Autor Tópico: Quais são os prós e contras? (Canon SX10 versus Panasonic FZ28)  (Lida 7279 vezes)

Priscilla_Otsubo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Boa tarde caros colegas, eu sou nova aqui no fórum e estou adorando. Não sou profissional, mas quero aprender a tirar fotos boas, fotos de amigos e baladas, rs.
Fiz várias pesquisas e cheguei em 2 modelos. Com certeza vou pegar uma das duas:
- Canon SX10
- Panasonic FZ28

Cada uma possui uma particularidade que me agradou, pena não ser tudo numa só. :(

A Canon possui visor móvel, adorei este recurso para tirar fotos de difícil acesso, mas não grava vídeo em HD como a FZ28, coisa que vou usar bastante, pois não tenho filmadora. :ok:
Será que vocês poderiam me ajudar na escolha? Apontando prós e/ou contras de cada uma?
Hoje estou com uma quedinha pela FZ28, mas ela é R$200,00 mais cara que a Canon.

Muito obrigada.  :wub:


Marcos Lamas

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.034
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando Olhares
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2009, 16:17:50
Não posso falar da canon pois não conheço, mas a Panasonic eu já usei e gostei muito. o zoom é otimo e as lentes da Leica nem se fala. meu voto vai pra ela


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2009, 19:52:51
Olá Priscilla, é uma decisão bem difícil entre essas duas. Sempre digo que essa escolha é mais
uma questão de alguma escolha pontual do que qualquer outra coisa. E olha que sou Canonista :)

Mas temos que pensar com a razão e as duas cameras são ótimas dentro do segmento. Não conheço o modo
de filme da FZ28, mas se ela filma até encher o cartão, realmente é um pró e tanto.

Já em relação à Canon, eu citaria o visor móvel e a sapata para flash externo, que se vc resolver evoluir um pouco na fotografia, com certeza será útil (embora um flash seja bem carinho).

Dá uma olhada em http://www.dpreview.com/reviews/Q109superzoomgroup/ e tenha certeza que qualquer que
seja a sua escolha, terá um belo equipamento nas mãos.

Abçs



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DSousa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2009, 21:45:50
Eu tava na dúvida entre as duas antes de decidir comprar uma mais compacta. Aqui tem reviews de ambas: SX10 e FZ28

E aqui tem um comparativo de UZs, em que essas daus câmeras são as vencedoras. Mas o legal é que é apontado onde cada uma tem vantagem sobre a outra.

Outras vantagens da FZ28 são gravar imagens em RAW, e possuir um corpo menor e mais leve. Além de possuir um flash com uma reciclagem melhor segundo o review do primeiro site. Por outro lado, o dpreview achou a qualidade da imagem da SX10 melhor (e eu concordo). O dpreview tem também fotos feitas com ambas. Ótimo pra comparar.


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2009, 14:35:24
Boa tarde, também estou pesquisando sobre qual câmera comprar. Li num outro forum que um dono de uma FZ28 afirma que a gravação de vídeo da FZ28 é boa, mas o som é péssimo. Alguém sabe se isso procede? Ou é exagero?
Sei que a SX10 grava em stereo, mas isso não é tão importante quanto gravação em 720p
Novato - Canon SX10


DSousa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2009, 00:36:37
Boa tarde, também estou pesquisando sobre qual câmera comprar. Li num outro forum que um dono de uma FZ28 afirma que a gravação de vídeo da FZ28 é boa, mas o som é péssimo. Alguém sabe se isso procede? Ou é exagero?
Sei que a SX10 grava em stereo, mas isso não é tão importante quanto gravação em 720p
Eu não tenho uma FZ28, mas tenho uma Panasonic TZ5, que também grava vídeos em HD e posso dizer que o vídeo é ótimo, mas o som é bem ruim. Até a minha Nikon L10 tem audio melhor.


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2009, 21:17:17
sobre filmar em HD , tb tem que lembrar do tamanho das gravacoes e autonomia da bateria no modo filmagem...

melhor filmar em HD e fazer filmes de 5min ou filmar com boa qualidade e filmar 20min ?

o preço dos cartoes de memoria nem o ponto mais importante, pq nao importando a escolha vai ter que se comprar cartoes GRANDES tipo 8gb se pretende usar o modo filmadora frequentemente... mas e  pra guardar os arquivos ?

o ruim de filmagem e fotografia digital é que pela comodidade acabamos fotografando e filmando coisas demais e depois pra guardar e tal é um pequeno pesadelo...

nao vou comentar sobre a qualidade da filmagem pq nao usei nenhuma das duas... e particularmente nem gosto de filmar... mas lembrem-se que filmes em alta qualidade estereo vao gerar arquivos bem grandeeeeeeeees
« Última modificação: 20 de Abril de 2009, 21:18:47 por PDA »


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


DSousa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2009, 08:03:12
Isso é verdade. E como ela não grava o usando o codec com melhor compressão hoje em dia (H264), o vídeos ficam maiores ainda. Testei aqui com a TZ5 e um vídeo de 1 minuto ficou com 163 MB. Se fosse em H264, seria a metade desse tamanho.

Algumas câmeras filmam em HD usando o codec h264. A SX1 (não é a SX10 que você citou) faz isso.

A SX10, também usa esse codec, mas não grava em HD.


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2009, 16:22:16
Boa tarde caros amigos, muito obrigado pelas dicas, eu decidi e comprei a Canon SX10.
Estou encantado com a câmera. Como sou novo no ramos de fotografia, estou usando tudo no AUTOMÁTICO  ;)

Agora quero, apreder a usar ISO, Abertura e etc.

Onde posso encontrar apostilas ou artigos sobre isso?
Novato - Canon SX10


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2009, 08:06:45
Muito obrigado mais uma vez.
Muito bom este forum.
Espero um dia estar entre os que ajudam eh eh eh.
Novato - Canon SX10


Vicente Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
  • SONY NEX-C3
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2009, 10:16:11
Prezada Priscilla, já dei essa mesma resposta ao maalonboy.

Em março eu tive essa mesma dúvida sua e depois de bater a cabeça com tudo que é review, e comparar com a H50, a Nikon P80 e a SX10, eu decidi comprar a Pana FZ28.
Estou muito satisfeito.
A camera tem imagem espetacular (lente Leica), é rapidíssima pra ligar e bater a primeira foto, aceita filtros 46mm e 58mm, tem zoom 18x em 10megapixels e 32,7x em 5megapixels, dula estabilização de imagem, filma em 1080x720 com excepcional qualidade e com zoom optico e ajustes da imagem durante a gravação, menu em português do Brasil, e alem disso, GRAVA EM RAW.
Pra vc ter uma idéia mais clara e não dizer que estou puxando a brasa pra minha sardinha, veja a avaliação a seguir, tirada do site camera versus camera:

•    Lente Leica com zoom óptico de 18x, fator acima da média mesmo em câmeras avançadas
•   Excelente qualidade de imagem com foco preciso, suavidade nas bordas das imagens muito abaixo da média, cores agradavelmente saturadas e produção de ruído bem controlada
•   Câmera rápida, indicada inclusive para assuntos de ação.
•   Detecta até 15 rostos para otimizar ajustes e segue objetos em movimento pré-focados
•   Fotos macro a apenas 1 cm do objeto
•   Diversos tipos de foco como o que permite direcioná-lo para uma das áreas do quadro
•   Mais de 20 modos programados; o "Sens. Alta" eleva o ISO para até 6400 em ambientes escuros
•   Balanço do Branco com ajuste fino e, como em câmeras SLR, ajuste da temperatura da cor
•   O modo “Autom. Inteligente” aciona 4 recursos da câmera para garantir boas fotos automáticas
•   Modos personalizados armazenam as configurações preferidas do usuário
•   Alcance do flash ligeiramente acima da média
•   Possui EV dedicado
•   Produz vídeos HD (até 1280 x 720 e 30 fps) com zoom óptico
•   Econômica, tira 460 fotos por carga, segundo a Panasonic. Sua bateria recarrega em 2 horas
•   Outros úteis recursos: dois tipos de bracketing (EV e cor); permite limitar o fator ISO máximo praticado pela câmera; aceita lentes de conversão (usando-se adaptador) e filtros, etc.

Se ainda estiver em dúvida, entre no site da Info (http://info.abril.com.br/tvinfo/zoom/cameras-digitais/de-uma-formiga-a-uma-montanha-a-lumix-fz28-topa-qualquer-foto.shtml) e veja a avaliação em vídeo.

Um grande abraço.
Espero ter ajudado,

Vicente Neto
Sony NEX-C3
Lentes Sony 18-55 e 16mm
Advogado por profissão. Aprendiz de amador em fotografia, por paixão.
Skype: vicenteneto-advocacia . ' . Twitter: Vicente_Neto
http://www.flickr.com/photos/vicenteneto


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2009, 18:12:25
Cacilds Vicente........ ja estava convencido por ela... agora ainda mais heheheh.... so estou esperando uma carona para o paraguay para poder compra-la...gde abraços!!!


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2009, 19:56:44
Algumas coisinhas que não deve ser esquecidas :

 - Filmar diminui a vida útil da digicam, que não é preparada para uso em demasia deste recurso. Filmar em Full HD então, vai terminar filmando mais do que fotogrando.Para vídeos existem as filmadoras, amadoras ou profissonais.
 - Ainda que a excelente reputação das lentes Leica e o melhor estabilizor óptico de imagem tenham o seu peso, se a colega pretende evoluir na fotografia e talvez até partir futuramente para uma DSLR, não deve ser descartado o fato da Canon SX10 possuir sapata hot-shoe para flash TTL, o que torna mais versátil do que a FZ28 e pode até gerar uma economia, pois o flash poderá ser aproveitado futuramente em uma Reflex.

Espero ter ajudado.
[]'S
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2009, 13:32:36
Concordo com suas considerações Max... Mesmo assim, no meu caso, opto pela fz28 mesmo ja que nem gosto de fazer filmagens, mas no caso de quem queira voce esta correto, com relação a sapatihla de flash... essa é uma grande desvantagem mesmo da pana....