Autor Tópico: ql melhor camera e lente. (foto de esportes)  (Lida 6603 vezes)

Renatha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Online: 17 de Abril de 2009, 18:02:34
Me ajudem por favor!!! eu to ficando qse doida!
Bom, primeiro deixa eu explicar néé ..
é que assim, tenho mta vontade de ter uma camera SLR, pq gosto mto da fotografia, futuramente daki uns 5 anos quero trabalhar com isso, mais agora estou pesquisando uma camera e lentes boas pra tirar fotos do meu marido jogando futebol, e da nossa familia! Eu fiquei mtoo intereçada na Canon 50D, mais a lente 70-200 F/4 L .. queria saber a opnião de vcs! Obrigada ..


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2009, 18:19:15
Depende muito do esporte e do local onde é praticado.
A maioria dos esportes Indoor vai bem com 70-200mm F2.8.
Pra futebol de campo muita gente usa além da 70-200, também uma fixa 300mm ou 400mm.
Tem a 100-400 tb, mas é um pouco mais escura.

Agora não sei até que ponto vale a pena comprar objetivas na faixa de R$4500,00 pra fotografar o marido...rsrs
São Paulo - SP


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2009, 18:37:06
Olá Renatha,

Primeiramente bem-vinda ao MF!

Bom, trabalho com fotografia esportiva e como o Leandro disse, depende do esporte. A 70-200 f/4 L é uma excelente lente e se for utilizada para um futebol society outdoor por exemplo, atende perfeitamente, salvo se for à noite e dependendo das condições de iluminação da quadra.

Atualmente utilizo a 70-200 f/2.8 L + Teleconverter 2x. Isso me tira 2 pontos de luminosidade da lente, porém para a minha atual aplicação atende perfeitamente.

Para você que está iniciando no mundo das DSLR, sugiro a aquisição à principio de uma boa zoom como essa do que por uma fixa, que limitará o seu enquadramento e poderá te frustar em alguns momentos.

Agora, caso a questão financeira seja um ponto considerável para você, pode começar à praticar e desenvolver a sua curva de aprendizado com uma lente mais barata. A 70-300 IS por exemplo tem um bom desempenho e atende seus propósitos. Lembrando que vale considerar as condições de luz que você enfrentará.

Logo, mais opiniões importantes chegarão por aqui.

Boa sorte!

Abs

[EDIT] Em tempo: Acabo de ver nos classificados uma 70-300 à venda, praticamente nova: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31706.0
« Última modificação: 17 de Abril de 2009, 18:50:19 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2009, 18:56:58
Se grana não for o problema:

canon 50D
canon EF-S 17-55 f/2.8 IS
Canon 70-200 f/2.8

Boas fotos :ok:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2009, 09:11:09
Eu compraria uma :

40D - $890 - é melhor em situações de baixa luz que a nova 50D ( e é mais barata também )
17-40L f/4 $ 700 - Uma grande angular de qualidade, selada, serve em Full Frame, foco rápido.
70-200 - -aqui o seu bolso que fala. Se tiver $$, a f/2.8 ( $1200 ). Se não tiver, pode ser a f/4 ( $ 600 ).

Coloquei os prelos em dólar para você ter uma idéia.
Se o seu marido joga à noite, a lente 2.8 seria mais indicada. Mas se as fotos serão de dia, compre a 70-200 f/4 que é fantástica e custa bem menos.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2009, 09:16:45
Agora não sei até que ponto vale a pena comprar objetivas na faixa de R$4500,00 pra fotografar o marido...rsrs
Aí eu discordo, Leandro.

Eu, antes de trabalhar com foto, só fotografava por hobby. A mais de 15 anos atrás, na época do filme ainda, eu tinha uma câmera legal, com várias objetivas fixas de aberturas grandes. Montei até um lab com ampliador PB em casa. E o que era hobby acabou virando profissão, e o fato de eu ter tido muito contato com equipamento durante bastante tempo só me ajudou.
Para mim, se a pessoa tem condições financeiras não tem mal nenhum comprar uma D3x com as lentes tops para fotografar o cachorro, o filho ou o marido. Sorte dessa pessoa poder ter o melhor equipamento para aquilo que ela quer.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo santana

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2009, 14:50:52
Uma ótima pedida é a 70-200 L f2.8 +TC 1.4X, ótimo conjunto para indoor. Fotografei esportes algumas vezes e os profissionais de fotojornalismo usam quase o tempo todo, além claro das superteles.

Abc



Renatha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2009, 19:51:44
Gostaria de agradecer mtoo a atenção de vcs ..
o meu marido joga proficional aqui na suiça (serie B, mas os estadios são pequenos!) e eu sendo sua mulher posso ficar super perto do gramado!
e queria tirar umas fotos que pegasse ele numa jogada, numa disputa de bola .. coisas assim!
tem vezes que os jogos são no fim da tarde.. se eu tiver com uma lente  f/4.0 da mta diferença que a  f/2.8 ??
e o que é uma SUPERTELES, e TC 1.4X ??
Mais uma vez obrigada! :)


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2009, 01:25:56
e o que é uma SUPERTELES, e TC 1.4X ??
Supertele é uma categoria de objetivas com grande distância focal. Normalmente à partir de 300mm já se considera uma supertele. Já vi alguns dizendo que só à partir de 500mm, pode-se denominar uma objetiva como supertele mas não concordo. E, apenas para informar, uma objetiva Canon de 500mm, tem seu valor começando na casa dos 5 mil dólares!!!

TC = TeleConverter = Um acessório que pode-se utilizar entre o corpo da câmera e a lente para maximizar sua distância focal. Dentre os prós, destaca-se obviamente o aumento da distância. Por exemplo: na 70-200 a distância máxima iria para 400mm com um TC 2x.
Já como contra, destaca-se a perda de luminosidade. Ainda tomando o mesmo exemplo, se a lente tiver abertura máxima f/4 por exemplo irá para f/8, utilizando um TC 2x.
E, só para concluir como percebe-se nos exemplos que citei, esse 1.4x ou 2x é o fator de multiplicação que o TC permite para a distância focal e um valor inversamente proporcinal para a abertura.
Só para informação a Canon denomina de Lens Extender ao invés de TeleConverter, esses acessórios.

Gostaria de agradecer mtoo a atenção de vcs ..
o meu marido joga proficional aqui na suiça (serie B, mas os estadios são pequenos!) e eu sendo sua mulher posso ficar super perto do gramado!
e queria tirar umas fotos que pegasse ele numa jogada, numa disputa de bola .. coisas assim!
Estando próxima ao gramado, acredito que será bem atendida pelo conjunto 70-200 + TC 2x na maior parte do tempo.

tem vezes que os jogos são no fim da tarde.. se eu tiver com uma lente  f/4.0 da mta diferença que a  f/2.8 ??
Uma abertura f/4 lhe permite um ponto de luz à menos que uma f/2.8. Como você disse que seu marido joga profissionalmente, creio que a iluminação dos campos seja a de um estádio grande. Assim, dependendo da situação com f/4 ainda conseguirá uma velocidade satisfatória. Porém, também acho que será de fundamental importância o uso de um monopé.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo