Autor Tópico: Lentes Vintage em câmeras digitais - Matéria do The New York Times  (Lida 3255 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Abril de 2009, 15:34:38
Hoje em dia existem adaptadores para se usar diversos tipos de lentes manuais nas mais variadas câmeras DSLR.
Vale a pena a experiência. As lentes mais antigas são muito bem construídas com qualidade ótica de primeira e garimpando dá para encontrar lentes em excelentes condições a preços relativamente baixos.
Para alguns trabalhos profissionais fica inviável por ser foco manual mas o custo/benefício dessas lentes é bem interessante. No exterior isso é uma prática já muito comum. Lá fora é fácil encontrar lentes manuais conservadas e adaptadores diversos.
Vi algumas fotos no flickr de uma Zuiko 50mm 1.4 adaptada para a Canon 5D. O resultado vocês já podem imaginar.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 10 de Abril de 2009, 19:34:15
Como "nasci" com o AF, não vejo versatilidade nenhuma em utilizar foco manual, nem utilidade e nem resultados melhores. Todos as vezes que testei meu foco manual frente ao AF encontrei os mesmos resultados, dando sempre vantagem ao AF.
Acho o foco manual muito interessante nas cameras de vídeo que entregam pequenos DOF, ai sim vejo utilidade, mas acredito que para fotografia seja uma questão de tempo pra isso acabar, ou estou errado?
Pegando carona na tua colocaçao, vou te contar uma historia
Eu nasci com o AF tambem,  "como profissional".
Em 1990 era muito mal visto o AF,
profissional de valor focava na mao.
onde ja se viu AF, que  merda e isso,
isso e para alejado!!!.
Eu sempre acompanhei a evoluçao tecnologica.
A principal diferença das lentes "antigas " e a estupida qualidade dos cristais.
Quem utilizar Full Frame agora podera comprar "lentes velhas", a preço de lixo, e fazer a diferença.
O preconceito sempre existiu ate nestas questoes.
Li teu post
e lembrei daquelas epocas que eu era quase um marginal da fotografia por usar F4, AF :hysterical: :hysterical:

Grande abraço
Angelo.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #17 Online: 13 de Abril de 2009, 14:16:10
O MF "sempre" será melhor do que o AF, afinal como a máquina vai saber aonde você quer fazer o foco? Um exemplo: meu sogro e eu sempre saimos para fazer fotos de pássaros, as fotos dele, de cada 20, uma fica com foco no olho do pássaro, a maioria nem da para aproveitar pois o foco ficou no galho da frente, na pedra a 5m depois, etc... Eu sempre uso foco manual nesses casos e erro bem menos (principalmente pelo pequeno visor da minha Rebel XTi).
O AF é muito bom para fotos de crianças e esportes, que precisam de velocidade, por exemplo. Mas não despreze o MF, ambos têm as suas vantagens.  :ok:

Como disse o Ivan, não comprem objetivas MF não! hehehehehehehehehehehehehe
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 13 de Abril de 2009, 14:24:06
O MF "sempre" será melhor do que o AF
Nem sempre, há momentos onde o AF consegue fazer o foco onde você quer de maneira muito mais rápida que o MF. Um exemplo é que o AF simplesmente mudou a forma de se fazer fotografia de desfiles, possibilitando que ela tivesse toda uma dinâmica, praticamente impossível de se conseguir no foco manual, exatamente em decorrência desta problemática da velocidade. Mas concordo que o MF tem um potencial muito grande para outros tipos de fotografia, tanto que uma das minhas principais buscas atuais é por um viewfinder top de linha, com uma boa magnificação, 100% de cobertura (que considero algo importante) e boas marcações (como haviam nos antigos views da Nikon e da Minolta).
« Última modificação: 13 de Abril de 2009, 14:25:02 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #19 Online: 13 de Abril de 2009, 16:26:37
Nem sempre, há momentos onde o AF consegue fazer o foco onde você quer de maneira muito mais rápida que o MF. Um exemplo é que o AF simplesmente mudou a forma de se fazer fotografia de desfiles, possibilitando que ela tivesse toda uma dinâmica, praticamente impossível de se conseguir no foco manual, exatamente em decorrência desta problemática da velocidade. Mas concordo que o MF tem um potencial muito grande para outros tipos de fotografia, tanto que uma das minhas principais buscas atuais é por um viewfinder top de linha, com uma boa magnificação, 100% de cobertura (que considero algo importante) e boas marcações (como haviam nos antigos views da Nikon e da Minolta).

Pois é Leo, como eu disse acima, AF tem suas vantagens e acredito que principalmente para conseguir foco com rapidez!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


cruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • José Cruz Fotografia e Arte
Resposta #20 Online: 13 de Abril de 2009, 16:38:50
Pois é Leo, como eu disse acima, AF tem suas vantagens e acredito que principalmente para conseguir foco com rapidez!  :ok:
Tambem concordo.
Quando vou fotografar aves quase sempre uso uma AF, mas para paisagem a MF é perfeita. A menos que eu pudesse comprar uma AF top de linha.
« Última modificação: 13 de Abril de 2009, 16:39:29 por cruz »