Autor Tópico: Canon G10 + Flash Canon 580EX II para casamentos: Serve?  (Lida 4254 vezes)

Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Online: 16 de Abril de 2009, 09:26:50
Olá, gente...

Sou fotógrafo há 8 anos. Já provei diversos tipos de equipamento atuando nas áreas de moda, publicidade jornalismo e eventos. Atualmente (devido a um desfalque de sócio e um assalto que sofri), trabalho em meu site de baladas (www.festadasemana.com.br - franquia Recife-PE) com uma Sony A100 c/objt. 18-70 f/3.5-5.6 utilizando apenas o flash da própria câmera. Estamos tendo uma demanda crescente para cobertura de casamentos.

Devido a problemas financeiros, não estou podendo investir muito alto em equipamento novo, por enquanto. Foi quando me veio a idéia de substituir um kit SLR D80 (mais indicado à situação) por um Kit (semi)SLR da Canon G10, composto pela própria e pelo flash Canon 580EX II.

Vejam abaixo uma descrição completa da câmera e me digam se realmente vale a pena e compensa, se serve à situação sem deixar a desejar perante uma SLR tradicional:


Câmera Canon Digital PowerShot G10 IS 14.7Mpixels Zoom Ótico 5x Digital 4x

A Cânon PowerShot G10 IS com sensor de imagem CCD DIGIC 4 de 15.0 megapixels e com resolução efetiva de 14.7 megapixels, produz imagens perfeitas para ampliações com riqueza de contraste e graduações extremamente finas das cores.
A Cânon PowerShot G10 IS fornece total controle da fotografia, exatamente igual a uma câmera reflex SLR com exceção do diafragma que é fechado antes do disparo de captura da imagem.
Zoom ótico de 5x e 4x digital totalizando 20x zoom total:
A Cânon PowerShot G10 IS com um excelente zoom ótico de 5x e distancia focal de 6.1 a 30.5mm equivalente em formato 35mm a 28 a 140mm, aliado ao zoom de digital de 4x totaliza zoom de até 20x.
Objetiva com Estabilizador de Imagem:
A Canon PowerShot G10 IS vem com (IS)estabilizador ótico de imagem formado de deslocamento da objetiva compensando pequenos tremidos da câmera quando utilizada na mão ou com o zoom em 5 a 20x ou ainda em iluminação deficiente.
Velocidade de disparo:
A Canon PowerShot G10 IS fornece velocidade de 15-1/4000segundos.
Disparo continuo de até 1.3 FPS:
A Canon PowerShot G10 IS é recomendado o uso de disparo continuo por um intervalo curto de tempo.
Disparo continuo de até 0,7 FPS:
Recomendado ao disparar continuamente ao confirmar o assunto. Disparar contínuo é possível quando a tecla do obturador é mantida precionada, e o foco pode ser ajustado durante o disparar (nao aplicável quando na modalidade manual do foco).
Bateria de Lition Recarregável NB-7L:
Com o consumo baixo de energia do processador DIGIC 4 aliado a grande capacidade de carga da bateria permite disparo de até 400 fotos dependendo da economia de uso do painel LCD
Sistema Macro (distância minima de foco)
Sistema de macro da Canon PowerShot G10 IS captura imagem com distância minima de 1cm a 50cm e a distância minima de foco em modo macro e de 50cm em modo normal.
Flash da câmera com alcance de 30cm a 4.6m:
O alcance do Flash da câmera Canon PowerShot G10 IS é de 30cm a 4.6m em modo normal.
Flash Externo:
A Canon PowerShot G10 IS trabalha com todos os flashes da Cânon da serie EX ou compatíveis em TTL.
Painel LCD colorido de 3" e anglo de visão de 100 graus:
As imagens capturadas podem ser vistas fàcilmente de todos os ângulos com cor e claridade extraordinárias e com 25 idiomas a para sua escolha.
Tecnologia de Detecção de Rosto:
A Cânon PowerShot G10 IS possui o sistema de detecção de rosto, apertando até a metade o botão disparador a câmera ira identificar automaticamente os rostos na composição da imagem e efetuará o controle ideal de foco e de flash de forma a manter todos os rostos com aparência natural e faz também o controle das tonalidades de branco de forma a melhorar a diferença de tonalidades de pele.
Oito modos de programas:
Auto retrato, paisagem, esportes, Macro, paisagem noturna, retrato noturna, com ajustes automaticos para resultados excelentes sob condições variadas, Modo Programável, Modo Prioridade de Velocidade, Modo Prioridade de Abertura, Modo Manual Total, Modo Video.
Modo de Otimização de Imagem:
Optimize a cor, contraste, sharpening e outros ajustes da imagem de acordo com o tipo da cena ou a saída desejada. As opções incluem: Normal, mais suave, vívido, mais vívido, retrato, costume, preto e branco.


Tipo Câmera:
Digital Compacta Avançada

Sensor CCD:
DIGIC 4 CCD  tamanho 1/1.7" com 15,0MPixels

Resolução Efetiva:
14.7Mpixels (4416x3312)

Profundidade de Cor:
RGB de 36 bits com filtros de cores primarias

Modos de Cor:
Adobe RGB,

Formatos de Arquivo;
Fotografia:  RAW e JPEG (Exif versão 2.21)
(compatível com DCF & DPOF 2.0)
Video: AVI JPEG Movie
Som: WAVE monaural

Resolução de Gravação:
Alta(L)    4416x3312   9.0mpixels
Widescreen 4416x2480   6.7mpixels
Média 1 (M) 3456x2592  6.0mpixels
Média 2 (M) 2592x1944  3.8mpixels
Média 3 (M) 1600x1200  1.9mpixels
Baixa(S)    640x480    0.3mpixels

Gravação de Vídeo/Audio:
Modo Standard, cor acentuada e cor otimizada:
640x 480 pixels 30 quadros/seg Standard
640x 480 pixels 30 quadros/seg LP
320x 240 pixels 30 quadros/seg.
320x 240 pixels 15 quadros/seg.
(tempo limitado a capacidade do cartão até 4GB). 

Objetiva (Lente):
Objetiva Canon 6.1-30.5mm f2,8-4,5 igual a zoom ótico de 5x (equivalente a 28-140mm em formato 35mm)

Objetivas:
A Cânon PowerShot G10 IS é compatível com os seguintes acessórios: Adaptador LA-DC58K, Tele-objetiva TC-DC58D. (itens vendidos separadamente)

Zoom:
Zoom ótico de 5x
Zoom digital de 4x
Zoom total de 20x

Macro:
1cm a 30cm

ISO:
Auto, ISO Selecionável  80 a 3200 (ISO equivalente) 80, 100, 200, 400 800,1600 e 3200 em sub-aquatica.

Modalidade de Disparo:
1)foto unica
2)fotos Contínua (até 1.2fps)
3)modo Self-timer

Velocidade do Obturador:
1/60-1/4000 seg
15-1/4000 seg

Auto Foco:
Sistema AF TTL, Auto e Manual com quadro selecional AiAF- zona flexivel

Medição de exposição:
Medição TTL através da objetiva
1)Ponto central com diâmetro de 3,5mm com 2,5% do motivo

Modos de exposição:
Auto Programada (P) Programada Flexível; Auto prioridade do obturador (Tv) Auto prioridade de abertura (Av) e Manual (M), Totalmente Automático.

Modos de Balanço de Branco:
Auto, normalmente o sistema faz um balanço automatico de contraste e nitidez dos balanço de branco, e voce poderá configurar o ajuste adequado com o controle configurável.
Modos: Auto, Luz Dia, Nublado, Tungstenio, Fluorescente,

Cenas Automaticas:
Retrato, Paisagem, Cena Noturna, Esportes, Crianças, Internas, Neve, Praia, Aquário, ISO 3200, Maior saturação de cor, e Menor saturação de cor..

Flash embutido:
Sim,  Automatico, Ligado, desligado com alcance de 50cm a 3m

Flash externo:
Sapata TTL Canon

Disparo Continuo:
1,3ps em alta velocidade (em intervalo curto)
0,7fps em alta velocidade (com motivo confirmado)
Unico, Continuo, Self-Timer, Disparo remoto lento e Disparo remoto rapido.

Self-timer (temporizador):
2 e 10 segundos

Memoria:
Cartões de memoria SD Secure Digital Card
Cartões de memoria SDHC Secure Digital Card

Alimentação:
1 Bateria Cânon NB-7L de Lition Recarregável ou
AC Adapter ACK-DC50(não incluso)

Interface:
USB 2.0 (alta velocidade) Hi-Speed (mini-B), PTP (Picture Transfer Protocol)
Audio/Video (NTSC ou PAL selecionável, monaural audio)

Caixa Estanque:
Caixa Estanque Cânon WP-DC28 (vendido separadamente).

Impressão Direta:
Sim, PictBridge, Canon Direct print, Bubble Jet Direct

Saída de Vídeo:
Sim NTSC & PAL

Visor:
De nível ocular com pentaprisma fixo e ajuste de dioptria (dioptria de -3.0 a +1.01m-1)
Eyepoint: 15mm (-1.01m-1)
Cobertura aprox: 80% (vertical e horizontal)

LCD:
TFT colorido de 3,0" com 461.000 de resolução com ajuste de brilho e anglo de visão de 100 graus
Informações no LCD:
Modo de medição, Modo de fotografia, Abertura, Modo AF, Ponto de AF, Velocidade de obturador, ISO, Fotos restantes, Modo Drive, Nível de bateria, Ajuste de compensação de exposição, Ajuste de compensação de flash, AEB, Escala de nível de exposição

Reprodução:
Imagem Única, Índice com 9 imagens, Zoom Ampliado (2x a 10x), modo em slide, Indicação do historico de cores em RGB, Datador, exposição do ponto em destaque, rotação automatica da foto

Idioma:
Português, Inglês, Alemão, Françês, Holandês, Dinamarquês, Finlandês, Italiano, Norueguês, Sueco, Espanhol, Chinês Simplificado, Japonês e mais 11 idiomas.

Temperatura Operacional:
0 a 40 graus e 10 até 90% humidade

Dimensões:
10,91 x 7,77 x 4,59cm

Peso:
350 gramas (só o corpo)


É isso aí, Pessoal. Agora conto com a força de vocês para poder comprar este equipamento.

Antes de mais, muito obrigado a todos.
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2009, 10:05:01
Fala amigo, pq vc não compra uma nikon d40, acredito que o preço seja parecido, quando migrei para o digital ( a muitos anos atráz ) eu usava uma prossumer sony, a cd500, que era o que tinha de melhor na época, acredito que o problema va ser a granulação ( no caso de ampliações ) agora se vc for fazer albuns comuns, a g10 deve resolver sim.


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2009, 10:32:20
Fala amigo, pq vc não compra uma nikon d40, acredito que o preço seja parecido, quando migrei para o digital ( a muitos anos atráz ) eu usava uma prossumer sony, a cd500, que era o que tinha de melhor na época, acredito que o problema va ser a granulação ( no caso de ampliações ) agora se vc for fazer albuns comuns, a g10 deve resolver sim.

O que vc quer dizer, especificamente, com "acredito que o problema va ser a granulação ( no caso de ampliações )"?

Vc acha que esta resolução: "4416x3312 px, com  9.0 MP" não suporte grandes ampliações, como 25x30cm?...

A propósito... Vc realmente acha que uma Nikon D40 pode substituir uma Canon G10? Reparou bem nas configurações das duas câmeras? Faça um comparativo e torne a responder, por gentileza, ok?!!!

De qualquer forma, muito obrigado pela atenção.
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2009, 10:35:25
Ewerton,

Não faz isso... a G10 não é recomendada para esses eventos, pois com ela fica difícil aumentar a sensibilidade mantendo uma qualidade da imagem satisfatória, tem uma velocidade de AF e captura lenta pra esse tipo de uso.

Ela não tem um visor bom em caso de necessidade, além disso não acho ela muito confortável pra ser utilizada horas e horas com um flash pendurado...ela é muito pequena.

Caso vc já tenha o flash Canon, tenta comprar uma Canon XT ou XTI usada ou uma XS nova com a lente do kit mesmo q vai ser infinitamente melhor que a G10.

Boa sorte.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2009, 10:39:08
meu caro Ewerton, 20x30 não é uma grande ampliação, 50x75 sim, o sensor da g10 é um sensor pequeno, tem 7.60mm x 5.70mm contra 23.7mm x 15.5mm da d40 de 6 MP, com certeza esse sensor vai granular quando vc for fazer algum recorte na foto, mesmo usando 20x30, entendeu ? Acho que vc deve encontrar d40 por um valor até menor que g10.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2009, 10:42:28
A proposito ( esquecí de responder ) 3 g10 não substituem 1 d40, sem exagero...   leandro falou tudo...   :ok:


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2009, 10:50:56
A proposito ( esquecí de responder ) 3 g10 não substituem 1 d40, sem exagero...   leandro falou tudo...   :ok:

É por essas e outras que amo este forum. Nunca trabalhei com a Canon Antes, só com Minolta (analógica), Nikon (analógica e digital) e Sony SLR, além da Zenit (que quase todo mundo começou com ela)...

Vou ver dentre as SLRs da Canon, qual está mais em conta. Se alguém puder ir me adiantando sites onde posso comprar (com entrega em até 48 horas) a prços mais em conta, inclusive equipamentos usados (em muito boas condições, sem defeitos), eu já fico muitíssimo mais grato ainda!

Conto com vocês, galera! Muito obrigado pela força e compreensão.
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2009, 11:27:45
Outro ponto que não pode ser esquecido, quem contrata um fotógrafo profissional, não quer ver ele chegando no seu casamento com uma câmera compacta, para isso ele tinha 30 primos, cunhados e amigos que poderiam levar as suas câmeras para a festa (eles com certeza estarão na festa com as suas compactas).

É importante sim o aspecto profissional, boa presença, causar impacto profissional.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2009, 11:36:11
Muito
Outro ponto que não pode ser esquecido, quem contrata um fotógrafo profissional, não quer ver ele chegando no seu casamento com uma câmera compacta, para isso ele tinha 30 primos, cunhados e amigos que poderiam levar as suas câmeras para a festa (eles com certeza estarão na festa com as suas compactas).

É importante sim o aspecto profissional, boa presença, causar impacto profissional.

Muito boa observação! Vejo que estamos agora udando o rumo da conversa...
...já andei pesquisando e estou começando a me interessar por uma Canon XSI (EOS 450D, se não me engano). Esta parece atender bem minhas necessidades e o preço parece estar de certa forma accessível. No entanto, esbarro no acréscimo de uma meia tele (sigma 50-150mm) e no alto custo de um 580EX II ou 430EX (que está mais em conta). No final, estarei empregando cerca de uns 6 mil!!!

O máximo que posso (tentar conseguir) é R$ 4500,00 para comprar todo o kit.
Se vocês puderem continuar tentando ajudar o colega aqui, estarão fazendo a boa ação do dia e com CERTEZA DEUS anotará isso no caderninho de vocês lá em cima!

Vamos lá, galera, argumentem, dêem toques e dicas, orientações, etc...

Estou precisando muito mesmo!!!
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2009, 11:47:03
Ewerton, uma rebel (qualquer uma) + lente do kit + flash 430 EX, dá para você trabalhar sim, é o ideal? Não, mas nem sempre podemos $$$ ter o ideal, logo, vai fundo! :-)

Manda vir da BH uma XSI kit (18-55 IS) + Canon EF-S 55-200mm IS + um 430EX + uma bateria extra para a XSI :-)

O que acha?
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2009, 11:47:34
Ewerton,

   Eu sequer sou profissional, ainda estou no segmento das compactas de controles manuais, mas deixa pelo menos eu te dar uma luz com o que eu já li a respeito das DSLRs.
   O lema geral deste segmento - parece até coisa de espiritimso mas - "Os corpos vão, as lentes ficam".
   Agora, se o teu pró for grana, cara, a dica seria você pegar uma XT ou D50 usada em bom estado(acho que extourando uns 15k clique, se possível menos que isto), e com o que sobra você investiria em boas lentes.
   Aí, a médio e longo prazo, quando entrar uma graninha, você faz upgrade de corpo e fica com esse para backup.
   Não é tão fácil comprar equipo usado, mas aqui no fórum parece ser mais confiável do que nos alternativos da vida, pelo menos você estará comprando de gente que é da área e vive dela. Tem as referências dadas pelos compradores também.
   Então, continue trocando umas idéias com o pessoal mais experiente, que com certeza poderá te ajudar mais do que eu.
   Mas a dica acima me parece ser um bom caminho.
   Espero ter ajudado, ainda que pouco.
   []'s
   Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2009, 11:58:21
Ewerton,

acabei de verificar os preços na BH, olha só.

- Canon EOS 40D SLR Digital Camera Kit with 18-55mm EF-S IS Lens & 2GB CompactFlash Card = $ 1,047.95

- Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS Autofocus Lens for Select Digital SLR Cameras = $ 255.00

- Canon 430EX II Speedlite TTL Shoe-Mount Flash (Guide No. 141'/43 m at 105mm) = $ 270.00

Tudo isso sai por = SubTotal: $1,572.95 + frete

Fica menos do que R$5.000,00


Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2009, 13:06:50
 :no: Meus amigos, parece que o Ewerton está com pressa, ( ele disse em até 48hs ) bh???????????? aí é judiar né moçada !!! Ewerton, vá em são paulo e compre lá, ontem mesmo estive na onselheiro crispiniano e vi maquinas com bom preço, é pagar e levar, agora se vc puder esperar os 30, 40, 60 dias da bh aí......    :no:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2009, 13:09:11
Eu coloquei a B&H pra ele ter uma base de preço, depois disso é pesquisar mesmo.

Se pesquisar em SP se encontra quase por esse preço.
« Última modificação: 17 de Abril de 2009, 09:21:26 por Leandro Federsoni »