Autor Tópico: Uso de Rebatedor  (Lida 11668 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Online: 16 de Abril de 2009, 13:16:03
Olá pessoal.

Falando em rebatedor, o que vcs acham desse aqui:
http://www.fotodhm.com.br/produto/mini-rebatedor-universal-para-flash.html

Eu tenho um, porém ainda não o usei oficialmente em eventos. Só usei para testes. O que vcs me dizem dele? Inclusive fiz uns testes lá em casa ontem usando minha mãe como modelo. rs. deixei a lente em +-35mm (X 1.6 = 50mm), iso 400, 1/60 e f4.0. Apesar de ter feito isso na sala, com teto de +-3 metros de altura, eu gostei do resultado (não sei se a altura do teto teve influência). Minha mãe ficou bem iluminada, sem sobra e o fundo da sala tbm ficou claro. (não coloquei as fotos aqui pq não sei postar imagens).

Porém, nunca vi nenhum fotografo usando um desses? Pq será? Isso não se usa mais? Já é ultrapassado? Não funciona? O que vcs me dizem?

Att.

Ps: tenho a abertura de um evento para fotografar amanhã a noite e estou pensando em usar, pois será num teatro e o teto é muito alto para mandar o flash rebater no teto.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2009, 13:21:34
esse modelo de rebatedor e bem antigo nos metz dava bom resultado,
de modo geral todos sao bons
depende do efeito que queira conseguir,
pode ser comprado ou feito com diversos materias
Abs.
Angelo


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2009, 13:31:22
esse modelo de rebatedor e bem antigo nos metz dava bom resultado,
de modo geral todos sao bons
depende do efeito que queira conseguir,
pode ser comprado ou feito com diversos materias
Abs.
Angelo
Olá Ângelo. Bom, com certeza até amanhã não vou conseguir nada melhor que esse meu. rs
A minha intenção no uso dele para o evento de amanhã é só para fotografar pessoas num coquiteil. Nada mais que isso. O ruim dele que a câmera fica enorme e chama muita atenção.

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2009, 16:44:50
Luciano,
tudo bem que não vai ficar tão bonito, mas eu faço isso pegando uma sulfite (ou metade de uma), dobro as  pontas como se fosse fazer um aviãozinho de papel e prendo com um elástico no flash. Funciona do mesmo jeito e ainda tem a facilidade de poder mexer nele quando for virar a câmera na vertical.

E sobre o teto, sim! Rebater dentro de casa é covardia. Vai ficar tudo bom mesmo. Por isso cuidado, num salão ou igreja o buraco é mais embaixo (ou seria, "o teto é mais em cima"?  :ponder:).

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2009, 16:56:00
Alguém já tentou fazer um difusor caseiro com papel vegetal? Será que funciona?
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2009, 16:56:56
hehehe e ai Marcelo, tudo blz?
vc chegou a ver o rebatedor desse link: http://www.fotodhm.com.br/produto/mini-rebatedor-universal-para-flash.html ? Você já usou ele? O que vc acha dele? vc acha que ele tem a mesma eficiência que sua folha sulfite?

Quando vc disse que dobra a folha no meio como se fosse fazer um aviãozinho, você chega a dobrar a folha fazendo o formato de ponta? e essa ponta vc deixa presa no flash? Quanto de folha sulfite vc deixa sobrando para cima do flash? Vc poderia me explicar melhor esse "sistema"? Me interessou, pois esse rebatedor que tenho e muito grande, sei la.

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2009, 17:00:49
Marcelo, esqueci de dizer, tenho um coqueteil pra fotografar amanhã num salão de um teatro aqui da cidade com teto por volta de uns 7 ou 8 metros de altura, por isso estou descartanto rebater flash no teto. o que vc aconselha?
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2009, 17:34:57
hehehe e ai Marcelo, tudo blz?
vc chegou a ver o rebatedor desse link: http://www.fotodhm.com.br/produto/mini-rebatedor-universal-para-flash.html ? Você já usou ele? O que vc acha dele? vc acha que ele tem a mesma eficiência que sua folha sulfite?

Quando vc disse que dobra a folha no meio como se fosse fazer um aviãozinho, você chega a dobrar a folha fazendo o formato de ponta? e essa ponta vc deixa presa no flash? Quanto de folha sulfite vc deixa sobrando para cima do flash? Vc poderia me explicar melhor esse "sistema"? Me interessou, pois esse rebatedor que tenho e muito grande, sei la.

Att.


Faz alguns anos e vi um cara num workshop levar um desses. Fizemos algumas fotos com ele e com o sulfite e te digo que o sulfite funcionou melhor, pois refletiu com muito mais intensidade. Bem, claro que podia ser a marca do rebatedor, mas foi o suficiente pra eu nunca tentar. Olha, não fiz nenhum estudo com medidas de área do sulfite, mas pode se basear na dobra em V num lado ocupando metade do compriemnto da folha, ou seja, se a dobra deu 10 centímetros na altura do triângulo formado (h) a folha toda deve ter uns 20 cm. Então enfie a ponta em V no elástico acompanhando a curva do corpo do flash (com a cabeça pra cima, é claro).

Mas falando pra vc bem francamente, usei um tempo essa trapizonga, depois desisti. Fiquei com aquela paleta branca (que é menor que um cartão de visitas) que vem no flash. Não acho que a diferença seja tão brutal. No TTL jogo +1EV e funciona bem e é mais prático. Esse chapéu é realmente muito incoveniente, além de chamar muito a atenção... não me sinto bem com muita coisa pendurada, a gente fica parecendo o Prof. Pardal com essas invenções.

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2009, 17:52:20

Faz alguns anos e vi um cara num workshop levar um desses. Fizemos algumas fotos com ele e com o sulfite e te digo que o sulfite funcionou melhor, pois refletiu com muito mais intensidade. Bem, claro que podia ser a marca do rebatedor, mas foi o suficiente pra eu nunca tentar. Olha, não fiz nenhum estudo com medidas de área do sulfite, mas pode se basear na dobra em V num lado ocupando metade do compriemnto da folha, ou seja, se a dobra deu 10 centímetros na altura do triângulo formado (h) a folha toda deve ter uns 20 cm. Então enfie a ponta em V no elástico acompanhando a curva do corpo do flash (com a cabeça pra cima, é claro).

Mas falando pra vc bem francamente, usei um tempo essa trapizonga, depois desisti. Fiquei com aquela paleta branca (que é menor que um cartão de visitas) que vem no flash. Não acho que a diferença seja tão brutal. No TTL jogo +1EV e funciona bem e é mais prático. Esse chapéu é realmente muito incoveniente, além de chamar muito a atenção... não me sinto bem com muita coisa pendurada, a gente fica parecendo o Prof. Pardal com essas invenções.

abraço

É, pensando por esse lado de ter muita coisa pendurada, fica mesmo um incômodo por parte das tralhas..hehehe
eu já fiz uns testes com essa palheta que vem no flash, mas acho que a usei erradamente, então não vi nenhuma diferença. Mas vou fazer novos testes hj a noite. Com o teto alto (+-7 metros), eu deixo o flash na perpendicular com o teto ou deixo com uma pequena inclinação para frente?

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2009, 09:22:55
Com o teto alto (+-7 metros), eu deixo o flash na perpendicular com o teto ou deixo com uma pequena inclinação para frente?


Bom, agora acho que já foi...
Com 7 metros melhor esquecer o teto. Ou seja, vai rebater na paleta, no rebatetro, na parede... mas não no teto. Então, melhor usar outra coisa pra rebater. Se for paleta ou rebatedor, perpendicular.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2009, 09:52:50
Olá Marcelo, blz?
Fiz mais alguns testes ontem a noite. Agora com um cartão de cor branca um pouco mais grosso que uma cartolina. Recortei +- no tamanho da palheta do flash e prendi no flash com um elástico. Fiz várias fotos com e sem esse cartão preso no flash. Com a máquina no tripé fui mudando de lugar, alternando os assuntos e pude perceber que as fotos com esse cartão ficaram mais iluminadas em um todo. Gostei do resultado. Éssa será a opção que usarei hj a noite com o flash um pouco inclinado, como vc sugeriu. O flash que eu tenho é um sigma EF-530-DGST. Esse flash é 90% automático e não me dá muita opção de uso.

Não sei se vc ja tentou usar o flash com algo assim (esse esqueminha do cartão que fiz). Se não, depois que vc fizer algum teste me conte do resultado, positivo?

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2009, 11:07:05
Éssa será a opção que usarei hj a noite com o flash um pouco inclinado, como vc sugeriu.

Com 7 metros melhor esquecer o teto. Ou seja, vai rebater na paleta, no rebatetro, na parede... mas não no teto. Então, melhor usar outra coisa pra rebater. Se for paleta ou rebatedor, perpendicular.

Não, não sugeri usar inclinado. Veja, você tem que pensar para onde está mandando a luz, na direção dela. Para onde apontar o flash é que vai toda a pontência dela. O cartão vai funcionar como a paleta ou o rebatedor (no caso deste com uma área maior), mas a luz que eles rebatem é meio que uma "sobra" da periferia do foco principal. Por isso aconselho é compensar 1 ponto pra cima, se possível. Se ele é automático, deve detectar que a luz é insuficiente e prolongar o lampejo. Quanto a inclinar ou não... bem não sei se ajuda, pois vai acabar mandando luz para baixo. Já usei e não vi significativas diferenças. Cuidado apenas com as teles e meias-tele com parassol. A luz indo para baixo pode fazer alguma sombra indesejada.

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2009, 11:10:12
Comprei 1 desse esta semana, ainda não testei tambem, vou testar amanhã num serviço e depois passo o resultado pra vc.   :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2009, 11:17:11
Olá Ângelo. Bom, com certeza até amanhã não vou conseguir nada melhor que esse meu. rs
A minha intenção no uso dele para o evento de amanhã é só para fotografar pessoas num coquiteil. Nada mais que isso. O ruim dele que a câmera fica enorme e chama muita atenção.

Att.
Luciano fica frio esse rebatedor e bom mesmo, fica feio, poder ser, mas funciona muito bem.
Eu uso uma retangulo de cartolina,para mim normal,otimo resultado.
Ja fiz rebatedor de isopor com bandeja de frios, rsrsrsrs!!!!, sem o presunto :hysterical: :hysterical:.
A enorme maioria de rebatedores e enorme!!!.
Esquece isso de chamar a atençao.
Bom serviço
Abs.Angelo.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2009, 16:44:41
Luciano fica frio esse rebatedor e bom mesmo, fica feio, poder ser, mas funciona muito bem.
Eu uso uma retangulo de cartolina,para mim normal,otimo resultado.
Ja fiz rebatedor de isopor com bandeja de frios, rsrsrsrs!!!!, sem o presunto :hysterical: :hysterical:.
A enorme maioria de rebatedores e enorme!!!.
Esquece isso de chamar a atençao.
Bom serviço
Abs.Angelo.
Olá Ângelo, 
Vou levar os dois rebatedores, fazer uns testes e depois tbm posto aqui o resultado.

Obrigado pela dica.

Ah! vou levar o isopor da muzzarela. Se as fotos não ficarem boas, pelo menos farei um lanchinho. hehehehe

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.