Guto,
De 60 a 90 reais foram os preços que paguei em limpeza ótica, só fungos mesmo.

Abraços


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2009, 12:49:48
Braga, fiz umas perguntas lá. Estou aguardando as respostas.

Lucas, obrigado pelas referências. Se o preço final não ficar muito alto talvez vale a pena comprar e mandar limpar. Vou acompanhar o leilão para ver o desfecho.

Abraços
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2009, 13:10:50
Guto, na minha opinião, uma lente dessas com um preço final de até 400 reais já é um baita negócio. É óbvio que o preço é alto em se tratando de um produto teoricamente descontinuado. Mas pelo andar da carruagem, as lentes fixas primes antigas estão começando a se tornar bem valorizadas e cobiçadas. Não demora muito e zilhares de adaptadores começam a pulular por aí, tornando o uso delas perfeitamente possivel no digital. Eu confesso q estou bem tentado a comprar uma OM1 só pra ver qualé q é rs! O duro é achar. Vou dar um pulo no centro de SP garimpar...

Abração
Lucas
Braga, fiz umas perguntas lá. Estou aguardando as respostas.

Lucas, obrigado pelas referências. Se o preço final não ficar muito alto talvez vale a pena comprar e mandar limpar. Vou acompanhar o leilão para ver o desfecho.

Abraços


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2009, 17:07:54
Guto, na minha opinião, uma lente dessas com um preço final de até 400 reais já é um baita negócio. É óbvio que o preço é alto em se tratando de um produto teoricamente descontinuado. Mas pelo andar da carruagem, as lentes fixas primes antigas estão começando a se tornar bem valorizadas e cobiçadas. Não demora muito e zilhares de adaptadores começam a pulular por aí, tornando o uso delas perfeitamente possivel no digital. Eu confesso q estou bem tentado a comprar uma OM1 só pra ver qualé q é rs! O duro é achar. Vou dar um pulo no centro de SP garimpar...

Abração
Lucas
Oi Lucas;

400 reais eu já acho um pouco puxado. Se ela tivesse em excelentes condições até valia. Vou acompanhar o leilão. Se compensar...
Aqui no Brasil, infelizmente, é difícil achar lentes antigas em excelentes condições. Acha-se mas tem que garimpar muito. No exterior se consegue preciosidades com mais facilidade. Comprei recentemente, através de um amigo, uma 28mm 2.8 Zuiko novíssima (limpa e sem nenhuma marca de uso no corpo e com todas as tampas e um filtro) que veio de fora. O valor dela foi de R$ 347,00 e isso porque caiu na receita e a taxação foi pesada em cima. Se não fosse por isso, acredito que sairia por pouco mais de 200 reais.
Se eu fosse comprar essa lente anunciada no ML seria mais por teimosia mesmo...rs. Depois dessa 28mm, meu set de lentes para a olympus ficou completinho. Tenho uma 200mm 4.0, uma 135mm 3.5, uma 50mm 1.4, uma 50mm 1.8, uma 50mm 3.5 macro e agora a 28mm 2.8. Ou seja, posso brincar com todo tipo de foto que quiser com essas lentes. Mas...se aparecer mais alguma preciosidade na reta e eu puder comprá-la não vou deixar passar. Pretendo aproveitar essas lentes na minha futura digital também. Tudo indica que será uma Olympus 4/3 mas existem adaptadores OM para Canon e se não me engano, Nikon também.

Quanto à sua vontade de comprar uma OM-1 só lhe digo uma coisa: é caso de amor, heim. Vai ficar apaixonado quando manusear uma OM-1. E quando for revelar seus primeiros negativos PB feitos com uma cinquentinha 1.4 Zuiko irá se assustar com a nitidez das imagens. Procure grupos da OM-1 pelo flickr e veja as fotos. Elas falam por si só.

Abraços  :ok:
« Última modificação: 08 de Abril de 2009, 17:13:39 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2009, 09:34:57
Guto, ontem vi algumas OM-1, realmente a bichinha é linda. Porém, todas estavam em mau estado  :(. Uma q estava mais bonitinha era uma OM-1n, mas estava sem a sapata do flash. Não q fosse fazer falta, mas sou exigente e vou garimpar mais.
Quanto ao meu comentário sobre o valor da lente, realmente 400 reais é puxado, mas meu pensamento foi meio baseado no q está acontecendo mundo afora: uma volta ao uso de objetivas mecânicas. Eu sinto esse mercado inflacionar já a pelo menos 1 ano! Eu mais compro q vendo rs, mas nunca levei prejuízo na venda, no mínimo empatei, acho inclusive q logo mais o preço ainda vai valorizar mais!
Acabei comprando uma lente 50mm pra pentax de 1.4, pois o preço e estado estavam excelentes rs... É um vício, voltar de mãos vazias é triste... Tava até com um trix no bolso pra colocar na OM-1 heheh

Abraços!