Autor Tópico: Scanner HP G4050  (Lida 3240 vezes)

m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 10 de Abril de 2009, 17:27:22
Olá Pessoal,

Estou com umas dúvidas acerca da digitalização com o G4050. Por exemplo:

Escolho 2400 ou 4800 dpi com 100% de escala, o programa da HP diz para eu aumentar a escala ao invés de aumentar a resolução, eu ignoro e digitalizo como eu escolhi.

Digitalizei uns negativos 35 em 2400 com 100% de escala e, por exemplo, o céu sai super granulado. Seria ruído do scanner ou granulação do filme mesmo? É um pró-image 100.







Estou usando corretamente essa escala de 100%?

Se alguém que usa esse scanner puder me ajudar, eu agradeço.

Abraço,
Mauricio.
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2009, 18:58:36
Maurício,

Como há muito abandonei o programa da HP não poderei te ajudar. Mas de qualquer forma, achei pelo menos as cores excelentes.


Rubens de Oliveira

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2009, 15:26:48
Eu uso o mesmo equipamento e, para ser franco, nunca observei essa configuração de que você fala. A única coisa que eu posso dizer (e espero que lhe seja útil)é que o programa do próprio aparelho não é bom e por isso muita gente - inclusive eu - usa um tal Vuescam.
Abração.
Rubens


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2009, 09:12:21
Maurício, eu não achei muito granulado não.
Voce precisa ver com um Ilford XP2, isto sim é granulação.
Coloque em 100%, esta informação é só para visualização em programas de edição, não interfere nos tamanho dos arquivos.
Como já foi falado, use o Vuescan que é bem mais rápido e com uma interface melhor.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2009, 17:57:22
Eu uso o mesmo equipamento e, para ser franco, nunca observei essa configuração de que você fala. A única coisa que eu posso dizer (e espero que lhe seja útil)é que o programa do próprio aparelho não é bom e por isso muita gente - inclusive eu - usa um tal Vuescam.
Abração.
Rubens

Valeu Rubens,

Já estou providenciando a instalação do Vuescan. O HP estou achando muito chato mesmo.

Abraço.
Mauricio Polli


Rubens de Oliveira

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2009, 17:59:56
Não sou craque, mas tenho certeza de que você vai gostar. Bom proveito.
Abração.


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2009, 18:08:39
Maurício, eu não achei muito granulado não.
Voce precisa ver com um Ilford XP2, isto sim é granulação.
Coloque em 100%, esta informação é só para visualização em programas de edição, não interfere nos tamanho dos arquivos.
Como já foi falado, use o Vuescan que é bem mais rápido e com uma interface melhor.

Olá Paulo,

Sabe que esses dias atrás até que estava querendo experimentar  um XP2, mas como iniciei na revelação P/B tinha desistido, agora se for bem granulado vou postegar mais ainda. Até gosto de um pouco granulado, mas tem que saber escolher muito bem a cena para ficar bom na minha opinião.

O primeiro filme que revelei foi um FP4, ainda achei que ficou granulado e é para ser um filme de grão muito fino, cheguei a conclusão que agitei com muita intensidade. Depois revelei um HP5, só que 120, ficou bem melhor, mas agora não sei se é devido o formato, ou porque agitei com bem menos intensidade.

Abraço.
Mauricio Polli


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2009, 19:05:06
Maurício, não deixe de experimentar o XP2, o filme é bom, contraste, latitude.
O céu é que fica com um granulado um pouco marcado. Aqui voce pode ver umas fotos que fiz com o XP2 escaneadas com o G4050.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23309.0
Estas fotos por esquecimento foram com 2 pontos de super-exposição. O filme era ISO 400 mas estava rebobinado em uma caixinha de filme ISO 100.
E não é que melhorou o granulado.
« Última modificação: 13 de Abril de 2009, 19:07:59 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2009, 19:41:08
Maurício, não deixe de experimentar o XP2, o filme é bom, contraste, latitude.
O céu é que fica com um granulado um pouco marcado. Aqui voce pode ver umas fotos que fiz com o XP2 escaneadas com o G4050.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23309.0
Estas fotos por esquecimento foram com 2 pontos de super-exposição. O filme era ISO 400 mas estava rebobinado em uma caixinha de filme ISO 100.
E não é que melhorou o granulado.

Belas fotos Paulo. O granulado ficou muito bom, praticamente nada! E ainda com 2 pontos de sobrexposição! O FP4 que comentei antes ficou bem mais granulado do que isso, e olha que é ISO 125.

Estou escaneando com o Vuescan, acabei de instalar, já estou vendo outro resultado. Fotos subexpostas no HP estão ficando sobrexpostas no Vuescan, muito melhor o resultado.
Mauricio Polli


HENPHOT

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2009, 09:26:03
Belas fotos Paulo. O granulado ficou muito bom, praticamente nada! E ainda com 2 pontos de sobrexposição! O FP4 que comentei antes ficou bem mais granulado do que isso, e olha que é ISO 125.

Estou escaneando com o Vuescan, acabei de instalar, já estou vendo outro resultado. Fotos subexpostas no HP estão ficando sobrexpostas no Vuescan, muito melhor o resultado.

Pesosal,

Também comprei esse Scanner e estou a apanhar barbaridade, como diz o Gaúcho. O Software a HP scaneia 30 fotograma de negativos de cada vez, mas muito demorado.

Baixei o Veescan para teste  e não vi/encontrei esse recurso. Só consegui scannear um fotograma de cada, muito rápido, mas a qualidade ficou horrível.

Alguém sabe informar onde errei?

atenciosamente,


Henphot


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2009, 12:28:21
Talvez essa "granulação" seja por hipersaturação do azul...