Autor Tópico: Revista Fotografe Melhor de Abril - Duas reportagens sobre câmeras de FILME  (Lida 3114 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Pessoal,

Estava eu ausente um tempo e agora de volta, sentindo falta de nossos papos analógicos.

Mas fato é que nesse domingo comprei a Revista Fotografe Melhor de Abril. E nesta, pela minha agradável surpresa, ao folheá-la na banca de revista, TLRs pularam das folhas, inúmeras, da Elmoflex à Rolleiflex. Muita felicidade pra um domingo só. E mais, Uma outra reportagem sobre um fotógrafo (Claudio Edinger) usando Grande Formato.

Seria isso uma mensagem subliminar? Será que a Fotografe Melhor está vendo algum futuro nas analógicas que nós tenhamos tanto sonhado?

Vou ler e reler tudo de novo e dar meu pitaco no conteúdo.

Corra até a banca! Que isso não acontece todo mês.
« Última modificação: 08 de Abril de 2009, 15:33:11 por Elmo »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
É, parece que a saudade do filme tem batido forte no pessoal.
Eu pretendo terminar a renovação de meu equipamento e comprar uma reflex de filme 135 do sistema que eu for ficar. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Fala, Elmo.

Meu irmão também comprou a revista e me ligou correndo...rs. Já dei uma rápida folheada mas não tive tempo de ler com calma. Farei depois. Bem legal, né.

Elas estão voltando!!!  :clap:

 Abraços ;)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Acabei de reler as reportagens.

A primeira, sob o título:

"O Olhar de Cláudio Edinger em grande formato", vem com um subtítulo: "Confira como foram feitos os ensaios sobre São Paulo e Paris e as vantagens de se usar uma câmera de grande formato, na contramão da evolução digital".

Posso estar sendo exigente, mas o subtítulo já carrega, ao meu ver, um certo preconceito ao dizer "contramão da evolução digital".

Sobre como foram feitas as fotos, a reportagem mesmo prometendo, deixa o leitor na ignorância, pois quase nada fala sobre.

Nas fotos aparecem por duas vezes uma Sinar 4x5, mas Érico Elias, que assina a reportagem diz: "Claudio usa o diafragma mais aberto (f/5.6) [e não vírgula, como o purista nacionalista aqui acha justo] nas objetivas de 210 mm (normal) e de 90 mm (grande angular).

Pelo que me consta a objetiva normal para filme 4x5" é 150 mm.

Entretanto esses pormenores não tiram, para mim, a graça da reportagem. Mas achei, por ser um pequeno espaço dedicado ao grande formato, que faltaram fotos mostrando as potencialidades que uma câmera dessas pode oferecer. As fotos mostradas mostram o trabalho maravilhoso de Claudio Edinger, mas para quem conhece fica faltando algo além das brincadeiras (mesmo que muito bem feitas) de tilt-shift. Onde estão as fotos com a correções de perspectiva? Tá certo... Irão me acusar de ranzinza, afinal era mais sobre o trabalho de Edinger do que sobre Grande Formato. Mas desculpe-me, Edinger, é que temos tanto pouco espaço para mostrar a quem não conhece sobre o assunto passar a se interessar, que acho que mesmo você se interessaria em ter mais parceiros.

Quanto à matéria sobre TLRs, Mário Bock, que escreveu a contenda, já me tinha como seu fã. E apenas justificou minha tietagem. Falou bem e falou bonito das caixetas. E acho que a revista deveria lançar um especial sobre Pequeno, Médio e Grane Formato, pois SÓ 14 páginas? Muito pouco.  :D     :clap: :clap: :clap:


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Olá, Elmo!

Obrigado por compartilhar da notícia.


Há um tempo parei de assinar a Fotografe, e nunca mais comprei.

Hoje passei numa banca e comprei uma pra conferir:





Quanto a reportagens sobre o Claudio Edinger, ainda não li.
Mas acho até aceitavel o "na contramão da evolução digital".
Pois penso que a Fotografe Melhor, que tem um público praticamente digital, ligado em novidades... tecnologia, poderia assustar, dependendo como se jogasse uma matéria sobre uso de filme!
« Última modificação: 09 de Abril de 2009, 20:23:16 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Acabei de ler a matéria sobre as TLRs.

Gostei da matéria... o único porém, ao meu ver, é que é abordado somente o lado histórico, como se fosse um museu.

Não que isso não seja importante, mas acredito que ficaria mais interessante... se no desfecho, dissesse que são câmeras que ainda se encontra hoje no mercado de usados, por preços muito baixos, garimpando... encontra-se em ótimas condições, ou em casos de ter que passar por uma revisão, volta a funcionar perfeitamente gastando pouco.
Que ainda hoje é possível produzir excelente fotografias gastando pouco, e paralelamente com toda tecnologia e praticidade que o digital nos proporciona, conhecer um novo jeito de fotografar, usando filme.
Ainda cairia bem informações que ainda se encontra filme 120, e serviços de revelação, ou mesmo indicação de lojas especializadas em comercio de usadas como a Angel.

Como está escito, dificilmente despertaria algum usuário a tentar usar esses excelentes equipamentos! :no:
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
É, parece que a saudade do filme tem batido forte no pessoal.
Eu pretendo terminar a renovação de meu equipamento e comprar uma reflex de filme 135 do sistema que eu for ficar. :)

Leo, aproveita então pra pegar uma Maxxum 9...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Só comprei a revista hoje, e gostei da matéria das TLR's.

Além dos pontos que o Elias mencionou (com os quais concordo), acho que seria legal se o Mario Bock mencionasse onde ele conseguiu tantos modelos para ilustrar a matéria.

Sei que ele é colecionador, mas... será que é tudo dele mesmo?  :ponder:
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Elias, você tem total razão.

Cabe até uma notinha para a edição de maio com essas considerações...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Galera
Por uma questao de evoluçao,e tal
apareceu digital, que mesmo avançando muito ainda esta de fraldas.
Os que sabem de FOTOGRAFIA, sabem o que estou falando.
Ainda nao ha como comparar a qualidade de filme com digital.
Um dia chegara la, mais ainda nao chegou esse momento.
Por motivos comerciais so uso digital,
nao teve possibilidades de ficar com nada de filme,
minha ultima F5 tinha 6 meses de pouco uso.
Nao e preconceito nem conceito.
cada coisa no seu lugar.
fotografia e uma coisa e imagem digital e outra!!!
E bom que nas revistas façam materias explicando como sao esses otimos equipamentos
Saudades!!!!!!!!!!!!!!
Abs.
Angelo